Após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a Secretaria de Ordem Pública de Ilhéus iniciou o reordenamento de trailers, quiosques e ambulantes que vendem alimentos na Avenida Soares Lopes, no Centro. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é melhorar a organização do espaço público, garantindo ambiente mais adequado para comerciantes, moradores e visitantes.
O trabalho começou pela identificação de pontos comerciais sem licenciamento, com a notificação dos responsáveis. Segundo a Prefeitura, na recomendação ao município, o Ministério Público reforçou que a ocupação de áreas públicas só pode ocorrer mediante autorização dos órgãos competentes. “Além de impactar a mobilidade de pedestres e veículos, a ausência de regulamentação fere normas sanitárias”, acrescentou a gestão municipal em nota.
REALOCAÇÃO
A Prefeitura de Ilhéus informa que o projeto prevê a realocação dos trailers e ambulantes em novo espaço, melhor estruturado, que contará com áreas planejadas, paisagismo, sanitários, segurança e acessibilidade, proporcionando mais conforto e organização para todos. O local para onde os serviços serão levados ainda não foi divulgado.
“A medida reafirma o compromisso da Prefeitura com o ordenamento urbano, visando o desenvolvimento econômico e a preservação do espaço público, sempre em benefício da comunidade”, concluiu o governo municipal.