Vacina está disponível nos postos de saúde, informa Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) deu início à campanha de vacinação contra a dengue. A primeiro público-alvo é formado por crianças de 10 e 11 anos. Segundo a Pasta, o imunizante está disponível nos postos de saúde desde ontem (27).

Desenvolvida pela farmacêutica Takeda e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ansiva), a vacina Qdenga aumenta a resistência do organismo para o contato com quatro tipos de vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), informa a Sesau.

A Secretaria explica que a vacina pode causar reações adversas, como dor no local da aplicação, febre leve e mal-estar. “No entanto, os benefícios da vacinação, geralmente, superam os riscos de complicações causadas pela dengue”, ressalta a Pasta, em nota.

Ilhéus recebeu 4.709 doses da vacina. O público-alvo será ampliado à medida que novas remessas do imunizante cheguem ao município. Apesar de a bula da Qdenga indicar o imunizante para pessoas com idade entre 4 e 60 anos, o público-alvo do SUS, neste primeiro momento, abrange apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Esse grupo concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos, conforme o Ministério da Saúde.

ALERTA

De acordo com dados do Setor de Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, o município está em situação de alerta, pois registra Índice de Infestação Predial (IIP) pelo mosquito Aedes aegypti de 3,7%.

Segundo a Prefeitura, os agentes de combate a endemias intensificaram a rotina de visita a imóveis. Além disso, é possível denunciar criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, por meio do Disque-Denque: (73) 3234-2040. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *