Marcos Japu, secretário de Turismo de Itacaré, com Marcelo Bacelar, da Setur-BA || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O destino turístico Itacaré esteve presente no encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional, iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), na última quarta-feira (20), no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio, em Salvador.

Dirigido a convidados do trade turístico, imprensa e representantes do poder público, o evento itinerante apresentou as iniciativas do Sistema Comércio – CNC, Federações, Sesc e Senac – que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Representando Itacaré, participaram o secretário municipal de Turismo, Marcos Japu, e o empresário Ernani Pettinati. “Foi uma oportunidade ímpar para nós, enquanto representantes do destino turístico Itacaré, momento de reencontrar parceiros e amigos, como o querido Zé Alves (ex-secretário de Turismo), além de um aprendizado maravilhoso”, destacou Marcos Japu, titular da Pasta do Turismo de Itacaré.

O encontro discutiu os avanços e a integração do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, apresentando iniciativas do Sistema Comércio pelo fortalecimento do turismo nacional e estadual. Também promoveu alinhamento e articulação entre as instâncias de Governança do Estado da Bahia e diversos atores estratégicos da cadeia produtiva do setor.

A programação contou, ainda, com apresentações culturais, mostra gastronômica assinada pelo chef Uelcimar Cerqueira, do Senac, além de exposição sobre o programa nacional Vai Turismo, da CNC, que tem como propósito consolidar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e promoção dos destinos brasileiros.

Foram apresentadas também as iniciativas do Sesc e Senac, as ações da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-BA (CET), além de espaços de diálogo com as secretarias estaduais e municipais de Turismo.

Sabrine com a pequena Marina || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de travar uma batalha pela vida da filha e fazer  promessa com pedido para que a bebê se recuperasse, uma mãe deixou o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, no sul da Bahia, fazendo o percurso, pelos corredores da unidade, de joelhos com a crianças nos braços. A jovem Sabrine Oliveira, de 32 anos, havia iniciado dias de orações, em julho, com pedidos para retornar para casa com o bebê saudável.

A história da família de Sabrine com o Materno-Infantil em Ilhéus começou em 18 de julho, quando a jovem chegou para dar à luz. Com um quadro delicado de diabetes gestacional, Sabrine viu, após o parto, a sua filha Marina ser, imediatamente, transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar de uma anoxia — deficiência de oxigênio no cérebro, comum em diagnósticos como o dela.

Naturais de Piraí do Norte, município a cerca de 180 quilômetros de Ilhéus, Sabrine e o marido, Mateus, encontraram na equipe do hospital o apoio de que precisavam para seguir firmes e confiantes na cura e na alta hospitalar da filha. “Tive um atendimento maravilhoso, apoio de psicólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, equipe da assistência social. A todo momento iam lá no quarto saber como eu estava”, elogia.

A PROMESSA

A convivência com a sua realidade e a de outras mães inspirou-a a fazer uma promessa: caso saísse com a filha totalmente recuperada, faria todo o percurso da alta nos corredores do hospital de joelhos. Na última quarta-feira (20), emocionada, Sabrine pôde, finalmente, cumprir o prometido.

“Saímos bem, com ela viva, sem sequelas. Felizes e emocionados”, disse. Para Sabrine e Mateus, a terceira filha do casal é um milagre da vida.

Única maternidade 100% SUS do sul da Bahia, o Materno-Infantil é um equipamento do Estado gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, além de pediatria clínica e UTIs pediátrica e neonatal. A unidade já ultrapassou a marca de 11 mil partos e é a única do estado habilitada pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado aos Povos Indígenas.

Renata Ettinger lançará "]não cabe nas mãos[" no próximo dia 4, em Salvador
Tempo de leitura: 2 minutos

A poeta e dizedora de versos Renata Ettinger lançará ]não cabe nas mãos[, seu quinto livro de poemas, no dia 4 de setembro. Após apresentar o título inédito na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e na Flipelô, a autora itabunense se encontra com o público para o lançamento oficial, no Lar Café Bistrô, na Rua das Margaridas, Pituba, às 18h30min. O evento contará com sessão de autógrafos, leitura de poemas e apresentação musical de Nalini Vasconcelos e Pedro Gomes.

– O silêncio sempre foi matéria da minha poesia. E este livro é feito de silêncios e pulsares que não tem nome. Talvez seja isso que a poesia me pede — escrever o que não cabe, o que insiste em permanecer em desalinho, e nos devolve alguma forma de abrigo – conta Renata.

Publicado pela Mormaço Editorial – editora baiana independente dedicada à literatura brasileira contemporânea, ]não cabe nas mãos[ apresaenta narrativa sustentada pelo não dizer. Ao “acolher a ação que não” e “exercer o não verbo”, Renata conduz o leitor por uma escrita em que o silêncio, o silenciar e o silenciamento se estabelecem. A poeta percorre recônditos, não ditos, subterfúgios; e costura seus versos com os de outros poetas que iluminam e atravessam sua voz.

O livro tem edição de Maria Luiza Machado, poeta e fundadora da Mormaço Editorial, e orelha assinada pela escritora Maria Ávila. O projeto gráfico e a ilustração da capa são de Isabela Sancho. Já a produção editorial é de Marcus Cardoso e Juliana Cajives, que também assina a revisão da obra e o posfácio.

QUEM É RENATA ETTINGER

Renata Ettinger (1982) é baiana de Itabuna, e residente em Salvador. É poeta e dizedora de versos, publicitária e arteterapeuta. Já publicou os livros Habitadores (Patuá, 2023), A mesma vida é outra (2022), GRITO: silêncios ecoando em minha voz (2020), Oito Polegadas (2018) – este em parceria com mais três poetas, e Um eu in verso (2002), estes de forma independente.

É autora e voz do Trago Poemas, podcast e lista de transmissão, e do projeto de áudio-poemas Quarentena com Poema – QCP (2020). Também é uma das realizadoras do Sarau Preamar e do clube de leitura Onde se lê poesia, em que leva a poesia para além das páginas.

Homem é preso por tráfico de drogas em Itabuna || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (22), no bairro Califórnia, em Itabuna, um homem de 26 anos, por tráfico de drogas. Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pelos investigadores. De acordo com a polícia, o acusado já vinha sendo monitorado por envolvimento com o tráfico de entorpecentes e utilizava tornozeleira eletrônica, por responder anteriormente pelo mesmo crime.

Na ação, foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha, além de embalagens para a venda das drogas e uma balança de precisão. O material foi encaminhado para a perícia, e o suspeito permanece à disposição da Justiça. A prisão foi realizada pela 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Itabuna, com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sul).

Bahia terá 800 voos a mais no próximo verão || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia contará com 880 voos extras da Azul no próximo verão, com a oferta de mais 132,4 mil assentos, entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026. Serão 432 voos a mais para Salvador, 300 para Porto Seguro e 148 para Ilhéus, partindo de aeroportos de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, também reforçará sua atuação no estado, com 69 voos semanais durante a alta temporada. As operações ligarão Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Una (Comandatuba) a mercados estratégicos, como Bauru, Campinas, Congonhas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em São Paulo; Confins/Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais; Goiânia, em Goiás; e Cascavel, no Paraná.

O secretário de turismo, Maurício Bacelar, afirma que “a ampliação de operações da Azul na Bahia é o reconhecimento da liderança do estado no mercado brasileiro do turismo, alcançado com investimentos estaduais em infraestrutura, inclusive aeroportuária, qualificação de empresários e profissionais, promoção dos destinos, além do trabalho constante de captação de voos regionais, nacionais e internacionais”.

Há vagas para todos os campi da universidade || Foto Nice Santana/UFRB
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou edital de concurso público para contratação de 72 professores. As oportunidades são para os sete centros de ensino da instituição, nas cidades de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

As inscrições poderão ser feitas no período de 1º a 16 de setembro, pela internet (acesse o endereço no final do texto) . A taxa de inscrição é de R$ 280. O candidato que tiver condições de comprovar ser de baixa renda e estiver inscrito no cadastro único do Governo Federal deve solicitar a isenção no período de 1º a 5 de setembro.

O salário varia de R$ 3.090,43 (para 20 horas semanais de trabalho e graduação) e R$ 13.288,85 (para dedicação exclusiva e 40 horas semanais, com doutorado).

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E APLICAÇÃO DA PROVA

Do total de vagas ofertadas, 45% são destinadas a ações afirmativas. Serão reservadas quatro vagas para candidatos com deficiência, 25 vagas serão reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), duas destinadas a candidatos indígenas e uma para candidatos quilombolas, conforme legislação vigente e normas internas da UFRB.

O concurso contará com as seguintes etapas: Prova Escrita (PE), Prova Didática (PD), Defesa de Memorial (ME) e Prova de Títulos (PT) e, quando necessário, Prova Prática (PPR). A prova será aplicada a partir de 23 de novembro.

A prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em aula expositiva de natureza teórica ou teórico-prática e terá como objetivo apurar o conhecimento da matéria e o desempenho pedagógico do candidato, entendido como o domínio de métodos didáticos na organização e a apresentação de conteúdos com rigor e criticidade.

O edital com as informações sobre as vagas ofertadas, os requisitos exigidos, assim como as fases do concurso e procedimentos para realização das provas, está disponível no endereço eletrônico: sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/public.

Jerônimo tem aprovação de 59% dos baianos, segundo pesquisa Quaest || Foto Lucas Santa Bárbara/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A pesquisa Quaest que aferiu o humor do eleitorado em relação à disputa em 2026 ao Palácio de Ondina também captou como o baiano tem visto o governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo a pesquisa, 59% dos aprovam a gestão de Jerônimo e 33% desaprovam. Em fevereiro deste ano, 61% aprovavam e 31% desaprovavam o governo petista. A Quaest foi às ruas no período de 13 a 17 de agosto.

– Os bons indicadores das pesquisas refletem nossa caminhada diária de trabalho e compromisso com a Bahia. Eles nos animam e reforçam a importância de seguir construindo um estado cada vez melhor, com mais saúde, educação, lazer, segurança, infraestrutura e oportunidades para o povo baiano – disse Jerônimo ao conhecer os números.

Contratada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 1.200 eleitores da Bahia. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

SEGURANÇA PÚBLICA

Ainda segundo o levantamento, os baianos consideram que a melhor área do governo é a de infraestrutura e mobilidade, com 45% de aprovação. Antes campeão, a Educação tem 41% de aprovação. A área com pior avaliação é a segurança pública. Apenas 29% dos consultados aprovam a gestão de Jerônimo neste setor.

Durval Filho é homenageado na Igreja Adventista
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

 

Na plateia, a família de Durval acompanhava tudo com muita atenção e as palavras de Jorge soaram como um terrível desatino. No retorno a Canavieiras, Jorge Araujo pega uma carona até Ilhéus e Durval, ainda abismado, resolve esclarecer a dita parceria nas farras.

 

Walmir Rosário

Dizem que algumas frases são como flechas atiradas. Jamais voltam, e nunca serão esquecidas, apagadas do mapa ou da memória das pessoas, embora não façam mal ou bem correm o mundo. E foi justamente o que aconteceu com o coleguinha das redações (desculpem a audácia), Nélson Rodrigues, com algumas de suas mais conhecidas frases de efeito.

E essa – bastante repetida –, “toda a unanimidade é burra”, acredito que Nelson a criou por não ter tido a oportunidade de conhecer o canavieirense Durval Pereira da França Filho, ou simplesmente professor Durval. E não é que ele – Durval – completou 80 anos em 11 de agosto último, cercado de amigos forjados ao longo de sua vida.

Aproveitou o sábado (09-08) para comemorar a data nas formas religiosas e profana. Pela manhã, culto na Igreja Adventista, da qual é membro desde os 8 anos de idade, se não fui traído pela data. À noite, reuniu amigos de Canavieiras e de outras cidades, muitos presente para abraçar o mestre e o colega num clube da melhor idade, entre eles eu e Raimundo Tedesco.

Assim que sua família deixou a fazenda pras bandas de Jacarandá e se transferiu para a cidade de Canavieiras, Durval se dedicou à religião, às letras, à cultura. Ainda menino, buscou recuperar os anos perdidos fora da escola, quando na roça, cursando o antigo primário e o ginásio em tempo recorde, para surpresa dos colegas e professores.

Antes de colocar na parede o quadro com o primeiro diploma já lecionava e continuou com sua paixão pela educação por toda sua vida. Professor da escola da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do Colégio Estadual Osmário Batista, Colégio Presbiteriano João Calvino, Faculdade Santo Agostinho, em Ipiaú. É lembrado como professor de cursinhos pré-vestibular, cujos alunos o agradecem até hoje pela formação. Também é um dos fundadores da Academia de Letras e Artes de Canavieiras (Alac), e foi secretário de Cultura e diretor da Biblioteca Afrânio Peixoto, em Canavieiras.

Mais que um simples professor, Durval nunca se limitou a ensinar a matéria de sua responsabilidade e sim formar o caráter das pessoas, a importância da educação física na massa corporal e na arte de pensar. E eles o agradecem, penhoradamente, pela formação e o cobraram por não ter incluído o futebol de campo nos eventos neste aniversário, como na comemoração dos 70 anos.

Empregado aposentado do Banco do Brasil, Durval Filho estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Itabuna (Fafi), mas não conseguiu completar o curso por incompatibilidade com o horário de trabalho. Anos depois retorna à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), gradua-se em História e, em seguida, especializa-se em História Regional. Logo depois se torna Mestre em Cultura e Turismo pela Uesc, em parceria com a Ufba. Na conclusão do mestrado apresenta a dissertação “Belmonte, Memória, Cultura e Turismo: numa (re)visão de Iararana”, de Sosígenes Costa.

Na literatura, Durval Filho não se limita aos temas históricos e escreve diversos livros sobre a história de Canavieiras, com destaque para Canavieiras Terra Mater do Cacau, em coautoria com Aurélio Schommer. Também são de sua lavra Pelos Caminhos da Fé, aspectos da cristianização católica na história de Canavieiras, além de Temas e Tempos Diversos, dedicados à poesia.

Nos próximos dias o professor Durval nos brindará com o livro Nos Escrínios da Memória, no qual revela passagens preciosas, do próprio punho, sobre a trajetória de uma pessoa simples, observadora, inteligente, que traçou um modo de vida e o seguiu fielmente, sempre atento às possibilidades. Um chefe de família exemplar, um homem de muitos amigos, entre eles uma imensa legião de ex-discípulos.

Centrado em Canavieiras, percorreu uma banda do mundo em busca de novas culturas, mais conhecimento e novos amigos, com os quais se corresponde, especialmente sobre literatura. Casado com Maria Lúcia Nonato França, é pai de Cassius Marcelus, Lísia Cláudia e Lúcio Marcus Oliveira de Nonato e França, e avô de Brunna, Rafael, Diogo, Maria Eduarda, Ana Cássia e João Gabriel.

Durval Filho é aquela pessoa que todos o querem como amigo. Sabe ouvir, opinar, aconselhar, trocar uns dedos de prosa sobre qualquer assunto. Adventista, sempre que chamado vai à Igreja Católica falar sobre a história de São Boaventura, bem como em outras igrejas protestantes, Loja Maçônica, dentre outras instituições.

Botafoguense, fez questão que o bolo de aniversário fosse elaborado com as cores e a estrela solitária do time de sua predileção. Apesar de abstêmio, coleciona centenas de amigos que cultuam o esporte etílico. Destes recebem convites para comparecer à Confraria d’O Berimbau numa visita eminentemente histórica. Dá uma risadinha, mas por lá nunca deu as caras.

Mas como o inusitado sempre acontece, ao defender sua Dissertação de Mestrado, Durval se encontra com um dos componentes da Banca Examinadora, o Professor-Doutor Jorge Araujo, ex-colega da Fafi e amigo. Lá pelas tantas, Jorge Araújo ressalta as qualidades de Durval, seu parceiro de muitos anos de farras, intelectual de primeira qualidade.

Na plateia, a família de Durval acompanhava tudo com muita atenção e as palavras de Jorge soaram como um terrível desatino. No retorno a Canavieiras, Jorge Araujo pega uma carona até Ilhéus e Durval, ainda abismado, resolve esclarecer a dita parceria nas farras. Sem pestanejar, Jorge responde:

– Ora, Durval, não se preocupe, foi apenas um artifício corriqueiro utilizado para deixar os professores e o mestrando à vontade. Não se preocupe.

E todas as dúvidas familiares foram esclarecidas.

Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e autor de  autor de livros como O Berimbau – Valhacouto de boêmios, disponível na Amazon.

Foto Marcello Casal Jr./GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano acertarão as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal liberará a consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2025. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes sem prioridade no reembolso, que declararam perto do fim do prazo.


As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

– 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
– 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
– 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos;
– 22.841 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– 13.515 contribuintes acima de 80 anos;
– 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A mais nova pesquisa Quaest de intenções de voto ao governo baiano mostra ACM Neto (União) oscilando um ponto para baixo e queda de quatro pontos percentuais do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em relação à pesquisa de fevereiro deste ano. Neto atinge 41% (42% na anterior) e Jerônimo desliza para 34% (tinha 38%).

Os números ao governo estadual foram divulgados hoje (22) pela Quaest.

João Roma (PL) alcança 4% e Kléber Rosa (PSOL) chega a 2% e José Aleluia (Novo) tem 1%.

Indecisos são 4% e brancos e nulos atingem 14%.

A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais e ouviu 1.200 baianos em 57 municípios no período de 13 a 17 de agosto, segundo o Instituto.

Unidade do SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping
Tempo de leitura: 6 minutos

Sexta-feira (22) de oportunidades para quem procura emprego ou estágio remunerado em Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Jequié pelo SineBahia. São 368 vagas para profissionais de vários setores da economia.

O maior número de vagas é ofertado por Jequié, com 200 oportunidades, seguido por Ilhéus, com 74. Eunápolis traz outras 64 vagas e Itabuna outras 30.

Os candidatos devem procurar o SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã. A documentação exigida para cadastramento vai de carteiras de Trabalho e de Identidade a CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

Quem procura vaga em Itabuna, deve se dirigir ao segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

A unidade do SineBahia em Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Já em Eunápolis, o atendimento é na Rua 5 de Novembro, no Centro. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Servidor da Prefeitura de Itabela foi assassinado no mês passado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da Delegacia Territorial da Polícia Civil e policiais militares de Itabela, no extremo-sul da Bahia, cumpriram mandado de prisão temporária contra mais um suspeito de envolvimento de latrocínio (roubo seguido de morte), que teve como vítima o servidor público Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, de 58 anos. Cleison Ramos Santos, de 18 anos, foi localizado no distrito de Monte Pascoal.

O crime que vitimou Antônio Carlos Gonçalves ocorreu na madrugada do dia 31 de julho deste ano, também em Monte Pascoal. Na ocasião, conforme investigações da Polícia Civil, Antônio Carlos foi surpreendido por dois homens armados, que efetuaram disparos de arma de fogo e subtraíram dinheiro e o aparelho celular do servidor público. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

As investigações apontaram a participação de mais de um autor no crime. No início deste mês, um homem identificado como Roney Nascimento Lima, de 23 anos, já havia sido detido e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, também pelo envolvimento no caso. O inquérito policial segue em andamento para responsabilizar todos os envolvidos no crime.

Lorrane Souza e Mateus dos Santos brilham nos Jogos Pan-Americanos || Foto CBCa
Tempo de leitura: 2 minutos

Canoístas do sul da Bahia conquistaram, nesta quinta-feira (21), em Assunção, no Paraguai, mais duas medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025. Lorrane Santos Souza, de Ubatã, foi medalha de ouro, e Mateus Nunes Bastos dos Santos, de Itacaré, garantiu a prata para a equipe brasileira na Canoagem Velocidade.

Pela manhã, Lorrane Santos venceu a eliminatória do C1F500m com o tempo de 2:15.31. Com isso, avançou direto para a final. Ao meio-dia, voltou ainda mais forte e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2:12.59, garantindo o lugar mais alto no pódio. Foi a segunda medalha da canoísta de Ubatã nos Jogos. A primeira foi de bronze, conquistada ontem.

Quem também conquistou a segunda medalha nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi Mateus dos Santos. Depois da prata no C1 1000m, o atleta voltou a subir ao pódio, desta vez no C1 500m masculino. Com o tempo de 1:51.44, o atleta de Itacaré ficou a apenas 0.03 milésimos de segundo do primeiro colocado, garantindo mais uma medalha de prata para o país.

“Foi uma prova muito disputada. Dei meu máximo e fiquei por muito pouco do ouro, mas estou feliz por colocar novamente o Brasil no pódio. Agora é foco total nas próximas provas”, destacou Mateus.

MAIS PROVAS NO SÁBADO

Além de Lorrane Souza e Mateus Santos, a Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior com Maria do Livramento de Sousa Cunha (do Piauí), Lucas Espírito Santo Santos (Itacaré). A equipe conta ainda com os treinadores Figueroa Conceição e James Corrêa.

Os atletas brasileiros voltam a competir no sábado (23), quando Maria do Livramento e Lorrane Souza disputam o C2F500m; Lucas Espírito e Mateus dos Santos entram no C2M500m. Ainda no sábado Lucas se junta a Lorrane no C2 Misto 500m, prova que marcará o encerramento da participação da Canoagem Brasileira nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025.

Everaldo Anunciação foi dos principais nomes do PT sul-baiano || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

 

 

 

Nunca fugiu dos desafios da vida. Assim passou de Ilhéus a Itabuna e depois para Salvador, sempre acompanhado da família, sempre discreto, mas presente.

 

Julio Gomes

Não quero aqui lembrar só do Everaldo Anunciação Farias político, embora tenha sido esta atividade dele a que mais marcou a vida da maioria de nós. Impossível não lembrá-lo em seus pronunciamentos, seja na porta de uma fábrica como sindicalista, na Câmara de Vereadores ou desde as reuniões mais simples do Partido até as plenárias nacionais do PT ao lado de grandes lideranças.

Com ideias claras e firmes que sustentava com argumentação sempre sólida, Everaldo convencia tocando em pontos do cotidiano para relacioná-los às grandes questões nacionais em pauta, algo que poucas pessoas sabem fazer.
Didático em seus pronunciamentos, claro, objetivo, estava sempre aberto a escutar e negociar, algo que se vê cada vez menos hoje em dia, mesmo no âmbito da vida institucional.

Mas havia também um outro Everaldo, o Vevéu! Este não era para todos, mas para aqueles com quem era possível ter um diálogo mais próximo, mais amplo, de preferência em locais onde as falas solenes cediam lugar à informalidade que é própria da Bahia e de nosso povo do interior do estado.

Filho de Ilhéus e cria de bairros como a Conquista e o Pontal, Everaldo tinha também o jeito das gentes mais simples, o que facilitava seu diálogo com todos sem perder a sagacidade que o caracterizava, sempre com calor humano e, por isso mesmo, cativante.

Focado no trabalho, mas boêmio. Voltado para grandes objetivos, porém simples na maneira de ser e de agir, amigo de um bom papo e de uma cerveja com os amigos. Por que não? A vida é para ser vivida com alegria!

Mesmo sempre viajando, ligado a tarefas partidárias e à institucionalidade da política, nunca deixou sua família, porto seguro que o recebia de braços abertos como barco que retorna do mar agitado para águas calmas e seguras.

Nasceu sabendo se relacionar e fazer política. Decerto que aprimorou, sim, mas já nasceu sabedor dessa arte que a ensinou muita gente, sendo mentor de uns e guru de outros muito antes da internet entronizar os “coachs” e influenciadores digitais hoje tão em moda.

Nunca fugiu dos desafios da vida. Assim passou de Ilhéus a Itabuna e depois para Salvador, sempre acompanhado da família, sempre discreto, mas presente.

Agora nosso amigo e companheiro Everaldo parte para outra viagem, esta sem volta física, mas também sem o rompimento solene da eternidade porque isso não combinava com ele. Estará, sim, em nossas lembranças enquanto nós também estivermos por aqui.

No mais, viva a vida, trabalhe, ame, faça seu melhor sem violentar sua vocação e suas características como ser humano. Seja você mesmo e encontrará seu caminho. Embora ele nunca tenha dito isto desta forma, sua vida nos mostrou que este é o rumo a ser seguido.

Simples, objetivo e focado no que realmente importa, este é nosso Everaldo, Vevéu: pai, esposo, dirigente partidário, companheiro de inúmeras lutas, amigo sempre que possível. Esteja em Paz!

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Transporte público em Itabuna deverá passar por ajustes || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

As reclamações de usuários com a demora em ponto de ônibus, principalmente nos finais de semana, levaram a Prefeitura de Itabuna a anunciar ajustes de horários. As mudanças começam neste sábado (23).

Segundo Fernando Benigno, titular da Secretaria de Tranporte e Trânsito, já a partir da próxima semana os técnicos vão avaliar o comportamento da frota no dia a dia para que mudanças operadas resultem em melhor serviço.

– Vamos otimizar os horários para que o tempo de espera seja efetivamente menor – prometeu.

ORIENTAÇÃO

Fernando orienta os usuários do transporte coletivo a consultar o aplicativo da Atlântico Transportes para que informa horários e itinerários de ônibus.