Tempo de leitura: 2 minutos

Cauã foto Marcela AssisO nadador baiano Cauã Vinícius, 16 anos, conquistou medalha de ouro nos 50 metros borboleta pelo Campeonato Mundial de Natação Escolar, disputado no último sábado (18), em Poznan (Polônia), e agora sonha em disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A competição, realizada entre os dias 16 e 20 de abril, foi promovida pela Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF) e teve a participação das seleções da China, França, Brasil, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica. Cauã Vinicius, do Colégio Integral, foi o único baiano a conquistar uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa do Mundial de Natação.

Em 2014, Cauã já havia se destacado nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, no Paraná. Ele conquistou medalha de ouro no revezamento 4x100m e prata nos 50 metros nado livre. Heptacampeão baiano de natação na categoria juvenil, o atleta e outros nadadores brasileiros ainda precisam assegurar índices classificatórios para disputar as Olimpíadas do Rio 2016.

Desde 2011, o jovem recebe apoio do Governo da Bahia, por meio do Programa Bolsa Esporte, que oferece suporte financeiro para treinamento e participação de atletas em competições regionais, nacionais e internacionais.

A Lei 11.363/2009, que instituiu o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte (Bolsa Esporte), estabelece benefício mensal de até R$ 2 mil para atletas e paratletas baianos radicados no estado, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A bolsa é concedida pelo prazo de um ano e renovável por igual período. Desde a implantação, em 2011, o programa já concedeu 534 bolsas, beneficiando diretamente 321 atletas. O programa é desenvolvido pela Setre, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *