Ataque deixou dois mortos e dois feridos, segundo Polícia || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) identificou uma das vítimas mortas a tiros, neste domingo (8), no Centro Comercial, em Itabuna. Trata-se de Sirlane Oliveira da Silva, de 44 anos, segundo informação da Polícia Civil ao PIMENTA. Um homem, também morto no crime, ainda não foi identificado.

De acordo com a Polícia Civil, na manhã de ontem (8), um homem efetuou disparos de arma de fogo contra outro e acabou atingido mais três pessoas. Além dos dois mortos, duas vítimas baleadas foram levadas para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

A Polícia Civil iniciou inquérito para investigar o caso e faz diligências para identificar o autor dos disparos e a motivação do crime.

Bebê foi transferido de Ilhéus para o HGE, em Salvador || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O bebê Heitor Gustavo dos Santos, que estava internado desde 15 de maio no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, foi transferido ontem (8), pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), para o Hospital Geral do Estado, em Salvador. Ele deverá ser submetido a uma cirurgia vascular e a tratamento hiperbárico por causa de ferimento gravíssimo no pé direito.

Ao PIMENTA, a mãe de Heitor, Sara Ribeiro Santos, disse que a ferida foi provocada por erro médico na administração de medicamento intravenoso por meio de acesso colocado no pé da criança. Procurado pelo site, o Hospital Materno-Infantil não comentou a acusação de erro médico e alegou que, enquanto o paciente esteve na unidade, recebeu toda a assistência, assim como a família.

Devido à gravidade do ferimento, que se expandiu nas últimas semanas, Sara afirmou que já era possível ver o tecido ósseo do pé direito do pequeno Heitor. A família buscou ajuda do Ministério Público, que acionou a Justiça para obrigar a Sesab a transferir o bebê para unidade capaz de conter o avanço da ferida e reconstituir o pé da criança.

Ainda na quinta-feira (5), a juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e Juventude de Ilhéus, proferiu decisão liminar obrigando a Sesab a promover a transferência da criança em até 48h (leia mais aqui). Após a decisão judicial e a repercussão na imprensa, a espera da família do pequeno Heitor pela transferência, que se arrastava há duas semanas, terminou em menos de 72h.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 6 minutos

Segunda-feira (9) com 543 oportunidades de emprego e de estágio remunerado em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste com intermediação do SineBahia. Há 209 vagas em Eunápolis, 169 em Jeqié, 93 em Ilhéus e 72 em Itabuna.

O órgão estadual atende até as 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis e encerra o expediente às 17h em Jequié. Os candidatos devem comparecer apresentar, no SineBahia, carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇOS DO SINEBAHIA

O SineBahia Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro.

Quem reside em Eunápolis deve se dirigir à unidade do SAC, onde funciona o SineBahia, na Rua 5 de Novembro, no Centro. A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira as vagas anunciadas por cidade.

Leia Mais

Itabuna volta a vencer na Segundona ao derrotar o Teixeira de Freitas || Reprodução IEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube garantiu, neste domingo (8), com duas rodadas de antecedência, vaga na semifinal da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. Invicto na competição, o Dragão do Sul venceu hoje o Teixeira de Freitas, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, por 3 a 0, com dois gols de Willian e um de Guilherme Rend. Com o resultado, chegou aos 19 pontos, com seis vitórias e um empate.

Faltando duas rodadas para o encerramento da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Baiano, o Itabuna não pode ser mais alcançado pelo Ypiranga, quinto colocado, com 10 pontos. Jogando na tarde deste domingo, no Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, o Ypiranga venceu o Leônico, por 2 a 1, e manteve-se na disputa por uma das duas vagas restantes, pois o Bahia de Feira é outra equipe já garantida na próxima fase.

O Bahia de Feira tem 17 pontos e na próxima rodada recebe o Itabuna, na briga direta pela liderança da Série B do Baianão. A partida está marcada para as 15h do próximo domingo (15). O terceiro colocado na Série B é o Fluminense, que no sábado (7) bateu SSA FC por 2 a 1.

GRAPIÚNA (NOVAMENTE) HUMILHADO

O quarto colocado é o Galícia, que neste domingo humilhou o itabunense Grapiúna, por 8 a 1. Com a goleada, o Galícia chegou aos 12 pontos. Já o Grapiúna segue na lanterna da Série B, com apenas um ponto. No domingo passado, o time já havia perdido para o Bahia de Feira por 7 a 0 (relembre aqui). Na penúltima rodada, a equipe de Itabuna enfrenta o SSA FC na sexta-feira (13). A partida será às 15h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

Hospital em Itabuna faz captação de múltiplos órgãos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Itabuna voltou a fazer uma captação de múltiplos órgãos. Foi na manhã deste domingo (8), no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), após a família de um jovem autorizar a doação. O rapaz, de 18 anos, teve morte encefálica confirmada. Um helicóptero fez o transporte dos órgãos para Salvador.

A cirurgia de doação feita em conjunto com a equipe de captação de órgãos da Central Estadual de Transplantes da Bahia. Após a retirada, policiais do 15º Batalhão fizeram a escolta da ambulância até o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, o que garantiu o transporte seguro e rápido para que os órgãos chegassem aos pacientes transplantados, em Salvador.

A doação de órgãos só ocorre com a autorização da família. Por isso, a orientação é que todos conversem em casa e deixem claro seu desejo de ser doador, uma atitude que pode salvar até oito vidas. “É um ato de amor que transforma dor em esperança. Nosso reconhecimento e profunda gratidão à família do jovem doador, que, mesmo em um momento de luto, fez questão de dizer sim à vida”, afirma a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Patrícia Betyar.

Em um ato simbólico de respeito, empatia e gratidão, médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da Santa Casa de Itabuna formaram um corredor humano para a passagem dos órgãos e da família do doador. A homenagem foi conduzida pela equipe multiprofissional e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), com apoio da direção do Hospital Calixto Midlej Filho.

Carla Zambelli pode ser presa a qualquer momento || Foto Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão definitiva da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti para o início do cumprimento da pena a que foram condenados pelos crimes de falsidade ideológica e invasão do sistema de informática do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A decisão do ministro foi tomada após a Primeira Turma do STF rejeitar, em sessão virtual extraordinária realizada nesta sexta-feira (6), recursos (embargos de declaração) dos dois sentenciados e decretar o trânsito em julgado da condenação.

O ministro determinou, ainda, a remessa, ao Ministério da Justiça, do pedido de extradição de Carla Zambelli, que deixou o Brasil e, segundo a Polícia Federal, encontra-se atualmente na Itália. Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados deve ser comunicado sobre a determinação da perda de mandato da deputada licenciada.

Zambelli foi condenada na Ação Penal (AP) 2428 à pena de 10 anos de prisão em regime inicial fechado e à perda do mandato, pois a pena a ser cumprida em regime fechado ultrapassa 120 dias (limite estabelecido pela Constituição Federal para ausência em sessões legislativas). Delgatti foi sentenciado a oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado. Acesse aqui a íntegra da decisão

Tiroteio deixa dois mortos no Centro Comercial de Itabuna || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um tiroteio no início da manhã deste domingo (8), no Centro Comercial de Itabuna, tradicional feira livre do município do sul da Bahia, deixou duas pessoas mortas e uma ferida. As primeiras informações são de que homens armados chegaram atirando em direção às vítimas. Duas delas morreram no local.

A terceira vítima teria sido levada em estado grave por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Testemunhas relataram que as vítimas ainda tentaram escapar, mas foram cercadas pelos atiradores e não tiveram chance de defesa. Os criminosos fugiram em um carro de placa ainda não identificada.

Policiais militares foram até o local do tiroteio e fizeram ronda na região, mas ninguém havia sido preso até o início da tarde. Os peritos chegaram ao local por volta das 6h20min. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). Os nomes das três pessoas ainda não foram divulgados.

A maior feira livre de Itabuna há anos tornou-se um dos pontos de comércio de drogas e prostituição à noite. O local tem sido usado também para abrigo de moradores de rua. A situação de violência ocorre mesmo com a Polícia Militar mantendo uma unidade no Centro Comercial. Da Redação com informações de Tom News.

Apostadores baianos faturam prêmio principal da Lotofácil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O final de semana será de festa para três apostadores de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Os sortudos acertaram os 15 números do concurso 3412 da Lotofácil, sorteado na noite deste sábado (7), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo.

Os sortudos vão dividir o prêmio de R$ 958.145,25. A outra aposta vencedora foi feita na cidade de Irati, no Paraná. Os números que deixaram os baianos e paranaenses felizes na noite de hoje foram: 3, 4, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 16, 17, 19, 21, 22,23 e 24.

O sul da Bahia ficou a uma dezena de ter ganhador do prêmio principal. Um morador de Uruçuca “bateu na trave”, com 14 acertos. Ele faturou R$ 1.939,20. O próximo concurso está estimado R$ 1,8 milhão e o  sorteio será nesta segunda-feira (9). O jogo simples custa R$ 3,00 e pode ser feito em qualquer casa lotérica.

MEGA-SENA

Apostadores de Feira de Santana e Salvador “bateram” na trave no concurso 2873 da Mega-Sena. Dois moradores da capital e um da cidade do interior baiano acertaram cinco das seis dezenas. Cada um receberá R$ 44.356,88. As dezenas sorteadas foram: 4, 5, 17, 27, 52 e 56. O prêmio principal acumulou em R$ 61 milhões. O próximo sorteio será na terça-feira (10).

Targino faz show em praça pública de Itabuna || Foto PVC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Consagrado no Norte e Nordeste do Brasil por seus sucessos no forró e baião, o cantor e compositor Targino Gondim será a principal atração deste domingo (8) na comemoração dos 10 anos do Festival A Feira, em Itabuna. A apresentação é um convite para quem gosta de boa música. O melhor, de graça.

O show está marcado para começar às 18h, na Praça Olinto Leone, no centro da cidade. O festival teve início neste sábado (7) e reúne uma programação diversificada, com feira de artesanato, música, gastronomia, espetáculos e oficinas. Segundo os organizadores, o evento oferece “experiências e conexões que fazem a economia girar e a cultura florescer”.

Feira em Itabuna reuniu uma multidão na noite deste sábado || Foto Gilvan Rodrigues

Targino promete um repertório vibrante, mesclando clássicos do forró com composições inéditas. Vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Música Brasileira, o artista é amplamente reconhecido por sua qualidade musical e carisma.

O Festival A Feira é promoção do Governo da Bahia, por meio do programa Faz Cultura, e as secretarias estaduais da Fazenda e da Cultura e da Bahiagás. O evento tem apoio da Prefeitura de Itabuna.

Homem é morto com requinte de crueldade em Eunápolis || Foto PME
Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigadores da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, encontraram, neste sábado (7), em um matagal, na região do bairro Recanto das Árvores, o corpo de um homem, morto com requinte de crueldade. A vítima foi decapitada e estava com os braços amarrados com corda. Tudo indica que o homem foi atingido, principalmente, com paralelepípedo.

A cabeça do homem negro, aparentando ter entre 37 e 42 anos, estava muito machucada, praticamente separada do corpo. Suja de sangue, a pedra, que deve ter sido usada no crime, foi encontrada a poucos metros do corpo. A suspeita é que a vítima tenha sido sequestrada, amarrada e levada para o matagal, onde foi morta.

O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Polícia Civil de Eunápolis trabalha para identificar os criminosos e descobrir a motivação do crime. A cidade do extremo-sul da Bahia vem enfrentando seguidos episódios de violência. A maior parte dos crimes é atribuída a integrantes de facções.

Inscrições no Enem são prorrogadas|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ampliou para até 13 de junho o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social.

Com a ampliação do período de inscrições, algumas datas do cronograma do Enem 2025 também foram atualizadas, mas os dias de aplicação das provas estão mantidos: 9 e 16 de novembro. A solicitação de nome social deve ser feita até o próximo dia 13. As inscrições no Enem devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante.

Neste ano, concluintes da rede pública terão sua inscrição pré-preenchida no sistema, mas, mesmo assim, devem confirmar sua participação na Página do Participante e selecionar em qual língua estrangeira (inglês ou espanhol) serão avaliados para poder fazer as provas. O sistema dará isenção automática e não emitirá boleto para esses estudantes, mesmo que eles não tenham solicitado isenção.

A taxa de inscrição no valor de R$ 85 (para quem não é isento) deve ser paga até 18 de junho. É possível pagá-la por boleto (gerado na Página do Participante); Pix; cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE ENSINO MÉDIO

Na edição de 2025, o Enem volta a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Os participantes que desejam utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Leia Mais

PF prende na Bahia advogado foragido
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (6), no interior da Bahia, um advogado de São Paulo, considerado foragido da justiça. Rafael Gonçalves da Costa foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado por roubo nas cidades paulistas de Urânia e Santa Rita d’Oeste. Ele estava foragido desde 2022 e foi detido na cidade de Condeúba.

O paradeiro de Rafael Gonçalves foi descoberto por meio de investigação da Polícia Federal em Jales/SP. De acordo com PF, o condenado atuava prestando serviços em um escritório de advocacia em Condeúba, no sudoeste da Bahia, como se nada tivesse a esconder.

O advogado Rafael Gonçalves da Costa ficará detido em um presídio no sudoeste da Bahia até a transferência para uma unidade prisional de São Paulo. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi notificada sobre a prisão de Rafael.

Dólar fecha mais um dia em queda|| Foto Banco Central
Tempo de leitura: 2 minutos

Na contramão do mercado global e na expectativa em torno do novo pacote fiscal do governo, o real teve um dia de valorização, com o dólar recuando pelo segundo dia consecutivo e voltando a fechar no menor valor desde outubro de 2024. A bolsa recuou pela terceira vez seguida e atingiu o nível mais baixo em um mês.

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (6) vendido a R$ 5,57, com recuo de R$ 0,016 (0,28%). A cotação alternou altas e baixas até o início da tarde. Na máxima do dia, por volta das 12h15, chegou a R$ 5,61, mas recuou durante a tarde. Na mínima da sessão, por volta das 16h30, a cotação alcançou R$ 5,56.

Com o desempenho desta sexta-feira, a moeda norte-americana cai 2,63% em junho. Este ano, a divisa acumula queda de 9,85%. Assim como na quinta-feira (5), a euforia no mercado de câmbio não se repetiu na bolsa de valores. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 136.102 pontos, com queda de 0,1%. No menor nível desde 7 de maio, o Ibovespa caiu 0,67% na semana.

Tanto fatores internos como externos influenciaram o mercado financeiro. No entanto, predominou a espera pelo anúncio das medidas fiscais alternativas à elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que impulsionou a queda do dólar.

Também no cenário doméstico, o aumento das apostas de uma elevação adicional de 0,25 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia) pelo Banco Central derrubou a bolsa. Isso porque taxas mais altas estimulam a fuga do mercado de ações para investimentos em renda fixa, menos arriscados. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá os juros básicos da economia em 17 e 18 de junho.

Nos Estados Unidos, a divulgação de que a criação de postos de trabalho em maio ficou acima do previsto fez o dólar subir durante o início do dia. No entanto, o anúncio do presidente Donald Trump de que representantes comerciais dos Estados Unidos e da China se reunirão na próxima segunda-feira (9) em Londres animou os investidores durante a tarde. Da Agência Brasil.

Medida é necessária para construção de viaduto sobre a BR-415 || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A construção do viaduto que será um dos elos da BR-415 com a BA-649, no eixo Ilhéus-Itabuna, exigiu implementação do sistema pare-siga na BR-415. A intervenção provoca, nesta sexta-feira (6), longo congestionamento na rodovia.

Intervenção congestiona a rodovia nos dois sentidos || Foto PIMENTA

Nos dois sentidos da via, as filas de carro somam 10 quilômetros. No lado itabunense, a fila começa no bairro de Fátima. O tempo de espera chega a uma hora. Alguns motoristas desistiram e retornaram a Itabuna.

Fila de carros na saída de Itabuna para Ilhéus || Foto PIMENTA

RECLAMAÇÃO

Ciclistas e pedestres estão preocupados com a falta de espaço nas margens da rodovia, que foram ocupadas pela estrutura do viaduto. Eles temem que a intervenção repita o que foi feito pelo Governo Federal, na gestão passada, quando a BR-415 ganhou trechos com terceira faixa, mas teve o acostamento suprimido.

Ninsao, Erenice e Valdemir durante reunião em Brasília || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Biofábrica da Bahia e a República Togolesa (Togo) deram início às tratativas para cooperação técnica na cacauicultura. A instituição baiana é referência na produção em larga escala de mudas de cacaueiro clonado e resistente a pragas, tecnologia que interessa ao país africano.

A parceria foi tema de reunião do diretor-presidente do Instituto, Valdemir José, e do encarregado de Negócios da Embaixada do Togo no Brasil, Ninsao Oubonfo Lantame, na última terça (3), em Brasília. A ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra também participou. O encontro fez parte do II Diálogo Brasil-África.

Segundo Valdemir José, o principal objetivo da parceria é colaborar com a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do país africano. “O Brasil e Bahia têm muito a contribuir com a agricultura familiar, colaborando com a produção de alimentos e o combate à fome”.

O dirigente citou o exemplo do trabalho recente desenvolvido com técnicos angolanos. “Agora, estamos a caminho da capacitação com o Togo”. Para Valdemir, é satisfatório constatar que as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Biofábrica Bahia são valiosos para o Brasil e todo o mundo. “Nos deixa orgulhosos”, concluiu.