Área de intervenção para construção do viaduto na Ponte do São Caetano || Foto ZéDrone
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A Coesa Construções e Montagens venceu concorrência pública para a construção de viaduto na região da Ponte do São Caetano (Beira-Rio), intersecção das avenidas Aziz Maron e Princesa Isabel, em Itabuna. A Prefeitura divulgou a informação nesta segunda-feira (4).

Nas obras e serviços, com prazo de 13 meses, serão investidos R$ 14.821.810,97 provenientes do crédito externo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com a garantia da União, até o valor de 37,5 milhões de dólares.

O viaduto terá superestrutura constituída por um vão com 35 metros de comprimento e 10,2 metros de largura, com quatro vigas pré-moldadas em concreto protendido, com altura variável entre 1,7 metro e 2,32 metros e nas extremidades dos vãos para atravessar a rotatória e as vias do entorno da Avenida Princesa Isabel.

Perspectivas do viaduto de acesso ao São Caetano e da nova ponte sobre o Cachoeira || Fonte PMI

A construção do viaduto e da nova ponte sobre o Rio Cachoeira, que também teve concluída a concorrência pública no valor de R$ 36.485.872,20, ganha pela RCI Construção e Meio Ambiente Ltda., fazem parte do Programa de Integração Urbana Itabuna 2030, destinado a promover a recuperação urbana e ambiental. As ordens de serviços serão emitidas pela Prefeitura nos próximos dias.

Segundo a Prefeitura melhoria da mobilidade – por meio da reestruturação e requalificação de vias estruturantes com a inserção de ciclovias, da acessibilidade e arborização, implantação de galerias de drenagem pluvial e implantação de novas praças e equipamentos de lazer e esportes – é uma das propostas do Plano de Governo em execução desde 2021.

DESAFIOS

Ao anunciar a abertura dos processos de licitação em abril passado, o prefeito Augusto Castro lembrou que o município apresenta problemas de infraestrutura urbana, pela baixa cobertura de pavimentação, redes pluviais e de saneamento básico e descontinuidade das principais vias estruturantes, ocasionados pelo crescimento urbano e pela ocupação em Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens do Cachoeira.

Tais situações têm impactos na mobilidade da população e no meio ambiente e vinham se agravando ao longo do tempo, pela baixa capacidade do município em investir na infraestrutura com recursos próprios.

As principais vias do sistema viário urbano de Itabuna são descontínuas em seu trajeto e, atualmente, há cinco travessias sobre o Rio Cachoeira, sendo três pontes para automóveis e pedestres e duas passarelas, concentradas em apenas dois quilômetros da extensão da cidade.

Somado a isso, a quantidade de veículos em Itabuna aumentou mais de 53% nos últimos 14 anos. Em 2010, eram 49.610 veículos rodando, enquanto em setembro passado o município já tinha 92.803 veículos, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, órgão do Ministério dos Transportes.

Respostas de 2

  1. Nosso prefeito Augusto Castro segue trabalhando. Que Deus abençoe nosso prefeito, essa cidade tá muito diferente do que era e vai ficar muito melhor, porque ele cumpre o prometido… Sou professora aposentada com um salário muito ruim. Continuar trabalhando é garantia do sustento da minha família.

  2. COESA é o nome dado a OAS depois de várias falcatruas cujo dono José Aldemario Filho usava o codinome de Léo Pinheiro um estelionatário reconhecido pela CVM que frauda licitações, superfatura custos, inventa números na sua conta unidade, enfim, uma empresa de estelionatários acobertada pela não menos estelionatária INVEPAR. Fiquem atentos Itabunenses porque essa empresa atuando aí é péssimo sinal e em breve vão propor pedágios na região.

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