Do PIMENTA
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cancelou os registros de mais de 900 sindicatos de todo o País. No sul da Bahia, a lista inclui o tradicional Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão e Publicidade no Município de Itabuna (Stert) e de mais 10 entidades sindicais.
No despacho publicado hoje (3) no Diário Oficial da União, a Pasta informa que os sindicatos tiveram os registros cancelados por falta de atualização dos dados dos mandatos de suas diretorias no Sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). A linha de corte afetou os sindicatos com mandatos vencidos há mais de oito anos.
No caso do Stert, segundo o Ministério, o último mandato com dados inseridos no Sistema CNES terminou há mais de 14 anos, em julho de 2010. O Sindicato está entre as 959 entidades sindicais do País que não atenderam ao chamado de portaria do MTE, publicada no dia 1º de julho de 2024, que estabeleceu prazo de 180 dias para a atualização cadastral. Na época, o PIMENTA noticiou a notificação (relembre).
No sul do estado, a lista também abrange o Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Maraú e seus congêneres nos municípios de Buerarema, Aurelino Leal e Mascote, além dos sindicatos dos Empregados do Comércio de Ipiaú; Trabalhadores Rurais de Uruçuca; Trabalhadores Rurais de Coaraci; Motociclistas e Mototaxistas do Sul da Bahia; Sindicato Rural de Una; Trabalhadores em Empresas Gráficas do Sul e Extremo Sul da Bahia.