Do PIMENTA
A Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) divulgou o resumo do contrato destinado à construção das pontes 2 e 3 do sistema viário que será formado pela BR-415 e a BA-649, esta última em construção à margem direita do curso do Rio Cachoeira, entre Itabuna e Ilhéus, no sul do estado.
Venceu a concorrência o Consórcio SVC/Concreta, formado pelas empresas SVC Construções e Concreta Tecnologia em Engenharia. Assinado na última sexta-feira (4) e publicado no sábado (5), no Diário Oficial do Estado, o contrato prevê investimento de R$ 45.063.410,73. Ele substitui o vínculo rompido com a empresa que iniciou, mas não teve condições de tocar a obra. O prazo de execução é de 390 dias.
A ponte 2, próximo do depósito de frios, dará acesso ao retorno para a Ceplac e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Já a ponte 3, será construída no trecho entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Vila Cachoeira, permitindo acesso ao próprio Ifba, ao Sesi e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
No total, serão quatro pontes e um viaduto integrando as duas rodovias. A primeira ponte é erguida no limite dos dois municípios, próximo ao Atacadão. A quarta ponte, na Fazenda Pirataquissé, levará ao Centro de Ilhéus e à rótula prevista no projeto para acesso à BA-262 (norte da cidade) e à BA-001 (sul).
Clique aqui para ver o local de cada uma delas.
Matéria exclusiva do PIMENTA revelou que a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia estuda a possibilidade de liberar o tráfego na BA-649, trecho Ilhéus-Itabuna, antes da conclusão de todas as etapas da obra, uma das maiores intervenções na infraestrutura de trânsito do sul da Bahia em décadas. Nessa hipótese, o trânsito seria liberado nos dois sentidos da via antes da finalização das pontes 2 e 3, mas já com as pontes 1 e 4 e o viaduto conectando a BA-649 à Rodovia Jorge Amado (BR-415). A ver.
De acordo com a Seinfra-BA, o novo Sistema Viário da BA-649 tem a previsão de ser finalizado neste semestre. A implantação dos 18 quilômetros no trecho Ilhéus-Itabuna está 90% concluída. A construção das pontes 1 e 4 e do viaduto avançou 81%, 66% e 27%, respectivamente.
A duplicação de 2,3 quilômetros do acesso a Itabuna, na BA-963, atingiu 37% de execução. Já o trecho de 5,1 quilômetros do entroncamento da BA-693 até o acesso a Itabuna tem 15% do trabalho executado. “Ambas previstas para serem finalizadas em maio de 2025”, acrescentou a Secretaria Estadual.
Responsável pelo investimento de R$ 196 milhões no novo sistema viário, o Governo da Bahia teve que refazer os processos licitatórios para a construção das quatro pontes e do viaduto da BA-649. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou do problema à reportagem do PIMENTA (relembre).