Segundo a Prefeitura, início da ação tem caráter educativo || Foto Secom Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna reforçou, neste mês, a fiscalização de engenhos e demais meios de publicidade instalados de forma irregular. A ação cumpre o artigo 273 do Código de Postura do Município, que proíbe anúncios em passeios, postes, árvores e outras áreas públicas. O trabalho é conduzido pelo Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

O diretor do setor, Joaquim Rodrigues Filho, afirma que a prática ainda é comum em vários pontos da cidade. Segundo ele, a prioridade inicial é orientar. Os agentes notificam os comerciantes e explicam as regras antes de qualquer medida mais rígida. A lei autoriza apreender o material irregular, sem penalidade imediata, e garante 30 dias para o responsável solicitar autorização e recuperar a peça.

Quando há descumprimento da notificação, o processo muda. A permanência do material apreendido gera cobrança, com valores baseados no Decreto de Preços Públicos. A retirada também implica custos de remoção e um acréscimo de 30% sobre o valor do Alvará de Autorização.

As equipes concentraram o trabalho em ruas do centro e de áreas comerciais de grande circulação. Entre elas, Almirante Barroso, Almirante Tamandaré, Paulino Vieira, Rui Barbosa, Ruffo Galvão, Duque de Caxias, Lafaeite Borborema e Miguel Calmon. As avenidas do Cinquentenário, Juracy Magalhães, Nações Unidas e Duque de Caxias também passaram pela vistoria.

Evento levará atrações gastronômicas e artísticas para o distrito turístico de Uruçuca, nos dias 12 e 13 deste mês || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nos dias 12 e 13 de dezembro,  sempre a partir das 17h, o 7º Festival de Arte e Gastronomia vai agitar Serra Grande, distrito turístico de Uruçuca, no litoral sul da Bahia. O evento já é um dos principais atrativos culturais da vila. A organização é das chefs Cris Rosa e Déia Lopes, que comandam restaurantes locais. A expectativa é de grande público na Praça Pedro Gomes.

A Cozinha Show terá aulas gratuitas com chefs da região. Entre eles, André Cabral, de Ilhéus, e Carlos Motta, que atua em Serra Grande. Também participam Dani Façanha, Júnior França, Wendel Assis e as anfitriãs do festival.

O tema deste ano é “Sol, Cacau e Jangada”. A proposta é valorizar o litoral, a força econômica do cacau e a relação da comunidade com o mar. A praça terá artesanato, comida típica e apresentações culturais, como capoeira e dança, durante os dois dias do evento.

A música também está garantida. Na sexta (12), tem Laiô e Banda Zalela in Samba. No sábado (13), DJ Victor Orixá Africano, A Face de Vênus e Cacau Jam. A expectativa é de forte movimentação no comércio e nos serviços turísticos. O Festival tem apoio de instituições locais e da Prefeitura de Uruçuca.

Governador Jerônimo Rodrigues receberá título honorífico da Uesc || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). A entrega da honraria está marcada para a próxima sexta-feira (5), às 18h, no Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus. Ao PIMENTA, a assessoria do governo estadual informou que a solenidade está na agenda do governador, com o status de “a confirmar”.

Autor da proposta referendada pelo Conselho Universitário, o reitor Alessandro Fernandes afirmou que as trajetórias acadêmica e política de Jerônimo reforçam valores que a Universidade busca fortalecer. Para o reitor, o homenageado tem atuação marcada pelo compromisso com a inclusão social, produção científica e expansão do ensino superior na Bahia.

Nascido em Aiquara, no Médio Rio de Contas, Jerônimo Rodrigues construiu carreira ligada ao serviço público e à educação. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, iniciou a vida política no movimento estudantil e se tornou professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Atuou nos governos federal e estadual em áreas como desenvolvimento rural e planejamento e comandou a Secretaria da Educação da Bahia. Nas eleições de 2022, tornou-se o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil.

ANIVERSÁRIO DA UESC

A cerimônia também marcará o aniversário de 34 anos da estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz, que, até dezembro de 1991, era uma instituição privada, a antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi).

Acordo salarial publicado nesta segunda-feira (1º) || Foto Sucom/Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

A Prefeitura de Ilhéus e o Sindicato dos Servidores da Prefeitura (Sinsepi) fecharam o acordo coletivo da campanha salarial de 2025, que estabelece o índice de reposição inflacionária, revisões de benefícios, avanços no plano de carreira e cláusulas trabalhistas para o próximo ano. Pelo texto recém-publicado, a administração municipal aplicará reajuste salarial geral de 5,53%, equivalente às perdas inflacionárias acumuladas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O salário mínimo municipal também será corrigido e passará a R$ 1.941,75, valor resultante de aumento de 15% calculado conforme as projeções de receita do município.

O acordo confirma a aplicação das progressões previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração aos servidores que adquiriram direito após a implantação do plano, incluindo a gratificação por titulação. A administração também manterá em discussão o enquadramento das funções vinculadas ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e se compromete a tratar do reajuste da Função Gratificada ainda neste ano.

Um ponto sensível diz respeito ao adicional de 5% reivindicado pelos fiscais sanitários e pelos fiscais de posturas e de operações. O tema seguirá para a mesa permanente de negociação, com a condição de que qualquer concessão dependa do estudo de impacto econômico-financeiro e do atendimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. A mesma regra vale para a regulamentação do adicional de risco de vida previsto na Lei Municipal 4.269, de 2024.

O documento assegura que aposentados e pensionistas contemplados pelos programas de desligamento voluntário terão a complementação salarial reajustada na mesma proporção e na mesma data aplicada aos servidores da ativa.

VALE-ALIMENTAÇÃO E UNIFORMES

O vale-alimentação também foi corrigido. O município se compromete a pagar R$ 700 por mês e a efetuar o retroativo de janeiro a junho por meio das parcelas de julho a novembro, quando o benefício será temporariamente de R$ 770.

As recargas natalinas referentes aos anos de 2024 e 2025 permanecerão em negociação ao longo do ano, com definição prevista antes do próximo Natal. Trabalhadores afastados por acidente de trabalho ou doença ocupacional manterão o direito ao vale por até 90 dias a partir do afastamento.

O acordo determina ainda que a Prefeitura fornecerá gratuitamente quatro uniformes por ano a todos os servidores cuja função exija uso de vestimenta padronizada. Também está prevista a concessão do auxílio-fardamento aos trabalhadores que desempenham atividades que justifiquem o uso obrigatório.

O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (1º) do Diário Oficial do Município. Acesse a íntegra (a partir da página 10 do arquivo).

Bandeira da campanha Dia de Doar na Ponte Jorge Amado, em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus participa, nesta terça-feira (2), do Dia de Doar com a campanha #DoaIlhéus, que reúne organizações sociais, voluntários e moradores em uma mobilização dedicada à solidariedade. Para marcar a data, a Ponte Jorge Amado ganhou uma bandeira do movimento, gesto que simboliza o compromisso da cidade com a cultura da doação.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer instituições do terceiro setor e ampliar o alcance de ações sociais por meio da coleta de recursos, alimentos, materiais e do incentivo ao voluntariado. Em todo o país, a expectativa é de ampla adesão, repetindo o cenário do ano passado, quando mais de 28 milhões de brasileiros se engajaram e contribuíram com campanhas comunitárias que somaram cerca de R$ 4,5 milhões em doações.

Diferentes organizações de Ilhéus montaram pontos de arrecadação e promovem atividades próprias. A ONG Planeta dos Bichos recebe ração, tampinhas plásticas e produtos para pets. A Associação Centro Educacional de Ação Integrada (Aceai) coleta materiais escolares. A Ação Solidária – Juntos por Ilhéus recebe alimentos não perecíveis, enquanto o Projeto Mãos Solidárias arrecada roupas e itens de higiene pessoal.

Já o Instituto Amigos Solidários coleta alimentos e materiais de higiene e limpeza. O Banco de Sangue reforça o pedido por doadores, e a Abrace reúne materiais de saúde bucal e higiene. Além das contribuições físicas, moradores podem oferecer tempo e trabalho voluntário para reforçar o impacto das instituições.

O Dia de Doar faz parte da rede mundial #GivingTuesday, criada nos Estados Unidos em 2012 como contraponto solidário ao consumo da Black Friday e da Cyber Monday. No Brasil desde 2013, o movimento é coordenado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e integra o Movimento por uma Cultura de Doação. No site oficial da campanha, estão disponíveis informações sobre mobilizações em todo o país, materiais de apoio e orientações para municípios interessados em oficializar a data por meio de lei.

Além de prisões, Operação Invisíveis afastou outros quatro PMs || Foto MP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois policiais militares foram presos nesta terça-feira (2) durante a Operação Invisíveis, força-tarefa que apura a tortura e execução de Edmilson Cruz do Carmo, morto em 17 de fevereiro de 2024, em Monte Santo, no sertão baiano. A ação, conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), também determinou o afastamento de outros quatro PMs investigados por homicídio qualificado e fraude processual.

