Maria Eliomar foi atropelada e morta no São Francisco || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma idosa morreu após ser atropelada por veículo automotor, na noite deste domingo (15), no bairro São Francisco, próximo ao muro do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Maria Eliomar Costa Souza, de 69 anos. O Samu-192 constatou o óbito no local do acidente.

“O condutor do veículo envolvido no acidente fugiu sem prestar socorro”, acrescentou a Polícia Civil em nota enviada ao site. O veículo em questão teria sido um ônibus, segundo informações.

A Polícia Civil ouve testemunhas e faz outras diligências para identificar e localizar o veículo e o motorista responsável pela morte de Maria Eliomar. O caso é investigado como homicídio culposo.

SEGUNDO ATROPELAMENTO SEGUIDO DE MORTE EM CINCO DIAS

A tragédia que ceifou a vida de Maria Eliomar foi o segundo atropelamento seguido de morte registrado em Ilhéus num intervalo de cinco dias. O primeiro ocorreu na terça-feira passada (11), no Malhado, onde o ator e artista plástico Luciano Sabino Maciel, de 49 anos, morreu após ser atingido por um ônibus (relembre).

Resultado de certame já está disponível para consulta || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já está disponível o resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, da Prefeitura de Itabuna. Clique aqui para acessar a lista de aprovados a partir da página 57 do arquivo do Diário Oficial do Município. O certame preencheu 130 vagas temporárias de níveis médio, técnico e superior.

Os contratados vão atuar nos cargos de técnico-administrativo, agente de combate de endemias, brinquedista, oficineiro, auxiliar de saúde bucal, técnico de informática, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico em radiologia.

E, ainda, nas áreas de contabilidade, cálculo judicial, arte-educação, engenharia florestal, assistência social, enfermagem, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropsicologia, nutrição, odontologia, psicologia, psicomotricidade, saúde pública e terapia ocupacional.

Os salários variam de R$ 1.519,96 a R$ 4.750, a depender do cargo e da jornada de trabalho, que será de 30h ou 40h por semana. Os contratos, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), terão validade de até 24 meses e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.

Os candidatos classificados deverão acompanhar, por meio do Diário Oficial do Município, a publicação dos atos de convocação e demais etapas posteriores.

Pix automático começa a valer nesta segunda-feira (16) || Foto Bruno Peres/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix automático entra em vigor nesta segunda-feira (16). Extensão do Pix, a ferramenta permite ao usuário autorizar pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI). O cliente autoriza uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador.

Desde o fim de maio, o Pix automático está disponível para todos os clientes do Banco do Brasil. A maior parte das instituições financeiras, no entanto, só começa a oferecer o serviço nesta segunda.

A ferramenta pretende beneficiar tanto empresas quanto consumidores. De acordo com o Banco Central (BC), o débito automático beneficiará até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.

Para as empresas, a nova tecnologia facilitará a cobrança ao simplificar a adesão à cobrança automática. Isso porque, o débito automático exige convênios com cada um dos bancos, o que na prática só era possível a grandes companhias. Com o Pix automático, bastará a empresa ou o MEI pedir a adesão ao banco onde tem conta.

COMO FUNCIONA

•     Empresa envia pedido de autorização de Pix automático a cliente

•     No aplicativo do banco ou instituição financeira, o cliente acessa a opção “Pix automático”

•     Lê e aceita os termos da operação

•     Define a periodicidade da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo por transação

•     A partir da data acordada, o sistema faz os débitos automaticamente

•     Cobrança pode ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados

•     Usuário pode cancelar autorização e ajustar valores e periodicidade a qualquer momento

TIPOS DE CONTAS

O Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. O pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos, é feito por outra modalidade, o Pix agendado recorrente, obrigatório desde outubro de 2024.

ALGUMAS CONTAS PAGAS COM PIX AUTOMÁTICO

•     Contas de consumo (luz, água, telefone)

•     Mensalidades escolares e de academias

•     Assinaturas digitais (streaming, música, jornais)

•     Clubes de assinatura e serviços recorrentes

•     Outros serviços com cobrança periódica

Algumas empresas, principalmente micro e pequenas, usavam o Pix agendado recorrente para cobranças periódicas. O Pix automático promete simplificar as operações de cobrança.

No Pix agendado recorrente, o pagador tinha de digitar a chave com a conta da empresa, o valor e a periodicidade da cobrança, o que poderia levar a erros e divergências. No Pix automático, o usuário receberá uma proposta de adesão, bastando confirmar a cobrança, podendo ajustar valores e a frequência dos pagamentos.

SEGURANÇA

O Pix automático traz alguns riscos de segurança. O principal são falsas empresas que enviam propostas de cobrança que irão para contas de terceiros. Para minimizar o risco de golpes, o BC editou uma série de normas para as empresas que aderirem ao Pix automático.

Bancos e instituições de pagamentos deverão checar uma série de informações das empresas, divididas em três eixos: dados cadastrais, compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço ofertado no Pix automático e histórico de relacionamento com o participante. Para impedir fraudes por empresas recém-criadas, somente empresas em atividade há mais de seis meses poderão oferecer a nova modalidade do Pix.

As regras de segurança que os bancos deverão checar são as seguintes:

•     Data de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); situação cadastral dos sócios e administradores no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e outras informações da empresa;

•     Compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço oferecido para o Pix automático;

•     Quantidade de funcionários, valor do capital social e faturamento;

•     Tempo de abertura da conta e uso de outros meios de cobrança;

•     Frequência das transações com o participante.

Saulo e Jerônimo durante evento em Itagi neste domingo (15) || Foto Daniela Pereira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Eleito prefeito de Itagi pelo União Brasil, Saulo Islan sinalizou que deverá caminhar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026, abandonando o barco do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB). Neste domingo (15), Islan preparou uma grande recepção para Jerônimo, que cumpriu agenda com entrega de obras e anunciou construção de escola de tempo integral no município do Médio Rio de Contas.

– O senhor está aqui hoje para simbolizar o que a Bahia deve simbolizar: união, paz e progresso. Sou de um partido adverso ao seu, mas nem por isso temos que parar de ter diálogo. Quero agradecer e dizer ao povo de Itagi o homem humilde que eu conheci. Governador, ajude essa população, que eles vão reconhecer, como têm reconhecido. O senhor e o seu partido têm sido os mais votados em Itagi – apelou.

Saulo foi eleito pelo União Brasil e em 2022 apoiou o candidato derrota a governador da Bahia pelo seu partido. Para quem esteve no evento, está claro que o caminho a ser percorrido pelo prefeito na disputa a governador em 2026 será diferente da peleja eleitoral de três anos atrás.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 5 minutos

Segunda-feira (16) com oferta de 286 vagas de emprego e de estágio em municípios das regiões sul e extremo-sul pelo SineBahia em áreas como construção civil, comércio, indústria e serviços. Há 157 vagas em Eunápolis, 67 em Itabuna e 62 em Ilhéus.

Auxiliar financeiro, auxiliar de contabilidade, supervisor comercial, vigilante patrimonial, fiscal de prevenção de perdas, topógrafo, recepcionista de pousada, motorista, soldador, pedreiro e servente de obras estão dentre as vagas desta segunda-feira. A relação completa – e por cidade – pode ser conferida mais abaixo.

Os interessados devem procurar o SineBahia, ainda hoje – e preferencialmente pela manhã, para se cadastrarem. Os documentos exigidos são as carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 16h.

ONDE FICA O SINEBAHIA

O SineBahia Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon.

A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado de Artesanato, no Centro.

O SineBahia Eunápolis fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. Confira abaixo a relação completa de vagas por cidade.

