Governo nomeia educadores aprovados em concurso público || Foto Emerson Santos/SEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia nomeou, nesta sexta-feira (28), 842 educadores aprovados no concurso público. A relação foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje. São 387 professores e 151 coordenadores pedagógicos da  4ª convocação e  outros 222 professores e 82 coordenadores pedagógicos da 5ª convocação.

Os candidatos nomeados para as escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) deverão comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia.

Já os candidatos aprovados para o interior do Estado deverão se dirigir às sedes dos respectivos NTEs. É necessário apresentar documentação pessoal com foto. No sul da Bahia, os candidatos podem dirigir-se à sede do Núcleo Regional Sul, na Rua Ruffo Galvão, no centro de Itabuna.

O último concurso foram ofertadas 2.113 vagas, sendo 1.806 para professores, 289 para o cargo de coordenador pedagógico e 18 para coordenador pedagógico indígena. Mas Estado chamou um número maior do que ofertado em edital. Dos 4.923 habilitados no concurso, todos já foram convocados.

Rosivaldo Pinheiro e Sirleide Rosa foram eleitos, respectivamente, delegado e suplente da Regional Sul da Undime
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rosivaldo Pinheiro foi eleito, nesta quinta-feira (27), delegado regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime-BA), que tem nova diretoria. A escolha ocorreu durante o XXI Fórum da Undime, em Salvador. Rosivaldo será o delegado do Núcleo Territorial da Educação (NTE 5) e responsável por articular os municípios da regional com a Undime nos níveis nacional e estadual e colaborar na educação pública do território. Secretária de Educação de Barro Preto, Sirleide Rosa foi escolhida para a suplência na região.

– A Educação é um desafio para Itabuna e demais municípios do Litoral Sul. Com a nossa chegada para ajudar a coordenar o segmento no Território, aumenta a nossa responsabilidade. Em Itabuna, a gestão tem feito muito pela Educação, trabalhando diuturnamente para superar desafios e estabelecer uma política de transformação para a comunidade. Agora na Undime-BA, nosso compromisso por uma Educação de qualidade no município e no território se torna ainda maior – afirmou Rosivaldo.

A Undime propõe o fortalecimento da educação da Bahia, através da realização do Fórum que é considerado o evento mais significativo por reunir dirigentes municipais, equipes técnicas das Secretarias da Educação, gestores escolares e coordenadores(a) pedagógicos das escolas, dentre outros.

Também promove atendimento técnico do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Fórum Estadual começou na última quarta-feira (26) chegando ao final hoje (28). A Undime renovou a sua diretoria estadual.

Luís Eduardo Magalhães está entre as cidades que mais geraram emprego na Bahia em fevereiro || Foto GiroemIpiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, em fevereiro, um saldo de 20,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 99,5 mil admissões e 79,4 mil desligamentos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 27,6 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado na Bahia é de 99,9 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 2,16 milhões de pessoas.

Em fevereiro, a Bahia apresentou desempenho positivo em todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 11.473 vagas. Na sequência aparecem Comércio (2.552), Agropecuária (2.476), Indústria (2.462) e Construção (1.170).

No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (10.344). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (15.253) com as vagas na Bahia. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 9.134.

MUNICÍPIOS

A capital Salvador foi o município com melhor saldo no estado em fevereiro, com 7.271 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 678,3 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no estado aparecem Feira de Santana (1.477), Camaçari (1.151), Luís Eduardo Magalhães (903) e Lauro de Freitas (728).

Renda média do trabalhador registra nova subida || Foto Marcello Casal Jr/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

O rendimento médio do trabalhador brasileiro chegou a R$ 3.378, o valor mais alto já registrado desde 2012, quando começou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28), e mostram que, em um ano, a alta na renda dos trabalhadores foi de 3,6%. O recorde anterior era do trimestre encerrado em janeiro de 2025, com R$ 3.365.

Os valores são deflacionados, ou seja, levam em conta a inflação acumulada no período, fazendo com que a comparação reflita o real poder de compra do trabalhador.

A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja emprego com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo. O levantamento apontou que, no trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego foi de 6,8%.

FORMALIDADE AUMENTA RENDA 

A coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, frisa que parte do recorde do rendimento médio pode ser explicada pela redução da informalidade no mercado de trabalho.

A taxa de informalidade ─ trabalhadores que não têm garantidos direitos como férias, contribuição para a Previdência Social e 13º salário ─ teve “ligeira redução”, caindo a 38,1% da população ocupada. No trimestre terminado em novembro de 2024, estava em 38,7%.

“Se hoje, na minha população ocupada, eu tenho uma maior proporção de trabalhadores formais do que havia anteriormente, é esperado que essa média [de rendimento] aumente, dado que, de modo geral, os trabalhadores formais têm um rendimento maior que os não formais”, explica.

A pesquisadora contextualiza ainda que o número total de ocupados ficou em 102,7 milhões de pessoas, 1,2% menor que o do período terminado em novembro, sendo que o grupamento administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais foi responsável pela subtração de 468 mil ocupações.

Beringuy ressalta que esse número representa um comportamento sazonal da administração pública, que dispensa funcionários temporários no começo de ano. “Foi o segmento do setor público com os menores rendimentos, que são aqueles dos contratos temporários”, afirmou ela, se referindo a trabalhadores da área da educação fundamental. Dessa forma, com o corte de pessoas com menores salários, o rendimento médio tende a aumentar.

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.518, no começo do ano, foi outro fator que contribuiu, em menor escala, para o recorde no rendimento do trabalhador.

Segundo Beringuy, o reajuste serve como referência de rendimento mesmo para quem não tem carteira assinada. “O salário mínimo é um balizador importante no mercado de trabalho, principalmente entre os trabalhadores informais”.

MASSA DE SALÁRIOS

Outro dado recorde apontado pelo IBGE é a massa salarial, que alcançou R$ 342 bilhões. O montante consiste na soma de todos os valores que os trabalhadores recebem e funciona como um motor da economia. Em um ano, esse total teve crescimento de 6,2% (mais R$ 20 bilhões).

CONTRIBUIÇÃO PARA A PREVIDÊNCIA

De acordo com o IBGE, o trimestre encerrado em fevereiro de 2025 teve 67,6 milhões de trabalhadores que contribuíam para a previdência social. Esse numero não inclui apenas trabalhador com carteira assinada. “Pode ter um trabalhador por conta própria que contribui para o instituto de previdência”, exemplifica Beringuy.

Esse contingente representa que 65,9% dos ocupados contribuíam para institutos de previdência, maior percentual desde o trimestre encerrado em julho de 2020 (66,1%).

“O recuo da informalidade e, consequentemente, o aumento da proporção do trabalho formal contribuiu para essa expansão de cobertura previdenciária”, explica a coordenadora do IBGE.

O ponto mais alto de contribuição para a previdência foi em junho de 2020 (66,5%). Informações d´Agência Brasil.

Secretário Adolpho Loyola e a prefeita de Ubaitaba, Gracinha Viana (Avante) em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

A prefeita de Ubaitaba Gracinha Viana (Avante) participou, nesta quinta-feira, 27, de uma audiência com o secretário de Relações Institucionais da Bahia (Serin), Adolpho Loyola, em Salvador, para tratar de projetos de infraestrutura do município do sul da Bahia. Também foi discutido patrocínio do Estado para o São João do município, um dos festejos mais tradicionais do estado.

Gracinha considerou a reunião bastante positiva e destacou a ótima relação com o Governo da Bahia. “O governador Jerônimo tem sido um grande parceiro e sensível às demandas de nossa cidade. Temos participado de audiências e solicitado os investimentos necessários”, disse a gestora.

– Adolpho nos recebeu muito bem e sinalizou positivamente sobre o projeto do São João. Também apresentamos projetos importantes em outras secretarias e em breve teremos grandes novidades, que certamente vão transformar a infraestrutura de nossa cidade – afirmou Gracinha.

Pastor evangélico morreu durante operação policial em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal do Júri da Comarca de Ilhéus condenou, na quinta-feira (27), a 12 anos de prisão, o policial militar Ricardo Santos Ribeiro. Os jurados acataram a tese da acusação de que o PM foi responsável pelos disparos que mataram o pastor evangelístico Alisson dos Santos Rocha, de 30 anos. A vítima foi atingida durante uma operação policial no bairro Nossa Senhora, em Ilhéus, em junho de 2022. O julgamento ocorreu no Fórum Epaminondas Berbert de Castro. A defesa do PM irá recorrer da decisão.

Na época, a Polícia Militar informou que equipes da 69ª da Companhia Independente faziam operação na localidade conhecida como Tangerina para combater ação criminosa. Os agentes chegaram ao local depois que receberam denúncia de que bandidos estavam circulando armados e ameaçando moradores. Os policiais informaram que foram recebidos a tiros e revidaram.

Testemunhas relataram, na época, que Alisson dos Santos Rocha estava na porta da igreja evangelizando quando foi atingido. O pastor chegou a ser socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Alisson era conhecido na comunidade pelas ações sociais que realizava. Ele também trabalhava como pintor.

Pancadinha durante entrevista ao "Café Ipolítica" confirma ida para a base
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD) confirmou rompimento político com ACM Neto (UB) e a ida para a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). O parlamentar concedeu entrevista ao Café Ipolítica., na noite desta quinta-feira (27).

Ao ser questionado pelo jornalista Ricky Mascarenhas sobre a ida para o governo. Pancadinha confirmou que está conversando com o governador e, ainda ontem (27), esteve com técnicos da Conder (companhia estadual) visitando áreas para obras de infraestrutura e esportiva.

“Por essa linha, Fabrício, já deixou claro que deve seguir com o governo do Estado”, traduziu Ricky, ao lado da também apresentadora Naty Almeida.

A resposta de Pancadinha, rindo, não deixou dúvidas sobre o novo rumo político:

– Ah, você entendeu, que você não é doido…

Fazendo analogia com casamentos em crise, o parlamentar continuou em resposta. “Tem sua hora para tudo. Tem sua hora para encerrar ciclos. A vida é desse jeito. O cara faz a entrega, a ampliação do Hospital de Base… Aí, eu vou ficar agora fazendo oposição, tem que fazer oposição? Para com isso…”.

Pancadinha já sinalizava, desde o último dia 13, a mudança para a base do governador Jerônimo Rodrigues. Autor de emendas para os hospitais de Base, Manoel Novaes e São Lucas, ele participou das solenidades com Jerônimo e até deu abraço no adversário político e prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Ao PIMENTA, Jerônimo disse, naquele dia, que estava conversando com o deputado.

Assista a entrevista na íntegra.

Atualizado às 11h29min.

Val Santos, da Biofábrica, e prefeita Magnólia Barreto no Dia do Cacau do IF Baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cultura cacaueira foi celebrada, na última quarta-feira (26), Dia do Cacau, em evento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Uruçuca. O evento, no auditório Gregório Bondar, contou com a participação de cacauicultores e diversas autoridades regionais, dentre elas a prefeita Magnólia Barreto (UB), de Uruçuca, o presidente do Instituto Biofábrica da Bahia, Valdemir (Val) dos Santos, e o vice-presidente do Sindicato Rural de Uruçuca, Águido Muniz.

O encontro debateu diversos temas, a exemplo do melhoramento genético para a produção de novos clones, mercado do cacau e monilíase do cacaueiro, riscos, prevenção e controle. A prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância do evento. “Foi um dia especial para aprendizado e troca de experiências no sentido de valorizar cada vez mais esse fruto histórico e tão importante para nossa região”, disse.

O presidente da Biofábrica, que acompanhou a prefeita, falou da conexão do Instituto com a cultura cacaueira. “Nós temos muita satisfação em celebrar a data do nosso fruto de ouro, principalmente em Uruçuca, cidade vizinha a nosso Parque Fabril localizado no município de Ilhéus. Uruçuca é uma cidade que acolhe muitos dos nossos colaboradores, nos acolhe, e nos permite estar em uma Mata Atlântica com um verde diferenciado como esse nosso daqui”.

Faculdade sediará mutirão voltado ao público feminino || Foto Bruno Araújo/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (29), a Faculdade de Ilhéus vai oferecer serviços gratuitos nas áreas de saúde, estética e empreendedorismo no Mutirão da Mulher, das 8h às 12h. O público terá acesso a consultas médicas, exames de ultrassonografia de mama e transvaginal, avaliação da saúde mental da mulher, exames preventivos, vacinação, aferição de glicemia e pressão arterial.

Também serão disponibilizados avaliação odontológica, limpeza bucal e encaminhamento para atendimento especializado posterior. O Mutirão da Mulher também vai oferecer serviços como design de sobrancelha, automaquiagem, oficina sobre saúde da mulher: sucos e chás, saúde do coração e plantão psicológico. Haverá orientação sobre empreendedorismo na gastronomia para mulheres em situação de vulnerabilidade, oficina “Mulher Empoderada – como alavancar os negócios” e atendimento jurídico.

