Intervenção na orla depende de estudo, segundo prefeito || Foto de Arquivo/2020
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, autorizou mais R$ 70 milhões em investimentos na infraestrutura da cidade. O novo pacote de obras vai dar continuidade à reurbanização da orla sul e iniciará a requalificação da zona norte, onde serão feitos serviços de drenagem, com nove quilômetros de pavimentação, seis quilômetros e meio de ciclovia e cinco pontos de intervenção (relembre).

O trecho beneficiado na zona norte se estende do Parque Infantil até o Polo Industrial, no Iguape. Essa etapa do projeto de requalificação não alcançará a orla dos bairros São Miguel e São Domingos, que é degradada pela erosão marinha. Segundo o oceanógrafo Lúcio Rezende, professor da Uesc, o avanço do mar, naquele local, foi intensificado pela construção do Porto do Malhado, há 51 anos (veja aqui).

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), explicou que a definição da medida para lidar com o avanço do mar na orla norte depende de  um diagnóstico definitivo do problema, cuja elaboração está em andamento.

“Nós estamos fazendo um estudo, com o Governo Federal, para poder fazer um projeto de contenção, que não seria a contenção, seria modificar a [área] marinha. O estudo está sendo feito por um instituto do Rio de Janeiro. Nós estamos cobrando a Codeba. Assim que tiver [o resultado], nós vamos fazer essa área da zona norte”, esclareceu o prefeito ao PIMENTA.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *