Festival de Cinema Baiano chega à 8ª edição || Foto Renata Sant'Ana
Tempo de leitura: 2 minutos

A organização do Festival de Cinema Baiano (Feciba) publicou, nesta segunda-feira (4), a lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas de sua 8ª edição, que vai movimentar Ilhéus de 14 a 20 de novembro. Foram 194 filmes inscritos na chamada, que foi destinada a produções filmadas de 2020 a 2024 e produzidas por baianos ou residentes no estado. As atividades serão em formato híbrido, com atrações online e presenciais, no Teatro Municipal de Ilhéus.

A Mostra Competitiva de Curtas do Feciba reúne filmes que refletem a diversidade temática, estética e política do cinema baiano. “Com diferentes perspectivas e abordagens, seus diretores e diretoras mostram a efervescência desse cinema potente, criativo e sensível produzido na Bahia”, afirma Lecco França, curador da Mostra.

A curadoria de longas, que será divulgada em breve, foi composta por José Araripe Junior, Izabel Melo e Marialva Monteiro. Os curadores selecionaram produções recentes da cinematografia baiana, que estão circulando por salas de cinema do Brasil e ainda não foram exibidas em Ilhéus. Já os curtas-metragens foram selecionados por uma curadoria composta por Alex França, Cláudio Lyrio e Naira Évine. Esta edição exibirá mais de 50 filmes que serão divulgados nos próximos dias.

PRÊMIOS

Na programação do Feciba, além das Mostras Paralelas, 14 filmes irão concorrer à Mostra Competitiva de Curtas, que terá juris técnico e popular e premiará as seguintes categorias: Melhor Filme Pelo Júri Técnico, Melhor Filme Pelo Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Montagem.

Considerado a vitrine do cinema baiano, ao longo das edições já promovidas entre 2011 e 2021, o Feciba se destaca como uma das principais celebrações da cultura cinematográfica na Bahia, alcançando um público total superior a 30 mil pessoas.

O 8º Festival de Cinema Baiano é uma produção da Voo Audiovisual e conta com o Apoio Financeiro do Banco do Nordeste, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal e do Governo da Bahia.

Confira, abaixo, a lista dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas.

● Caluim, de Marcos Alexandre (Salvador)
● Contragolpe, de Victor Uchôa (Salvador)
● Curacanga, de Mateus Di Mambro (Salvador)
● Estamos sozinhos, de Igor Correia (Salvador)
● Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo (Salvador)
● Guerreira de Fé, Jayne Oliveira e Marvin Pereira (Cachoeira)
● Memórias, de Gabriel Novais (Cafarnaum)
● Movimentos Migratórios , de Rogério Cathalá (Salvador)
● O Tempo das Coisas , de Lara Beck (Teolândia)
● Ode, de Diego Lisboa (Salvador)
● Por Que Não Ensinaram Bixas Pretas A Amar?, de Juan Rodrigues (Cachoeira, Salvador, Aracaju, Itaparica)
● Solange Não Veio Hoje, de Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter (Salvador)
● Sucata Esperança, de Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama (Vitória da Conquista)
● Yaya Zuma, de Maria Carolina e Igor Souza (Lauro de Freitas)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.