Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou nas redes sociais que vai adquirir 50 mil testes rápidos de antígeno, uma das novidades que auxiliará na detecção do coronavírus. Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro, a ferramenta pode realizar o diagnóstico e, caso necessário, a internação precoce.

Os interessados em participar do pregão eletrônico nacional que ocorrerá no próximo dia 30, às 10 horas, devem acessar o edital nos sites comprasnet e licitacoes-e.

Recomendado pelo Ministério da Saúde, o teste oferece resultados em, aproximadamente, 30 minutos e é realizado através de swab nasal.

“O teste RT-PCR se mantém como padrão ouro para detecção da Covid-19, mas a testagem em maior escala e velocidade é essencial. Ele será utilizado nas UPAs e Unidades de Emergência para orientar se o paciente deve ser internado imediatamente, pois o teste tem uma especificidade alta, o que significa que se der positivo, o paciente está infectado pela Covid-19”, ressalta o secretário Fábio Vilas-Boas.

É indicado que o teste seja realizado entre o terceiro e sétimo dia após o início dos sintomas, o que possibilita a detecção precoce e a interrupção da transmissão por meio de isolamento dos casos infecciosos e seus contatos próximos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *