Thaís Muniz, do Sicoob Coopec, recebe a certificação as mãos do governador Jerônimo Rodrigues || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sicoob Coopec, de Itabuna, recebeu o Selo Lilás por promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho em solenidade em Salvador, nesta quarta-feira (18). A cooperativa de crédito foi representada no ato pela diretora de Negócios, Thaís Muniz, na solenidade ocorrida no Auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Neusa Cadore, e do governador Jerônimo Rodrigues, que entregou pessoalmente a certificação.

O evento marcou a certificação de 116 empresas e organizações baianas por suas políticas e boas práticas voltadas para a igualdade de gênero, como a presença de mulheres em cargos de liderança, igualdade salarial e contratação equitativa. “Garantir oportunidades iguais para as mulheres é uma prioridade no estado”, reforçou o governador.

Para o Sicoob Coopec, o reconhecimento recebido por Thaís Muniz reflete o compromisso do Sicoob Coopec, especialmente em sua atuação nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia. A cooperativa tem se destacado por fomentar a inclusão feminina em cargos estratégicos, promover ações de valorização da diversidade e manter uma política de remuneração justa entre homens e mulheres.

Além disso, o Conselho de Administração (CONAD) do Sicoob Coopec tem realizado investimentos em programas de formação e capacitação de lideranças femininas, incentivando o protagonismo das mulheres no cooperativismo e no desenvolvimento local. O selo é, portanto, um reconhecimento merecido por uma trajetória que alia resultados com responsabilidade social e compromisso com a equidade.

A diretora de negócios, Thaís Muniz, enfatizou que com essa conquista, o Sicoob Coopec reforça seu papel como agente transformador na região, mostrando que é possível crescer com inclusão e justiça no mercado de trabalho.

Danilo Matos e Sidnei Café foram sequestrados e mortos em 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Policiais do Núcleo de Homicídios da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) deflagaram, nesta quarta-feira (18), em Ilhéus, a Operação Demão Final contra dois acusados de envolvimento no duplo homicídio dos pintores Danilo Matos Santos, de 31 anos, e Sidnei Café de Souza, de 37. Eles foram sequestrados e assassinados, em maio de 2023,  por causa de uma dívida de R$ 218 mil.

Danilo Matos e Sidnei Café, que eram cunhados, foram atraídos para uma emboscada com o pretexto de fazer um orçamento de pintura. Eles foram executados a tiros, e os corpos encontrados em uma área de manguezal às margens da BA-001. Os policiais cumpriram hoje 11 mandados de busca e apreensão contra os acusados do duplo homicídio.

Durante o cumprimento dos mandados, um homem de 23 anos foi preso por força de mandado de prisão preventiva, como suspeito de participação direta nas execuções. O outro detido é um mestre de obras, apontado como mandante do crime. Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. O mestre de obras era ex-empregador de Danilo Matos e responde a uma ação trabalhista movida pela vítima, no valor de R$ 218 mil. Os nomes dos detidos não foram divulgados.

Na casa do homem apontado como mandante, em Ilhéus, foram apreendidas uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições de uso restrito, quatro celulares, um notebook, um tablet, dois pen drives e R$ 41.365,00 em espécie. Outro investigado por envolvimento nas execuções morreu em confronto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, em novembro de 2024, no município de Belford Roxo (RJ).

VINGANÇA

As investigações apontam que o crime foi motivado por vingança, após o ajuizamento da ação trabalhista. O acusado teria ameaçado Danilo, que chegou a deixar a cidade. A dupla foi executada entre 18h e 19h do dia 11 de maio de 2023, após sair de casa para atender ao chamado falso.

Dois veículos foram usados para transportar e acompanhar as vítimas até o local da execução. A dinâmica do crime foi comprovada por meio de rastreamento por GPS, câmeras de segurança e outros recursos investigativos, conforme informou a Polícia Civil da Bahia.

Banco Central eleva taxa de juros para 15% ao ano|| Foto Rafa Neddermeyer/AB
Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar do recuo recente da inflação, as incertezas em relação à economia fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 15% ao ano. A decisão surpreendeu parte do mercado financeiro, que esperava a manutenção em 14,75% ao ano.

Em comunicado, o Copom informou que deverá manter os juros em 15% ao ano nas próximas reuniões, enquanto observa os efeitos do ciclo de alta da Selic sobre a economia. No entanto, não descartou mais altas, caso a inflação suba.

“Em se confirmando o cenário esperado, o Comitê antecipa uma interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado, ainda por serem observados, e então avaliar se o nível corrente da taxa de juros, considerando a sua manutenção por período bastante prolongado, é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, destacou o texto.

Essa foi a sétima elevação seguida dos juros básicos. A Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. Esse deve ser o último aperto monetário, antes da interrupção no ciclo de alta, no segundo semestre.

De setembro do ano passado a maio deste ano, a Selic foi elevada seis vezes. Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto, três de 1 ponto percentual e uma de 0,5 ponto.

INFLAÇÃO
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial, recuou para 0,26%, mesmo com a pressão de alguns alimentos e da conta de energia. Com o resultado, o indicador acumula alta de 5,32% em 12 meses, acima do teto da meta contínua de inflação.

Leia Mais

Israel morreu na hora.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário Israel Santana de Oliveira, de 42 anos, não resistiu aos ferimentos depois de sofrer um acidente de trânsito no final da tarde desta quarta-feira (18). Ele teria perdido o controle da motocicleta, placa RDK-4H3I, quando trafegava pelo Centro Comercial de Itabuna, nas imediações do Terminal Rodoviário, e caído debaixo de um ônibus. O pneu do veículo passou sobre a moto e a cabeça do empresário.

Uma das versões sobre o acidente é que Israel Santana de Oliveira colidiu com um carro, caiu debaixo do ônibus do transporte intermunicipal. Vídeos enviados à redação do PIMENTA mostram que o empresário teve a cabeça esmagada. O corpo dele foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica de Itabuna, no início da noite. O sepultamento de Israel Santana deve ocorrer nesta quinta-feira (19), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Israel Santana de Oliveira tinha uma empresa de toldos na Avenida Bionor Rebouças, no bairro Antique. Era considerado uma pessoa muito dedicada, pacata, trabalhadora e querida pelos vizinhos e clientes.

Cadastro inclusão garante lugar no espaço acessível da festa itabunense || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) garantiu espaço exclusivo e acessível para pessoas com deficiência no Ita Pedro, que vai agitar a cidade de 26 a 29 junho com mais de 35 atrações musicais. Segundo a Prefeitura, a iniciativa visa organizar o acesso ao espaço e ampliar o alcance das políticas de inclusão durante os festejos juninos.

O espaço reservado contará com visibilidade privilegiada do palco, acesso exclusivo, estrutura sinalizada, banheiro adaptado e segurança reforçada, oferecendo conforto, dignidade e autonomia para as pessoas com deficiência e seus acompanhantes, informa a gestão municipal.

As inscrições começaram ontem (17), mas serão suspensas amanhã (19) e retomadas na sexta-feira (20), das 8h às 12h, na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, localizada na Avenida Félix Mendonça, número 569, no Góes Calmon.

Conforme Natiele Santos Silva, presidente da Associação Grupo de Pessoas com Deficiência, o espaço representa muito mais do que acessibilidade. “É emocionante ver meu grupo se divertindo em um ambiente seguro e acolhedor. Sinto-me respeitada e incluída nesta celebração tão importante para a nossa cultura”, declarou.

Flagrante da vítima no chão, com as mãos amarradas || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) apura o caso de uma adolescente que teria sofrido agressões de sua empregadora, em Taipu de Dentro, no município de Maraú, sul da Bahia. A Polícia Civil prendeu a suspeita de maus-tratos, identificada como Taís Conceição Santos, de 26 anos, prima da vítima, informa o MPT.

O órgão investiga se há relação de trabalho entre as duas Depoimentos colhidos pela Polícia sinalizam que a adolescente atuava como babá, cuidando dos dois filhos de Taís. Vídeo que circulou nas redes sociais mostra a jovem amarrada no chão enquanto é espancada.

SUSPEITA DE TRABALHO ESCRAVO

Uma das linhas de apuração do MPT, que está a cargo da unidade do órgão em Itabuna, é a de trabalho escravo. Nesta quarta-feira (18), o Ministério Público do Trabalho solicitou informações detalhadas à delegada Carla Ramos, responsável pela prisão em flagrante de Taís Conceição.

