Carreta tombou na BR-101, em Buerarema || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma carreta cegonha tombou nesta quarta-feira (6), por volta das 12h20min, na BR-101, quilômetro 521, em Buerarema, no sul da Bahia. O veículo estava carregado. Imagens obtidas pelo PIMENTA mostram que, pelo menos, quatro carros foram arremessados da carroceria da carreta.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que o acidente provocou a interdição total da rodovia. O registro da ocorrência está em andamento. A pista permanecia interditada até as 13h50min.

Acidente ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (6)

Ainda não há informações sobre feridos e se outro veículo se envolveu no acidente. Nas imagens feitas logo após o tombamento, é possível ver um homem caminhando em cima da carreta.

BR-101 É LIBERADA APÓS CARRETA “CEGONHA” TOMBAR PRÓXIMO A ITABUNA

 

Prédio onde funciona a Secretaria de Saúde de Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A dificuldade de acesso a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal reclamação da maioria dos moradores de Ilhéus, segundo pesquisa da PMX/Rede Portal. Saúde foi a resposta dada por 35,43% dos entrevistados quando questionados sobre “o que falta na gestão de Ilhéus”.

Dos demais segmentos lembrados espontaneamente, Educação ficou em segundo lugar, com 10,14% das respostas, seguida por Segurança, com 5,57%. Depois, vêm Obras e Infraestrutura (5%), Geração de Emprego (4,14%), Transporte (3,71%), Pavimentação (2,86%), Turismo (1,86%), Interior/Distritos (1,71%), Trabalho (1,57%), Limpeza (1,14%) e Esporte (0,43%).

A proporção dos que não souberam responder só ficou atrás de Saúde, com 11,43%. O conjunto Outras Citações representa 10,14% das respostas. Já 3,29% dos entrevistados disseram que falta tudo na gestão de Ilhéus, enquanto 1,71% não sente falta de nada.

Dos entrevistados, 49,86% não buscaram nenhum serviço público em Ilhéus no primeiro semestre de 2025 ante 49% que procuraram algum serviço da esfera pública, e 1,24% não respondeu.

No universo dos que buscaram algum serviço público nos primeiros seis meses deste ano, 59,18% julgaram que foram bem atendidos. Outros 39,36% responderam não, e 1,46% não respondeu.

Os pesquisadores foram a campo de 22 a 31 de julho e fizeram 700 entrevistas, abordando 65% das pessoas em casa, 16% no comércio e 19% na rua. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O levantamento também sondou a avaliação do Governo Valderico Junior (confira o resultado aqui).

PESQUISA PMX/REDE: GOVERNO VALDERICO ENCERRA 1º SEMESTRE COM 85% DE APROVAÇÃO

Banco de Leite em Itabuna vai receber recursos para requalificação || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Banco de Leite no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, está entre as 226 unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) contempladas com recursos para melhorar as suas estruturas. Para isso, o Ministério da Saúde liberou R$ 40,6 milhões em repasses direto do Fundo Nacional de Saúde para os fundos estaduais e municipais de saúde. Cada unidade receberá R$ 180 mil em parcela única.

Na Bahia, além de Itabuna, conforme Portaria 7.648 do Ministério da Saúde, foram contemplados os bancos de leite de Barreiras, Jequié Vitória da Conquista (cada município possui uma unidade), Feira de Santana (duas unidades e Salvador (quatro unidades). A recomendação é que os recursos sejam utilizados com o objetivo de qualificar e ampliar os serviços oferecidos nos bancos de leite.

Com os recursos repassados pelo Governo Federal, as unidades poderão adquirir materiais e realizar serviços essenciais para o funcionamento dos bancos de leite. O objetivo é melhorar a coleta, processamento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. Além disso, devem promover ações de comunicação, mobilização social e assistência direta às famílias que necessitam do serviço.

“Iniciamos a Semana Mundial da Amamentação com a liberação destes recursos para fortalecer os Bancos de Leite Humano, mantendo o Brasil como referência mundial. Amamentar é um gesto que vai além da nutrição. É um ato de cuidado, vínculo e saúde, com impactos positivos para o bebê e a mãe”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar a liberação dos recursos.

AGOSTO DOURADO

O investimento foi autorizado pelo Ministério da Saúde no início do “Agosto Dourado”. Neste mês é promovida, em mais de 120 países, a campanha de incentivo à amamentação. No Brasil, a meta é aumentar, nos próximos cinco anos, de 47% para cerca de 70% o percentual de bebês com consumo exclusivo de leite materno nos primeiros seis meses de vida.

O leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento do bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda na proteção contra doenças, como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Além disso, amamentação gera benefícios para a saúde da mulher, como a recuperação do peso, redução de risco de hemorragia pós-parto, fortalecimento do vínculo mãe-bebê, redução na chance de desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto, hipertensão. Também reduz as chances de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.

VAGAS DE EMPREGOS HOJE - SAC de Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, onde funciona a unidade do SineBahia
Tempo de leitura: 8 minutos

Analista de Recursos Humanos, engenheiro eletricista, engenheiro eletricista, gerente operacional, técnico de enfermagem, técnico de atendente de farmácia em hospital, vendedor, auxiliar de saúde bucal e técnico de fusão ótica são algumas das vagas disponíveis, hoje, pelo SineBahia em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste.

Cinco municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste baiano oferecem total de 462 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta quarta-feira (6). São oportunidades oferecidas por empresas com intermediação do SineBahia em áreas como construção civil, comércio, indústria e serviços, dentre outros.

Jequié, com 184 vagas, e Teixeira de Freitas, com 155, são os líderes em ofertas nesta quarta-feira. Na sequência, vêm Itabuna, Ilhéus e Eunápolis, todos com 41 vagas cada um.

Os interessados devem buscar o SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã. O cadastramento para disputa de vagas é feito presencialmente.

O interessado deve reunir carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 16h em todas as unidades, exceto em Jequié, que estica o expediente até as 17h.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade de Jequié do SineBahia está situada na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional de Saúde, no Mandacaru. A unidade de Teixeira de Freitas atende no Shopping Pátio Mix, Villa Verde. A de Eunápolis está situada na Rua 5 de Novembro, no Centro.

Quem busca o SineBahia em Itabuna deve se dirigir ao segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Confira abaixo as vagas por cidade.

Leia Mais

Fuzis seriam entregues em Porto Seguro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) impediu que armamento pesado chegasse às mãos de integrantes de uma facção criminosa com atuação na região de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Os policiais apreenderam sete fuzis e 12 carregadores na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Durante fiscalização de rotina, os policiais rodoviários federais da 4ª Delegacia (Magé) interceptaram, na BR-116, na altura do quilômetro 71, em Teresópolis, um veículo onde as armas eram transportadas. O armamento e os carregadores estavam escondidos no painel de um carro. Na abordagem, os policiais suspeitaram do comportamento do motorista do veículo. Ele apresentou nervosismo.

Na verificação, os policiais encontraram os armamentos em um compartimento dentro do painel do carro. Os sete fuzis – calibre 5,56mm – estavam desmontados. Aos policiais rodoviários, o motorista contou ter buscado o veículo na capital do Rio de Janeiro e que entregaria o armamento em Porto Seguro. As investigações foram encaminhadas à Polícia Civil (110ª DP), naquele estado.

Prefeito Valderico Junior tem início de Governo bem avaliado, segundo pesquisa || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo do prefeito Valderico Junior (UB) terminou seu primeiro semestre com a aprovação de 85,57% dos entrevistados em pesquisa do grupo PMX/Rede Portal, feita no final do mês passado, em Ilhéus. A desaprovação ficou em 5,43% e 9% não souberam responder.

Além de declarar se aprovam ou não o Governo, as pessoas avaliaram o desempenho dele. Para 19,57%, a administração iniciada em janeiro é ótima, enquanto 36,43% a consideram boa. Outros 29,57% qualificaram a gestão como regular, 2,29% ruim e 3,14% péssima; 9% não souberam opinar.

Os pesquisadores foram a campo de 22 a 31 de julho e fizeram 700 entrevistas, abordando 65% das pessoas em casa, 16% no comércio e 19% na rua. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Conforme o grupo PMX/Rede Portal, o levantamento inaugura a série de pesquisas Na Rota da Gestão, que terá continuidade ao longo dos próximos meses.

Concessão de espaços comerciais será feita por licitação || Foto Zé Drone/Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Itabuna oficializou a abertura da Concorrência nº 0004/2025 para a concessão de uso de seis novos quiosques construídos na Alameda da Juventude, na Avenida Firmino Alves, Beira-Rio. A nova urbanização do trecho foi uma das entregas que marcaram os 115 anos da emancipação política do município, celebrados no último dia 28.

De acordo com a Prefeitura, cada quiosque tem 13,77 metros quadrados. Para disputar a concessão onerosa dos bens públicos, os comerciantes, empreendedores e microempreendedores interessados deverão estar com as documentações aptas e de acordo com a Lei nº 14.133/2021 e alterações posteriores, acrescentou a gestão municipal, em nota.

