O prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior, reuniu-se com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta quarta-feira (6), em Brasília, e solicitou apoio do Governo Lula na tentativa de ampliar o número de voos no Aeroporto Jorge Amado, na cidade do sul da Bahia. A reunião também contou com a presença de representantes da Azul Linhas Aéreas e de parlamentares do União Brasil, partido de Valderico e do ministro.
“Ilhéus tem uma grande importância para a Bahia e precisa ser contemplada com voos diários, que liguem a nossa cidade a Salvador”, disse Valderico Junior, acrescentando que aguarda resposta positiva da operadora.
Responsável pela articulação do prefeito eleito com o Ministério do Turismo, o deputado federal Leur Lomanto Júnior afirmou que o trecho Salvador-Ilhéus tem apenas três voos semanais. “O que acarreta sérios prejuízos econômicos na área do turismo e na geração de novos negócios. A cidade precisa de voos diários”, apontou.
Também presente na reunião, o deputado estadual Pedro Tavares lembrou que discute o problema, de forma recorrente, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Recentemente, ele criticou a ausência de Ilhéus no programa estadual de incentivo a voos regionais, que, a partir de 2025, vai ampliar os voos entre Salvador e as cidades de Lençóis, na Chapada Diamantina; Barreiras, no oeste baiano; e Guanambi, no sudoeste.
O UNIÃO BRASIL NO GOVERNO LULA
Além do Ministério do Turismo, o União Brasil dirige o das Comunicações, por meio do ministro Juscelino Filho. Na esfera nacional, o UB faz parte da frente ampla liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já na Bahia, o UB se mantém na linha de frente da oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e fez alianças com o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais, a exemplo das disputas em Ilhéus e Salvador. Atualizado às 15h32min para acréscimo de informação.