Presa na última segunda-feira (16), Taís Conceição prestou depoimento e foi solta para responder ao inquérito em liberdade. O MPT acionou os serviços sociais do Governo da Bahia para assegurar assistência à adolescente e o retorno dela à casa dos pais.

ItaPedro 2025 tem, novamente, a Unex como um dos patrocinadores || Foto PMI/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Os festejos juninos expressam a cultura regional do Nordeste, que se transforma para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. Em 2025, a Unex fortalece ainda mais sua conexão com a cultura regional nas celebrações de três importantes cidades baianas: Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista. A instituição de ensino superior é parceira das festividades locais, “reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social, cultural e educacional da região”.

Em Jequié, onde a Unex mantém uma unidade da Faculdade de Excelência, a festa organizada pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura e Turismo promete dez dias de celebração com o tema O Brasil se Encontra Aqui. A proposta visa nacionalizar o São João jequieense, colocando a cidade no circuito dos maiores eventos do país. Atrações como Gusttavo Lima, Alok e Ana Castela já estão confirmadas.

Campus dos cursos de saúde da UnexMed em Itabuna || Foto Divulgação

Ainda no sudoeste baiano, em Vitória da Conquista, a programação vai de 20 a 24 de junho no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Nomes como João Gomes, Mastruz com Leite, Lauana Prado e Edgar Mão Branca são esperados para atrair milhares de forrozeiros e reforçar a identidade cultural conquistense.

A festa em Itabuna, no sul da Bahia, começa na próxima semana. De 26 a 29 de junho, na tradicional Arena Zé Cachoeira, vai rolar o ItaPedro. A 4ª edição da festa homenageia um dos ícones do forró – Vavá dos 8 Baixos – e terá grandes atrações como Zé Neto & Cristiano, Tarcísio do Acordeon, Solange Almeida e Dilsinho.

“A Unex contribui ativamente para o fortalecimento da cultura nordestina, valorizando as tradições populares e promovendo o lazer e a integração das comunidades onde está inserida. Essa presença da marca nos festejos reforça o compromisso da instituição com a transformação social por meio da educação, da arte e da cultura. Além disso, é uma forma de devolver à população o acolhimento e a confiança recebidos ao longo dos anos, celebrando, junto com os baianos, o orgulho de ser do interior”.

Base do Governo aprova PL de reforma tributária sem alterações || Foto CMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara de Ilhéus aprovou, nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei 037/2025, que autoriza a definição dos valores da planta genérica do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por decreto do Executivo. Para isso, o PL de autoria do prefeito Valderico Junior (UB) dá a seguinte redação ao artigo 61 do Código Tributário e de Rendas do Município (Lei 3.723/2014):

A Planta Genérica de Valores– PGV, na forma do inciso III do § 1° do art. 156 da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional n° 132, de 20 de dezembro de 2023, será publicada em ato do Poder Executivo, observado os critérios estabelecidos no Código Tributário e de Rendas do Município de Ilhéus Lei 3.723/14 e as Leis 3.724/14 e 3.727/15″. 

Dos 21 vereadores de Ilhéus, apenas Vinícius Alcântara (UB), Maurício Galvão (PSB) e Enilda Mendonça (PT) votaram contra o PL. Segundo eles, mesmo sem aumentar as alíquotas dos tributos, como ressaltado pela Prefeitura em nota (leia no final), o projeto permite que os valores da planta genérica do IPTU sejam definidos em ato direto do prefeito.

Conforme a crítica dos parlamentares contrários ao PL, se o Executivo concluir que um imóvel vale mais que o declarado pelo contribuinte, a Prefeitura poderá definir valor superior, aumentando a base de cálculo e, portanto, o preço do IPTU.

No artigo 92, o PL propõe que a Administração Tributária faça a avaliação do imóvel de ofício quando discordar da declaração do contribuinte. Também autoriza o cidadão a contraditar essa avaliação, mas somente com base em laudo técnico de profissional habilitado.

MULTA

Também gerou debate a criação de multa de R$ 1.000 para pessoas físicas e de R$ 10 mil para pessoas jurídicas que forem obrigadas a utilizar o Domicílio Tributário Eletrônico, mas não cumprirem essa obrigação. Caso o projeto seja sancionado sem veto, as punições estarão previstas no artigo 211 do Código Tributário.

