Exportadores querem excluir café da taxação de Trump || Foto Marcello Casal JR/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) defende a inclusão do café na lista de produtos brasileiros que vão ficar de fora da taxação imposta pelos Estados Unidos em 50%.

Mais cedo, o presidente norte-americano, Donald Trump, oficializou a proposta de taxação de produtos brasileiros comercializados com o país, com o café incluído nos produtos a serem tributados. A Ordem Executiva traz cerca de 700 exceções, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.

O Cecafé diz que seguirá em tratativas com seus pares dos Estados Unidos, como a National Coffee Association (NCA), para que o produto passe a integrar a lista de exceções elaborada pelo governo americano. “O ato implicará elevação desmedida de preços e inflação, uma vez que esses tributos serão repassados à população americana no ato da compra”, diz o comunicado assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Cecafé, Márcio Ferreira, e o diretor-geral da entidade, Marcos Matos.

Segundo a entidade, a relação cafeeira entre Estados Unidos e Brasil é “imprescindível uma à outra”, sendo que o café brasileiro representa mais de 30% do mercado norte-americano. O Brasil é o principal exportador de café aos Estados Unidos.

16% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

O conselho afirmou ainda que os Estados Unidos respondem por 16% das exportações brasileiras do produto, ressaltando a relevância da relação com os Estados Unidos. “O café também é de suma relevância aos Estados Unidos, haja vista que 76% do povo norte-americano consome a bebida; a população gasta cerca de US$ 110 bilhões em café e itens relacionados (US$ 301 milhões por dia) ao ano”.

Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) diz que a medida impactará a comunidade do café especial e os segmentos envolvidos com cafés de qualidade em todo o mundo, principalmente o Brasil.

Os Estados Unidos são o principal mercado importador dos cafés especiais do Brasil, adquirindo aproximadamente 2 milhões de sacas desse produto, a uma receita superior a US$ 550 milhões ao ano. Da Agência do Brasil.

Mutirão Rua Pop será no prédio do Centro de Atenção à Mulher || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Pela primeira vez, Itabuna será sede de um Mutirão Pop Rua Jud, nos dias 19 e 20 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Atenção à Mulher (CAM), na Praça José Bastos, no centro (antigo SESP). O evento é promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus e Justiça Federal, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e diversos órgãos públicos.

O mutirão busca garantir o amplo acesso à justiça e a serviços essenciais, com base na Resolução nº 425 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é promover o exercício pleno da cidadania por meio da regularização de documentos, acesso a benefícios assistenciais, atendimento jurídico gratuito, serviços públicos e cuidados básicos de saúde. A população em situação de rua contará com preferência no atendimento. O evento também objetiva alcançar outros públicos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com os coordenadores do evento, que integram o Sistema de Justiça, o projeto visa construir pontes entre o Estado e as pessoas que, historicamente, têm seus direitos mais básicos negligenciados. “O Mutirão Pop Rua Jud é uma oportunidade de atuação conjunta e coordenada para oferecer dignidade e perspectiva a quem mais precisa”, destacam.

REUNIÕES PRÉVIAS

Além do MPF, da Justiça Federal e da Prefeitura  de Itabuna, estão confirmadas as presenças da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Caixa Econômica Federal, além de diversos órgãos da administração pública, especialmente das áreas de saúde, assistência social e cidadania.

A atuação do MPF em Itabuna dá continuidade ao trabalho iniciado no mutirão Pop Rua Jud realizado em Salvador, nos dias 10 e 11 de julho. Na capital baiana, o órgão participou das ações com base no Roteiro para Atuação do MPF nos Mutirões Pop Rua Jud, lançado na sede da instituição no início do mês.

A Prefeitura de Itabuna está realizando, previamente, a triagem e análise das situações que envolvem percepção de benefício do INSS, a fim de selecionar os casos em que as documentações necessárias para exame do benefício já estejam adiantadas (encaminhando para demais atendimentos as hipóteses em que ainda se dependa da realização de exames).

Os interessados nos benefícios do INSS, que estejam em situação de rua ou vulnerabilidade, deverão comparecer à UNEX (sala de Núcleo de Apoio Jurídico), em um dos seguintes dias: I) dias 4 e 5 de agosto, das 8h às 12 e das 14h às 17h), dia 6, das 8h às 12h. Haverá ações também nos dias 19 e 20.

Isaquias Queiroz começou em Ubaitaba e ganhou o mundo || Foto CBCa
Tempo de leitura: 2 minutos

Ubaitaba sedia no próximo domingo (3), a partir das 9h, a 4ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e  Paracanoagem. A competição esportiva reunirá mais de 140 atletas em 10 equipes de Salvador, São Félix, Cachoeira, Ubatã, Itacaré, Camamu, Maraú, Itajuípe, Ilhéus, além de Ubaitaba. As provas serão disputadas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior e master, no Rio de Contas, com largada na Avenida Beira Rio.

Promovida pela Federação Baiana de Canoagem, com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Prefeitura de Ubaitaba, a competição será em homenagem aos 40 anos de fundação da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e a emancipação política e administrativa de Ubaitaba. A terra do canoísta Isaquias Queiroz completou 92 anos no último domingo, dia 27.

É um campeonato muito importante para as crianças e jovens, principalmente, aqueles que irão participar do Campeonato Brasileiro, segundo afirmou a coordenadora de Esportes da Confederação Brasileira de Canoagem e presidente da Associação Cacaueira de Canoagem, Luciana Costa. “As etapas do Baiano servem como seletiva para o Campeonato Brasileiro, que será promovido agora em agosto, em Lagoa Santa, em Minas Gerais”, relatou Luciana Costa ao PIMENTA .

ESPORTE EM CRESCIMENTO

A Confederação Brasileira de Canoagem, segundo Luciana Costa, está muito contente com as ações que têm sido desenvolvidas em apoio ao esporte na Bahia. “A CBC está muito feliz com o trabalho realizado pela Federação Baiana de Canoagem, com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O estado tem investido na modalidade e, com isso, possibilitando o crescimento dos nossos atletas”, contou.

Luciana Costa citou como sucesso desses investimentos o surgimento de atletas como Isaquias Queiroz, campeão mundial e medalhista olímpico; e Gabriel Nunes, Mateus Bastos, Lucas Espírito Santo, que conquistaram medalha no Mundial Júnior e Sub-23 de Velocidade, em Portugal, no último final de semana. Lucas foi ouro no C1500m e a dupla Mateus e Gabriel ficou com a prata na C2m500m. Do PIMENTA.

Momento da prisão de um dos suspeitos || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Beira-Rio Livre, que teve como objetivo desarticular um grupo criminoso ligado à comercialização de drogas no Centro de Itabuna. Ao todo, três homens foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.

De acordo com as investigações, os homens fingiam ser vendedores ambulantes e guardadores de veículos para disfarçar a atuação criminosa. No total, foram apreendidos aproximadamente cinco quilos de maconha, um quilo de pasta base de cocaína e um quilo de crack.

A ação foi coordenada pela 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Itabuna) e contou com a participação de policiais civis da Coordenação de Apoio Técnico e Tático Investigativo (CATTI/Sul), da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), da Delegacia de Homicídios (DH) e das 1ª e 2ª Delegacias Territoriais, além de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os investigados foram apresentados na unidade policial, onde passaram por exames de corpo de delito e seguem custodiados, à disposição do Poder Judiciário.

Agentes comunitários e de combate às endemias cobram reajuste e retroativo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias alega que a Prefeitura de Ilhéus descumpriu acordo firmado no último dia 11. Segundo a entidade, na ocasião, o Governo Valderico assumiu o compromisso de efetivar o reajuste salarial da categoria no pagamento do salário referente ao mês de julho, que vencerá no quinto dia útil de agosto.

No entanto, conforme o Sindicato, o Executivo não enviou o projeto de lei à Câmara em tempo hábil para honrar o compromisso. Agora, na melhor das hipóteses, o reajuste e o retroativo só poderão ser pagos com uma folha complementar para julho ou junto com os vencimentos de agosto, acrescenta a representação de classe.

“Tal atitude representa um grave desrespeito com a categoria, que já acumula anos de luta por valorização e reconhecimento, e fere o princípio da boa-fé nas negociações com os representantes dos trabalhadores”, afirmou o Sindicato, em nota de repúdio divulgada nesta terça-feira (29).

A representação sindical afirma que adotará todas as providências legais e políticas para assegurar o direito econômico dos trabalhos, caso o Governo não contorne a situação nos próximos dias.

OUTRO LADO

Ao PIMENTA, a Prefeitura de Ilhéus afirmou que o Projeto de Lei referente ao reajuste salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias foi encaminhado à Câmara Municipal para votação na semana passada.

“O pagamento do residual do reajuste, bem como o retroativo referente ao mês de junho, será realizado após aprovação e sanção da lei, em folha complementar”, acrescentou.

“Ressaltamos que a Prefeitura vem adotando uma politica de respeito com os servidores públicos, antecipando a folha de pagamentos e reafirmando o compromisso com a valorização das categorias”, concluiu a gestão. Atualizado às 16h08min.

Estados Unidos acusam Moraes de violar direitos humanos || Foto Marcello Camargo/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Às vésperas do início do tarifaço contra o Brasil, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos (EUA) aplicou uma sanção contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O órgão do Departamento de Tesouro do país norte-americano acusa Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.

“Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados – inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, disse o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.

VERSÃO

O governo estadunidense repete a versão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que afirma ser perseguido pelo processo que enfrenta acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Segundo a denúncia, Bolsonaro pressionou comandantes militares para suspender o resultado da eleição presidencial de outubro de 2022, quando perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O OFAC usou, como base, a Lei Magnitsky, usada para punir supostos violadores de direitos humanos no exterior. A medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.

Caso Moraes tenha empresas ou controle, com 50% ou mais, companhias nos EUA, elas serão bloqueadas. Informações da Agência Brasil.

Busto do fundador da cidade foi arrancado de monumento da Praça Santo Antônio || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou em um ferro velho o busto do Comendador Firmino Alves (1852-1941), fundador de Itabuna. Feita de cobre, a peça foi danificada ao ser furtada de monumento da Praça Santo Antônio. Junto com ela, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) encontrou parte das letras do nome de Firmino Alves no mesmo estabelecimento, que fica no Parque Boa Vista.

Os guardas municipais agiram rápido. O furto ocorreu na madrugada de terça-feira (29), e as peças foram recuperadas na noite do mesmo dia. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar os crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, inaugurado em 28 de julho de 1962, o monumento tem alto valor simbólico para os moradores da cidade, pela homenagem ao vulto histórico que teve papel central na emancipação política e administrativa do município.

A gestão também recordou, em nota, que o monumento da Praça Santo Antônio foi recuperado, em agosto de 2023, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), junto com a requalificação do espaço público.

O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, em Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) e a secretária da Educação da Bahia (SEC), Rowenna Brito, assinaram o Termo de Cooperação n. 182/2025, que tem como objeto avaliação externa de desempenho dos estudantes da educação básica, do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental regular, na rede municipal de ensino de Ilhéus.

A SEC publicou resumo do termo na edição de hoje (30) do Diário Oficial do Estado. Conforme o Plano de Trabalho, a parceria visa o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas municipais. A vigência prevista é de 12 meses, com a possibilidade de ser prorrogada por até 36 meses.

A publicação oficial também trouxe os resumos de termos de cooperação da SEC com outros municípios baianos (acesse a lista aqui, a partir da página 41).

Vista panorâmica de Itabuna || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O aquecimento do mercado de trabalho formal no Brasil colabora para a manutenção da tendência de alta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a taxa de desemprego de 6,2%, a menor desde 2012, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o país viu crescer a arrecadação do Imposto de Renda (IR), uma das fontes das receitas do FPM junto com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Nesta quarta-feira (30), os municípios brasileiros partilham a terceira parcela de julho do FPM, de R$ 4,6 bilhões, 9% maior do que os R$ 4,2 bilhões distribuídos no mesmo período do ano passado. No sul da Bahia, as maiores fatias são para Itabuna e Ilhéus, que recebem R$ 4.156.772, cada.

Ainda na região, Canavieiras tem direito a R$ 1.111.439, e Camacan, a R$ 1.047.605. Depois, vem Itacaré, com R$ 972 mil. Na sequência, estão Uruçuca, Itajuípe, Coaraci, Una, Ibirataia e Ibicaraí, com R$ 833 mil para cada. Já Buerarema fatura R$ 799 mil.

Arataca, Floresta Azul e Itapé vão receber R$ 555 mil, cada. Na prateleira dos municípios com menor população do sul do estado, estão Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Itaju do Colônia, Barro Preto e Jussari, que faturam R$ 416 mil.

O FPM é a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios do país. A Constituição Federal prevê que o repasse corresponde a 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda e com Imposto sobre Produtos Industrializados. O total recebido pelos municípios muda de acordo o número de habitantes e a renda per capta média dos estados. Os repasses são efetuados, em regra, nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.

VAGAS DE EMPREGO -Unidade do SineBahia Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá || Foto A Região
Tempo de leitura: 4 minutos

Encarregado de supermercado, chefe de seção de serviços administrativos, fiscal de prevenção e perdas, recepcionista bilíngue, farmacêutico, técnico em Segurança do Trabalho e eletricista estão dentre as vagas de emprego e estágio desta quarta-feira (30) em Ilhéus e em Itabuna pelo SineBahia.

De acordo com o órgão estadual, há 64 vagas em Ilhéus e 33 em Itabuna hoje. O atendimento vai até as 16h, mas a orientação é não deixar para a última hora, pois o preenchimento das vagas é dinâmico.

O cadastramento dos candidatos é feito, presencialmente, no SineBahia. Carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade são os documentos exigidos.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia em Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Confira abaixo as vagas por cidade.

Leia Mais

Polícia Civil prende na Bahia foragido da Paraíba || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam, nesta terça-feira (29), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, um pedreiro, de 30 anos, foragido do estado da Paraíba. O homem, que não teve o nome divulgado, era procurado pelos crimes de descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça e injúria, praticados em João Pessoa, sendo a última ocorrência registrada em janeiro deste ano.

A vítima, uma mulher de 28 anos, cozinheira, registrou dois boletins de ocorrência relatando que manteve um relacionamento de dois anos com o suspeito, marcado por episódios de violência física e psicológica.

A separação ocorreu em 2024 e, desde então, o homem passou a persegui-la, proferindo xingamentos, ameaças de morte e fazendo ligações de números diferentes para intimidá-la. O homem já havia sido preso anteriormente pelo crime de violência doméstica.

A operação foi conduzida pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro, com o apoio da equipe da Polícia Judiciária da Força Nacional, que atua na região em reforço à segurança pública. A prisão do foragido foi possível graças ao trabalho investigativo das equipes, que utilizaram ferramentas tecnológicas para rastreá-lo até um endereço na cidade. Ele foi preso sem oferecer resistência.

Embora estivesse escondido no município, o homem publicava vídeos em redes sociais durante festas e momentos de lazer, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A análise desses conteúdos ajudou a identificar locais frequentados por ele, o que contribuiu para a sua localização. O homem permanece custodiado e está à disposição do Poder Judiciário.

Ufob abre inscrições para contratação de professores || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa a contratação de professores substitutos para os campi de Barreiras (10), Bom Jesus da Lapa (1) e Luís Eduardo Magalhães (1). Deste total, 20% são reservados para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (31) no site da Ufob. As provas serão aplicadas em agosto, em locais a serem informados em editais internos de cada Centro. O contrato do aprovado terá duração inicial de um semestre, com a possibilidade de renovação por até 18 meses.

Os aprovados terão de cumprir jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais. Os salários podem chega a R$ 6,3 mil, a depender da titulação e do regime de trabalho. Acesse aqui a página do processo seletivo aqui.

Treze anos após remake de Gabriela, Juliana Paes descansa em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A atriz Juliana Paes escolheu o litoral de Ilhéus para viagem em família. Nesta terça-feira (29), a artista, que protagonizou os remakes de Gabriela (2012) e Renascer (2024), ambas da TV Globo, compartilhou fotos dos dias de descanso ao lado dos filhos e do marido, o empresário Carlos Eduardo Baptista, e amigos.

A família se hospedou no Canabrava Resort, no litoral sul do município. Nas redes sociais, Juliana mostrou os momentos de lazer com o caçula, Antonio, que fez 12 anos no último dia 22, e com o mais velho, Pedro, 14. “Ilhéus, Mel de Cacau, Surf, Amores, Antonio 12 e mais…”, escreveu a atriz.

Segundo apuração do PIMENTA, durante a estadia no litoral sul-baiana, Juliana e família também se hospedaram no Txai Resort, em Itacaré. Confira imagens.

A atriz em momento de lazer com a família || Foto Redes Sociais
Juliana Paes e Carlos Eduardo aproveitam dia ensolarado no inverno baiano || Foto Redes Sociais

Leia Mais

Jessé de Souza fala sobre raça e classe na abertura da 8ª FLI || Foto ICL Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Um bate-papo com o sociólogo e professor Jessé de Souza abre oficialmente, nesta terça-feira (29), às 18h, no Teatro Municipal, a 8ª Festa Literária de Ilhéus (FLI), que segue até quinta-feira (31). Com o título Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe, o encontro será mediado pelo professor Flávio Gonçalves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Todas as atividades do evento são abertas ao público.

A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades públicas, a exemplo do prefeito Valderico Junior (UB); do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes; e do do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Sandro Magalhães

Com o tema A Literatura Centenária de Homens e Mulheres do Sul da Bahia, a FLI também vai lançar o Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, com homenagens a personalidades da literatura e da cultura regional, como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio.

Além do Teatro Municipal, as atrações da FLI vão se concentrar na Academia de Letras de Ilhéus, Praça Pedro Mattos, Praça Dom Eduardo, Ilhéus Praia Hotel e A Parceria Contabilidade, no Centro Histórico.

O evento terá shows de Armandinho e Banda, Bomjuni, Laiô, Bia Berbert, Banda Pier 5 e Orquestra Gongombira de Percussão. Também se apresentam o Balé Afro Batukejeje e o Teatro Popular de Ilhéus, entre outras atrações. Confira, abaixo, a programação completa da FLI.

Leia Mais

Reitora Luzia Mota (de verde) lança pedra fundamental do IFBA em Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Mota, lançou nesta segunda-feira (28), em ato simbólico na Avenida Ibicaraí, a pedra fundamental do Campus Itabuna. A unidade será erguida em terreno adquirido pela Prefeitura e doado à instituição. O ato também contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e de outras autoridades públicas.

Localizado no cruzamento da BR-415 com a BR-101, no bairro Nova Itabuna, o terreno de 50 mil metros quadrados pertenceu à antiga Fazenda Bananeiras. Nele, o Governo Federal vai erguer o primeiro campus do IFBA no município, que terá área construída de 6.217 metros quadrados. O campus contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, dez salas de aula, sete laboratórios, quadra poliesportiva e refeitório que inclui cozinha industrial completa.

Ao centro, o terreno onde será erguido o campus do IFBA em Itabuna || Foto José Nazal

O ato fez parte das comemorações dos 115 anos da emancipação política de Itabuna, conquistada no dia 28 de julho de 1910. Para a reitora Luzia Mota, o futuro campus terá impacto regional. “Esse investimentos não são apenas para Itabuna, mas para os municípios regionais que também sonham com uma educação pública de qualidade, referenciada socialmente. O IFBA chega para somar e contribuir com o desenvolvimento regional”, declarou.

A reitora também ressaltou o empenho do Governo Augusto Castro para viabilizar o terreno do campus. “Não é toda cidade que temos esse reconhecimento e apoio da Prefeitura, por isto, o registro da importância de ter um prefeito, seu secretariado e uma Câmara de Vereadores que acreditam na educação como vetor de transformação”, concluiu.

SEMINÁRIO

O IFBA promove, nesta tarde de terça-feira (29), no auditório da Unex, Centro, o seminário A Expansão da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da educação profissional no Brasil. O evento começou às 13h e seguirá até as 19h.