O presidente da Fundação Itabunense de Atenção à Saúde, Marcone Amaral, está de olho numa cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, da qual é segundo suplente pelo PSD. A eventual saída do ex-prefeito de Itajuípe da presidência da Fasi, responsável pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, deu início às especulações em torno do possível substituto.
Segundo apuração do PIMENTA, o nome do médico João Omar Galvão Góes, de 33 anos, é cotado para o cargo. Ele teria a preferência do prefeito Augusto Castro (PSD) devido ao perfil técnico e por já fazer parte da equipe do Hospital de Base, onde o especialista em clínica médica coordena o Pronto-Socorro.
PLANO B
O destino de Marcone Amaral passa pela caneta do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a quem cabe decidir se a primeira suplente do PSD na Alba, a secretária estadual Jusmari Oliveira, permanecerá no comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia.
Caso ela permaneça, Marcone ocupará a cadeira deixada pelo deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), que vai renunciar ao Legislativo para assumir a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa a partir de 1º de janeiro de 2025. Se não ascender à Alba, o plano B do ex-prefeito de Itajuípe seria um cargo de livre nomeação no Governo do Estado.