Leia Mais

Itabuna vence mais um adversário na Série B do Baiano || Imagem TVE-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Itabuna Esporte Clube passou sufoco nos 38 primeiros minutos de jogo, mas conseguiu mais três pontos e ampliar a liderança isolada na primeira fase da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. O Dragão do Sul venceu o Bahia de Feira, por 1 a 0, na tarde deste domingo (15), no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), em Feira de Santana. Com o resultado de hoje, chegou aos 22 pontos, com sete vitórias e um empate.

Com essa pontuação, o Itabuna não pode mais ser alcançado pelos adversários. A vitória foi apertada. O Bahia de Feira teve, pelo menos, três chances claras de abrir o placar na etapa inicial. O Itabuna criou a primeira chance aos 40 minutos, com Guilherme Rend, que chutou rasteiro do lado direito da trave do goleiro Marcos.

Aos 46 minutos foi Caíque quem perdeu uma grande oportunidade para o Dragão do Sul. O centroavante recebeu passe livre na grande área e chutou, cruzado, para fora. Como nenhuma das equipes teve competência para abrir o placar, o primeiro tempo foi encerrado em 0 a 0, no Joia da Princesa.

GOL NO INÍCIO DO SEGUNDO TEMPO

O Itabuna começou o segundo tempo no ritmo dos minutos finais da etapa inicial: atacando o adversário. Não demorou a marcar o gol da vitória. Guilherme Rend saiu da área e deu um lindo passe para o lateral Vicente fazer golaço, aos 8 minutos.

O Itabuna encerra a participação na primeira fase da Série B do Campeonato Baiano no próximo dia 29, no Estádio Joia da Princesa. Já o Bahia de Feira segue na segunda colocação, com 17 pontos. Também no dia 29, na Arena Cajueiro, às 15h, enfrenta o Ypiranga. No mesmo horário, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Fluminense enfrenta o Grapiúna, que não venceu uma partida sequer em oito jogos e tem apenas um ponto. O Flu tem 17 e já está classificado para a semifinal.

A quarta vaga é disputa por Galícia e Ypiranga, que têm 15 e 13 pontos, respectivamente. O Galícia já tem 9 jogos e torce pelo tropeço do concorrente. Quatro equipes se classificam para a semifinal da Série B do Campeonato Baiano. Veja os melhores momentos da partida de hoje entre Itabuna e Bahia de Feira de Santana. Imagens da TVE Bahia.

Técnica de enfermagem do Hospital de Base morre em acidente na BR-101
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma técnica de enfermagem do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, morreu em acidente de carro, na manhã deste domingo (15), na BR-101, em São José da Vitória. Rafaela Tereza da Silva Ramos, de 34 anos, estava de carona em um Jeep Compass, placa PLF-2504, que ficou completamente destruído. O veículo, que saiu da pista e caiu em área de mata, segundo a Polícia Rodoviária Federal, era dirigido por um amigo dela. O motorista sofreu ferimentos e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Base.

O rapaz recebeu atendimento médico e foi liberado na tarde deste domingo. Já Rafaela Tereza da Silva ficou presa às ferragens e morreu no local. De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, ela estaria organizando uma festa em São José da Vitória e se deslocou com o amigo até Itabuna para comprar gelo para as bebidas. No retorno, já perto da cidade de São José da Vitória, ocorreu o acidente.

Vídeos obtidos pelo PIMENTA mostram o momento em que Rafaela Tereza da Silva e o amigo embarcaram no carro com destino ao município de Itabuna. Outros vídeos mostram o carro completamente destruído no acostamento da rodovia e a mulher presas às ferragens. O corpo da jovem foi sepultado no final da tarde deste domingo, no cemitério de São José da Vitória.

O Hospital de Base publicou nota lamentando a tragédia, destacando o profissionalismo da funcionária e se solidarizando com a família e os amigos dela. A jovem trabalhava no Pronto Socorro do Base desde abril deste ano e era muito querida pelos colegas e pacientes da unidade hospitalar. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Atualizado às 20h45min.