A Câmara aprovou o Projeto de Lei 037/2025 sem modificações. Acesse a íntegra do texto que segue para a sanção do prefeito Valderico Junior.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Ilhéus divulgou nota sobre a Lei de Atualização Tributária. “A medida representa um avanço importante para a modernização da cidade, sem aumento de alíquotas nem criação de novos tributos”, ressalta a gestão municipal.

Também afirma que as mudanças seguem diretrizes da Reforma Tributária Nacional e atendem às recomendações dos órgãos de controle, com o objetivo de promover justiça fiscal, segurança jurídica e equilíbrio das contas públicas.

De acordo com a Prefeitura, um dos principais avanços é a atualização das normas da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), promovendo mais equidade entre os contribuintes e corrigindo distorções da legislação anterior.

“É importante destacar que não se trata de uma nova cobrança — a Cosip já é prevista na Constituição Federal. Agora, com a nova lei, os recursos arrecadados poderão ser utilizados também para ações de monitoramento e segurança em áreas públicas, promovendo mais proteção e bem-estar para todos”, acrescenta a nota.

A futura legislação, segundo o Governo, também irá valorizar quem cumpre suas obrigações tributárias. “Os bons pagadores serão reconhecidos com benefícios e incentivos. E, ao mesmo tempo, reforça o combate à evasão fiscal, protegendo quem faz sua parte com responsabilidade”.

Ação clandestina resultou na derrubada de árvores da Praça Clara Kauark || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ação clandestina tem resultado na derrubada de árvores da Praça Clara Kauark, no Zildolândia, em Itabuna. Segundo moradores do bairro, o crime ambiental tem sido cometido especialmente aos domingos, quando há menos pessoas em circulação no local.

Imagens de câmeras de segurança de um dos prédios vizinhos flagraram um homem e uma mulher utilizando facões para cortar as árvores. Nos registros, é possível ver claramente uma árvore sendo derrubada, além de fotos que mostram outra já caída no chão.

Revoltados, os moradores cobram resposta imediata das autoridades para coibir o crime e responsabilizar os envolvidos. Segundo relatos, todo o material – vídeos e fotos – foi disponibilizado para os órgãos competentes. Assista ao vídeo registrado no último domingo (15).

Suspeito é sargento da reserva da PM || Fotos SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) deflagraram, nesta quarta-feira (18), a Operação Alerta Laranja, que prendeu um sargento da reserva da Polícia Militar suspeito de crimes sexuais contra crianças e adolescentes no município de Teodoro Sampaio, no Portal do Sertão baiano.

A ação mobilizou os Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do MP-BA, e a Corregedoria Geral da PM.

Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra o sargento e outro investigado, todos expedidos pela Vara Crime da Comarca de Terra Nova. Os investigadores apreenderam celulares e outros eletrônicos.

Segundo as investigações conduzidas pelo Geosp, o sargento, já na reserva, atuou nos últimos anos no serviço público municipal de Teodoro Sampaio como tutor e professor em escolas locais. Valendo-se da dupla condição, de policial e professor, ele passou a aliciar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de 10 a 14 anos de idade, com intenções sexuais e mediante a oferta de auxílios assistenciais, acusa a SSP-BA.

O outro alvo da operação é suspeito de auxiliar o PM na ocultação de provas. Os elementos colhidos até o momento na investigação apontam para a possível prática de crimes de estupro, estupro de vulnerável e assédio sexual.

COMO DENUNCIAR

Denúncias de crimes dessa natureza podem ser registradas pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, e ao Ministério Público, em todo o estado, por meio do Disque 127, das Promotorias de Justiça mais próximas e pelo site atendimento.mpba.mp.br.

EMPREGOS HOJE - Vagas disponíveis em unidades do SineBahia como a de Ilhéus (foto), na Rua Eustáquio Bastos, Centro
Tempo de leitura: 7 minutos

Quarta-feira (18) com centenas de vagas de emprego e de estágio pelo SineBahia para profissionais como supervisor de supermercado, estoquista, nutricionista, coordenador de expedição, consultor de vendas externo, servente de obras, técnico de enfermagem e mecânico para moto são algumas das vagas de emprego disponíveis em vários municípios.

