Jerônimo sanciona PPA durante reunião com secretariado || Foto Joá Souza/GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou o Plano Plurianual Participativo (PPA) da Bahia para o quadriênio 2024-2027, com previsão de R$ 150 bilhões para execução dos programas e ações do Governo nas diversas áreas. Publicada hoje (27), no Diário Oficial do Estado (DOE), a peça mais abrangente do planejamento orçamentário do Estado reúne 5.871 propostas, colhidas nas plenárias dos 27 territórios de identidade baianos.

Ao manifestar preocupação com a seca e a diminuição das chuvas em várias regiões da Bahia, nesta terça (26), durante reunião com os 25 secretários de Estado, Jerônimo assegurou que as medidas de mitigação dos efeitos da estiagem terão prioridade no início de 2024, conforme o PPA. Ele também falou sobre programas voltados para a qualificação profissional e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“Fizemos um balanço do ano, dos grandes projetos, da situação econômica e financeira do país e do estado, bem como, a relação entre o governo e as prefeituras, os movimentos, o Governo Federal, as empresas. Assim, delineamos o que foi realizado e já deixamos engatadas ações estratégicas para o próximo ano”, resumiu.

CAPAG-A

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, recordou que apenas a Bahia e mais quatro estados têm a mais alta credencial para financiamentos do Tesouro Nacional, a Capacidade de Pagamento A (Capag-A). “O que isso significa na prática para a gente? Significa mais margem para tomar operações de crédito. O que é muito importante para os investimentos”, explicou.

A titular da Secretaria da Saúde do Estado, Roberta Santana, deu o exemplo da sua área, que, segundo ela, recebeu mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos neste ano. “Tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão do que conquistamos. Hoje, a gente vê a participação ampla nos municípios e a presença das ações de saúde, educação, de agricultura familiar, de meio ambiente, por exemplo”, apontou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *