Tempo de leitura: 2 minutos

VIGILÂNCIA INTENSIFICA COMBATE
NOS BAIRROS COM MAIOR INFESTAÇÃO

Mosquito volta a preocupar a população
Mosquito volta a preocupar a população

A partir desta segunda-feira (24), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna vai iniciar uma operação de emergência contra a dengue. O objetivo é atacar os bairros nos quais o índice de infestação por focos do mosquito Aedes aegypti já é superior a 20%.

Encontram-se nesse grupo de risco os bairros Pedro Jerônimo, Carlos Silva, Novo Horizonte, Sinval Palmeira e Nova Ferradas. Para trabalhar exclusivamente nesses locais, foram escalados 60 agentes de controle de endemias, que receberam treinamento especial da Funasa e da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

Itabuna registrou 150 casos neste mês de agosto, havendo ainda uma morte com suspeita de dengue hemorrágica. Do final do ano passado até abril deste ano, a cidade foi líder nacional em infestação por focos do mosquito transmissor da dengue e contabilizou mais de 13 mil casos, com oito mortes.

A mobilização que se inicia nesta segunda-feira pretende impedir que o município volte a viver o clima de pânico que se instalou nos primeiros meses de 2009. Grande parte das vítimas da doença foram crianças.

Além da aplicação de larvicida em reservatórios, as equipes da Vigilância darão o conhecido alerta sobre os maus-hábitos que precisam ser evitados para que o combate à dengue seja eficaz.

Caixas d’água e tonéis destampados, garrafas e pneus largados em quintais, pratos de caqueiros com água acumulada, somente para citar alguns exemplos, são convites tentadores para o mosquito da dengue. Enfim, tudo o que possa juntar água parada serve de foco para o Aedes e deve ser eliminado.

0 resposta

  1. Como querem intensificar o trabalho quando materias basicos estão em falta ex: lanternas, pilhas, picadeiras, pescalarvas, tubitos,etc.. fardamento para os agentes pois estão metendo vergonha! falta de crachás de identificação.

  2. Supervisor descupeem em partes,vc esta um pouco desatualizado, pois o material já se encontra se no Pa Central, em relação ao fardamento a Prefeitura realizou uma licitação e a empresa vencedora não é daque de Itabuna poriso o uniforme esta demorando.
    amigo qualquer duvida entre em contato conosto no Pa Central.
    Obs: Nos entedemos a sua preucupação e desde de já agradecemmos.

  3. Supervisor descupe em partes,vc esta um pouco desatualizado, pois o material já se encontra se no Pa Central, em relação ao fardamento a Prefeitura realizou uma licitação e a empresa vencedora não é daque de Itabuna poriso o uniforme esta demorando.
    amigo qualquer duvida entre em contato conosto no Pa Central.
    Obs: Nos entedemos a sua preucupação e desde de já agradecemos a sua compreenção.

  4. O municipio deve definir ou instituir um uniforme oficial para os agentes de combate às endemias, pois qualquer um tem acesso às tais camisas de campanhas, até mesmo alguns marginais e torna-se perigoso permitir a entrada de pessoas em nossas casas sem uma credencial.

  5. olha,senhores resposaveis pelos trabalhos da DENGUE aqui em itabuna seria bom levar na conciencia a responsabilidade a cada dia de trabalho.pressisamos de seriedade, cada um fazer a sua parte chega de erros erramos continuar e que nao vevemos voces sabem que muitas pessoas que estão ai devem sair. chega de mortes,vamos zelar da nossa cidade.

  6. porque ate hoje falta tudo nesta campanha?quem imperra é os moradores tambem? eu seria ipócrita condenar todos na execução dos trabalhos, sabe porque desenvolvo um bom trabalho +++poucos veen, sabe porque a maioria desgraça tudo. espero que os olhos clinicos ainda encherguem.

  7. o comando dos agentesque se seguem principalmente nas localidades que nao conseguem baixar os indices,vc nao acha que nessa altura ja tem gente que deve ter uma opotunidade.tem muita gente no comando sem criatividade roboticas.

  8. coodenador SANDOVALDO CARVALHO DE MENEZES vá ao campo irá ver coisas que vai fazer mudar a sua auto confiança nas pessoas que deveriam honrar a sua confiança.faça isso é sua obrigação desvende a fita dos olhos,ou abra seus olhos +++++madurecido no trabalho vc é,ENXERGA HOMEN.

  9. OLHA AI MOÇADA ANTIGAMENTE EU ERA ATE CONTRA AO VALDELIO MAIS CHEGUEI A CONCLUZAO NO CAMPO É O CARA A PREOCUPAÇÃO DOS GERAIS EOS DE AREA E ASSIM:ISSO CEDO QUANDO CHEGA NO PA. MENSAGEM DO DIA GENTE OLHA VALDELIO E SEU DOMINGOS ESTAR PERTO DE VIM AQUI CUIDADO COM OS TRABALHOS DE VOCES QUALQUER COISA AVISE LOGO ANTES QUE ELES DESCUBRAN.QUEM NAO DEVE NAO TEME.EU PENSO ASSIM…É ISSO AÍ VALDELIO E DOMINGOS PONHA MORAL NO CAMPO MESMO. COORDENADOR VA AO CAMPO, AÇÃO.

  10. POSSIVEIS MUDANÇAS PODE OCORRER,TALVEZ SAIRÁ AS RESPOSTAS DOS COMENTARIOS. EXISTE EFICIENCIA PARA UMA COISA, E DEFICIENCIA PARA OUTRAS. AGUARDEM SURPRESA PARA O MOMENTO ATUAL.

  11. SOBRE NOME CONHECIDO EM ITABUNA,COLABORADORES DO DESCASO DO TRABALHO INICIADO POR ELES.QUEM ESQUECEU,O REGIME ERA POLITICO,E NÃO TECNICO O RESULTADO ESTAR AI.vigilancia epidemiológica vamos trabalhar com tecnica voces tem politicos na frente do trabalho será que a dengue irá ser o setor que ñâo vai sofrer modificaçâo na estrutura das pessoas que estao na frente do trabalho.manter, porque?

  12. Coordenador,vc realmente é da FUNASA?QUANDO FALARAM QUE VIRIA ALGUÉM DESTA INSTITUIÇÃO PENSEI,AGORA SIM!RAPAZ O QUE ESTAR ACONTECENDO VC É UM TECNICO PONHA ISSO PARA FUNCIONAR DEIXA DE VAIDADE ESTOU MIM SENTINDO MAL AO LADO DE TANTOS COLEGAS INRESPONSAVEIS.ADORO VER VC FALAR SOBRE A DOENÇA MAIS MACETIS DO CAMPO VENHA A ELE DIARIAMENTE QUE APREDERAR. ACORDE MOÇO.

  13. olha estou volta, estou nos quatro cantos da cidade olhando o trabalho de vcs agentes, mas precisa melhora um pouco em relação ao HÓRARIO DE CHEGADA E SAIDA, hoje eu vir no ponto de onibus alguns agentes 10:35hs indo para casa, entendo que falta materiais basicos como: lanterna, pesca lava, tubitos, fardamento, em relação dos veiculos, é bricadeira carros trabalhando em outros setores e vcs andando a pés e vendo os carros passa carregando comida, geladeira, fugões e etc. informo tambem que existem pessoas boas neste programa, tem alguns amigos da Dires que falam Valdelio abra o olho Sandovaldo esta jogando vc contra os agentes sai desta rapaz o banco vai virá.

  14. Muita coisa tem que ser mudada neste programa,a começar com os materiais básicos que todo agente de endemias precisa e falta o tempo todo.E não caiam nesta conversa que tem no P.A central porque é pura mentira.Todos os dias pedimos materiais e nunca chega,esse setor da dengue é um dos piores que tem,pois ninguém dá assistência.Só que encontrar falhas nos agentes e nunca apoiar e ajudar-nos

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *