Esse é o poder das collabs e o artista entendeu muito bem: fazer o seu trabalho, a sua arte, o seu produto ou o seu serviço chegar a lugares que talvez, sozinho, você não consiga chegar.
Manuela Berbert
As collabs foram as grandes protagonistas do ano de 2024 – e isso ninguém pode negar. Elas roubaram a cena mesmo: teve Fini com marca de esmaltes, Mentos sabor Fanta e até a TV Globo com o SBT a gente viu fazendo uma transmissão ao vivo, juntinhas.
E nesse 2024 (eu sei, posso estar atrasada) conheci uma grande artista chamada Mãeana. Dona de uma das vozes mais lindas que já escutei, ela gravou um dos projetos mais incríveis que já escutei também: Mãeana canta João Gomes! Simplesmente incrível e pode ser ouvido em todas as plataformas digitais de música.
(Recomendo, inclusive!)
Mas, nessa semana me deparei com uma entrevista de João Gomes para o Jornal O Globo. Ele fala que houve algumas críticas alegando apropriação cultural por parte dela, às quais responde assim: “Mãeana fez minha música chegar a lugares por onde, talvez, nem caminhasse se não fosse a ajuda dela!”
Esse é o poder das collabs e o artista entendeu muito bem: fazer o seu trabalho, a sua arte, o seu produto ou o seu serviço chegar a lugares que talvez, sozinho, você não consiga chegar. Que neste 2025 a gente faça mais colaboração publicitária, cultural, artística e, claro, de opinião! Menos críticas vazias disfarçadas de revolução!
Manuela Berbert é publicitária.