Família procura Carlos Antônio Mamede
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sonho de uma moradora de Itabuna é reencontrar um filho com quem não tem contato há 9 anos. Carlos Antônio Mamede nasceu em 26 de agosto de 1977. Portanto, ele completou 48 anos nesta terça-feira (26). A última vez que dona Maria Luzia Vieira Santana, mais conhecida como Nade, falou com Antônio Carlos foi em 2016. Ele estava morando no interior da Paraíba.

De acordo com dona Maria Luzia Vieira, ela e o filho conversaram, durante bom tempo, por meio de telefone, mas que a partir de 2016 fez várias ligações para o número pelo qual se falavam, mas as ligações só caiam na caixa de mensagem. Apesar de quase 10 anos sem falar com Carlos Antônio Mamede,  Maria Luzia tem esperança de restabelecer contato.

Carlos Antônio nasceu em Itabuna, mas sempre morou com o pai Hermínio Mamede. Como não matinha contato com a família do ex-companheiro, dona Maria Luzia Vieira tem encontrando ainda mais dificuldade de saber notícias do filho. Quem souber do paradeiro de Carlos Antônio Mamede pode ligar para o telefone (73) 991557315.

Paulo Coelho será o novo presidente do Sinapro-Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Após 13 anos, Paulo Coelho voltará a comandar o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) no triênio 2025-2028. Com trajetória de 35 anos no mercado publicitário, Paulo Coelho, da Mago Comunicação, já havia ocupado a presidência da entidade no período de 2009 a 2012.

Ele terá como vice-presidente Geo Filho, da Gente Propaganda, de Vitória da Conquista. André Mascarenhas, da ArteCapital, responderá pela diretoria de Assuntos Éticos.

Lula Lima (SLA) será o diretor de Relações Governamentais; e Marcos Fonseca (Propeg) assume a Tesouraria. Vera Rocha (Rocha Comunicação) será a diretora de Planejamento e Desenvolvimento e Carlos Poggio (Poggio) assume o posto de diretor-secretário.

DELEGADOS REGIONAIS

Lorenna Caldas, da Avoar, é a delegada da Regional Sul

As delegacias regionais do Sinapro-Bahia serão representadas por Aloysio Barros (Design Print), no sertão; Aline Macedo (Carambola), no oeste; Daniel Nunes (Barcelona), no sudoeste; e Lorenna Caldas (Avoar), na região sul.

A cerimônia de posse da nova diretoria será em dia 23 de outubro de 2025, durante o Encontro Nacional das Agências de Propaganda (Enapro 2025), que ocorrerá no período de 23 a 25 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

“Assumimos uma nova gestão no Sinapro-Bahia com continuidade ao trabalho e conexão com novas oportunidades, para promover capacitação, fortalecer a representatividade do setor e buscar o melhor para os associados e para o mercado. Vamos celebrar juntos esta nova etapa durante este grande encontro, que será o Enapro 2025”, afirma Paulo Coelho.

Banco é acionado por práticas abusivas || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública contra o Nubank. O banco digital líder no segmento no país é acusado de práticas abusivas. A promotora de Justiça Joseane Suzart registra que o Nubank “não vem cumprindo o dever de informar e alertar aos consumidores sobre os riscos relacionados à concessão de crédito, bem como adota práticas que contribuem para o superendividamento das pessoas”.

Dentre as irregularidades constatadas pelo MP-BA estão a disponibilização de produtos e serviços pelo Nubank sem prévia autorização do consumidor ou sem apresentação de informações adequadas quanto aos riscos da operação econômica, aplicação de taxas e de juros abusivos.

Além disso, registra Joseane Suzart, foi verificado que a instituição tem disponibilizado empréstimos aos seus clientes de maneira desautorizada. “Alguns clientes foram submetidos ao pagamento de dívidas sem sequer terem solicitado ou autorizado o referido numerário, muito menos ter acesso ao montante supostamente disposto pela instituição financeira”, aponta.

Consumidores reclamam ainda de cobranças indevidas feitas pelo banco por meio de cobranças por compras contestadas, parcelamentos sem a anuência deles, imposição de serviços não contratados e exigência de pagamento de prestações já quitadas.

A apuração do Ministério Público verificou também que o Nubank não tem disponibilizado opções de amortização de dívidas e de quitação antecipada, conforme determina a legislação. Joseane Suzart ressalta ainda que “a concessão irresponsável de crédito promovida pela instituição financeira tem causado o superendividamento de pessoas físicas de boa-fé”. O MPBA propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao Nubank, mas a empresa não demonstrou interesse na assinatura do acordo.

Leia Mais

Ivan Maia é presidente da Emasa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Ainda enfrentamos o imperativo de expandir a rede de coleta e tratamento de esgoto. Esse é um grande obstáculo, mas também uma oportunidade para demonstrarmos resiliência e visão estratégica.

 

Ivan Maia

No próximo dia 28 de agosto, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) completa 36 anos de fundação. É com imensa satisfação e orgulho que, como presidente desta instituição, celebro essa data emblemática, que marca não apenas o passar do tempo, mas uma trajetória de dedicação incansável ao bem-estar da nossa comunidade. Fundada no ano de 1989, hoje, mais do que nunca, reafirma seu papel como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável de Itabuna.

Quando olhamos para trás, recordamos uma Itabuna onde o acesso à água era precário e irregular, impactando a qualidade de vida e o crescimento econômico. Graças ao Mais Água, fruto da coragem e ousadia do prefeito Augusto Castro (PSD) e realizado com o fundamental apoio do governador do Estado Jerônimo Rodrigues (PT), mudamos essa realidade, com água de qualidade distribuída todos os dias.

Indústrias, comércios e residências florescem quando contam com um suprimento confiável de água, gerando empregos, atraindo investimentos e fomentando o ciclo virtuoso da prosperidade. A atual fase da Emasa está intrinsecamente ligada ao progresso econômico de Itabuna. Somos o motor invisível que impulsiona o agronegócio cacaueiro, os setores de serviços e industrial e o turismo emergente, garantindo que nossa cidade se posicione como um polo regional atrativo e competitivo.

Essa transformação se alinha perfeitamente aos feitos históricos recentes da administração municipal, sob a liderança do prefeito Augusto Castro, que marcou a primeira reeleição na história de Itabuna, refletindo a confiança da população em uma gestão comprometida com o progresso.

Projetos emblemáticos como o novo aeroporto de Itabuna, que avança de forma acelerada, prometem elevar nossa conectividade aérea. Da mesma forma, as duplicações de rodovias, como a BR-415 entre Nova Itabuna e Nova Ferradas, a BR-101 na zona urbana, e a construção da BA-649 ligando Itabuna à Ilhéus melhoram a logística regional, facilitando o escoamento de produtos e impulsionando a economia. Esses avanços em mobilidade urbana e intermunicipal, sob a coordenação da excepcional secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, ampliam o potencial econômico. Esses empreendimentos não só fomentarão o turismo e o comércio, mas também demandarão uma infraestrutura de saneamento robusta para suportar o influxo de visitantes e investimentos, área onde a Emasa se destaca como parceira essencial.

Outro marco importante é a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, uma iniciativa defendida pelo prefeito Augusto Castro desde sua época como deputado estadual. Essa integração de municípios fomentará parcerias em áreas importantes como o saneamento, fortalecendo a posição de Itabuna como centro regional. A Emasa, com sua expertise, será vital para harmonizar os serviços de água e esgoto nessa nova configuração metropolitana, promovendo equidade e desenvolvimento compartilhado.

No entanto, reconhecemos que os desafios persistem, especialmente no âmbito do esgotamento sanitário. Ainda enfrentamos o imperativo de expandir a rede de coleta e tratamento de esgoto. Esse é um grande obstáculo, mas também uma oportunidade para demonstrarmos resiliência e visão estratégica.

A poluição de rios como o Cachoeira e o impacto ambiental decorrente da falta de saneamento adequado afetam não só o meio ambiente, mas também a saúde da população e o potencial econômico do município.

É aqui que exaltamos a competência técnica e o esforço incansável de nossos empregados que, dia após dia, superam adversidades com eficiência, maestria e compromisso. São eles os verdadeiros heróis dessa jornada, aplicando conhecimentos especializados para otimizar recursos, implementar soluções inovadoras e garantir a eficiência operacional. Seu empenho não é apenas um dever funcional, mas uma paixão pelo serviço público que inspira a todos nós.

Olhando para o futuro, a Emasa se posiciona como peça-chave nos projetos que moldarão o amanhã de Itabuna. No momento em que o município está atualizando o Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento essencial que identificará alternativas viáveis para investimentos direcionados à universalização dos serviços prestados. Esse plano, alinhado à legislação federal e às demandas locais, pavimentará o caminho para parcerias, captação de recursos e a adoção de tecnologias sustentáveis.

A Emasa, com sua destreza técnica acumulada, será protagonista nessa iniciativa, contribuindo para metas ambiciosas como a cobertura integral do esgotamento sanitário até 2033, conforme as diretrizes do Marco Legal do Saneamento. Esses esforços não só resolverão pendências históricas, mas também impulsionarão o desenvolvimento econômico, criando empregos na construção civil, melhorando os indicadores na saúde e educação, contribuindo para a atratividade para novos empreendimentos e promovendo a sustentabilidade ambiental – elementos cruciais para uma Itabuna mais próspera e inclusiva.

Em nome de toda a equipe da Emasa, agradeço à população de Itabuna pela confiança depositada em nós ao longo desses 36 anos. Convido a todos a celebrarem conosco essa data, reafirmando nosso compromisso com um futuro onde o saneamento seja sinônimo de equidade e progresso. Juntos, continuaremos a transformar desafios em conquistas, garantindo que nossa cidade avance com água limpa, esgoto tratado e esperança renovada.

Parabéns, Emasa! Parabéns, Itabuna!

Ivan Maia é presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), bacharel em Administração e em Direito e pós-graduado em Direito Público e em Direito Administrativo.

Danilo da Nova Itabuna apresentou requerimento para convocar secretária Sônia Fontes || Fotos CMI e Conexão Grapiúna
Tempo de leitura: 2 minutos

Os vereadores aprovaram a convocação da secretária de de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes, para prestar esclarecimentos sobre desocupação na área da Bananeira, no Lomanto, e assistência prestada às famílias atingidas. A convocação foi requerida pelo vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) e aprovada por 15 dos 17 vereadores. A titular da Infraestrutura deverá ir à Câmara na próxima segunda-feira (1º), às 15h.

– Este requerimento é muito importante para que possamos debater e tirar algumas dúvidas. No mandato passado, aprovamos o auxílio-aluguel para diversas famílias da Bananeira, da Rua de Palha e da Nova Itabuna, mas até hoje essas residências não foram entregues. É preciso entender como está esse processo e como a Prefeitura tem tratado essas famílias”, afirma Danilo.

Opositor ao Governo Augusto Castro (PSD), o parlamentar disse não ser contra a retirada das famílias ribeirinhas. “Defendo que elas tenham um espaço digno. Este pedido não é para polemizar, mas para garantir transparência”, acrescentou.

APOIO À CONVOCAÇÃO

Da base de sustentação do governo municipal, o vereador Zé Alberto (PSB) também se posicionou favoravelmente. “Um requerimento por explicações escritas poderia resolver o problema, mas acredito que seja uma matéria relevante, e não vejo motivo para que a secretária não compareça. É uma oportunidade de esclarecer não só para esta Casa, mas para toda a população as medidas que foram adotadas. Por isso, votei sim.”

Já o vereador Ronaldão (Republicanos) lembrou que a secretária já esteve na Câmara recentemente, votou não, mas defendeu o direito de convocação. “Poucos dias atrás, a doutora Sônia esteve aqui, a convite do vereador Sivaldo Reis, e respondeu a todas as perguntas. Porém, o vereador Danilo tem razão ao querer novas explicações. Acho que a convocação, às vezes, desgasta, mas entendo que é direito do vereador. Quando o secretário vem responder à população, eu voto sim”.

Presidente do Legislativo, o vereador Manoel Porfírio (PT) ressaltou o papel da Câmara como espaço de diálogo com a sociedade. “Se o vereador Danilo acha por bem convocar a secretária Sônia, é um direito dele. Voto sim. Não deixei de ser aliado do prefeito Augusto Castro, mas esta Casa precisa prestar contas à sociedade. O povo espera de nós respostas e fiscalização”, afirmou o presidente, ressaltando qualidades da secretária. “Será um prazer tê-la aqui para debatermos os processos, os investimentos e o que ainda precisa ser feito”.