No total, são 328 oportunidades para quem procura emprego ou oportunidade de estágio remunerado. Há 159 vagas em Eunápolis, 50 em Ilhéus, 38 em Porto Seguro, 29 em Jequié, 26 em Itabuna, 16 em Gandu e 10 em Valença nesta quarta-feira.

Os interessados devem procurar o SineBahia ainda hoje, preferencialmente ainda pela manhã. Os documentos exigidos são as carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 14h em Gandu, 16h em Itabuna, Ilhéus, Gandu, Eunápolis e Porto Seguro e 17h em Jequié.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade Eunápolis do SineBahia atende na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Porto Seguro, fica no Shopping Central Park, na Rua Assis Chateaubriand, no Centro. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, 992, próximo à Policlínica Estadual, no Mandacaru.

O SineBahia Itabuna está situado no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), Góes Calmon. Se o interesse for em vaga em Ilhéus, o candidato deve comparecer ao SineBahia, na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Em Gandu, o atendimento é na Rua Nestor Lopes da Silva, no Parque Turístico. Em Valença, fica na Avenida ACM, no Novo Horizonte. Confira todas as vagas abaixo, por cidade.

Leia Mais

Operação Festejos Juninos começa nesta quarta-feira (18) || Foto Feijão Almeida/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

De hoje (18) a 30 de junho, a Operação Festejos Juninos 2025, da Polícia Rodoviária Estadual, intensifica o policiamento ostensivo nas rodovias estaduais em trechos com maior fluxo de veículos devido às festas juninas. De acordo com a Polícia Militar, será reforçado o patrulhamento viário para ampliar a segurança dos usuários das estradas, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e inibir a prática de crimes.

A expectativa é de um aumento entre 25% e 30% no fluxo de veículos durante as festividades. Os militares irão fiscalizar a documentação para identificar condutores e veículos em condições irregulares. Radares portáteis serão usados para coibir o excesso de velocidade e etilômetros para identificar motoristas sob influência de álcool.

A intensificação do policiamento ocorrerá especialmente nas rodovias que dão acesso aos municípios com grande tradição em festas juninas, que atraem um grande público e potencializam o deslocamento de condutores da capital e entre cidades vizinhas. Rotas com destinos turísticos também receberão atenção especial.

SÃO JOÃO E SÃO PEDRO

O policiamento rodoviário vai priorizar as duas principais festas do período, que geram maior fluxo de veículos nas estradas baianas, São João e São Pedro, no interior do estado. Serão empregadas diversas modalidades de policiamento, utilizando bases móveis e motocicletas, além de patrulhas nos circuitos dos eventos.

Mega-Sena acumula mais uma vez
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não foi desta vez que a Mega-Sena teve um ganhador no prêmio principal. Quatro baianos até passaram muito perto de ter as suas contas “recheadas” com os R$ 110 milhões sorteados na noite desta terça-feira (17), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo. Os quase milionários são moradores dos municípios de Lauro de Freitas, Nova Ibiá, Paulo Afonso, Salvador e Teixeira de Freitas. Eles acertaram cinco das seis dezenas.

A aposta feita em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, foi um bolão, com 10 pessoas. Elas participaram de um jogo com sete dezenas e vão dividir o prêmio de R$ 73.962,60. Os apostadores dos outros municípios baianos fizeram jogo simples, com seis dezenas. Cada um receberá o prêmio de R$ 36.981,33 pelo acerto das cinco dezenas.

Em todo o país houve 164 ganhadores na quina. A quadra registrou 9.724 apostas acertadoras. Dentre os acertadores dos quatro números estão moradores de Coaraci, Firmino Alves, Ibirataia, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Santa Luzia e Ubaitaba. Cada um receberá R$ 891,01.

Como não houve acerto das seis dezenas, o prêmio principal passou de R$ 110 milhões para R$ 130 milhões no próximo sábado (21). Não haverá sorteio na quinta-feira (19) por causa do feriado de Corpus Christi.  A aposta na Mega-Sena pode ser feita em qualquer casa lotérica. O jogo simples custa R$ 5,00.

Prorrogadas as inscrições para cursos técnicos gratuitos || Foto Pedro Moraes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual de Educação prorrogou o prazo de inscrição para os 41 cursos técnicos gratuitos de nível médio ofertados para o segundo semestre. Os interessados têm até o dia 3 de julho para se inscrever por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São ofertadas 18.550 vagas em 238 escolas de 171 municípios.

