A rotina de moradores do São Caetano tem sido com reservatórios vazios |
Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores da parte baixa do bairro São Caetano, em Itabuna, estão reclamando da falta de regularidade no abastecimento. Eles se queixam que na rua Carlos Teixeira Barreto, por exemplo, o abastecimento pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) está ocorrendo com intervalo de até 25 dias. Para agravar a situação, muitas vezes,  quando chega a água não tem pressão para encher os reservatórios.

Em outubro, segundo relatam os moradores, caiu água no período de 2 a 6. A manobra para a liberação da água pela Emasa, segundo eles, só voltou a ocorrer no sábado (23) e, somente por um período de 24 horas. Mesmo fazendo plantão até altas horas da noite, os consumidores não conseguiram reservar água para lavar roupas, banho e assegurar a limpeza da casa, conforme denunciam.

Isso teria ocorrido porque, sem força, água não chegou aos reservatórios das residências da rua Carlos Teixeira Barreto. “No período de mais de 40 dias, o abastecimento de água na minha rua ocorreu apenas duas vezes”, se queixa uma moradora. Ela afirma que, apesar da não regularidade no abastecimento, todos os meses é cobrado o valor integral na conta de água.

Com a escassez de água nas torneiras, moradores precisam pagar carro pipa. “Pagamos R$ 60 por 2 mil litros de água no carro-pipa”. Ela lamenta que o pagamento extra tem deixado o orçamento da família ainda mais apertado e cobra uma solução para o problema. A moradora conta ainda que funcionários da Emasa afirmaram, nesta semana, que a dificuldade para o abastecimento naquela região do São Caetano é crônico.

Na quinta-feira (28), sem uma gota de água para o uso doméstico, a moradora teve que solicitar mais um carro-pipa de água. A cobrança virá na próxima fatura. A situação é ainda mais complicada para quem não tem recursos financeiros para comprar o carregamento extra de água, nem possui reservatório para armazenar água para 25 dias.

OUTRO LADO

Informada sobre a situação, a Emasa afirmou que “a rua Carlos Teixeira Barreto, no bairro São Caetano, tem duas redes de manobra, uma que atende a parte de cima e outra que serve a parte de baixo. Há 13 dias foi concluído o abastecimento da via. Hoje (28, quinta-feira) foi concluído o fornecimento na parte alta e amanhã (sexta-feira) haverá reforço para a parte baixa”.

Acrescentou ainda que,  “com a conclusão do Projeto Mais Água para a Cidade, onde a Prefeitura e Emasa, com o apoio do Governo do Estado, estão implantando um novo sistema de abastecimento,  toda zona sul de Itabuna terá água todos os dias. As obras estão na fase final e em breve serão concluídas”.

Respostas de 6

  1. A denúncia procede, fui residente da rua Carlos Teixeira Barreto no São Caetano quando adolescente, mudei de endereço e voltei a residi no mesmo endereço já na fase adulta , atualmente moro na rua citada há 22, e infelizmente o problema não apenas continuou, lamentavelmente se agravou.
    Enquanto isso os moradores que lutem para resolver as pendências domésticas de seus lares. Água é produto essencial a vida! Mais respeito e consideração por favor!

  2. Isso é uma falta de respeito com os moradores do São Caetano, infelizmente antes das eleições estava caindo direto, porque não continuou?
    Esses moradores pagam conta de água todo mês, mas o serviço não lhes é garantido, cadê o prefeito e o secretário que não estão vendo essa situação para socorrer esses moradores que estão sofrendo há tanto tempo.

  3. Isso é uma falta de respeito com os moradores do São Caetano, infelizmente antes das eleições estava caindo direto, porque não continuou?
    Esses moradores pagam conta de água todo mês, mas o serviço não lhes é garantido, cadê o prefeito e o secretário que não estão vendo essa situação para socorrer esses moradores que estão sofrendo há tanto tempo?

  4. Uma triste realidade desta rua. Aqui passamos por isso constantemente, o pior é que na parte mais alta da rua cai água, e na parte que não há ladeira não cai. Tem anos q isso vem ocorrendo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.