A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) dará início ao segundo semestre letivo de 2025, na próxima segunda-feira (18), com programação especial voltada aos cursos de graduação e pós-graduação. A Aula Magna será ministrada pelo professor doutor João Carlos Salles Pires da Silva, que foi reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de 2014 a 2022.
Serão duas conferências no mesmo dia, uma às 9h e outra às 19h, ambas no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc, com o tema Ciência, Democracia e Universidade. Aberta ao público, a solenidade será presidida pelo reitor da Uesc, Alessandro Fernandes.
João Carlos Salles é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho acadêmico e atuação institucional. Recentemente, foi agraciado com o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Filosofia, pela obra Gatos, peixes e elefantes: A gramática dos acordos profundos. O livro debate os desacordos complexos a partir de uma carta de Ludwig Wittgenstein ao economista Piero Sraffa.
O Prêmio Jabuti Acadêmico, em sua segunda edição, é uma derivação do tradicional Prêmio Jabuti, criado há mais de 60 anos, e consagra produções acadêmicas, científicas e técnicas. Nesta edição, mais de duas mil obras de todo o Brasil foram inscritas.



















