A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) empossou o fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub, de 68 anos, na cadeira 38, que tem como patrono Virgílio de Lemos e fundador, Nestor Passos. Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Nazal substitui o professor e advogado Carlos Eduardo Lima Passos da Silva, que faleceu em setembro de 2022.
Vice-prefeito de Ilhéus de 2017 a 2020, Nazal dedicou décadas ao serviço público municipal. Também colabora para a conservação da memória política e geográfica do município, dono de um dos maiores acervos imagéticos da Terra da Gabriela. Publicou, em 2005, Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e Um Pouco de Nossa História, pela editora Via Litterarum, que ganhou edição revista e ampliada em 2013.
Nazal foi indicado para a Academia de Letras de Ilhéus pelo também imortal Ramayana Vargens, jornalista, escritor e professor de literatura. O novo acadêmico tomou posse em cerimônia na última sexta-feira (13) e falou ao PIMENTA sobre o significado da chegada à ALI:
– É uma honra participar de uma nata de pessoas que são, reconhecidamente, dedicas à cultura, à literatura, à arte, dentro de todo o escopo que a Academia abrange. Fiquei feliz.