Bolsonaro é 1º ex-presidente réu por tentativa de golpe || Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se torne réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. A decisão foi unânime.

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos Artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro.

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

Até o momento, seguiram o relator os ministros Flávio Dino e Luiz Fux. Ainda devem votar a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, colegiado composto por cinco dos 11 ministros do Supremo e onde tramita a denúncia sobre golpe.

Em seu voto, Dino buscou garantir que as defesas terão oportunidade de construir suas próprias narrativas, que serão levadas em consideração no momento adequado. “Justiça é diferente de justiçamento”, disse ele.

“Temos que aferir a conduta, uma a uma, independentemente do julgamento moral que tenhamos sobre a pessoa”, assegurou.

Fux destacou que o voto do relator detalhou ponto a ponto as condutas e crimes imputados a Bolsonaro e outros sete aliados. “Em relação à autoria e a materialidade, a procuradoria e o ministro Moraes legaram à turma e à sociedade tudo quanto nós precisávamos saber para o recebimento da denúncia”.

O ministro ressalvou, contudo, que durante o processamento da ação penal deverá apresentar divergências em relação ao cálculo das penas. “Confesso que em determinadas situações me deparo com uma pena exacerbada”, afirmou.

ACUSAÇÃO

Conforme a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado Punhal Verde Amarelo, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como “minuta do golpe”.

Em seu voto, Moraes afirma “não haver dúvidas” sobre conhecimento de Bolsonaro acerca do documento:

“Não há dúvida que o denunciado Jair messias Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta de golpe”.

Qual a implicação desse conhecimento para o cometimento dos crimes imputados pela PGR deve ser ainda verificada durante a instrução da ação penal, disse Moraes. “A interpretação do fato vai ocorrer durante a instrução penal.”

No voto, Moraes frisou que o plano de Bolsonaro começou a ser posto em prática em julho de 2021, quando em uma transmissão ao vivo pela internet o ex-presidente “atacou as urnas eletrônicas sem nenhum fundamento e sem apresentar nenhum elemento concreto”.

O objetivo seria insuflar aliados e criar o clima para que Bolsonaro permanecesse no poder mesmo com derrota na tentativa de reeleição, em 2022, conforme narra a denúncia, destacou Moraes.

A denúncia “aponta o aumento da intensidade da agressividade de forma progressiva, integrando a execução de seu plano” autoritário, destacou Moraes.

OITO RÉUS

A maioria da Primeira Turma votou ainda para que mais sete aliados de Bolsonaro se tornem réus na mesma ação penal sobre o golpe. Todos compõem o chamado “núcleo crucial” da denúncia. São eles:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
Augusto Heleno, general do Exército e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

DETALHAMENTO

Em um voto longo, com mais de uma hora e 40 minutos de duração, Moraes recorreu a vídeos, tabelas e estatísticas para rebater cada uma das oito defesas. Ele começou por destacar a violência dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores de Bolsonaro.

Um vídeo com cenas da “batalha campal”, como descreveu o ministro, foi colocado durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, colegiado responsável por julgar o caso. Para rebater as alegações de falta de provas, Moraes apresentou, na parte final de seu voto, uma tabela relacionando dos os atos apontados pela PGR como criminosos e todas as provas documentais colhidas pela Polícia Federal (PF).

Para Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, “descreveu satisfatoriamente os fatos típicos ilícitos, com todas as circunstâncias, dando aos acusados o amplo conhecimento dos motivos e das razões pelas quais foram denunciados”.

O ministro destacou que o julgamento desta quarta tem por objetivo somente verificar se há indícios materiais suficientes para se abrir uma ação penal, na qual as defesas terão a plena oportunidade de construir suas próprias narrativas sobre os fatos apresentados pela acusação. Da Agência Brasil.

Itabuna publica edital de seleção para contratação temporária
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna vai fazer processo seletivo simplificado para preencher 50 vagas em diferentes áreas de trabalho. A contratação será temporária, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A maioria dos selecionados trabalhará na Secretaria Municipal de Saúde. O certame reserva 20% das vagas para candidatos negros e 5% para pessoas com deficiência. Também será formado cadastro reserva para todos os cargos.