Quiosques serão destinados à venda de alimentos || Foto Pedro Augusto/PMI

Os novos quiosques seguem o padrão de concessão dos estabelecimentos já existentes nas praças Berilo Guimarães, Pastor Hélio Lourenço da Silva e Otavio Mangabeira, todos dedicados à comercialização de alimentos prontos, a exemplo de acarajés, pizzas e quitutes em geral.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes, afirma que a revitalização e criação de novos espaços públicos de convivência são importantes para movimentar as áreas projetadas para o lazer e entretenimento da população. “Construímos esses equipamentos para serem ocupados e promover maior interação entre a população”, concluiu.

Acesse o aviso de licitação.

Legislativo nomeia sete aprovados em concurso || Foto CMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto (PP), publicou, nesta segunda-feira (4), a convocação de sete dos 19 aprovados no primeiro concurso público da história do Legislativo ilheense, feito em outubro de 2024. Acesse a relação a partir da página 32 do Diário Oficial do Legislativo. Os convocados deverão comparecer, no dia 18 deste mês, das 9h às 18h, ao imóvel administrativo temporário da Câmara, localizado na Rua Tobias Barreto, 210, na Cidade Nova.

No ato, deverão entregar originais e cópias de documento oficial de identificação (RG, CNH ou registro em órgão de classe), CPF, Carteira de Trabalho, foto 3×4, comprovante de escolaridade, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de reservista (para homens), certidão de antecedentes e certidão negativa cível e criminal do Judiciário.

A lista tem ainda certidão negativa de débitos municipais, comprovante de situação cadastral no CPF, certidão de casamento ou de união estável e documentos do cônjuge e dos dependentes (para quem se enquadra nessas configurações familiares), registro no conselho da categoria profissional, curso exigido no edital do certame, declaração de bens e declaração negativa de acúmulo de cargos.

Já no dia 20 deste mês, às 9h, os candidatos deverão entregar à Câmara, no mesmo endereço, os exames pré-admissionais exigidos no edital de convocação. Na sequência, serão submetidos a exame de médico do trabalho designado pelo Legislativo, em local e horário comunicados pelo setor de Recursos Humanos, não sendo permitida a remarcação do procedimento.

Titular da Siurb, Sônia Fontes comenta novas intervenções urbanas || Fotos PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna (Siurb) e a empresa Coesa Engenharia deram início, nesta segunda-feira (4), à segunda etapa das obras do complexo viário da Avenida Princesa Isabel, que abrangem a construção de um viaduto sobre a atual rotatória do São Caetano. De acordo com a Prefeitura, a nova fase exige a supressão de árvores exóticas e da Mata Atlântica.

Segundo a titular da Siurb, Sônia Fontes, a execução projeto começou pelo lado esquerdo da Avenida Princesa Isabel, com a recuperação da rede de drenagem. “Os grandes vetores de crescimento da cidade estão na região do São Caetano, onde novas avenidas serão abertas e a integração urbana passa pelas radiais, como Princesa Isabel e Manoel Chaves, coletoras de tráfego”, explicou.

“Agora, estamos no lado oposto, com a etapa dois, com a construção de nova via. No futuro teremos quatro novas pistas para ordenar o tráfego que vem do viaduto e de parte da rotatória, com nova ciclovia”, acrescentou.

As mudanças, conforme a secretária, incluem a realocação dos postes de eletricidade para a área onde as árvores são suprimidas. A supressão foi autorizada pelos órgãos ambientais do estado e do município, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Cada espécie exótica suprimida será compensada com o plantio de cinco mudas. Já a supressão de cada árvore nativa da Mata Atlântica terá que ser compensada com o plantio de dez espécies nativas.

MONUMENTO A ZUMBI DOS PALMARES E PRAÇA

Monumento a Zumbi dos Palmares será realocado em nova praça || Foto PMI

A secretária Sônia Fontes também afirmou que a Siurb mantém diálogo com a população do Banco Raso, que é afetada diretamente pelas intervenções urbanas. Ainda como parte das compensações, a comunidade ganhará uma praça. O espaço, informa a Prefeitura, terá parque infantil, área de alimentação e academia. Também abrigará o monumento a Zumbi dos Palmares, que será realocado em função das obras.

Nesta quarta-feira (6), às 17h, o novo complexo viário, viaduto, nova ponte, novos acessos à BA-649 e BR-415 e outras ações do Programa Itabuna 2030 serão tema de audiência pública na Câmara de Vereadores.

Homem foi detido no município de Porto Seguro || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu o principal executor do atentado contra o diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, cometido em maio deste ano, quando um motorista foi gravemente ferido. Acusado de envolvimento em vários homicídios, o homem foi detido nesta segunda-feira (4), em Pindorama, distrito de Porto Seguro.

Apontado como membro de facção criminosa do Rio de Janeiro, ele é suspeito de participação na fuga de 16 detentos do presídio de Eunápolis, em dezembro de 2024. Também é acusado de ordenar ataques contra policiais e familiares dos agentes de segurança pública. Além disso, teria ligação com o advogado preso durante a Operação Dupla Face, no dia 1º de julho, em Serrinha.

Integrante da mesma organização criminosa, o advogado atuava como mensageiro de internos do conjunto prisional e no tráfico de drogas, informa a Polícia Civil.

A operação desta segunda-feira (4) mobilizou equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). O homem era alvo de cinco mandados de prisão. Outro acusado de homicídio também foi detido na mesma diligência.

VAGAS DE EMPREGOS HOJE - Vista parcial do Shopping Jequitibá, onde fica o SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 8 minutos

Farmacêutico, engenheiro eletricista, recepcionista bilíngue, salva-vidas, operador de caixa, gerente de mercado, técnico de farmácia, motorista de caminhão, telefonista e auxiliar administrativo estão entre as vagas disponíveis, hoje, nas unidades do SineBahia de cinco municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste.

Terça-feira (5) com centenas de vagas de emprego em cinco dos principais municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do estado pelo SineBahia. Há 184 vagas em Jequié, 145 em Teixeira de Freitas, 50 em Itabuna, 42 em Ilhéus e 40 em Eunápolis.

Os candidatos devem se dirigir ao SineBahia ainda hoje – e, de preferência, pela manhã, com carteiras de Trabalho e de Identidade em mãos, além de CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 16h em quase todas as unidades. A exceção é Jequié, que estende o expediente até as 17h.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia em Teixeira de Freitas está situado no Shopping Pátio Mix, Villa Verde. A unidade de Itabuna também atende em um shopping, o Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), Góes Calmon. Em Eunápolis, a unidade fica na Rua 5 de Novembro.

O SineBahia Jequié está situado na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru, próximo à Policlínica Regional de Saúde. Já em Ilhéus, a unidade atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Confira, abaixo, as vagas por cidade.

Leia Mais

Mônica Burgos e Sabrina de Branco serão palestrantes da Semana de Inovação || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Duas mulheres com histórias inspiradoras e carreiras marcadas pelo sucesso profissional estão confirmadas na 5ª edição da Semana de Inovação, que começa na próxima segunda-feira (11), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. A empresária Mônica de Burgos e a jornalista Sabrina de Branco abordarão temas sobre liderança, coragem e empreendedorismo.

Às 19h30min, a jornalista Sabrina de Branco, vice-presidente global de Sustentabilidade do Grupo Domtar, abordará o tema Inovação: um ato de coragem, estratégia e liderança – Como transformar Ilhéus no Vale do Silício Tropical.

Nascida em Campinas (SP), atualmente morando em Três Lagoas (MS), Sabrina de Branco formou-se em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, e começou a carreira de sucesso no jornalismo e na publicidade no sul da Bahia. Passou por grandes empresas como a Bahia Mineração (Bamin) e hoje é vice-presidente global de Sustentabilidade do Grupo Domtar.

SÓCIO DA AVATIM

A outra palestrante da noite é uma empresária de grande sucesso. Trata-se da sócia-fundadora da ilheense Avatim, Mônica Burgos, que, em 2002, se uniu ao amigo César Favaro para iniciar uma história de sucesso. Hoje, a empresa possui mais de 300 lojas espalhadas pelo país. Formada em Direito, a empresária falará sobre Cheiros que contam história: da intuição à estratégia, compartilhando sua trajetória e visão de negócios.

Mônica Burgos começou com produtos artesanais, vendendo de porta em porta. Em 2002, ela e o sócio construíram uma pequena fábrica de fragrância em Ilhéus. No ano seguinte, precisaram ampliar para atender a demanda. Em 2009, inauguram a primeira loja em um shopping de Salvador. Os produtos se espalharam para todo o país até chegarem à Europa. No ano passado, a empresa abriu a 4ª loja em Portugal.

PROGRAMAÇÃO

A Semana de Inovação de Ilhéus prossegue até o dia 15, com uma programação diversificada e gratuita. O evento reunirá especialistas, empreendedores, estudantes, produtores rurais, empresários da construção civil e gestores do setor público para debater ideias e tendências que podem impulsionar o desenvolvimento da cidade.

A Semana de Inovação de Ilhéus é promovida numa parceria da Prefeitura com Sindicato das Indústrias de Informática e Eletrônicos de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Governo da Bahia, Sebrae e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Para inscrição gratuita no evento, clique aqui.

Padrasto é preso acusado de estuprar enteadas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam, nesta segunda-feira (4), um homem de 35 anos, suspeito de cometer estupro de vulnerável contra duas enteadas. As investigações começaram em 2021, quando a mãe das vítimas registrou uma ocorrência denunciando que seu então companheiro havia estuprado, engravidado e fugido com uma das meninas, à época com 12 anos. A adolescente deixou uma carta pedindo para não ser procurada.

Ao longo de quatro anos, o padrasto mudou-se com frequência, trabalhando em fazendas da zona rural, inclusive em outros estados, como o Espírito Santo, para dificultar a localização da menina. Ele impedia o contato da vítima com a família, conforme investigações da Polícia Civil em Ilhéus.

De acordo com a polícia, em março deste ano, o suspeito permitiu que a adolescente entrasse em contato com a mãe por meio de um celular desconhecido. A partir desse momento, os policiais passaram a monitorá-lo, conseguindo descobrir sua localização aproximada.

Foi descoberto que o suspeito cometeu o mesmo crime com a irmã da adolescente, que na época tinha 10 anos. A prisão foi realizada em uma fazenda na zona rural de Itabuna, pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Ilhéus, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Crime da comarca de Ilhéus.

Após a prisão, o suspeito passou por exame pericial e foi encaminhado ao Conjunto Penal de Itabuna, onde permanece à disposição da Justiça. As vítimas passaram por atendimento médico e serão acompanhadas pelo serviço psicossocial.

PF faz busca na casa do ex-presidente || Foto Lula Marques/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Também ordenou busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília. A Polícia Federal apreendeu o celular do líder da extrema-direita.

O ministro também estabeleceu novas medidas contra Bolsonaro. Dessa forma, o ex-presidente está proibido de receber visitas, exceto dos advogados. Além disso, está proibido de usar celulares, inclusive de terceiros.

As novas restrições são consequências do descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros. Ontem (3), durante os atos de apoio ao ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais com uma declaração de Bolsonaro.

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

Na nova decisão, o ministro destacou que Flávio Bolsonaro e outros dois filhos do ex-presidente, Carlos e Eduardo, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos deste domingo (3). Dessa forma, segundo Moraes, houve descumprimento das restrições determinadas anteriormente.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Bolsonaro, pois o réu produziu material para publicação nas redes sociais de seus três filhos e de todos os seus seguidores e apoiadores políticos, com claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e apoio, ostensivo, à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”, afirmou.

As medidas cautelares fazem parte da ação penal que Bolsonaro responde por tentativa de golpe de Estado, associação criminosa, dano ao patrimônio público especialmente protegido e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ex-presidente pode ser condenado a até 42 anos de prisão. Com Agência Brasil.

Funcionários do HRCC obtém vitória na Justiça || Foto Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região ordenou que a Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), que administra o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), repasse o complemento do Piso Salarial da Enfermagem aos trabalhadores da unidade até cinco dias úteis após receber os recursos federais.

Por ser destinada a trabalhadores que atuam em um hospital do estado, a verba federal é repartida pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que a repassa à gestora terceirizada. Proferida na última sexta-feira (31), a decisão abrange os técnicos e auxiliares de enfermagem representados pelo Sindtae.

Ao PIMENTA, o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem afirmou ter buscado a Justiça porque o atraso do pagamento complementar tornou-se recorrente. Conforme a representação sindical, o repasse referente a junho, por exemplo, está na conta da Fabamed desde 13 de julho, há 23 dias. Se a decisão judicial já estivesse em vigor, o complemento deveria ter sido liberado aos trabalhadores até o último dia 18.

Na decisão provisória, à qual o PIMENTA teve acesso, o desembargador do Trabalho Edilton Meireles de Oliveira Santos também fixou multa de um trinta avos da parcela do complemento por cada dia de atraso, em favor de cada funcionário prejudicado.

O PIMENTA entrou em contato com a Fabamed. Por meio da assessoria, a Fundação informou que ainda não foi notificada da determinação judicial e ressaltou que mantém a postura histórica de cumprimento de ordens do Judiciário.