As equipes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em residências dos seis policiais e nas sedes da Cipe Nordeste, localizadas em Ribeira do Pombal e Monte Santo. As diligências ocorreram ainda em Euclides da Cunha, Aracaju (SE) e Trindade (PE). Foram recolhidos armas, celulares, um simulacro e outros objetos, que agora passam por perícia.

EXECUÇÃO

A investigação do Grupo de Controle Externo de Atividade Policial do MP-BA encontrou inconsistências entre os laudos periciais iniciais e a versão narrada pelos PMs, que registraram a morte como resultado de confronto. As novas provas apontam que não houve troca de tiros: Edmilson foi torturado e executado dentro de casa, na presença de um familiar que também sofreu agressões e ameaças. Segundo o MP-BA, a ação foi previamente planejada por dois dos policiais.

Os outros quatro investigados, ainda conforme o Ministério Público, alteraram a cena do crime, retirando o corpo, apagando vestígios e apresentando objetos e depoimentos falsos na delegacia para dar aparência de legalidade à execução.

A operação reúne o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais e o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública do Ministério Público da Bahia, a Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral e a Corregedoria da Polícia Militar, ambos da Secretaria de Segurança Pública, além dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais dos Ministérios Públicos de Sergipe e de Pernambuco.

Prefeitura reacendeu luzes cênicas da Jorge Amado nesta segunda-feira (1º) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Valderico Junior (UB) entregou, nesta segunda-feira (1º), a nova iluminação cênica da Ponte Jorge Amado, que liga o Centro à zona sul de Ilhéus. As luzes decorativas estavam apagadas desde o final de 2022. “Hoje entregamos um ato de cuidado com Ilhéus. A Ponte Jorge Amado estava apagada, esquecida”, disse o gestor. “É mais uma ação para que o nosso povo volte a ter orgulho de viver aqui”, acrescentou.

Valderico entrega nova iluminação da Ponte Jorge Amado || Foto Nadson Carvalho/Sucom

Construída pelo Governo do Estado e inaugurada em julho de 2020, pelo então governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, a Jorge Amado é a primeira ponte estaiada da Bahia. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA), desde agosto de 2023, o estado passou à Prefeitura a responsabilidade pela iluminação viária e cênica da ponte.

Levantamento do PIMENTA encontrou imagens da Jorge Amado com sua iluminação cênica até o segundo semestre de 2022, conforme registrado na imagem a seguir, de Willian Moralyz, disponível no Google Earth.

A Jorge Amado com iluminação cênica em julho de 2022 || Foto William Moralyz/Google Earth

Nesta segunda-feira (1º), o prefeito usou as redes sociais para divulgar imagens áreas da nova iluminação da ponte. Assista.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Jequitibá, onde funciona a unidade SineBahia em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 5 minutos

Supervisor administrativo, fonoaudiólogo, cartazista, técnico em Nutrição, psicomotricista, fiscal de prevenção de perdas, servente e pedreiro são algumas das oportunidades de hoje pelo SineBahia.

Empresas instaladas nos municípios de Itabuna e Ilhéus oferecem mais de 100 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta terça-feira (2) pelo SineBahia, o órgão estadual de qualificação de mão de obra e intermediação de oportunidades de emprego.

Itabuna lidera em ofertas, com total de 75 vagas. Ilhéus traz 28. Os interessados devem procurar o SineBahia ainda hoje – preferencialmente, pela manhã. O atendimento vai até as 16h.

Para o cadastramento dos concorrentes às vagas, o SineBahia exige apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Para pessoas com deficiência (PcD), necessário apresentar laudo médico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade Ilhéus do SineBahia atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. O SineBahia Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Abaixo, confira as vagas anunciadas para hoje por cidade.

Leia Mais

Atendimento é ofertado em carreta parada em frente ao Centro de Atenção à Mulher, no São Caetano || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mulheres entre 50 e 74 anos podem fazer gratuitamente o exame de mamografia em Itabuna. A oferta faz parte do Mutirão de Mamografia promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia, em parceria com o Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é ampliar o diagnóstico precoce e facilitar o acesso de mulheres à avaliação das mamas.