As vagas que exigem somente Ensino Médio completo são para funções de apoio técnico administrativo, agente de combate de endemias, brinquedista e oficineiro. Já as de nível técnico são para auxiliar de saúde bucal, técnico de informática, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e Técnico de Radiologia.

As oportunidades de nível superior são nas áreas de contabilidade, cálculo judicial, arte e educação, engenharia florestal, assistência social, enfermagem, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, neuropsicologia, nutrição, odontologia, psicologia, psicomotricidade, saúde pública (sanitarista) e terapia ocupacional.

Os salários variam de R$ 1.519,96 a R$ 4.750, a depender do cargo e da jornada, que serão de 30h ou 40h por semana. Os contratos serão de até 24 meses e poderão ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Prefeitura.

INSCRIÇÕES, PROVAS E EDITAL

Com taxas de R$ 40 ou R$ 50, as inscrições começam na próxima segunda-feira (31) e seguem até quinta-feira (3), no site divulgado pela Prefeitura.

A seleção será dividida em duas fases. A primeira será a prova objetiva, de caráter eliminatório, marcada para o dia 27 de abril. A segunda etapa consistirá na avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório. Para ser classificado, o candidato precisa alcançar pelo menos 50% de acertos na prova objetiva. Confira mais informações no Edital nº 1/2025

Atualizado às 11h43min.

Leandro foi morto a tiros no Hernani Sá || Foto Fábio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminosos assassinaram um jovem a tiros, na noite desta terça-feira (25), no Hernani Sá, bairro da zona sul de Ilhéus. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Leandro Batista dos Santos, de 25 anos. Um homem de 41 anos, que estava com Leandro, também foi baleado, mas sobreviveu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) prestou os primeiros socorros à segunda vítima e a levou para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

De acordo com a Polícia Civil, os crimes foram praticados por dois homens, que utilizaram uma motocicleta para fugir. A 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) instaurou inquérito para investigar a autoria e a motivação do homicídio e da tentativa de homicídio.

“Oitivas e diligências estão em andamento para esclarecer o caso. As guias perícias foram expedidas e o corpo de Leandro removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT)”, acrescentou a corporação em nota enviada ao site.

Transamérica Comandatuba, no sul da Bahia, celebra 36 anos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Figurando entre os três principais resorts all inclusives do país, o Transamérica Comandatuba faz 36 anos nesta quarta-feira (26) e lançou promoção para celebrar a data. O hotel na Ilha de Comandatuba, em Una, sul da Bahia, concederá 20% de desconto a todas as reservas feitas hoje.

O resort está situado em um local paradisíaco e se destaca pela estrutura e gastronomia. Está entre os tops do país. O Transamérica Comandatuba já foi cenário de telenovelas, a exemplo de Renascer, em 1993, e Porto dos Milagres, em 2001, além de receber personalidades como o astro Harrison Ford.

O resort que possui aeroporto próprio, com pista de 2 mil metros e capacidade para receber aeronaves de grande porte, como o Airbus A320, está fazendo novos investimentos para modernizar a infraestrutura sem perder a identidade. “Estamos iniciando um novo ciclo de reformas, incluindo a modernização do nosso restaurante principal e a expansão da cozinha. Nosso compromisso é aprimorar cada vez mais a experiência do hóspede, garantindo que cada visita seja única”, afirma Monteiro o diretor operacional e comercial do resort, Flávio Monteiro.

MEMÓRIAS

Mais do que celebrar números, o Transamerica Comandatuba celebra o prazer de receber, a alegria dos reencontros e a construção de memórias inesquecíveis. Que venham os próximos anos, repletos de novas histórias para contar, afirma Flávio Monteiro.

