Com recurso de emenda parlamentar, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna investiu cerca de R$ 1,2 milhão na usina de oxigênio do Hospital Calixto Midlej Filho. De acordo com a instituição, a usina ganhou novo concentrador de oxigênio e sistemas de ar medicinal e de vácuo clínico.
Segundo a gerente de Engenharia Clínica e Manutenção Predial de SCMI, Jeneci Oliveira, os novos equipamentos asseguram maior eficiência energética, redução de custos operacionais a longo prazo e, principalmente, segurança e estabilidade no fornecimento de oxigênio, ar medicinal e vácuo clínico. “Esses sistemas são a espinha dorsal de diversos tratamentos e intervenções, o atendimento de emergência até cirurgias complexas”, afirma.
Os equipamentos substituídos, ressalta Jeneci, estavam sendo utilizados há mais de 20 anos, o que pode gerar maior risco de falhas, além de serem tecnologicamente desatualizados. “A manutenção de equipamentos antigos tem se tornado cada vez mais difícil e onerosa, já que muitas peças de reposição são descontinuadas [não mais fabricadas]”.