Estudo mapeia violência contra a mulher no Brasil || Foto Joédson Alves/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Marielle Franco (IMF) lança nesta quarta-feira (27), às 19h, no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a pesquisa inédita Regime de ameaça: a violência política de gênero e raça no âmbito digital (2025), que mostra a dimensão e a gravidade dos ataques direcionados a mulheres negras no cenário político brasileiro.

O estudo mostra que a violência política digital não é pontual, mas sistêmica e coordenada. Entre os casos mapeados, 71% das ameaças envolveram morte ou estupro, e 63% das ameaças de morte faziam referência direta ao assassinato de Marielle Franco, revelando um padrão simbólico e violento que transforma esse feminicídio político em uma advertência brutal às mulheres negras que ousam disputar o poder.

A maioria das vítimas é formada por mulheres negras cis, trans e travestis, LGBTQIA+, periféricas, defensoras de direitos humanos, parlamentares, candidatas e ativistas. A sistematização dos dados foi obtida a partir de atendimentos feitos pelo Instituto Marielle Franco, em parceria com o Instituto Alziras, o portal AzMina, o coletivo Vote LGBT, o centro de pesquisa Internet LAB, além de dados captados da Justiça Global e Terra de Direitos.

“São mulheres que carregam, na vida e na luta, a base que sustenta este país, mas seguem invisibilizadas. A violência que atinge cada uma delas é também uma violência contra a democracia”, afirma Luyara Franco, diretora executiva do IMF e filha de Marielle.

A pesquisa também faz recomendações concretas, como a criação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça, que deverá orientar ações do Estado, do Legislativo, da sociedade civil e das plataformas digitais para garantir a proteção de mulheres negras na política.

De acordo com Luyara, o levantamento comprova, com dados, que a violência política digital contra mulheres negras não é isolada, mas parte de um sistema que busca afastar essas mulheres da vida pública.

“Queremos que essa publicação sirva de base para ações concretas de proteção e para responsabilizar agressores e plataformas digitais. Nosso compromisso é com a memória, a justiça e a construção de um país em que as mulheres possam existir e disputar espaços políticos sem medo”.

CRIAÇÃO

Inaugurado em 2019, o Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família da vereadora, com o objetivo de defender a memória e multiplicar seu legado, além de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a seguirem em busca de um mundo mais justo e igualitário. Com informações d´Agência Brasil.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 5 minutos

 

Quarta-feira (27) com oferta de mais de 270 vagas de emprego e de estágio remunerado em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do Estado pelo SineBahia. São 122 oportunidades em Jequié, 65 em Ilhéus, 42 em Eunáolis, 26 em Porto Seguro e 18 em Itabuna hoje.

Os candidatos devem procurar o SineBahia nesta quarta-feira, preferencialmente pela manhã, com carteiras de Trabalho e de Identidade em mãos, além de comprovantes de escolaridade e de endereço e CPF em mãos. O expediente nas unidades vai até as 16h. O SineBahia em Jequié encerra às 17h.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. A unidade de Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, Centro.

Quem busca vaga em Porto Seguro deve se dirigir ao Shopping Central Park, na Rua Assis Chateaubriand, no Centro, próximo ao terminal de balsas para Arraial d´Ajuda. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Weverton Antônio foi sequestrado e morto por facção criminosa || PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigadores da Polícia Civil encontraram, na segunda-feira (25), restos mortais em uma área de mata da Fazenda Duas Américas, nos fundos do bairro Arnaldão, zona rural de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. O material foi encontrado durante as investigações sobre o sequestro, tortura e assassinato do motoristas de transporte por aplicativo Weverton Antônio dos Santos, de 28 anos.

Weverton Antônio dos Santos sequestrado e morto no dia 13 de maio deste ano. De acordo com as apurações, o crime teria sido cometido por integrantes de uma organização criminosa que atua no município. O caso gerou grande repercussão na região devido à violência empregada e à ousadia dos envolvidos.

Os fragmentos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde passarão por exames necroscópicos e de DNA para confirmar a identidade da vítima e esclarecer as circunstâncias da morte.

As diligências foram conduzidas por equipes da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, com apoio da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em ação integrada contra o crime organizado.

FILMARAM O CRIME

Os criminosos filmaram o crime e usaram o celular de Weverton Antônio dos Santos para enviar os vídeos a contatos dele. Além de motorista, Weverton trabalhava como segurança em eventos. O carro dele foi encontrado numa estrada de terra, no distrito de Pindorama, no dia 16 de maio, três dias após o assassinato do motorista.

Até o momento, três adultos foram presos e um adolescente apreendido pela participação no crime. Outros suspeitos já foram identificados e são procurados, tanto por este homicídio quanto por outros assassinatos atribuídos ao grupo.

Lagoa Santana sedia Campeonato Brasileiro de Canoagem || Foto CBCa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma delegação com mais de 150 atletas dos municípios de Ubaitaba, Itacaré, Ubatã, Camamu, São Félix e Itajuípe está em Lagoa Santa (MG) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025. Os atletas viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). As provas serão realizadas entre esta quarta-feira (27) e domingo (31).

Serão mais de 300 provas que integram a programação da etapa nacional. Haverá disputas em distâncias de 3.000m, 1.000m, 500m e 200m, de acordo com cada categoria. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e faz parte dos eventos que definirão o ranking nacional da canoagem velocidade e paracanoagem, o qual somará os pontos da primeira e segundas etapas da Copa Brasil.

A presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima, está confiante em um bom desempenho da equipe. “A Bahia tem tradição consolidada na canoagem e segue se destacando em competições no Brasil e no exterior. A preparação dos nossos atletas é intensa e diária, com foco na preparação técnica e emocional”, afirmou.

A maioria dos atletas faz parte do projeto Remando em Águas Baianas, desenvolvido pelo Governo da Bahia para incentivar o esporte. “O projeto é essencial nesse processo, pois garante o suporte necessário para que a garotada chegue motivada e preparada às disputas, o que faz toda a diferença na conquista de resultados”, destacou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Clínica Escola de Odontologia da Faculdade Anhanguera em Itabuna oferece, gratuitamente, vários serviços de Odontologia, como restaurações, tratamento periodontal, profilaxia, exodontia, clareamento, reabilitação oral, endodontia e gengivectomia. A programação é direcionada para adultos, crianças e pessoas com deficiência.

A responsável pelas atividades é a docente Rafaela Maynart Batista, coordenadora do curso de Odontologia da Instituição. Os atendimentos são realizados por alunos supervisionados por professores e profissionais. Segundo Rafaela, a programação visa promover o bem-estar social e a saúde da população.

“Os atendimentos são importantes tanto para os alunos, que têm a oportunidade de treinar e aprimorar os conhecimentos adquiridos de forma teórica, quanto para os munícipes, que têm acesso a diversos tipos de tratamentos odontológicos acessíveis. Portanto, é uma forma de gerarmos um impacto social positivo à comunidade”, afirma Rafaela.

COMO AGENDAR

Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (73) 2102-3010 ou presencialmente. Os atendimentos são prestados de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 21h. A Clínica Escola de Odontologia está localizada na própria Faculdade Anhanguera, na Av. José Soares Pinheiro, 1.600, no Bairro Lomanto.

Lula durante reunião ministerial hoje (26) || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera nesta terça-feira (26) a segunda reunião ministerial de 2025. Ao citar a atual política dos Estados Unidos, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais, ele afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. Lula orientou seus ministros a defenderem a soberania do país em seus discursos públicos.

Para ele, as decisões do presidente estadunidense, Donald Trump, são descabidas. Ainda assim, o governo brasileiro segue à disposição para negociar as questões comerciais.

“Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fôssemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém. É importante saber que o nosso compromisso é com o povo brasileiro”, disse Lula.

“É importante que cada ministro, nas falas que fizerem daqui para frente, façam questão de retratar a soberania desse país. Nós aceitamos relações cordiais com o mundo inteiro, mas não aceitamos desaforo e ofensas, petulância de ninguém. Se a gente gostasse de imperador, o Brasil ainda seria monarquia. A gente não quer mais. A gente quer esse país democrático e soberano, republicano”, acrescentou.

