Mesas de debate, rodadas de negócio, workshops e oficinas. Essas serão as principais atividades do 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, de 20 a 26 de abril, em Ipiaú, no sul do estado. Voltado para profissionais, estudantes e demais agentes do setor dos 27 Territórios de Identidade baianos, o evento está com inscrições abertas em seu site oficial. A participação é gratuita.
O Fórum é promovido pela Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (Sasb) e, nesta edição, conta com a produção da Voo Audiovisual, empresa sediada em Ipiaú. O principal objetivo do encontro é debater e reivindicar a criação de políticas públicas de fortalecimento do cinema produzido fora dos grandes centros urbanos, além de promover trocas de experiência, networking e novos aprendizados para os participantes.
A primeira edição ocorreu em 2023, em Vitória da Conquista. Na ocasião, membros de diferentes entidades representativas do audiovisual redigiram carta para reivindicar a interiorização e a descentralização de recursos e políticas públicas para o setor. A Lei Paulo Gustavo e a implementação da Bahia Filmes foram alguns dos temas discutidos durante o evento.
PROGRAMAÇÃO
Com uma programação diversa, a segunda edição aposta na integração entre formação, articulação política e oportunidades de negócio. A maior parte das atividades será presencial, no Complexo Poliesportivo e Cultural Dr. Salvador da Matta. Mas, alguns encontros serão on-line, incluindo oficinas e workshops, proporcionando ampla participação dos agentes culturais de diferentes regiões do estado.
As mesas de debate terão transmissão simultânea pelo canal do evento no YouTube e ocuparão um espaço central na grade, reunindo produtores, pesquisadores e representantes de entidades representativas da cadeia audiovisual para discutir temas estratégicos para o desenvolvimento do setor. Alguns dos assuntos em pauta são a interiorização das políticas públicas culturais; construção e reforma de salas de cinema; valorização da produção interiorana; e as perspectivas da recém-lançada Bahia Filmes, empresa do Governo do Estado, para além da capital.
Outra novidade desta edição são as rodadas de negócio, que ocorrerão de forma on-line nos dias 23 e 24 de abril. A ação permitirá aos participantes apresentar seus projetos a empresas do mercado, com o objetivo de firmar parcerias, obter feedbacks e disputar premiações. Ao todo, 17 players confirmaram presença, incluindo produtoras, distribuidoras, emissoras de TV e outras organizações da cadeia.
As atividades formativas serão de 21 a 23 de abril, com oficinas e workshops sobre temas como acessibilidade para produções audiovisuais, uso de inteligência artificial na direção de arte, estruturação de Film Commissions, produção de elenco, desenvolvimento de roteiros e técnicas de apresentação em pitching. Todos os participantes receberão certificação conforme a carga horária de cada formação, e as vagas são limitadas.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.