De acordo com os coordenadores, o mutirão proporcionará técnicas de liberação miofascial, exercícios preventivos para lesões articulares dos membros inferiores e para tratamento da dor lombar, oficina de ginástica íntima e bem-estar sexual, avaliação facial e estratégias de autocuidado (skin care), teste rápido para sífilis, hepatites e HIV; tipagem sanguínea e avaliação nutricional – bioimpedância, diagnóstico e orientação nutricional. A Faculdade de Ilhéus tem o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

Operador de empilhadeira está entre as vagas disponíveis hoje || Foto RVMServiços
Tempo de leitura: 5 minutos

Empresas dos setores de indústria, comércio, agricultura e serviços trazem 148 oportunidades profissionais nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Jequié nesta sexta-feira (28) com intermediação das unidades do SineBahia.

Das 148 vagas, Ilhéus oferta praticamente a metade (73). Jequié, com 32, e Eunápolis, com 30, vêm na sequência. Itabuna, que enfrenta manhã chuvosa nesta sexta-feira, oferece outras 14 oportunidades, dentre elas, para gerente de hotel, operador de empilhadeira e recepcionista. A relação completa das vagas pode ser conferida mais abaixo, no Leia Mais.

Os candidatos devem comparecer ao SineBahia na localidade desejada, ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã, com carteiras de Trabalho e de Identidade em mãos, além de CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade de Eunápolis do SineBahia atende na Rua 5 de Novembro, no Centro. A de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro.

Quem mora em Itabuna e está à procura de emprego, pode dar um pulinho no SineBahia, que, no município, fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Confira, abaixo, as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Copa Cacau de Futevôlei vai movimentar arenas na Praça Pastor Hélio Lourenço, na Beira-Rio, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Praça Pastor Hélio Lourenço, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), em Itabuna, receberá a primeira edição da Copa Cacau de Futevôlei, a partir desta sexta-feira (28). Segundo os organizadores, a Copa terá participação de, pelo menos, 320 atletas nas modalidades feminina e masculina em disputas até o próximo domingo (30), quando ocorrem as finais. Será a reinauguração da arena, na antiga Praça da Cofet, adaptada para a prática de vôlei de praia e futevôlei.

Promovida pela TV Santa Cruz, a Copa Cacau contará pontos para o ranking de 2025 da Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (Fafeb), nas categorias iniciante e profissional.  A organização fala em 400 jogos em três dias de disputas. A premiação varia de R$ 300,00 a R$ 4 mil.

FOMENTO  

Segundo a gerente executiva da TV Santa Cruz, Carolina Fajardo, a iniciativa busca “fomentar o esporte em toda a região, reforçando um dos pilares da Rede Bahia, que é o desenvolvimento do estado”. A Copa Cacau tem apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e Prefeitura de Itabuna.

Anvisa suspende venda de creme dental Colgate || Foto Agência Gov
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (27), uma resolução que suspende todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint, produto da empresa que substitui a linha Total 12 da marca. Segundo a agência, a medida é preventiva e temporária, com o intuito de proteger a saúde da população.

A suspensão tem duração de 90 dias, período no qual ocorrem as investigações sobre as reações adversas notificadas sobre o produto. Não existe determinação de recolhimento, no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

A resolução recomenda a suspensão da comercialização e do consumo até que seja comprovada a segurança. Uma das possibilidades é que a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reações. Existem relatos de consumidores de sintomas, como lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação,
inflamação gengival e edema labial.

“Estes sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, resultando, em alguns casos, em custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, e sofrimento emocional”, informa a Anvisa.

ORIENTAÇÕES

Caso o consumidor tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina), deve procurar no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82, e caso tenha somente a bisnaga verifique se na composição há “fluoreto estanoso”.

Leia Mais

O município de Teolândia tem um novo milionário
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois apostadores da Bahia estão comemorando a sorte. Eles são moradores do município de Teolândia e faturaram prêmios no concurso 2751 da Lotomania, no sorteio da noite de quarta-feira (26). Um sortudo investiu R$ 3,00 numa aposta simples, cravou as 20 dezenas e embolsará o prêmio de R$ 11.573.495,60. As dezenas sorteadas foram 00, 1, 37, 39, 41, 43, 50, 53, 61, 64, 67, 68, 73, 74, 77, 80, 91, 93,96 e 97.