Os atendimentos começaram no dia 17 de novembro e continuam até esta quarta-feira (3), em uma carreta equipada com sala de exames estacionada em frente ao Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos, localizado na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano. São 80 vagas no período da manhã e mais 80 no turno da tarde, com atendimento priorizado para mulheres dentro da faixa etária indicada.

A coordenadora do Departamento de Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, explica que as equipes de Saúde da Família já vinham fazendo triagem e encaminhamento das pacientes. Mesmo assim, quem chegar ao local sem guia médica poderá passar pela avaliação por demanda espontânea, dentro da capacidade diária de atendimento.

Além de oferecer o exame, a ação reforça a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. A recomendação é manter consultas médicas periódicas, realizar mamografia regular a partir dos 50 anos, observar mudanças no corpo e adotar hábitos que ajudam na prevenção, como alimentação equilibrada, prática de atividade física e evitar o tabagismo. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de tratamento eficaz e de cura.

Roger e Padre entre os demitidos pela Rede Bahia|| Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste final de ano, o clima natalino foi substituído pela apreensão na TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia. Nesta segunda-feira (1º), funcionários, alguns com mais de 20 anos de empresa, foram comunicados sobre desligamentos. Entre os demitidos estão o repórter e apresentador Roger Sarmento e o cinegrafista Edilson Padre, dois profissionais dos mais antigos do grupo de comunicação.

Profissional muito competente e ético, o jornalista Roger Sarmento estava na TV Santa Cruz há 22 anos. Com mais de 50 anos de idade, ele estava em contagem regressiva para se aposentar. Foi surpreendido meses depois de ter o rosto estampado em outdoors na campanha institucional da TV para promover os telejornais no sul e extremo-sul da Bahia.

Roger Sarmento começou a carreira no rádio, com passagens por jornal impresso em Itabuna e emissoras de TV, como Cabrália e Sul Bahia. Ele era titular absoluto do BA-TV, mas atuava também no Bahia Meio Dia e fazia matérias de rua e reportagens especiais.

Roger Sarmento se despediu da TV Santa Cruz com poucas palavras. “Com honra e sentimento de dever cumprido que hoje encerro o ciclo profissional mais longo vivido por mim, até aqui. Foram 22 anos como repórter e apresentador da TV Santa Cruz. Mas todo final é também um recomeço. É desse jeito minha disposição para vida. E com Jesus, tudo que é bom a gente alcança”. Também agradeceu a parceria com a responsável pelo jornalismo na Santa Cruz, Rinara Luz.

O jornalista recebeu palavras de apoio e reconhecimento de colegas de profissão, como Olga Amaral, Luísa Couto, Alanna Sousa, Aracelly Romão, Nanci Macedo e Wadson Santos. “A nossa ficha vai custar a cair. Mas eu tenho certeza que sua nova jornada vai ser próspera! Você é uma pessoa iluminada, inteligente demais e desenrolado. Você vai dar conta do que vier e Deus vai continuar te conduzindo. Espero que esteja com o coração em paz. Te admiro muito e desejo sucesso”, escreveu a apresentadora Aracelly Romão.

MAIS DEMITIDOS

Dentre os demitidos nesta segunda-feira também estão o repórter e editor de texto Abel Dias, que havia sido recontratado há pouco mais de 2 anos, e o competente e correto Edilson Padre, um dos mais antigos cinegrafista da TV Santa Cruz. Muito querido pelos colegas, Padre já estava aposentado.

A onda de demissões na Rede Bahia começou em abril deste ano, com os desligamentos das repórteres Taísa Moura e Kátia Petersen, que estavam na empresa desde 2010 e 2011, respectivamente. Elas atuavam no extremo-sul da Bahia, cobrindo principalmente Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Novas demissões voltaram a ocorrer em outubro, novembro e, agora, em dezembro. Foram, pelo menos, 10 desligamentos neste ano.

O clima é de apreensão nos bastidores da TV Santa Cruz, com os rumores de mais desligamentos nos próximos dias, quase véspera do Natal. Um final de ano bem triste para a comunicação do sul da Bahia.

Previsão de pancadas de chuva para Itabuna nas próximas horas || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (1º), alerta de possibilidade de chuvas para o sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. De acordo com a previsão, pode chover até 50 milímetros nesta terça-feira (2) em municípios, como Almadina, Aurelino Leal, Ilhéus, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacã e São José da Vitória.