O São João já começou no Nordeste || Foto Marcello Casal Jr
Tempo de leitura: 3 minutos

As tradicionais festas juninas brasileiras nasceram na Europa católica e foram introduzidas no país pelos portugueses durante o período colonial, celebrando as solenidades católicas de Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Com fogueira, quermesse e quadrilha, as festas trazem afetividade, ensinamentos religiosos e narrativas que atravessam séculos de história popular.

Segundo a doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Ana Beatriz Dias Pinto, no Brasil, mais do que datas litúrgicas, são experiências coletivas que misturam devoção, comida, dança e memória afetiva.

“Cada arraial, cada fogueira acesa e cada simpatia feita com fé expressam uma catequese viva, transmitida não por livros, mas por gestos, sabores e ritmos que fazem universo de sentidos para a religiosidade popular e dizem muito sobre nossa cultura”, diz.

TRADIÇÃO DA FOQUEIRA

A professora, explica que a tradição da fogueira vem de um acordo entre Isabel e Maria, primas grávidas. Elas combinaram que, quando João nascesse, Isabel acenderia uma fogueira para avisar Maria. “Assim surgiu o sinal, que se acende até hoje em cada quermesse do Brasil para celebrar o nascimento do único santo festejado no dia em que nasceu, e não no dia da morte”.

A fogueira de São João representa a luz da vida para os momentos de escuridão, a expectativa de exteriorizar e queimar pelo fogo tudo aquilo que tira a alegria da vida, explica professora. Há ainda o ato de pular a fogueira, que representa purificação, renascimento, desejo realizado.

“No Brasil, isso se popularizou ao ponto de virar a cantiga Pula a fogueira, ioiô. Esse gesto é arquétipo de purificação, de queimar energias e experiências negativas, reduzindo a cinzas o que não é bom para a vida”, .

Outro símbolo tradicional das festas juninas, o arraial é a recriação de uma aldeia temporária e sagrada, onde há sempre uma igreja, um padre, um casamento e padrinhos.

“É uma miniatura da própria organização social católica, mas numa versão colorida e brincante, homenageando o povo caipira, o povo que oferece aos centros urbanos o alimento”.

Quadrilha, pau de sebo e quermesse
De acordo com Ana Beatriz, a origem da quadrilha, uma dança de casais que se abrasileirou nos nossos arraiais, tem origem nas danças de salão francesas. Aos poucos se transformou em uma dança coreografada no Brasil.

O pau de sebo também faz parta da folia junina. “Enquanto alguns o veem simbolismo fálico, como pecado, algo do demônio, outros veem só como diversão. O fato é que pela cultura popular, o pau de sebo é tão somente uma brincadeira de festa junina. Em sua ponta, sempre há uma imagem de Santo Antônio ou um prêmio cobiçado. Quem consegue apanhar é o vencedor”.

O termo quermesse para denominar a festa da igreja vem do flamengo kerkmisse, palavra que nasceu da língua falada na região da Flandres (atualmente parte da Bélgica). A festa nasceu como evento beneficente e, com o tempo, incorporou forró, barracas de jogo, bingo e cachorro-quente aqui no Brasil.

“No fundo, continua sendo celebração comunitária, de agradecimento pelas colheitas e para celebrar que o povo quer missa, mas também quer festa, união, convivência e amizade. Valores presentes à formação social brasileira no campo e na cidade”, explica Ana Beatriz.

COMIDAS E BEBIDAS

As festas juninas no Brasil coincidem com a colheita de alguns alimentos, como o milho, amendoim, pinhão, uva. Desses produtos resultam pratos como a canjica, a pamonha, o bolo de milho, o curau, o pé-de-moleque, pinhão cozido ou assado. As bebidas, como o quentão e o vinho quente, que têm origem portuguesa, surgiram como função social de aquecer o corpo e a alma.

“Todos representam uma forma de Ação de Graças a um plantio bem-sucedido, em forma de gratidão disfarçada de quitute”, explica a professora de teologia.