 

Ônibus é consumido pelo fogo no Terminal Urbano || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus do transporte público foi completamente destruído por um incêndio, na noite desta terça-feira (25), no Terminal Urbano, no Centro de Ilhéus. O incidente não deixou feridos. O veículo pertencia à Viação São Miguel e era usado na linha Terminal Urbano x Sambaituba.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou o fogo, que já havia consumido a maior parte da estrutura do ônibus. Até o momento, a causa do incêndio é desconhecida.

O episódio se soma à série de incidentes envolvendo veículos do transporte público de Ilhéus. Na semana passada, um protesto cobrou a rescisão dos contratos das concessionárias São Miguel e Viametro. Ao comentar a manifestação, a Prefeitura de Ilhéus informou que exigiu das empresas a disponibilização de 30 ônibus novos para a operação no município, num prazo de até 120 dias (relembre).

Devido à recorrência de problemas no transporte público, a Câmara de Vereadores de Ilhéus ensaia movimento para instaurar Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre as condições do serviço no município. A proposta tem sido encampada pelo vereador Mesaque Soares (PSDB). Na Legislatura passada, o Legislativo chegou a instaurar uma CEI sobre o tema, mas o trabalho não resultou em efeitos práticos para a melhoria do serviço.

Sondador em mineração está entre as vagas disponíveis para hoje || Foto Trusty Group
Tempo de leitura: 5 minutos

 

Quarta-feira (26) com quase duas centenas de vagas e oportunidades para profissionais como recepcionista, gerente de vendas, gerente de hotel, repositor de frios, repositor de mercadorias, operador de caixa, cumim, operador de rampa e sondador em mineração. São 195 vagas distribuídas por municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste.

Ilhéus reserva o maior número de vagas, com 66 no total, seguido por Eunápolis, com 48, e Jequié, com 37. Na sequência, Porto Seguro tem 30 e Itabuna 14. Os interessados devem procurar o SineBahia hoje, preferencialmente pela manhã. As unidades atendem até as 16h, exceto Jequié, que estende até as 17h.

Para o cadastramento e disputa de vagas, necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

Ficou interessado? A unidade do SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. Quem busca vaga em Eunápolis, deve se dirigir à Rua 5 de Novembro, no Centro.

A unidade em Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Para se cadastrar para disputar vaga em Porto Seguro, o SineBahia fica na Rua Assis Chateaubriand, Shopping Central Park, no Centro. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas anunciadas pelo SineBahia para hoje.

Leia Mais

Jerônimo Rodrigues sanciona lei que assegura reajuste para os professores || Foto Matheus Landim/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta terça-feira (25), a lei que estabelece o reajuste salarial para os professores da rede pública estadual da Bahia. Com isso, o novo piso salarial passa a ser de R$ 4.965,24 para os docentes com jornada de 40 horas semanais. Além disso, os profissionais podem contar com outros benefícios que compõem a remuneração.

O valor representa cerca de 2% a mais do que o Piso Nacional do Magistério, fixado pelo Ministério da Educação (MEC) em R$ 4.867,77. O primeiro pagamento com o reajuste será feito a partir de maio. “Esse reajuste é mais um passo na construção de uma educação pública cada vez mais forte. Valorizar os professores é essencial para garantir uma formação de qualidade para nossos estudantes”, afirmou o governador.

Para Rui Oliveira, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o reajuste acima do piso nacional representa uma conquista significativa para a categoria. “É um momento de celebração para os professores, coordenadores pedagógicos e todos os profissionais da educação. Esse avanço é resultado do diálogo e da luta coletiva. Ter um piso acima do nacional reforça a valorização da nossa profissão”, destacou.

A nova lei beneficia 22.435 profissionais entre professores e coordenadores pedagógicos, além de 11.315 contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e 16.315 servidores inativos em condições equivalentes aos padrões iniciais da Carreira do Magistério.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, o investimento total será de R$ 386 milhões no exercício financeiro de 2025. Além disso, a legislação prevê a implantação de uma nova tabela salarial a partir de fevereiro de 2026, respeitando o valor nominal do piso nacional fixado pelo MEC.

