A chapa encabeçada por Ari Barboza desistiu da disputa à presidência da subseção itabunense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e anunciou apoio à chapa liderada por Thiago Cruz. A oficialização da desistência foi comunicada na tarde desta terça-feira (5) por meio de nota.
A nota da chapa desistente, a Inova OAB, informa que a união é movida “pela vontade de construir uma OAB que verdadeiramente represente os interesses e as necessidades da advocacia”. E completa: “queremos e precisamos de uma OAB que empodere cada profissional do Direito, que represente tanto a juventude quanto a experiência, com inovação, garra e a visão de futuro que nossa classe merece”.
O apoio dos integrantes da chapa “Inova OAB”, afirma Thiago Cruz, representa a união de objetivos comuns. “Esse apoio vem somar e contribuir. Ao unir nossas propostas, buscamos o fortalecimento da Ordem dos Advogados em um projeto que ultrapassa interesses individuais, onde a valorização da advogada e do advogado é o que mais importa”, assegura Cruz.
Ainda em nota, os advogados Ari Barboza, Mateus Santiago, Luiza Andrade, Rita Carvalho e Eduardo Roma esclarecem que o gesto não é desistência da disputa. “Pelo contrário, fortalecemos nossas convicções. A união e a coalizão de dois bons projetos resultaram em uma proposta ainda mais forte, ética e consistente, voltada para a advocacia e suas reais necessidades”, afirma.
Abaixo, confira a íntegra da carta.
Nota à Advocacia de Itabuna: A União de Dois Grandes Projetos em Prol de uma OAB que Representa a Classe
Hoje, damos um passo decisivo e histórico para a advocacia de Itabuna. As chapas Inova OAB e Muda OAB unem-se oficialmente em um único e grandioso projeto, movidas pela vontade de construir uma OAB que verdadeiramente represente os interesses e as necessidades da advocacia. Com coragem e determinação, escolhemos unir nossas propostas e objetivos para lutar por uma Ordem que protege e valoriza cada advogado e advogada — um projeto que transcende ambições pessoais e interesses oportunistas.
Nosso compromisso é com uma OAB que olha além de eventos sociais; queremos uma instituição que valorize a profissão, que fomente um ambiente de apoio, ética e respeito ao papel essencial da advocacia, de assento
constitucional. Este é um projeto que se recusa a se dobrar a alianças obscuras e perpetuações de poder, pois acreditamos em uma Ordem comprometida com a ética, a valorização da classe e a real transformação do ambiente profissional.
Recentemente, mensagens oportunistas têm sido espalhadas, tentando criar uma falsa notícia de desistência de nossa candidatura. Tratam-se de informações mal-intencionadas e levianas, fruto de uma visão deturpada de Ordem que a transforma em um palco para ambições pessoais, onde sorrisos e tapinhas nas costas valem mais que o compromisso verdadeiro com a advocacia. Reiteramos, aqui e agora: NUNCA desistimos da disputa. Pelo contrário, fortalecemos nossas convicções. A união e a coalizão de dois bons projetos resultou em uma proposta ainda mais forte, ética e consistente, voltada para a advocacia e suas reais necessidades. Ari Barboza, Mateus Santiago, Luiza Andrade, Rita Carvalho e Eduardo Roma não abandonaram esta luta. Estamos lado a lado, firmes no propósito de oferecer à classe um projeto ético, competente e comprometido com o fortalecimento da advocacia. Queremos e precisamos de uma OAB que empodere cada profissional do Direito, que represente tanto a juventude quanto a experiência, com inovação, garra e a visão de futuro que nossa classe merece.
Convocamos você, advogado e advogada, que nos apoia e confia em nosso projeto, a não se deixar abater pelas ofensivas oportunistas e desprovidas de ética. Venha abraçar um projeto sem vaidades, comprometido exclusivamente
com a valorização da sua carreira e com a construção de uma Ordem verdadeiramente representativa e protetora dos seus direitos e prerrogativas.
Vamos juntos, com união, ética e força, levar a advocacia de Itabuna ao patamar de respeito e reconhecimento que ela merece.
Unidos, somos fortes. Unidos, somos uma advocacia mais representativa, que INOVA e está pronta para a MUDANÇA.