Festa começa nesta quinta-feira (26) e segue até domingo (29) || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ita Pedro 2025, que começa nesta quinta-feira (26) e segue até domingo (29), em Itabuna, terá serviços de assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA). A instituição vai trabalhar em regime de plantão para assegurar respostas imediatas às demandas que surgirem durante os festejos.

O plantão junino da DPE-BA, chamado de São João de Direitos – Arraiá de Respeito, contará com o apoio da Unidade Móvel de Atendimento, que ficará posicionada dentro do circuito, na Avenida Princesa Isabel, próximo ao Atakarejo. Uma equipe composta por três defensores públicos e três servidores vai garantir atendimento à população das 15h às 21h, além de ações itinerantes em espaços estratégicos para promoção de direitos, como unidades de saúde, delegacias, central dos catadores e pontos de apoio a populações vulneráveis.

Durante o plantão, serão recepcionadas demandas da área penal e não penal, que inclui questões relacionadas ao direito à saúde, criança e adolescente, consumidor, pessoas idosas, negras, LGBT e mulheres. Além disso, serão promovidas ações de educação em direitos contra assédio, racismo, LGBTfobia e outras formas de discriminação. De acordo com o coordenador da 4ª Regional da DPE-BA, em Itabuna, Washington Andrade, a equipe está pronta para assegurar uma resposta efetiva e integral às demandas da população.

“Essa atuação representa um marco de inovação e compromisso social por parte da DPE-BA. Levar os serviços da Defensoria Pública aos espaços de maior circulação popular durante eventos culturais amplia o acesso à justiça, promove direitos e fortalece o vínculo com a comunidade, especialmente com os grupos mais vulneráveis”, avaliou o defensor público.

Com mais de 30 atrações confirmadas, o Ita Pedro 2025 levará multidão às ruas de Itabuna nas quatro noites de festa. O aumento no fluxo de pessoas no município, em especial na área das apresentações musicais, pode provocar a elevação dos casos que exigem resposta imediata na seara dos direitos humanos e fundamentais.

Para o coordenador 4ª Regional da Defensoria Pública do Estado, Washington Andrade, a expectativa é de uma atuação articulada, preventiva e resolutiva, com impacto direto na proteção de direitos durante os festejos.

Carros bateram nas imediações do antigo posto da PRE || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo três veículos de passeio deixou duas pessoas feridas nesta quarta-feira (25), por volta das 7h30min, na BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, próximo ao antigo posto da Polícia Rodoviária Estadual.

O acidente envolveu um Ford Fiesta, um Volkswagen Fox e um Chevrolet Classic. Ao PIMENTA, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as duas vítimas sofreram ferimentos leves. Elas receberam socorro do Corpo de Bombeiros. Os veículos já foram removidos da rodovia.

De acordo com as informações obtidas pela PRF, motorista do Fox perdeu o controle do veículo, possivelmente, por causa de uma fechada, o carro rodou na pista e foi atingido pelo Classic. Na sequência, o mesmo Classic bateu na lateral do Fiesta.

Atualizado às 11h46min para acréscimo de informações.

Controle do trânsito será necessário para instalação de luminárias e refletores, informa Prefeitura
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trecho da BR-415 do Cidadelle ao Posto Cachoeira, em Itabuna, terá regime de Pare e Siga nesta quarta-feira (25), informa a Prefeitura. A medida será necessária para a instalação de luminárias e de dois refletores, serviços a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

A interdição ocorrerá na faixa das 19h às 20h30min. O trecho da rodovia passa por obras com recursos do Governo do Estado e execução por parte da Prefeitura de Itabuna, complementar às obras de ligação com a primeira ponte de ligação da BR-415 com a BA-649.

O primeiro quilômetro do Posto até as imediações do loteamento Jardim das Acácias, apesar das promessas – e da construção de um atacarejo vizinho ao condomínio de luxo, não será duplicado. Trabalhadores que se descolam para os atacadões e condomínios residenciais às margens da BR-415 reclamam da falta de ciclofaixa no novo projeto.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A unidade do SineBahia em Itabuna tem dezenas de vagas de emprego e de estágio remunerado nesta quarta-feira (25) em áreas como construção civil e serviços, além de comércio.

De acordo com o órgão estadual de qualificação e intermediação de vagas no mercado de trabalho, há uma oportunidade de estágio e 31 de emprego, dentre elas assistente de marketing, operador financeiro, topógrafo e auxiliar de contabilidade. O estágio remunerado é para auxiliar administrativo.

Os interessados devem se dirigir ao SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã. A unidade funciona até as 16h, mas os candidatos devem chegar com, pelo menos, 30 minutos antes do fechamento.

A documentação exigida no cadastramento inclui carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Abaixo, confira todas as vagas anunciadas para esta quarta-feira pós-São João.

Leia Mais

Ilhéus caminha para 500 anos de história || Foto Patrícia Lanini/Socicam
Tempo de leitura: 3 minutos

Efson Lima || efsonlima@gmail.com

O Município de Ilhéus, dia 28/06, completa 491 anos de Capitania e 144 de elevação de cidade. Os dados sociais da Princesa do Sul são assustadores. Segundo o Índice de Progresso Social (2025), a cidade ocupa a 186ª e a 4.124ª posições, respectivamente, na Bahia e no Brasil, afastando-a de um lugar de razoável índice de qualidade de vida. Mas, há luz pela frente. Caso confirme a implantação do Porto Sul, a Ferrovia Oeste – Leste e a cidade tenha um novo aeroporto, diga-se de passagem, que atenderá o Litoral Sul e parte do Baixo-Sul e Médio Sudoeste, além da ponte Salvador – Itaparica, não só Ilhéus, mas toda a região sofrerá um significativo contexto socioeconômico de mudanças.

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) foi criada em abril de 1989, mas até o presente momento não reuniu as condições para a efetiva operacionalização. É óbvio que sem as condições logísticas as chances são mínimas desse complexo sair do papel. Afinal, precisa de transporte para atender a principal característica que é exportar sobre o fundamento do controle alfandegado. A ZPE vai gerar postos de trabalho e ressignificar o território, certamente, imporá desafios à sociedade, mas permitirá também uma ampliação da gama de serviços e, quiçá, provoque uma melhoria de renda da população.

______________

Estamos muito mais interligado com o sudoeste baiano que com essas duas áreas geográficas. A BA-001 precisará ser redimensionada para dar conta do fluxo de carros e transporte de mercadorias.

______________

O famigerado aeroporto precisa deixar de ser sonho. O atual na cidade, mesmo reformado e com condições bem melhores que anteriormente (quase um novo aeroporto) não consegue operacionalizar com chuva em razão de não ter os instrumentos necessários. Mesmo assim, o volume de cargas que se espera desse complexo logístico exigirá um aeroporto maior e com condições de receber e enviar mercadorias para outros lugares, sem falar no quantitativo de pessoas que vão usar o serviço de transporte aéreo. Logo, o aeroporto internacional da região do cacau se mostra como uma demanda urgente.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) sobrevive, mesmo diante dos cenários negativos que o projeto atravessa diante da escassez de recursos financeiros. A ferrovia integrada ao Porto Sul consolidará a região como um dos mais importantes complexos de exportação do País, especialmente, agronegócio e mineração. As ferrovias de transporte de mercadorias precisam de portos para terem um performance elevada. Essas intervenções dinamizarão outros municípios: Itabuna, Uruçuca, Itacaré e Ubaitaba, dentre outros.

A Ponte Salvador–Itaparica provocará um maior fluxo no litoral baiano, pois, poder-se—á sair de Salvador e alcançar todo o sul da Bahia em menor tempo. Certamente, impulsionará o turismo e provocará mudanças na região. O baixo-sul, que constantemente esteve menos integrado, agora, será uma rota de encontro e passagem, aproximando as regiões que, conectadas pelo mar e pela cultura do cacau, pouco estiveram interligadas, assim como o Recôncavo. Estamos muito mais interligado com o sudoeste baiano que com essas duas áreas geográficas. A BA-001 precisará ser redimensionada para dar conta do fluxo de carros e transporte de mercadorias.

Oxalá, quem sabe, no futuro, não se vislumbra a concretização de uma ponte que possa ligar Canavieiras a Belmonte, permitindo alcançar a Costa do Descobrimento e o extremo-sul mais rapidamente. E, sobre rodovias, é curiosa a nova BA – 649, que ligará Itabuna a Ilhéus, cujos traçados vão ajudar os moradores do outro lado do Rio Cachoeira e permitirão um novo ciclo de desenvolvimento. Entretanto, essas conquistas não podem estar dissociadas do planejamento urbanístico e de um sério acompanhamento dos órgãos instituídos e da sociedade civil.

Espera-se que quando dos 500 anos da Capitania de Ilhéus, toda a região esteja bem melhor e que a sociedade alcance efetivamente um desenvolvimento social elevado. O Estado da Bahia precisa estar atento para a necessidade de uma Região Metropolitana, cuja tarefa é ajudar na coordenação desses desafios e sonhos. Esses complexos atravessam muitas questões ambientais e não há desenvolvimento efetivo sem um olhar atento para a sustentabilidade. Muito menos a população de baixo poder aquisitivo deve ficar à margem da inclusão socioeconômica e dos debates.

Efson Lima é advogado e professor, doutor em Direito (UFBA) e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral).

Inscrições no Prouni começam no próximo dia 30.
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça -feira (24), o Edital nº 14 /2025 , referente a o processo seletivo para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 30 de junho a 4 de julho . O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni , no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 de julho .

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou em 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.

OPÇÕES PARA OS CANDIDATOS
O edital estabelece, ainda, que o estudante deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo . Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos . Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública , integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição pública , que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.

A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas e priorizada a seguinte ordem:

Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Único de Acesso nos dias 18 e 19 de agosto. Neste mesmo portal, a lista de espera estará disponível na página do Prouni  para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos no dia 22 de agosto .

Alan e Rayne morrem em acidente em Ilhéus || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente de trânsito, próximo à rodoviária de Ilhéus, no bairro Teotônio Vilela, na saída para Itabuna, resultou na morte de um casal de jovens, na madrugada desta terça-feira (24). Imagens feitas logo depois do acidente mostram um carro modelo Renaut Kwid, branco, na contramão, e uma motocicleta à sua frente.

De acordo com testemunhas, os dois veículos colidiram de frente por volta das 3h da madrugada desta terça-feira. O piloto da motocicleta, Alan Silva Santos, de 23 anos, morreu no local do acidente. A namorada dele, Rayane Alves Costa, de 16 anos, chegou a ser levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, mas não resistiu aos ferimentos.

Rayane estava na garupa da moto

O acidente ocorreu a poucos metros da casa dos jovens, que moravam no bairro Teotônio Vilela. O rapaz estava de carro, mas decidiu trocar de veículo minutos antes do acidente. Com o impacto da colisão, moto e carro ficaram destruídos.

Os corpos de Rayane Alves e Alan Silva foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT) e devem ser liberados para sepultamento na tarde desta terça-feira. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o velório e horário de sepultamento do casal.

Prefeitura de Itabuna contrata a empresa Matrix Empreendimentos || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) publicou o extrato do Contrato Administrativo n. 150/2025, firmado pela Prefeitura de Itabuna com a empresa Matrix Empreendimentos, que tem como objeto a locação de equipamentos, estruturas e materiais para a promoção de eventos no município.

O contrato abrange recursos humanos, serviços técnicos, locação de equipamentos de áudio e vídeo, montagem e desmontagem de estruturas metálicas, alimentação, material consumível, trios elétricos, unidades móvel de som e luz e demais artefatos necessários à consecução das atividades correlatas à promoção de eventos.

Assinado na última sexta-feira (20), o contrato tem prazo de 12 meses e foi orçado em R$ 2.862.666,29. Acesse o extrato em edição do Diário Oficial do Município.

Mouro Cid e Braga Netto têm acareação nesta terça-feira (24)|| Foto Ton Molina/STF e Isac Nóbrega/PR
Tempo de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para realizar, nesta terça-feira (24), a partir das 10h, a acareação entre réus e testemunhas da ação penal sobre um golpe de Estado fracassado. O objetivo seria manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder mesmo após derrota nas eleições de 2022.

Os primeiros a serem colocados frente a frente serão o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do plano de golpe, e o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil.

A defesa de Braga Netto, que pediu a acareação, acusa Cid de mentir em seus depoimentos. Na delação, o tenente-coronel relatou que o general lhe teria entregue R$ 100 mil numa sacola de vinho. O dinheiro seria para financiar a operação do golpe.

Em outro momento, Cid disse que um plano para monitorar e assassinar autoridades foi discutido na casa de Braga Netto. O general nega ambas as acusações.

GENERAL PRESO

Braga Netto está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado e tentar obter detalhes dos depoimentos de delação de Cid.

A acareação serve para que cada um sustente sua versão dos fatos perante o juiz responsável, respondendo a perguntas iguais ou parecidas sobre aparentes contradições entre os depoimentos. A meta é fornecer mais elementos para que o julgador possa tomar uma decisão final.

O procedimento, em regra, é fechado, e contará com a presença apenas do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal do golpe, dos réus, dos respectivos advogados e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Também devem ser acareados nesta terça (24) o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também réu na ação penal, e o ex-comandante do Exército Freire Gomes, que figura no processo como testemunha.

Nesse caso, o procedimento foi pedido pela defesa de Torres, que disse haver pontos “nevrálgicos” do depoimento de Gomes que precisam ser esclarecidos.

As acareações fazem parte das medidas adicionais que podem ser pedidas por acusação e defesa durante a tramitação de uma ação penal. Ainda é possível que outras – como perícias e novos depoimentos, por exemplo – sejam pedidas.

Somente após encerrada essa fase de instrução do processo é que os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo – além de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flavio Dino e Cármen Lúcia – deverão julgar se condenam ou absolvem os réus na primeira ação penal do golpe.

Essa ação tem como alvo o chamado “núcleo crucial”, composto por aqueles que seriam as principais cabeças por trás do complô, incluindo o próprio Bolsonaro, apontado na denúncia da PGR como líder e principal beneficiário do esquema.

Leia Mais

Últimos dias para solicitar acesso à antena parabólica digital|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Famílias baianas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), têm até a próxima segunda-feira (30) para agendar a instalação gratuita dos kits da nova parabólica digital. A instalação é feita no país por meio do programa Siga Antenado.

O programa, uma das maiores ações de inclusão digital do país — e que já beneficiou mais de 5 milhões de brasileiros — é voltado para famílias que utilizavam a parabólica tradicional.

O Siga Antenado garante acesso gratuito à nova parabólica digital, com som e imagem em alta definição e mais de 100 canais abertos. A iniciativa foi executada em todos os estados brasileiros. “Estamos promovendo inclusão digital, ampliando o acesso à informação de qualidade e preparando o Brasil para a nova era da conectividade”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

IMPLEMENTAÇÃO DO 5G

Além de levar a nova parabólica digital gratuitamente à população, o programa também possibilitou a liberação completa da faixa de 3,5 GHz, que permite a implementação do 5G em todo o território nacional. A limpeza da faixa foi concluída 14 meses antes do prazo previsto.

Famílias elegíveis para o programa e que ainda não fizeram a troca de sua parabólica tradicional têm até o dia 30 de junho para solicitar e agendar a instalação da nova antena parabólica digital. O agendamento, a entrega e a instalação do kit digital são gratuitos. Mais informações estão disponíveis em sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende por mensagens via WhatsApp.

AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA

Inicialmente destinado apenas a usuários do CadÚnico com parabólica tradicional, o programa foi ampliado em maio de 2025 por meio de portaria do Ministério das Comunicações. A Fase Extra contemplará moradores de baixa renda em 323 municípios com cobertura terrestre limitada, mesmo que não possuam parabólica tradicional instalada.