O processo seletivo será feito por sorteio eletrônico no dia 4 de julho, com o resultado divulgado na mesma data. As vagas são voltadas, principalmente, para quem concluiu o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas.

Os candidatos sorteados deverão se matricular nos dias 14 e 15 de julho, diretamente na escola onde foram selecionados. Para efetivar a matrícula, será preciso apresentar documentos como RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada.

A iniciativa integra a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. Os cursos abrangem diversas áreas, como Administração, Finanças, Recursos Humanos, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Desenvolvimento de Sistemas e Serviços Jurídicos.

Titular da Setur, Maurício Tavares faz balanço da festa junina || Fotos Nadson Carvalho
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares, faz balanço do Meu São João Amado, festa que agitou a cidade no último final de semana. Na avaliação do gestor, o prefeito Valderico Junior (UB) conseguiu inovar e produzir um evento de grande dimensão, sem se afastar da austeridade fiscal. “É inovação com responsabilidade, criando as oportunidades reais para a população”, disse ao PIMENTA.

A escolha de iniciar os três dias de evento no Dia de Santo Antônio, 13 de junho, evitou a concorrência com os municípios que já consolidaram as festas de São João e São Pedro, explicou Maurício Tavares. A depender da data, os cachês juninos podem variar até 600%, afirmou.

“A antecipação do São João visa uma austeridade orçamentária e fiscal, porque pegamos o município com muitas fragilidades. E uma dessas fragilidades é fiscal. Já estamos com R$ 58 milhões de bloqueios. Nunca vi um município com o tamanho de Ilhéus ter um regime de bloqueios como esse. A gente usou a inteligência”, acrescentou.

Também ressaltou que parte da estrutura da festa, como as 170 barracas para vendedores e os espaços de acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade e para os filhos dos ambulantes, foi bancada pelos patrocinadores. E citou estudos que apontam retorno de R$ 6 para o município por cada real gasto nesse tipo de evento.

O Portal da Transparência das Festas Juninas da Bahia, que reúne dados dos 417 municípios do estado, informa que 13 atrações contratadas para as festas em Ilhéus receberam R$ 2.830.000, juntas. Desse total, R$ 1.130.000 foram de recursos federais e R$ R$ 1,7 milhão do próprio município.

A Secretaria Municipal de Turismo coleta dados de hotéis e pousadas para dimensionar o impacto da festa no segmento. Como o trabalho ainda está em curso, o secretário preferiu não dar números. “O que posso adiantar é que houve uma movimentação bastante expressiva, economicamente falando, do comércio e do trade turístico, transporte, alimentação e hotelaria e outros”.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Sobre os preparativos para os 491 anos de Ilhéus, no próximo dia 28, Maurício Tavares adiantou que o prefeito busca recursos para  a comemoração, mas evitou spoiler. “Não podemos ainda cravar, porque dependo de recursos carimbados, emendas parlamentares, recursos que venham das esferas administrativas superiores, estado ou União, que possam financiar esses eventos. A gente está nas tratativas finais, mas ainda não posso antecipar isso, porque a gente não assinou os contratos”.

PLANEJAMENTO

Há cinco meses e meio na Secretaria de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares disse como encontrou a Pasta no início deste ano. “Quando assumimos, a Secretaria não tinha planejamento estratégico e, principalmente, do calendário turístico da cidade. Não havia previsibilidade e a antecipação necessária [das ações] para criar o fluxo turístico”.

No próximo mês, a Pasta vai propor um calendário formal de eventos para o município. O planejamento deve se basear em previsibilidade e antecipação, variáveis determinantes para influenciar a decisão do turista na hora de escolher um destino. Segundo Maurício, essa escolha é feita, em média, com cinco meses de antecedência.

Calendarizados e divulgados com antecipação, os eventos passam a ser um trunfo do município para atrair visitantes nos períodos de baixa temporada. “A gente precisa de previsibilidade e de antecipação para divulgar e promover o destino em datas em que haja algum evento específico, seja ele temático, eventos pontuais e recorrentes. O que fizemos? Criamos uma proposta de calendário e vamos apresentar, oficialmente, no comecinho de julho”, concluiu o secretário.