EXPORTAÇÕES

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que está à frente das negociações sobre o tarifaço, também apresentou números atualizados sobre o impacto das medidas no comércio brasileiro. Segundo ele, 35,6% de tudo que é exportado pelo Brasil ao país norte-americano estão sob uma tarifa de 50%.

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas. No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.

Porém, em 6 de agosto, Trump aplicou uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo ele, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Além disso, Alckmin explicou que 23,2% das exportações ao país norte-americano são taxados de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial norte-americana, que é aplicada a todos os países, com exceção do Reino Unido. Para aço, alumínio e cobre, por exemplo, a tarifa é de 50%; automóveis e autopeças são taxados em 25%.

O restante dos 41,3% de produtos exportados aos EUA tem uma tarifa de 10%.

O vice-presidente lembrou que o governo brasileiro atua para socorrer as empresas impactadas pelo tarifaço.

No último dia 13, Lula assinou a medida provisória que cria o Plano Brasil Soberano. As medidas incluem uma linha de crédito no valor de R$ 30 bilhões para exportadores, mudança nas regras do seguro de crédito à exportação e em fundos garantidores, suspensão de tributos incidentes sobre insumos importados (drawback) e compras governamentais de gêneros alimentícios que deixaram de ser exportados.

Além disso, a política de comércio exterior do governo é de abertura de novos mercados para os produtos brasileiros.

Ainda hoje, Alckmin e outros ministros embarcam para uma viagem ao México, para tratar do potencial de ampliação do comércio entre os dois países. Segundo ele, há possibilidades nas áreas agrícola, de biocombustível, aviação, energia e industrial.

“O presidente Lula tem orientado diálogo permanente, soberania, Brasil não abre mão da sua soberania, Estado de Direito, separação dos poderes, que é a peça basilar do Estado de Direito e, ao mesmo tempo, negociação e diálogo para a gente corrigir essa absoluta distorção da política regulatória”, acrescentou.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Confira as oportunidades pelo SineBahia
Tempo de leitura: 6 minutos

Nutricionista, vistoriador veicular, soldador, recepcionista bilíngue, motorista entregador, motorista de caminhão-tanque, auxiliar contábil, auxiliar de engenheiro, caldeireiro de manutenção e desenhista técnico estão entre as ofertas de emprego hoje.

Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Gandu e Jequié têm oferta de 333 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta terça-feira (26) pelo SineBahia. De acordo com o SineBahia, há 124 vagas em Jequié, 74 em Ilhéus, 61 em Eunápolis, 52 em Gandu e 22 em Itabuna para esta terça-feira.

Os interessados devem procurar a unidade do órgão estadual ainda hoje para se cadastrar para a disputa pela vaga. Levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 14h em Gandu e encerra-se às 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis. Em Jequié, vai até as 17h

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O atendimento em Itabuna é feito no segundo piso do Shopping Jequitibá, no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus do SineBahia fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Em Eunápolis, o atendimento é prestado na unidade que fica na Rua 5 de Novembro, no Centro.

Quem procura o SineBahia em Jequié, deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades da Policlínica Regional, no Mandacaru. Em Gandu, o atendimento  é na Rua Nestor Lopes da Silva, 161, no Parque Turístico. Confira, abaixo, as vagas por cidade.

Leia Mais

Repórter entra em trabalho de parto ao vivo em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma cena surpreendeu e emocionou os telespectadores do programa Bahia no Ar, da Record, na manhã desta segunda-feira (25/8). Durante uma entrada ao vivo, a repórter Maryanne Barros, da afiliada da emissora em Itabuna, anunciou que estava em trabalho de parto. A jornalista Jessica Smetak, apresentadora da atração, reagiu.

“Deixa eu me despedir um pouquinho do pessoal porque a gente vai se encontrar somente no ano que vem, que neste exato momento eu estou em trabalho de parto”, disse Maryanne ao vivo no programa. “Eu entrego para você e vou correndo para o hospital para poder ganhar minha pequena que está querendo chegar”, encerrou.