Na mesma casa lotérica que o novo milionário fez aposta, outra pessoa não conseguiu acertar nenhum número. Com isso, faturou R$ 173.784,65. Para quem não sabe, a Lotomania destina a maior parte dos recursos arrecadados para quem acerta as 20 dezenas e um valor menor para quem não acerta nenhum número.

A loteria também contemplou 11 apostadores que acertaram 19 números em diferentes regiões do país. Cada sortudo receberá o prêmio de R$ 31.597,21. Com 18 acertos foram 145 pessoas, sendo que cada uma delas embolsará R$ 2.140,20. O próximo sorteio da Lotomania será nesta sexta-feira (28). O prêmio será de R$ 400 mil.

Jeferson Alves foi morto a tiros, em janeiro, no São Pedro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil capturou, nesta quinta-feira (27), o homem suspeito de participar da execução a tiros do guarda municipal Jeferson Alves de Jesus, no início deste ano, em Itabuna. O investigado era alvo de mandado de prisão desde a época do crime, que foi cometido na manhã de 24 de janeiro, entre o bairro São Pedro, onde o servidor público morava, e o Góes Calmon.

O preso, segundo a investigação, pilotava a moto usada no crime. O mandante e autor dos disparos, já identificado, é alvo de busca da polícia.

Jeferson, conhecido como Son e Bico de Bule, tinha 63 anos e estava cedido à Defensoria Municipal (Assistência Judiciária Municipal). No momento do crime, ele conduzia uma moto a caminho do trabalho e levava a esposa na garupa. A mulher não foi atingida pelos disparos. A Polícia não divulgou hipótese sobre a motivação do homicídio.

UNUM CORPUS

O suspeito de assassinar Jeferson Alves foi um dos 20 presos no sul da Bahia ao longo da 15ª fase da Operação Unum Corpus, iniciada na segunda-feira (24) e encerrada hoje (27). Foram 682 presos em todo o estado, a maior parte por crimes contra a vida e tráfico de drogas.

“Entre os detidos, 160 são acusados de crimes contra a vida, 231 por tráfico de drogas, 63 por estupro, 75 por violência doméstica, 118 por crimes contra o patrimônio e 187 por outros delitos. As equipes também apreenderam 127 armas de fogo, 74 veículos e R$ 157 mil em espécie”, detalhou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia em nota. Atualizado às 21h36min para acréscimo de informação.

ITABUNA: GUARDA MUNICIPAL É EXECUTADO A TIROS NO SÃO PEDRO

Contribuinte pode destinar parte do IR para reforçar tratamento de crianças
Tempo de leitura: 2 minutos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna iniciou a campanha Imposto de Renda Solidário, iniciativa que permite a destinação de parte do Imposto de Renda devido para fortalecer o atendimento às crianças em tratamento oncológico no Hospital Manoel Novaes. Todo o valor arrecadado será investido na estrutura e nos serviços da Oncopediatria, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente.

A ação conta com o apoio do Sindicato dos Contadores e Técnicos em contabilidade do Sul da Bahia (Sindicontasul) e do Conselho Estadual de Contabilidade, que reforçam a importância da conscientização dos contribuintes sobre essa forma de doação. “Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade e acabam não destinando o recurso. Nosso papel, enquanto profissionais da contabilidade, é orientar e incentivar essa iniciativa, que não gera custo adicional ao contribuinte e pode fazer toda a diferença na vida de muitas crianças”, explicou Erivaldo Benevides, presidente do Sindicontasul.

O diretor financeiro da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Amilton Fiaes, explica que a destinação do imposto é um processo seguro e regulamentado. “Pessoas físicas que fazem a declaração no modelo completo podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido, enquanto empresas tributadas pelo lucro real podem contribuir com até 1%. O valor vai diretamente para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que repassa os recursos para a Santa Casa”, detalhou.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, reforça a importância da iniciativa para a continuidade do atendimento às crianças com câncer. “O Hospital Manoel Novaes é referência no tratamento oncológico infantil na região, e essa campanha nos permite melhorar ainda mais a estrutura e a qualidade da assistência prestada. Contamos com o apoio da população, das empresas e dos profissionais da contabilidade para transformar o imposto em um ato de solidariedade que salva vidas”, conclamou.

A destinação pode ser feita até o prazo final da declaração do Imposto de Renda. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (73) 3214-9233 ou acessar o site www.scmi.com.br.