Foram priorizadas cidades em 16 estados brasileiros: Bahia (20), Ceará (7), Espírito Santo (2), Goiás (21), Maranhão (46), Minas Gerais (30), Mato Grosso (23), Mato Grosso do Sul (4), Pará (15), Pernambuco (3), Piauí (88), Rio Grande do Norte (9), Rondônia (4), Roraima (3), Rio Grande do Sul (4) e Tocantins (44).

A substituição é necessária para evitar interferências causadas pela ativação do 5G, que utiliza a mesma faixa de frequência (3,5 GHz). Os novos equipamentos oferecem melhor desempenho de sinal, estabilidade na recepção e qualidade superior de áudio e vídeo.

Homem foi preso em flagrante e confessou crime, segundo a Polícia Civil || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem acusado de ameaçar a ex-companheira e atear fogo na casa onde ela residia com o filho de ambos, na madrugada desta segunda-feira (23), em Serrinha, no interior da Bahia. A ação foi efetuada por equipes do plantão especial de São João de Serrinha, com apoio da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Catti/Sisal).

A vítima procurou a Delegacia Especial de Área (DEA) instalada no Estádio Municipal durante os festejos juninos, relatando que havia sido ameaçada pelo ex-companheiro, que em seguida incendiou a residência da família, localizada no bairro de Vaquejada.

Os policiais se deslocaram imediatamente até o endereço da vítima e constataram os sinais do incêndio, que já havia sido controlado pelo Corpo de Bombeiros.

O autor foi localizado logo depois e, ao ser abordado pelos investigadores, confessou o crime, informa a Polícia Civil. Ele vai responder pelos crimes de ameaça motivada por violência de gênero, dano qualificado e incêndio em casa habitada no âmbito da Lei Maria da Penha. O homem segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Receitas médicas de drogas emagrecedoras passam a ser de retenção obrigatória || Foto Jefferson Rudy/Agência Senado
Tempo de leitura: 2 minutos

A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui semaglutida, liraglutida, dulaglutida, exenatida, tirzepatida e lixisenatida.

A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril e entrou em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

Em nota, a agência informou que a medida tem como objetivo proteger a saúde da população brasileira, “especialmente porque foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas pela Anvisa”.

A análise, segundo a agência, se baseou em dados de notificação do VigiMed, sistema disponibilizado pela Anvisa para que cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos possam reportar suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.

Em uma análise comparativa, o sistema de farmacovigilância, de acordo com a agência, sinalizou “muito mais eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações aprovadas pela Anvisa no Brasil do que os dados globais”.

Leia Mais

Boteco das Amigas é atração confirmada no São Pedro de Serra Grande || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uruçuca viveu quatro dias de muita festa, cultura e recorde de público com a edição 2025 do São João do Povo, que agitou a Praça Régis Pacheco de quinta-feira (19) a domingo (22). Um verdadeiro encontro de gerações, que reuniu famílias inteiras, visitantes de municípios vizinhos e forrozeiros de todas as idades.

Público lota a Praça Régis Pacheco no São João do Povo 2025 || Foto PMU

Entre as atrações, a cantora Solange Almeida atraiu multidão e fez o público cantar seus maiores sucessos. O cantor Silvanno Salles mexeu com os corações apaixonados, e a banda Canários do Reino levou o melhor do forró ao palco da festa.

O São João do Povo também teve shows de Michael Santos, Pipoco do Trovão, Ivan Clips, Guilherme, Lukas Barreto, Seresta do Rasta, Língua Doce, Stampa do Forró, Cícero Dantas, Cia do Kapricho, Dudu Santana, Suíres Borges e Danzinho H3.