Surpresa, Jessica Smetak reagiu. “Maryanne, eu tô emocionada. Saúde pra você e pra sua família. Filho é uma bênção. É o segundo filho de Maryanne, a gente vai sentindo as contrações e chega a hora que tem que correr mesmo! Vá e mande notícias pra gente”, comentou a apresentadora.

MÃE PELA SEGUNDA VEZ

A jornalista Maryanne Barros já é mãe do pequeno Henry, de 2 anos, e tem usado as redes sociais para falar da experiência de ser mãe pela segunda vez. Na semana passada, ela publicou um desabafo falando da diferença da gestação de Karitas.

“Meu segundo gestar e quanta diferença de um para o outro, em tudo! Na primeira tive que ser fortaleza, na segunda sou brisa leve; na primeira a responsabilidade de um menino, na segunda o desafio de uma menina”, escreveu. “Uma coisa é certa: essa segunda gestação é bem mais leve, mais leve por não ser mais o desconhecido, mais leve por saber lidar com os sintomas, bem mais tranquila em ter dois homens cuidando tão bem de mim e da pequena.”

Também na semana passada, ela mostrou como estava a mala da filha para o momento do nascimento. “Mamãe de segunda viagem e agora a mala maternidade é bem mais prática e com itens que eu SEI que eu realmente vou precisar e usar! Lembrando que essa é só a mala de Karitas ainda tem a minha pra montar”, brincou. Do Metrópoles.

Carlo Ancelotti convoca seleção para Eliminatórias|| Foto Rafael Ribeiro/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O treinador Carlo Ancelotti anunciou, na tarde desta segunda-feira (25), a lista de convocados para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O primeiro duelo será disputado no dia 4 de setembro, às 21h30min, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada.

No dia 9, às 20h30min, brasileiros e bolivianos se enfrentam no Estádio Municipal de El Alto, na cidade de El Alto, pela 18ª rodada. O treinador deixou de fora jogadores, como Vini Júnior, do Real Madrid, Neymar Júnior, do Santos, e Gerson, do Zenit/Rússia. Neymar esteve na pré-lista, mas se lesionou na semana passada, durante treinamento na Vila Belmiro.

Desde suas duas partidas iniciais pela Seleção Brasileira (empate sem gols com o Equador e vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai), ele e sua comissão técnica fazem uma série de observações no Brasil para conhecer mais sobre a cultura do futebol nacional, além de ter acompanhado in loco as finais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Leia Mais

Mulher é resgatada da situação de escravidão em Itabuna || Foto MTE
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trabalho de 10 horas a 15 horas por dia, de domingo a domingo, por mais de 50 anos, não rendeu dinheiro para uma moradora de Itabuna. Hoje, com 64 anos, a idosa não frequentou uma sala de aula nem teve a carteira assinada pelos “patrões”. Como não teve o nome divulgado, vamos chamá-la de Maria das Dores.

Dona Maria das Dores chegou a casa de uma família de Itabuna ainda criança. Virou adolescente e adulta ajudando a tomar conta de crianças e cuidando da casa dos outros. Nunca teve direito a própria família ou, ao menos, contato com familiares. Uma poupança para quando a idade chegasse ficou somente nos sonhos.

Dona Maria das Dores foi “transferida” de uma geração para a outra, como propriedade da família. Ela era proibida de sair de casa, sofria maus-tratos e precisava ficar à disposição para trabalhar durante todo o dia, conforme informou nesta segunda-feira (25) o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os fiscais do Ministério do Trabalho descobriram que os exploradores não se conformaram somente em escravizar dona Marias das Dores. Os “patrões” conseguiram benefícios para a idosa junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas ficavam com todo o dinheiro como se fosse deles.

A chance de sair da situação à análoga à escravidão só apareceu depois de mais de 5 décadas de trabalho pesado. A idoso foi resgatada sem nenhum dente e sem acesso a atendimentos de saúde. A família que explorou a vítima deve responder a processo na Justiça do Trabalho para arcar com os direitos da idosa, além de ser acionada para devolver todo dinheiro roubado.

Os nomes dos acusados pela exploração da idosa não foram divulgados. Por isso, o PIMENTA não ouviu a versão deles sobre os crimes.