PAPEL DAS FESTAS

Para Ana Beatriz, as festas juninas são ainda mais importantes no período atual, com a existência da comunicação digital e das redes sociais, como ritual coletivo, memória afetiva e expressão de uma espiritualidade popular legítima falando de pertencimento, alegria e esperança por meio das danças, das brincadeiras e da celebração da colheita dos alimentos típicos do inverno.

“As festas juninas são expressão simbólica do imaginário devocional e cultural brasileiro, com direito a muitas orações, simpatias e à consciência simbólica de que o ano chegou à sua metade, convidando cada um de nós a olhar para trás, agradecer, e reacender a fé para o que ainda está por vir”. Da Agência Brasil.

Concurso da PF tem inscrições prorrogadas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal prorrogou as inscrições no concurso público que visa o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos. As oportunidades são para delegados (120 vagas), peritos (69), agentes (630), escrivães (160) e papiloscopistas (21). Com a alteração no edital, os candidatos têm a próxima terça-feira (17) para se inscrever.

As taxas para participar do concurso variam de R$ 180,00 a R$ 250,00. Não houve alteração para a data limite para o pagamento da taxa, que deve ser feito até sexta-feira (20). Os salários variam de R$ 14.164,81 a R$ 26.800,00, a depender do cargo.

As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 27 de julho. Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral (para o cargo de delegado), avaliação psicológica, avaliação de títulos e investigação social.

A prova objetiva para o cargo de delegado terá a duração de 3h30min e será aplicada no turno da manhã. Já a prova discursiva terá a duração de 5 horas. A prova objetiva e a prova discursiva para os cargos de perito criminal, escrivão, agente e Papiloscopista policial terão a duração de 4h30min. Acesse aqui e faça a sua inscrição.

Valderico: festa estimula segmentos econômicos de Ilhéus || Fotos PIMENTA e Nadson Carvalho
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma multidão tomou a Avenida Soares Lopes nesta sexta-feira (13) para a abertura do Meu São João Amado – Arraiá Ilhéus 2025. A Prefeitura estima que cerca de 50 mil pessoas compareceram à primeira noite do evento, que segue neste sábado (14) e domingo (15) com shows abertos ao público.

Ao PIMENTA, o prefeito Valderico Junior (UB) falou sobre as primeiras impressões colhidas de comerciantes, prestadores de serviço e do setor hoteleiro sobre o impacto da festa na economia da cidade. “Eu já tive ligações com o pessoal da hotelaria do município. [O segmento] já agradece. O comércio já está mais aquecido, porque as pessoas compraram roupa, estão fazendo cabelo, unha. Tem toda essa movimentação”.

Maiara e Maraisa fizeram show mais aguardado da 1ª noite da festa || Foto Nadson Carvalho

Para o gestor, além do estímulo a segmentos econômicos, o evento mexe com o brio do ilheense na relação com a própria cidade. “Volta a autoestima da população de Ilhéus”. Assista.

ACM NETO AVALIA 1º SEMESTRE DO GOVERNO VALDERICO

Presente na abertura do evento, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, fez avaliação do primeiro semestre do governo do prefeito Valderico Junior, seu principal aliado no sul da Bahia. “São seis meses de mudança, de transformação. A cidade é outra. O ambiente é outro, o espírito das pessoas mudou. A confiança em relação à Prefeitura foi retomada”, disse ao PIMENTA.

“Cada vez que venho aqui, percebo que isso é uma crescente. E tenho dito a Valderico: Valderico, a gente não pode deixar a peteca cair. É preciso, ao contrário, aumentar a intensidade da gestão, da presença da Prefeitura, das realizações. E, pelo que sinto da vontade dele de acertar, isso vai acontecer”, concluiu o ex-prefeito de Salvador. Confira.

PROGRAMAÇÃO

A dupla Maiara & Maraisa fez o show mais esperado da primeira noite da festa. Já neste sábado (14), sobem ao palco Mel de Forró, Zabumbahia, Lordão, Gigantes do Brasil, Thales Lessa, Paula Fernandes e Manu Bahtidão. Amanhã (15) será a vez de Xote Apimentado, Trio da Huanna, Hugo Henrique, Matheus Fernandes, João Bosco & Vinicius, Tayrone e Sinho Ferrary.

Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, Meu São João Amado 2025 tem patrocínio de Heineken, Amstel, Brasil Nutri Ambiental, Aero Shake e Governo da Bahia.

Mulher recebe ameaça e bala de fuzil || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher recebeu uma carta com ameaças e contendo munição de fuzil em um envelope, em Ilhéus, no sul da Bahia. A vítima relatou para a Polícia Civil que, na carta, foi acusada de estar se relacionando com o namorado da suspeita de ter enviado a “encomenda”, mas negou o envolvimento.

Entre ofensas e xingamentos, a carta tinha palavras de intimidação, como a seguinte frase: “A outra dessa é na sua cabeça”. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um motoboy fez a entrega em uma loja no centro da cidade. Ele falou com o segurança e encontrou a vítima, funcionária do estabelecimento e destinatária da correspondência.

Durante as investigações, os policiais identificaram o motoboy por meio das imagens de câmeras de segurança. Ele contou que recebeu o pagamento apenas para fazer a entrega e não sabia o conteúdo do envelope. Após depoimento do homem, a polícia identificou a principal suspeita.

SUSPEITA SE APRESENTOU À POLÍCIA

A mulher foi intimada e se apresentou na delegacia com dois advogados. Em depoimento, ela negou ter enviado a carta com a munição, mas confessou ter feito ameaças contra a vítima por um aplicativo de mensagens. Ela foi ouvida e liberada. O caso foi registrado na delegacia de Ilhéus no dia 30 de maio.

Segundo o delegado Marcos Laroca, responsável pelo caso, a Polícia Civil concluiu que a mulher foi a responsável pelo envio das ameaças e ela pode responder pelo crime de ameaça. A munição do fuzil foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e vai passar por perícia. Do G1.

Colisão entre lanchas deixou um morto no baixo sul da Bahia || Foto Ascom PCBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Delegacia de Polícia Civil de Cairu, no baixo-sul da Bahia, concluiu o inquérito que apurou a colisão entre as embarcações Safira e Lipe e Lara, ocorrida no dia 7 de abril, na costa do distrito da Gamboa, no município. O acidente resultou na morte de Luiz Gustavo Santos Veloso de Andrade, de 40 anos, gerente de um restaurante e pousada em Morro de São Paulo.

O marinheiro que conduzia a lancha Lipe e Lara, D.S.M.de 26 anos, foi indiciado por homicídio culposo e lesão corporal culposa, crimes caracterizados pela ausência de intenção, mas com resultado provocado por negligência e imprudência. O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário, que adotará as medidas cabíveis.

Polícia conclui inquérito de acidente em Cairu ||Ascom PCBA

A lancha Safira transportava 11 passageiros e partia de Morro de São Paulo com destino a Valença, quando colidiu frontalmente com a lancha Lipe e Lara, que seguia em sentido contrário. O impacto ocorreu às 18h9min, nas proximidades de um banco de areia. Ocupantes foram arremessados ao mar e a embarcação Safira acabou naufragando.

A apuração concluiu que a principal causa do acidente foi a ausência de luzes de navegação na lancha Lipe e Lara, associada ao excesso de velocidade empregada por ambas as embarcações. Imagens analisadas pela equipe confirmaram que a Lipe e Lara navegava sem as luzes obrigatórias, enquanto a Safira mantinha os equipamentos acionados.

Itabuna enfrenta o Bahia de Feira no domingo (15)|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna joga por uma vitória simples para garantir, já neste domingo (15), a primeira colocação na fase de classificação do Campeonato Baiano de Futebol. O Dragão do Sul tem 19 pontos e enfrenta o Bahia de Feira, vice-líder, com 17 pontos. Válida pela penúltima rodada, a partida está prevista para começar às 15h, no Estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), em Feira de Santana.

Caso vença a partida, o Itabuna não será mais alcançado por nenhum adversário. Assim como o time do sul do estado, o Bahia de Feira já está garantido na semifinal da Série B do Estadual. As outras duas vagas são disputadas por Fluminense (14 pontos), Galícia (12), Ypiranga (10), SSA FC (9) e Vitória da Conquista (8). O SSA FC já entrou em campo nesta rodada. Na tarde desta sexta-feira (13), goleou o Grapiúna por 4 a 1, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

O Fluminense recebe o Ypiranga neste sábado (14), a partir das 15h, no Joia da Princesa. No mesmo horário, na Arena Cajueiro, o Galícia, quarto colocado, enfrenta o Vitória da Conquista, que ocupa a sétima posição na tabela. Sem chance de classificação para a semifinal, o Leônico recebe o Teixeira de Freitas, no Estádio José Rocha, no domingo (15).

A partida entre Itabuna e Bahia de Feira terá transmissão da TVE. O confronto será transmitido também pelo YouTube, no canal da TVE – youtube.com/tvebahia. A cobertura terá narração de Valter Lima, com comentários de Rodrigo Araújo e reportagem de Marina Aragão.

Mensagens serão disparadas neste sábado (14), às 12h || Foto Luís André/GovRS
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu comunicado aos colaboradores da Pasta em Ilhéus sobre a simulação do novo sistema nacional de alertas por SMS, o Defesa Civil Alerta, que será executada neste sábado (14), às 12h. Além do município sul-baiano, a ferramenta será testada em Salvador, Santa Cruz Cabrália e Vitória da Conquista.

O sistema foi desenvolvimento pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios. A ação é coordenada pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e terá caráter exclusivamente demonstrativo, com o disparo de uma mensagem de teste enviada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. A mensagem conterá o aviso:

“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado.”

NÃO HAVERÁ INTERRUPÇÃO DE SERVIÇOS

A Sesab reforça que nenhum serviço de saúde deve ser interrompido ou adiado em função da simulação. Consultas, exames, internações, procedimentos cirúrgicos ou quaisquer outras atividades assistenciais deverão ocorrer normalmente, com especial atenção ao acolhimento da população que, eventualmente, possa procurar unidades de saúde com dúvidas sobre o conteúdo da mensagem recebida.

A testagem faz parte da fase de implantação do sistema na Bahia, que entrará em operação definitiva no próximo dia 18 de junho. A ferramenta tem como objetivo fortalecer a prevenção e a resposta a desastres, emitindo alertas em tempo real para a população via rede de telefonia celular, sem necessidade de cadastro.

Decisão acatou recurso da Emasa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna acolheu recurso da Empresa Municipal de Águas e Saneamento e sustou a decisão provisória que impedia o reajuste da tarifa de esgoto do município acima de 45% do valor pago pelo consumo de água. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (12).

Com o novo posicionamento da Justiça, a Emasa poderá fazer valer o Decreto Municipal 12.443, de 2017, que estabeleceu tarifa de esgoto de 70% do valor consumido de água para sistemas convencionais e de 45% para sistemas condominiais e conjuntos habitacionais com sistema próprio.

Segundo a Emasa, a sentença reconheceu que a Empresa promoveu avanços significativos na cobertura e tratamento de esgoto desde 2017, ano da liminar que impedia o reajuste. A Empresa informa que as novas tarifas serão aplicadas nas faturas expedidas com vencimento a partir de agosto deste ano.

O presidente da Emasa, Ivan Maia, afirmou que a decisão fortalece a sustentabilidade do serviço de saneamento em Itabuna e permite o alinhamento com a legislação nacional.

“Essa sentença reconhece os avanços que a Emasa promoveu nos últimos anos e garante a continuidade dos investimentos. A tarifa contribui para que a empresa possa manter a infraestrutura dos serviços de esgoto sanitário, como exige o novo Marco Legal do Saneamento”, concluiu o gestor.