Estudante é premiada em etapa estadual de concurso do MPT || Foto Iago Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Do PIMENTA

Esta quinta-feira (25) foi um dia de festa para estudantes e profissionais da Escola Municipal Professor Diógenes Vinhaes, além, é claro, de familiares da pequena Isabela Reis de Oliveira, de 13 anos. Estudante do 7º ano do ensino fundamental em Itajuípe, a conterrânea do escritor Adonias Filho foi vencedora da etapa estadual do concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia. A aluna foi premiada com a poesia A Vida de um Jovem Aprendiz, com a qual também concorre ao prêmio nacional.

Apaixonada por livros e incentivada pelos professores, Isabela Oliveira teve a poesia escolhida na escola e venceu a etapa municipal, conquistando o seu primeiro smartphone. Hoje, foi premiada com um notebook e medalha na etapa estadual do Projeto MPT na Escola. A iniciativa do MPT-BA é voltada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas, que produziram contos, poesias, desenhos e músicas sobre a erradicação do trabalho infantil.

Filha mais velha da pedagoga Patrícia Correa e do eletrotécnico Robson Santos de Oliveira, Isabela estuda desde os 3 anos. Ela completou 13 anos no dia 10 deste mês. “No início, eu não tinha muita convicção sobre o que iria escrever. Mas, as oficinas que tivemos no turno oposto ao que estudo e incentivo dos meus pais e dos professores me fizeram acreditar. Estou muito feliz com tudo que está acontecendo”, contou ao PIMENTA.

Isabela com a mãe e as professoras || Foto Iago Silva

Os prêmios municipal e estadual, segundo a estudante, estão servindo de incentivo para escrever novos poemas e fazê-la mergulhar ainda mais nos livros. Questionada sobre qual a profissão pretende seguir, respondeu que ainda não está pensando nisso, mas admitiu a possibilidade de tornar-se uma agente da segurança pública. “Quem sabe ser uma Policial Militar, mas está muito cedo para fazer uma escolha”, afirmou.

DISCIPLINADA

Dona Patrícia Correa é só orgulho da filha mais velha. A pedagoga tem outros dois filhos, um de quatro e outro de seis anos. “Ela é uma menina disciplinada, muito responsável com as atividades escolares e respeitadora. Ela sempre gostou de livros, das historinhas. Eu e meu esposo compramos livros e sempre mostramos para ela que o caminho da transformação é a educação”, relatou ao PIMENTA.

Isabela, conforme dona Patrícia Correa, só iria ganhar um celular quando estivesse no ensino médio, mas foi contemplada com o próprio esforço. “Isabela ganhou duas ferramentas importantes para a continuidade dos estudos. Elas serão bem usadas. Tenho conversado com ela que esses prêmios são incentivos e devem ser usados como motivação, mas que há ainda muitos desafios pela frente”, disse.

Mesmo conhecendo o potencial da menina, a pedagoga Patrícia Correa ficou impressionada com a capacidade da filha em falar sobre questões preocupantes e que são realidade na região e no país. A adolescente fez uma abordagem apropriada sobre o trabalho infantil e as primeiras oportunidades na carreira profissional das pessoas por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Embora seja apenas uma adolescente, Isabela Oliveira já sabe que somente o conhecimento transforma a realidade social e econômica das pessoas. “O conhecimento é o que transforma. Que nos mostra caminhos e garante uma vida melhor, com dignidade”, finalizou dona Patrícia.

A cerimônia para entrega da medalha e do notebook ocorreu na tarde desta quinta-feira, na sede do MPT em Itabuna, na Rua Duque de Caxias, Centro. Além de Isabela Oliveira, foram homenageadas e premiadas Tânia Regina Cruz (coordenadora pedagógica da rede municipal de Itajuípe), Selma Lúcia Calazans (coordenadora da Escola) e a professora-orientadora Jocelia de Jesus Soares.

O projeto MPT na Escola tem como objetivo oferecer conteúdos e atividades didáticas nas escolas de ensino fundamental para conscientizar crianças, adolescentes, famílias e comunidades sobre os prejuízos do trabalho infantojuvenil, promovendo atividades pedagógicas e culturais que estimulam a reflexão sobre os direitos da infância.

A iniciativa mobiliza escolas públicas de todo o país, valorizando a criatividade e a voz de estudantes que transformam em arte a luta contra o trabalho infantil. Na Bahia, escolas de ensino fundamental de 22 municípios participam do projeto. A divulgação dos vencedores da etapa nacional, em cada categoria, será em outubro. Abaixo, leia a poesia vencedora do concurso estadual.

A vida de um jovem aprendiz

Na correria de um novo amanhecer.
Lá vai o jovem, pronto para aprender.
Com medo no bolso e fé no olhar.
Descobre o mundo sem se assustar.
Chega calado, observa o lugar.
Escuta atento, começa a tentar.
O tempo ensina com mão cuidadosa.
Mesmo a jornada sendo tão rigorosa.
Não é só trabalho, é transformação.
É forjar-se aos poucos com dedicação.
Errar, refazer, seguir com vontade.
Plantando hoje a própria liberdade.
Na pausa do dia , pensa e sorrir.
“Quem sou agora, nem sempre fui assim”.
Pois crescer é luta, tropeço e suor.
Mas cada conquista tem o seu sabor.
E mesmo cansado não quer desistir.
Pois dentro do peito existe um porvir.
Avida de um jovem aprendiz é semente.
Que um dia floresce forte e valente.
Autora: Isabella Reis de Oliveira

Respostas de 2

  1. Parabéns ao blog Pimenta por destacar esse acontecimento tão importante na educação pública do município de Itajuípe. Só ressaltando que o nome da professora orientadora( essa que vos escreve) é JOCELIA DE JESUS SOARES.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.