Ainda no sul da Bahia, pode ocorrer pancadas de chuvas em Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ipiaú, Itabuna, Itagibá, Itaju do Colônia, Itajuípe, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia e Una. No extremo-sul do estado, deve chover em Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas também para o sudoeste, em municípios de Brumado, Itambé, Itarantim, Jequié, Jucuruçu e Santa Maria da Vitória. A previsão é que o volume de chuva não deve causar grandes alagamentos, mas a população deve ficar atenta. Caso de necessidade, deve acionar a Defesa Civil de seu município.

Empresa asfaltará ruas que dão acesso à Feira do São Caetano, em Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna homologou, nesta segunda-feira (1º), o resultado da Concorrência Eletrônica nº 0006/2025, destinada à contratação de empresa especializada para execução de obras de recapeamento asfáltico no município. O serviço será executados nas ruas em torno da Feira do São Caetano, que passa por requalificação e deverá ser entregue até o final deste ano, pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pela reforma do equipamento público.

De acordo com o Termo de Adjudicação e Homologação, publicado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, o processo administrativo (169.506/2025) foi conduzido com base na Lei nº 14.133/2021 e teve como vencedora a Construtora Alves Carvalho Ltda. O contrato ficou em R$ 300 mil.

A decisão levou em consideração o relatório da Comissão Especial de Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, que analisou proposta de preço e documentação de habilitação da empresa. Não houve registro de recursos administrativos contra o resultado do julgamento. Com a homologação, a Secretaria de Infraestrutura deve agora convocar a construtora para assinatura do contrato e início da execução.

Conselho extingue obrigatoriedade de autoescola para CNH || Foto Antonio Cruz/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), mudança no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Com a nova resolução, o candidato deixa de ser obrigado a frequentar aulas em autoescola para fazer os exames exigidos para a CNH. A medida começará a valer após publicação no Diário Oficial da União.

Mesmo com a flexibilização, continuam obrigatórias as avaliações teórica e prática para concessão do documento. O texto prevê ainda oferta de curso teórico gratuito e on-line, abrindo caminho para diferentes formas de preparação do candidato. Quem desejar permanecer no modelo tradicional poderá recorrer às autoescolas normalmente.

O Ministério dos Transportes aposta na mudança como forma de facilitar o acesso à habilitação. Levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito aponta que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem autorização legal e outras 30 milhões, mesmo aptas pela idade, deixam de tirar o documento devido ao custo considerado alto no modelo vigente.

Com a resolução, Governo Lula projeta redução no valor final do processo e maior alcance para quem está fora do sistema formal de formação de condutores. A proposta vinha sendo discutida desde o primeiro semestre e agora segue para implementação nacional.

Prefeito Nego de Saronga assina convênio para chegada do Ponto Cidadão a Itacaré || Foto PMI/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itacaré terá um Ponto Cidadão para emissão de RG e outros serviços, com funcionamento previsto por meio do SineBahia. A unidade permitirá atendimento para obtenção de documentos no município, evitando deslocamentos a outras cidades. O convênio para implantação do equipamento foi assinado na sexta-feira (28) entre a Prefeitura e a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.

Durante o ato, o prefeito Nego de Saronga (PT) ressaltou que a oferta de serviços no próprio município deve facilitar o acesso da população.
“Este é um passo histórico para Itacaré. Muitas famílias ainda precisam viajar quilômetros para conseguir um documento básico. Agora, vamos oferecer esses serviços aqui mesmo, perto de casa”, afirmou.

O gestor também mencionou o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Essa conquista é fruto de uma parceria que vem fortalecendo nossa cidade”.

Trabalho é coordenado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer || Foto Sucom Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus deu início, nesta semana, à recuperação dos equipamentos esportivos instalados na Avenida Luís Eduardo Magalhães, a Litorânea Norte, no Malhado. O trecho reúne campo de futebol, quadra poliesportiva e outros espaços usados com frequência por moradores que praticam atividades físicas ao ar livre.

A intervenção é conduzida pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com apoio das pastas de Infraestrutura e Defesa Civil e de Serviços Urbanos. O foco é devolver à comunidade espaços públicos qualificados, seguros e apropriados para o esporte e o lazer, afirma a gestão municipal.

De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinícius Mendonça, a proposta atende a uma determinação do prefeito Valderico Junior. “Estamos trabalhando para devolver à população espaços renovados e mais adequados. É uma vontade do prefeito: garantir que cada pessoa tenha um lugar digno para praticar esportes, cuidar da saúde e se sentir acolhida pela cidade”, afirmou.

A revitalização integra um conjunto de ações permanentes de manutenção urbana e busca elevar o bem-estar e a qualidade de vida dos ilheenses, segundo a Prefeitura.