A prefeita Magnólia Barreto (UB) ressaltou o empenho da gestão municipal para organizar um evento com segurança, palco amplo, iluminação cênica e os elementos tradicionais dos festejos juninos. “Foi uma festa para o povo, feita com carinho, planejamento e responsabilidade. Nossa praça cheia todos os dias mostrou que a cultura e a tradição seguem vivas e fortes em Uruçuca”, acrescentou a gestora.

SÃO PEDRO EM SERRA GRANDE

A Prefeitura de Uruçuca também anunciou as atrações da festa de São Pedro, nos dias 1º e 2 de julho, na Praça Pedro Gomes, em Serra Grande, o distrito turístico no litoral do município sul-baiano. Já estão confirmadas as apresentações de Batista Lima, Boteco das Amigas, Tomé Xote e Cris Mel. A grade completa será detalhada nos próximos dias.

José Raimundo foi morto na madrugada desta segunda-feira (23), no Maria Pinheiro || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (23), na Travessa Nossa Senhora de Fátima, no bairro Maria Pinheiro, em Itabuna. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como José Raimundo Guimarães dos Santos, de 43 anos.

Segundo informações, Raimundo era pedreiro e morava no Cerrado, vila do distrito de Japu, zona rural de Ilhéus. Ele costumava visitar o Maria Pinheiro, pois namorava moradora do bairro itabunense.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) constatou a morte da vítima no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) recolheu o corpo para a necropsia.

Até o momento, não há informações sobre o número de pessoas envolvidas no assassinato do trabalhador nem a motivação do crime, que é investigado pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna).

Valderico Junior sanciona alterações no Código Tributário e regulamenta zona azul || Fotos Nadson Carvalho e Marcelo Silveira
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Valderico Junior (UB) sancionou a Lei n. 4341/2025, que modifica o Código Tributário e de Rendas de Ilhéus, e regulamentou a Lei n. 3.744/2015, que estabelece o sistema de estacionamento rotativo pago em parte da cidade, a chamada zona azul.

A principal mudança trazida pela reforma tributária é a retirada da prerrogativa da Câmara de Vereadores de atualizar a Planta Genérica de Valores usada como base de cálculo para a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Com a alteração, os valores passarão a ser definidos por ato do Executivo, sem depender de nova lei, como era anteriormente.

A reforma obriga parte dos contribuintes a aderir ao Domicílio Tributário Eletrônico, sob pena de multa de R$ 1.000 para pessoas físicas e de R$ 10 mil para empresas. Também amplia o alcance da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip), que passa a abranger terrenos, além dos imóveis ocupados. Além disso, o dinheiro arrecadado por meio da Cosip também poderá ser investido em sistema de videomonitoramento.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, a nova legislação valoriza quem cumpre suas obrigações tributárias. “Os bons pagadores serão reconhecidos com benefícios e incentivos. E, ao mesmo tempo, reforça o combate à evasão fiscal, protegendo quem faz sua parte com responsabilidade”, afirmou a gestão municipal em nota.

ZONA AZUL

Com o Decreto n. 777/2025, o prefeito Valderico Junior desengavetou a Lei n. 3.744/2015, do quarto mandato do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), para tirar do papel o serviço de estacionamento rotativo pago na região central de Ilhéus.

O Decreto prevê que a tarifa inicial de veículos leves e caminhonetes será de R$ 3 por hora ou de R$ 10 por hora quando o pagamento for feito após a utilização da vaga. A tarifa de pré-pagamento de motos será de R$ 1,50 por hora, ou de R$ 5 por hora, se paga após o uso da vaga.

Já a tarifa de veículos pesados será de R$ 5 ou R$ 20 por hora, a depender da forma de pagamento (se feito antes ou após a utilização da vaga). Para depósito de contêiner ou caçamba em vaga de estacionamento será devido R$ 20 por dia de uso da vaga após o período de isenção, que é de 24h.

Abaixo, confira a tabela com as ruas e avenidas que fazem parte do estacionamento rotativo.

Logradouros que fazem parte da zona azul

O gestor publicou o Decreto n. 777/2025 e a Lei n. 4341/2025 na edição de sexta-feira (20) do Diário Oficial do Município (acesse aqui).