O sul da Bahia perdeu, nesta terça-feira (7), uma médica pioneira nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. Aos 99 anos, morreu em Itabuna a médica Cháritas Gonçalves Fiterman, viúva de Boris Fiterman, irmão do ex-prefeito Simão Fiterman. Os irmãos também foram médicos e deram grande contribuição para a medicina da Bahia.
A médica Cháritas Fiterman fez história na medicina baiana. Ela e o esposo tiveram atuação de destaque na Casa de Saúde São Lucas, que funcionou na Rua Paulino Vieira, no centro de Itabuna. O casal também está entre os fundadores do Hospital São Lucas, construído no bairro Santo Antônio. Atualmente, a unidade de saúde é administrada pela Santa Casa e está em fase de expansão dos serviços.
Há pouco mais de dois anos, a médica Cháritas Fiterman relatou aos jornalistas Lucas França e Ailton Silva, que gravaram um documentário para a Santa Casa de Itabuna, como funcionava a Casa São Lucas, que era mantida basicamente com recursos das pessoas com maior poder aquisitivo, principalmente coronéis do cacau e comerciantes. Ela também falou sobre as reuniões que antecederam a construção do Hospital São Lucas.
A médica Cháritas Fiterman explicou os motivos que levaram construção da unidade hospitalar no Santo Antônio. A unidade foi erguida naquele bairro por ser uma parte alta da cidade, que não seria atingido pelas águas do Rio Cachoeira em caso de cheia e transbordamento, e por ser a entrada de Itabuna. Falou também sobre as dificuldades de manter o hospital funcionando décadas depois de sua inauguração.
NOTA DE PESAR
A morte da médica foi lamentada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que lembrou um pouco da trajetória da profissional. “Desde sua chegada até os 85 anos de idade, a Doutora Cháritas trabalhou intensamente na atenção às suas pacientes, com desvelo e atenção, chegando a atuar por até três turnos no Hospital São Lucas ou em seu consultório” afirmou o prefeito, por meio de nota.
Augusto Castro disse que a Medicina sempre foi a paixão da médica, depois do marido, dos filhos Nathan e Elani e de Itabuna, cidade que amou intensamente até o seu falecimento hoje, no apartamento onde morava com familiares, no centro da cidade, a alguns quilômetros do hospital que ajudou a fundar.
Ainda em nota, o prefeito afirmou que “neste momento de intensas saudades e dor pelo seu passamento, em nome dos itabunenses, é preciso dizer uma palavra de reconhecimento pela integral dedicação de Doutora Cháritas Fiterman à cidade e sua gente. Que Deus conforte seus filhos, netos e familiares e receba sua bondosa alma em Glória na Morada Eterna”, finalizou.
O velório ocorre no Saf, no Centro Comercial, e o sepultamento do corpo da médica será nesta quarta-feira (8), a partir das 10h, no cemitério Campo Santo. Atualizado às 22h29min para acréscimo de informação.