Prefeitura de Itacaré alerta comunidades ribeirinhas na sede e em Taboquinhas
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, está alertando os moradores de todas as comunidades ribeirinhas, principalmente as que residem às margens do Rio de Contas, para que estejam atentos ao aumento do volume de águas previsto para estes próximos dias. Devido às chuvas, comportas da Barragem da Pedra, em Jequié, foram abertas, elevando o nível de água do Rio de Contas, que desemboca em Itacaré.

Segundo nota da Prefeitura, o alerta busca evitar acidentes, prejuízos e riscos para a saúde. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informa que, devido às fortes chuvas, ocorridas em municípios na bacia do Rio de Contas, o reservatório da Pedra atingiu um armazenamento de 62,14% do volume útil. Por isso, o reservatório da Barragem da Pedra vai ampliar, de forma gradual, a sua vazão de água, conforme a seguinte programação: neste sábado serão liberados 550 metros cúbicos por segundo de água; no domingo serão 650 e na segunda-feira está prevista a liberação de 700 metros cúbicos de água por segundo.

Antônio de Anízio informou que o volume de águas já começou a subir e a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados. E em caso de emergência, deve entrar em contato com a Defesa Civil de Itacaré, através dos telefones (73) 99981-2727 ou (73) 98151- 2242. Paralelamente a esse estado de alerta, o prefeito também está recomendando à população que evite o contato com águas e fiação elétricas e busque locais altos e seguros para abrigo.

ALAGAMENTOS

Já com relação aos alagamentos na cidade, a Prefeitura informa que a população também pode ajudar, evitando jogar lixo na rua, principalmente em bueiros, córregos e rios, não despejar esgotos nos barrancos e evitar queimadas. Os principais sinais de que pode ocorrer um desabamento são trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando na base do barranco e inclinação de postes e árvores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *