Ninna Vieira, do Corpo de Bombeiros, e o pequeno Davi || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um carro entra no quartel de bombeiros e dentro do veículo uma parturiente em trabalho de parto avançado. Após dois minutos e duas contrações, o pequeno Davi chegou, ali mesmo, dentro do veículo, chorando e cheio de vida. Parece até cena de filme, mas a situação aconteceu nesta terça-feira (3), na 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, em Ilhéus.

Após esse momento inicial entre mãe e filho, o cordão umbilical foi cortado e a guarnição deslocou para o Hospital Materno Infantil na ambulância dos bombeiros, para que mãe e filho pudessem receber atendimento especializado.

“Só deu tempo de calçar as luvas para receber Davi. Imediatamente colocamos ele no colo da mãe para esse primeiro momento de troca entre ela e o filho. Esse momento emocionou a equipe inteira, que colaborava pra fazer o parto acontecer de maneira humanizada, mesmo dentro de um veículo. Em nossa profissão lidamos sempre com muitas perdas humanas e materiais e ver Davi nascer foi um ganho maravilhoso”, destacou emocionada a cabo BM Ninna Vieira, que ajudou durante a chegada do pequeno Davi ao mundo.

Esse não é o primeiro parto que a cabo Ninna Vieira auxilia. Ainda quando era recruta no 6º BBM, em Porto Seguro, ela ajudou três bebês a chegarem ao mundo, dois deles de maneira menos participativa, assessorando um outro colega militar. Já em Ilhéus ela auxiliou uma parturiente dentro de um carro de aplicativo.

Área acessível terá 70 vagas em cada uma das três noites de festa || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pessoas com deficiência física terão espaço garantido na área VIP acessível do Meu São João Amado, que vai agitar as noites de Ilhéus de 13 a 15 de junho. Serão 70 vagas em cada noite da festa, com direito a um acompanhante por credenciado.

Conforme o edital de chamamento, a pessoa vai escolher o dia para o qual deseja se credenciar. Não será permitida inscrição para mais de um dia do evento. As inscrições começaram ontem (4), às 18h, e seguirão até amanhã (6), às 12h, por meio de formulário eletrônico (acesse aqui).

Os credenciados serão selecionados com base na ordem cronológica de inscrição, pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Para ter direito à vaga, é necessário apresentar CPF, RG ou CNH, comprovante de residência em Ilhéus emitido há até 90 dias, laudo médico ou documento oficial comprovando que a deficiência se enquadra nos critérios da Lei Nacional 13.146/2015.

Segundo a Prefeitura de Ilhéus, a área VIP acessível contará com infraestrutura específica para garantir conforto, segurança e boa visibilidade do palco, permitindo que as pessoas com deficiência aproveitem a festa com dignidade e autonomia. Confira mais informações no edital (a partir da página 18 do arquivo).

Wenceslau Júnior escreve sobre papel do Estado no incentivo a agentes ambientais
Tempo de leitura: 3 minutos

Wenceslau Júnior 

Neste 05 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As questões ambientais são palco de debate há longas décadas, desde antes da Primavera Silenciosa (Rachel Carson, 1962). No entanto, o tema tem ganhado ainda mais força e relevância nos últimos anos, em razão dos desastres ambientais, das emergências climáticas, e, sobretudo, da urgência de compreendermos a relação de interdependência do ser humano com o meio ambiente.

Diante da visão de parte da sociedade de que a natureza é apenas provedora de recursos e receptora de resíduos, o imortal Ailton Krenak (2020) anuncia: O amanhã não está à venda! É necessário repensarmos o consumo, fortalecermos os princípios de recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Pela manutenção da vida na Terra, a reformulação dos nossos padrões de consumo e a transição energética e ecológica são mais que necessárias, são urgentes.

Nesse contexto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda e outros Ministérios, lançou o Programa de Transformação Ecológica, propondo um novo modelo de desenvolvimento econômico, que busca reduzir os impactos ambientais e a desigualdade.

Nessa mesma linha, o Consórcio do Nordeste apresenta um plano de transformação ecológica para a região que abriga vários biomas, entre eles a Mata Atlântica e a Caatinga, o último, próprio do Nordeste brasileiro.

_______

O apoio às Cooperativas e Associações nos grandes eventos, especialmente no Carnaval e São João, se constituiu em uma tecnologia social que se aperfeiçoa ano após ano, ampliando cada vez mais os investimentos, o número de catadores beneficiados e de resíduos coletados.

 

Com os planos apresentados podemos visualizar que estamos, finalmente, vivendo uma era de concepção de desenvolvimento em que as questões ambientais são debatidas em parceria para que seus impactos sejam mitigados e oportunidades de desenvolvimento sustentável e inclusão sejam construídas.

Ainda imbuídos nessa pauta, não podemos deixar de reconhecer e valorizar o papel dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis para a construção do elo entre economia e manutenção da vida na Terra. Esses agentes ambientais, especialmente os que se organizam sob os princípios da Economia Popular Solidária e do Cooperativismo, são os grandes protagonistas dessa temática. São diversas associações, cooperativas e grupos coletivos que desenvolvem trabalhos de educação e sensibilização ambiental, geram renda e reduzem o impacto ambiental ao contribuírem com a retirada de produtos que poderiam sofrer um descarte inadequado.

Por essas razões, o Governo do Estado da Bahia tem investido fortemente nesse segmento. O apoio às Cooperativas e Associações nos grandes eventos, especialmente no Carnaval e São João, se constituiu em uma tecnologia social que se aperfeiçoa ano após ano, ampliando cada vez mais os investimentos, o número de catadores beneficiados e de resíduos coletados.

Além dos grandes eventos, o apoio à regularização, assistência técnica e formação desses grupos também é uma outra vertente que vem se fortalecendo. A doação de equipamentos como prensas, balanças e carrinhos é feita de igual forma.

Ainda nessa temática, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, criou um Comitê Executivo sobre a Cadeia Produtiva de Recicláveis, este coordenado pela Casa Civil e com a participação de várias secretarias de estado.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ocupa o comitê atuando nas ações de Assistência Técnica e Formação, Aquisição e doação de equipamentos e apoio a grandes eventos; a Secretaria de Desenvolvimento Urbano tem a responsabilidade de melhorar a infraestrutura dos galpões; a Secretaria de Meio Ambiente recebeu a responsabilidade de lapidar a legislação e criar o sistema de pagamento pela prestação de serviços ambientais; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico busca de atrair mais indústrias que processem o material, entre outras.

Além das secretarias de estado envolvidas, as Voluntárias Sociais da Bahia atuam nessa agenda como grande articuladora das instituições e em busca de financiamento.

Compreendemos, por fim, que o principal desafio desse acúmulo de tarefas entre as secretarias e instituições parceiras é, sobretudo, o de conscientizar os municípios do estado de que as Cooperativas e Associações prestam um serviço ambiental relevante, e por isso precisam ser remuneradas por de forma justa e regularizada.

O Governo do Estado está fazendo a sua parte, os catadores e alguns municípios também, o que já apresenta avanços que nos trazem esperança, mas ainda há muito trabalho pela frente! Neste dia Mundial do Meio Ambiente, convidamos a todos/as a se debruçarem sobre essa pauta que mais do que importante, é essencial para o planeta.

Wenceslau Júnior é professor de Direito da Uesc e superintende de Economia Solidária da Bahia.

Ancelotti comandará Seleção Brasileira pela primeira vez || Foto CBF/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Seleção Brasileira enfrentará a do Equador, a partir das 20h desta quinta-feira (5), na partida que marca o início da Era Carlo Ancelotti. O confronto entre brasileiros e equatorianos será no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

– Penso que estar aqui é algo muito bonito para a minha carreira, treinar uma seleção pela primeira vez, ainda mais a seleção do Brasil, que não é uma qualquer. Histórica. Tenho uma grande ilusão, motivação para fazer o melhor possível e tentar chegar ao objetivo final. Me dá muita confiança o que vejo, os jogadores, a gana que os jogadores têm para vestir a camisa amarela – afirmou um motivado Ancelotti em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (4).

A Seleção Brasileira entra em campo ocupando a quarta posição da classificação com 21 pontos. Em seu último compromisso, que foi determinante para a demissão de Dorival Júnior, o Brasil foi goleado por 4 a 1 pela Argentina. Desta forma, uma vitória fora de casa sobre os equatorianos seria de grande importância para encaminhar a vaga para o próximo Mundial.

Segundo o treinador italiano, para sair com os três pontos, a equipe canarinho terá de fazer uma partida completa:

– Não dá para fazer apenas uma coisa boa. Acredito que no aspecto ofensivo vamos ir bem pela criatividade que temos. Já na defesa, temos que ter uma equipe solidária, que compete, luta e trabalha junta. Os dois aspectos são importantes para amanhã. Quero uma equipe que joga uma partida completa.

Para buscar este objetivo, Carlo Ancelotti pode optar por uma formação inédita diante do Equador, inclusive com a estreia de um jogador na seleção, o zagueiro Alexsandro, do Lille (França). Assim, uma possível formação inicial é: Alisson; Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Gerson; Estêvão, Richarlison e Vinicius Júnior. Com informações d´Agência Brasil.

EMPREGOS HOJE - Vagas disponíveis em unidades do SineBahia como a de Ilhéus (foto), na Rua Eustáquio Bastos, Centro
Tempo de leitura: 5 minutos

Quinta-feira (5) com total de 344 vagas de emprego e de estágio pelo SineBahia em três municípios das regiões sul e extremo-sul do Estado. São vagas para profissionais em várias áreas e níveis de escolaridade, desde o fundamental ao técnico e superior.

Há 200 vagas em Eunápolis hoje pelo SineBahia. Itabuna oferece 86 oportunidades. Ilhéus traz 58. Há vagas de estágio em Itabuna e Ilhéus, conforme o órgão estadual que faz a intermediação para o mercado de trabalho e oferece, também, qualificação profissional.

O candidato deve ir à unidade do SineBahia onde está sendo ofertada a vaga. Os documentos exigidos são as carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Eunápolis está localizada na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Ilhéus, atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. A de Itabuna está no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Veja abaixo as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Inscrições para estágio na Caixa se encerram amanhã || Foto Sergio V.S. Rangel/ Shutterstock.com
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal encerra, nesta quinta-feira (5), as inscrições para o processo seletivo que visa à formação de cadastro reserva para vagas de estágio em todas as regiões do Brasil. Os candidatos devem se inscrever pelo site da Super Estágios e escolher a localidade em que deseja concorrer.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve estar regularmente matriculado em instituições de ensino públicas ou privadas, com frequência efetiva em curso reconhecido pelo MEC, nos níveis médio, técnico ou nível superior. Além disso, é necessário ter no mínimo 16 anos. Serão asseguradas 10% das vagas para pessoas com deficiência (PcDs), 30% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos e 3% para candidatos indígenas.

As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de Direito, Arquitetura, Engenharia, Economia, TI e Projetos Sociais (Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais ou Ciência Política).

Após a inscrição, os candidatos farão uma prova online. Para as vagas de nível superior, haverá também uma etapa de entrevista. A bolsa auxílio é R$ 500 para os níveis médio e técnico e R$ 1.100 para estagiários de nível superior. Além disso, os estudantes receberão um auxílio transporte de R$ 130 por mês. Acesse aqui para se inscrever.

Projeto para construção de ponte Salvador/Itaparica avança ||Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia e a concessionária responsável pelo Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica assinaram, nesta quarta-feira (4), o novo acordo contratual para início das obras. O governador Jerônimo Rodrigues compartilhou a notícia durante reunião virtual com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que estava acompanhado de Zhu Qingqiao, embaixador da República Popular da China no Brasil.

O ato ocorre após intermediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), que homologou, em fevereiro, a proposta de conciliação para execução da obra. “Hoje essa assinatura põe fim a essa etapa do processo. Agora é aguardar para que a empresa chinesa, que já fez a sondagem, faça o projeto executivo para que a gente possa continuar avançando com as ações do Governo do Estado para fazer a ponte Salvador-Itaparica acontecer. Vamos exigir que o projeto estabeleça ações para o turismo, a economia e a preservação da cultura. Vamos encurtar caminhos dentro da Bahia e também quanto à relação Brasil-China”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Após a assinatura de hoje, os próximos passos são a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras nos municípios de Salvador e de Vera Cruz. De acordo com o contrato, as obras devem iniciar no prazo máximo de 12 meses. O sistema rodoviário será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos.

R$ 200 MILHÕES INVESTIDOS

A discussão contratual não impediu a continuidade da sondagem na Baía de Todos-os-Santos onde será construída a ponte. Em abril de 2025, após 12 meses, foi finalizada a sondagem. Durante a execução dos serviços foram mobilizadas mais de 300 pessoas, contratadas mais de 20 empresas baianas e investidos R$ 200 milhões. A sondagem da Ponte Salvador-Itaparica obteve recordes históricos: foi a primeira no Brasil a atingir 200 metros de profundidade para coleta de material intacto no solo marinho.

Para o ministro Rui Costa, essa é uma obra estruturante para a Bahia já que impulsiona o desenvolvimento econômico do sul e baixo sul e fundamental para a integração econômica do estado. “A construção da Ponte Salvador – Itaparica irá gerar além de milhares de empregos, muitos investimentos no turismo da região. Esse será o maior símbolo físico da integração econômica Brasil-China. É um dia muito feliz para o povo baiano”, afirmou Rui Costa, ministro da Casa Civil, durante reunião com o governador e representantes da empresa chinesa.

Para Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, do ponto de vista técnico, a assinatura é um marco imprescindível ao avanço do projeto. “Estamos preparados e muito focados para dar este passo decisivo rumo à concretização do maior projeto de infraestrutura em execução no país. Para os baianos e baianas, a Ponte Salvador-Itaparica vai significar muito mais que uma nova ligação entre duas cidades. Ela será um caminho para a prosperidade, a inclusão e a geração de emprego e renda. Nosso compromisso é garantir que essa transformação aconteça com responsabilidade e eficiência”, conclui.

De acordo com o Governo da Bahia, esse investimento promoverá desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário, transformando a vida de 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. O novo sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o sul e baixo sul, será reduzida em mais de 100 km.

Unidade registrou 181 casos com sintomas gripais em maio || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: 3 minutos

A Emergência Pediátrica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, enfrenta escalada de casos de sintomas gripais desde o último mês. Para se ter ideia, em janeiro, a unidade fez 861 atendimentos. Agora em maio, este número subiu para 1.716, sendo que, deste total, 457 apresentaram diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi em maio o pico dos casos mais graves e urgentes de pacientes com sintomas gripais: 181.

O período sazonal das síndromes gripais vai de abril a julho, quando ocorre um aumento de doenças respiratórias. Febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade progressiva para respirar são os principais sintomas. O quadro pode comprometer os pulmões.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também está o reflexo desta intensa movimentação na Emergência Pediátrica. Coordenador da UTI Pediátrica, o enfermeiro Márcio Demétrio explica que a neonatologia se dá desde o dia do nascimento até o 28º dia de vida. A partir deste período o paciente passa a ser pediátrico. Porém, nesse período crítico, diante do aumento considerável de casos de bronquiolite, a UTI Ped está recebendo pacientes também em fase de neonatologia.

“Recebi na semana passada uma criança com apenas 13 dias de nascida”, revela. A UTI Pediátrica acolhe crianças e adolescentes com até 15 anos 11 meses e 29 dias. Segundo Márcio, a bronquiolite tem a fase de pico entre o terceiro e o sétimo dia. “Muitos casos precisam ser entubados, situação que dura, em média, 15 dias de tratamento”, completa.

TESTES

De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), de janeiro a maio foram encaminhadas 54 amostras ao Laboratório Central (Lacen), em Salvador, tendo como resultado 26 amostras negativas e 28 amostras positivas. Destas 13 testaram positivo para Virus Sincicial (causa mais comum da bronquiolite); 6 para Rinovírus (vírus que causa a maioria dos resfriados comuns); 2 para DENV2; 3 para dengues; 2 para COVID; 1 Adenovírus e um caso de Meningite.

PROTOCOLO DE MANCHESTER E ORDEM DE ATENDIMENTO

A direção do Hospital esclarece que a ordem de chegada na Emergência Pediátrica não determina a prioridade no atendimento. Os casos são avaliados por critérios de gravidade, garantindo que pacientes em situação mais crítica sejam atendidos primeiro.

“Temos adotado o Protocolo de Manchester para a ordem de atendimento”, explica a enfermeira Iasmine Maiara, coordenadora do setor. O protocolo é um sistema de triagem que classifica a gravidade dos casos e prioriza o atendimento. Ele utiliza um sistema de cores para identificar o nível de urgência de cada paciente, permitindo que os mais graves sejam atendidos primeiro.

“O que orienta todas as nossas decisões é a gravidade do quadro e a preservação da vida. Nosso compromisso é com o cuidado responsável e com quem mais precisa naquele momento”, esclarece a enfermeira. A cada 100 atendimentos na Emergência Ped, 83 são classificados como Azul e Verde, ou seja, pacientes que deveriam estar sendo assistidos nas Unidades de Saúde e na UPA 24h, o que gera uma superlotação no hospital. A maioria opta por atendimento na Emergência Pediátrica do Hospital.

MEDIDAS EMERGENCIAIS E VACINAÇÃO

O Materno-Infantil adotou medidas para garantir o serviço à população, conforme explica a diretora-geral Domilene Borges. “Estamos fazendo gestão dos leitos diariamente. Organizamos enfermarias para pacientes de entrada e enfermarias para pacientes já em tratamento. Desta forma estamos tendo baixa taxa de reinfecção ou infeção cruzada”, informa.

“Ao mesmo tempo temos uma enfermaria de retaguarda para pacientes vindos da UTI, com condições de completar internação em enfermaria clínica, o que nos permite liberar leitos para admissão na UTI Ped”, completa. Domilene lembra que, após a cura, a vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção e deve ser incentivada.

Violonista Jader Pereira se apresenta em show com entrada franca || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, recebe, no próximo sábado (7), às 19h, o concerto de violão clássico Entre Cordas, do professor e violonista Jader Pereira. No repertório, séculos de história da música, com obras de Luys de Narváez, Francisco Tárrega, Villa-Lobos, Elomar e outros grandes compositores. A entrada será de graça.

O projeto é executado pelo Instituto Macuco Jequitibá com apoio institucional da Prefeitura de Buerarema e apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Presidente Lula publica lei que altera remunerações e planos de carreira || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 15.141/2025, que reestrutura diversas carreiras do funcionalismo público federal e reajusta os salários de servidores e empregados públicos do Executivo Federal.

A Lei altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações, muda a regra de designação dos membros dos conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar, além de padronizar e unificar regras de incorporação de gratificações de desempenho.

O texto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) substitui a Medida Provisória 1286/24, que perdeu a validade em 2 de junho, cumpre os acordos firmados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e garante reajustes a todos os servidores públicos federais em 2025 e 2026.

Segundo o ministério, as despesas com pessoal permanecem estáveis, representando menos de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país), em 2026.

Leia Mais

Itabuna chega a 976 nomeados por meio do concurso de 2023 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) publicou a 12ª convocação de aprovados no concurso público de 2023 da Prefeitura de Itabuna. A lista nomeia mais sete profissionais para os cargos de arquiteto e de professor de Ciências da Natureza, Educação Física e Geografia. Com a nova leva de convocados, o certame atingiu a marca de 976 nomeações.

A relação está disponível na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município, a partir da página 17 (acesse aqui).

Os convocados deverão comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, num prazo de 30 dias. O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, no Edifício Jequitibá Trade Center, 2º andar, na Avenida Aziz Maron, nº. 1067, bairro Jardim Vitória.

A portaria de nomeação do concurso determina que a posse dos aprovados ocorrerá imediatamente após expedição do Atestado de Saúde Ocupacional. Também informa o esgotamento de habilitados no cadastro reserva para o cargo de professor de Geografia.

Evento será nesta quinta-feira (5), no Pavilhão Adonias Filho || Imagem gerada por IA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove, nesta quinta-feira (5), das 8h às 17h, a II Jornada As Humanidades e a Casa Comum: Unindo Saberes pela Sustentabilidade, que vai ocupar a Sala 2202 do Pavilhão Adonias Filho. A atividade marcará o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

O objetivo do evento é fomentar a troca de experiências e saberes relacionados às interrogações mais urgentes da atualidade. A proposta é contribuir para uma reflexão aprofundada sobre o papel das humanidades na construção de um futuro mais justo e sustentável, segundo os organizadores.

Na programação, as palestras O Mundo Desaprendido: poéticas do cuidado na crise ambiental; de José Adolfo; Estética eco-relacional: teatro político e Casa Comum, de Fernando Leão; Povos Indígenas: sustentabilidade e bem viver, de Nádia Batista da Silva; Os donos da água, de Valderly Cazais dos Anjos; As humanidades no antropoceno, de Antônio Lima; e Mudança climática e comunidades tradicionais, de Christiana Cabicieri.

Aberta ao público, a jornada é coordenada pela professora Nayara Monteiro e tem o apoio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, da Secretaria de Saúde de Ilhéus e da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Na operação, PM apreendeu 29 quilos de maconha e arma de fogo || Foto 15º BPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares entraram em confronto com um homem que trafegava em alta velocidade em um carro, na madrugada desta quarta-feira (4), na BR-101, próximo ao trevo de Itajuípe, no sul da Bahia. De acordo com o 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o suspeito chegou a fazer manobras na contramão, antes de ser interceptado pelas guarnições.

“Após perseguição, o motorista abandonou o veículo e efetuou disparos contra os policiais, que revidaram”, afirmou a Polícia Militar em nota. Baleado, o homem não resistiu ao ferimento e morreu. Com ele, além do carro, um Ford Ka, os policiais apreenderam 29 quilos de maconha e uma pistola.

Arquivo Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

Walmir Rosário

Desde a segunda metade da década de 1950 que os torcedores de Itabuna e do Fluminense de nossa paróquia passaram a ter um xodó especial com um jogador, considerado a revelação e que atuou até no Itabuna Esporte Clube, nos fins da década de 1970. Bom driblador, embora sua marca maior fosse o poderoso petardo em direção ao gol. O terror dos goleiros.

Durante anos construiu sua história nos campos de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Alagoinhas, Santo Amaro, São Félix, Belmonte, e onde mais a Seleção de Itabuna (amadora) jogasse. Não pense que ele não encantou a capital baiana, a Salvador dos grandes times profissionais. Em 1957 ele bagunçou as partidas nos campos da Graça e na Fonte Nova como se estivesse no quintal de casa.

______________

Santinho era mais que um jogador de futebol, um craque que sabia impor, ao mesmo tempo, o respeito e a admiração dos adversários. Fora de campo, um homem com amigos tantos que surpreendia até mesmo os que o conheciam. Deixou o futebol e foi cuidar dos seus afazeres profissionais em várias áreas, incluindo a Ceplac e a Tevê Santa Cruz.

______________

Pois é, assim era Santinho, que na vida civil levava o nome de Gilberto Silva Moura, que não se intimidava em jogar na casa do adversário, seja lá qual fosse. No dia 4 de abril de 1957 jogou a partida final do Torneio Antônio Balbino contra a Seleção de Feira de Santana, por ocasião da inauguração dos refletores do Estádio da Fonte Nova.

Jogo empatado em 1X1 e a disputa semifinal definida nos pênaltis, que seriam batidos por apenas um jogador de cada selecionado. Imediatamente o técnico da Seleção de Itabuna escolheu Santinho para bater as cobranças. Cinco penalidades batidas pela Seleção de Feira de Santana: cinco gols. O mesmo placar foi marcado por Santinho. Na segunda série, o mesmo resultado. O árbitro apita para a terceira série e Santinho marca os cinco gols, e para alegria dos itabunenses, o goleiro Carlito defende uma penalidade. Agora era a final.

Dois dias depois a Seleção de Itabuna vence a Seleção de Alagoinhas por 2X0 e o Torneio Antônio Balbino. Na tribuna de honra, autoridades das mais diversas, entre elas o governador da Bahia, Antônio Balbino, o ministro da Guerra, Marechal Lott e o presidente da República, Juscelino Kubistchek, que entregou a taça aos jogadores. Festa em Itabuna e os jogadores chegam como grandes heróis.

Alguns meses depois, fins de 1957, a Seleção de Itabuna volta a Salvador para disputar a final do Campeonato Baiano Intermunicipal contra a Seleção de Salvador. Ganha a primeira partida por 2X0, no campo da Graça, e aplica 3X1 no jogo de volta em Itabuna. Neste campeonato, num jogo bastante tumultuado em Ubaitaba, após a expulsão do goleiro Asclepíades, Santinho, com apenas 20 anos foi escolhido para concluir a partida no gol. Itabuna vence por 4X0.

Santinho na Seleção de Itabuna (em pé, o segundo da esquerda para a direita) || Arquivo Walmir Rosário

E aí Santinho não parou mais até ganhar o Hexacampeonato e estrear no Itabuna Esporte Clube profissional, em 1967. Durante todo esse período, ele se tornou um dos grandes líderes da Seleção de Itabuna. E fez por merecer todo o carinho da torcida, que vibrava com suas jogadas, seu chute certeiro que fazia tremer zagueiros e os goleiros. E não era pra menos, pois mais de uma vez seus petardos furavam as redes adversárias, literalmente.

Santinho sabia impor respeito aos adversários dentro das quatro linhas. Fora de campo, mais ainda. Ele se considerava o protetor dos colegas, principalmente dos garotos recém-chegados no time ou na seleção. Entre eles os “meninos” Bel e Lua, convocados para a Seleção de Itabuna aos 16 anos. No Fluminense, seu Astor, pai de Lua, delegou a Santinho os cuidados com o filho Lua.

Em campo não tinha medo de cara feia nem de zagueiros violentos. Resolvia tudo com sua autoridade de craque de futebol, intimidando os adversários com jogadas mirabolantes e petardos em direção ao gol, com um aproveitamento altamente positivo. Com o tempo soube utilizar sua sabedoria para jogar recuado – em todas as posições –, mesmo na defesa, aproveitando o seu conhecimento de futebol para potencializar as jogadas sem a energia física de antes.

Santinho era mais que um jogador de futebol, um craque que sabia impor, ao mesmo tempo, o respeito e a admiração dos adversários. Fora de campo, um homem com amigos tantos que surpreendia até mesmo os que o conheciam. Deixou o futebol e foi cuidar dos seus afazeres profissionais em várias áreas, incluindo a Ceplac e a Tevê Santa Cruz.

Indiscutivelmente, foi o jogador símbolo da Itabuna das décadas de 1950, 60 e 70, época em que os craques abundavam, ou melhor, como se dizia naquela época, “davam no meio da canela”. E Santinho se sobrepunha às situações ao jogar nas posições em que era escalado, com toda humildade de sua sabedoria, com a intenção de dar tudo de si pela equipe em que jogava.

Santinho nos deixou em 7 de julho de 2009, mas ainda ecoam em nossos ouvidos a voz dos narradores em suas jogadas e os gritos de gol!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado, além de autor de livros como Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Jequitibá, onde funciona a unidade SineBahia em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 6 minutos

Analista de RH, preparador físico, eletricista, pedreiro, servente de obras, encarregado de terraplenagem, cozinheira (o), vigia, pintor de obras e tratorista estão entre as vagas de emprego e de estágio desta quarta-feira (4) em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste pelo SineBahia. No total, são 545 vagas hoje.

De acordo com o órgão estadual que faz intermediação de mão de obra, há 196 vagas em Eunápolis, 165 em Jequié. Das 83 em Itamaraju, 80 são para atuar em Porto Seguro e Monte Pascoal. Em Itabuna, são 67, além de 34 em Ilhéus. Os profissionais devem procurar o SineBahia ainda hoje.

O cadastramento é feito presencialmente nas unidades do SineBahia até as 14h em Itamaraju e 16h nas demais unidades. A exceção é Jequié, que encerra o expediente às 17h. Levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade Itabuna do SineBahia atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

O SineBahia em Eunápolis fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Jequié, atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade de Itamaraju fica na Praça Castelo Branco, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis por cidade.

Leia Mais