Concurso da UFSB tem vagas para os campi de Ilhéus, Teixeira de Freitas e Porto Seguro || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) anunciaram, nesta terça-feira (25), a prorrogação das inscrições para o concurso público que visa a contratação de servidores técnico-administrativos. Com isso, os interessados têm até o dia 7 de abril para se inscrever.

Na UFSB, as oportunidades são para atuar nos campi de Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da reitoria em Itabuna. A remuneração varia de R$ 4.029,90 a R$ 5.967,04, incluindo auxílio- alimentação. A remuneração pode ser acrescida de outros benefícios.

As vagas para nível médio são para Assistente em Administração, Técnico em Laboratório – Análises Clínicas, Técnico de Laboratório – Química – Técnico em Enfermagem – Técnico de Tecnologia da Informação. Já as de nível superior, para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança no Trabalho, Médico/Psiquiatra, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo.

UFOB

Na Ufob, o concurso em conjunto com a UFSB, visa o preenchimento de 31 vagas para técnicos administrativos, com cargos de níveis médio/técnico e superior. As vagas são para atuar nos campi em Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. A com remuneração que varia de R$ 4.029,90 a R$ 5.967,04, incluindo auxílio-alimentação.

As inscrições custam R$ 120 e R$ 150 para os cargos de nível médio e superior, respectivamente. O concurso para as duas universidades constará de provas escritas, com 65 questões de português, administração pública, informática básica e conhecimentos específicos.

As provas serão aplicadas no dia 18 de maio, em Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Salvador, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no turno da manhã para os cargos de nível médio e no duro da tarde para os de nível superior. A duração será de 4 horas.

O regime de trabalho será de 40 horas semanais, exceto para médicos que terão jornada de 20 horas. O prazo de validade do concurso é de dois anos e pode ser prorrogado por igual período. Acesse aqui para acessar o edital e se inscrever.

Médica Margarida Ribeiro fala sobre fatores de risco do câncer colorretal
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, promoveu palestra sobre prevenção do câncer colorretal. A atividade, organizada pela Comissão de Humanização e pelos núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e Segurança do Paciente (NSP), faz parte da campanha Março Azul-Marinho, que busca conscientizar e alertar as pessoas sobre a doença.

Na ocasião, a médica gastroenterologista Margarida Lima Ribeiro repassou orientações e tirou dúvidas sobre o tema. O câncer colorretal, tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) e no reto (parte final do intestino, antes do ânus), é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás do de mama e próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, no triênio de 2023 a 2025, serão 45.630 novos casos anuais no País.

A especialista ressaltou que o trabalho de prevenção é fundamental, porque o diagnóstico precoce melhora as chances de cura no tratamento. Alguns fatores de risco foram elencados, como idade (acima de 50 anos); histórico familiar; dieta rica em carnes vermelhas e processadas; obesidade e sedentarismo; tabagismo e consumo excessivo de álcool; e doenças inflamatórias intestinais.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

A médica alertou sobre sintomas que podem ter relação com o câncer colorretal, entre eles estão a mudança no hábito intestinal, diarreia ou constipação (prisão de ventre), sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal persistente, perda de peso inexplicável, fraqueza e fadiga.

“Por isso, é muito importante o diagnóstico precoce. A colonoscopia é o principal exame preventivo, que deve ser realizado a partir dos 45/50 anos ou antes, em caso de histórico familiar. Há outros exames como pesquisa de sangue oculto nas fezes e retossigmoidoscopia”, reafirmou a médica Margaria Ribeiro.

De acordo com a especialista, há medidas preventivas ao câncer colorretal, a exemplo de uma alimentação rica em fibras e a redução de carnes processadas. Também é recomendável estilo de vida ativo, com a prática de exercícios físicos e a manutenção do peso corporal estável; e a diminuição do consumo de drogas como álcool e tabaco.

Delegado Nilton Tormes é investigado pela Polícia Civil || Imagem G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia investiga a suspeita de envolvimento de um membro da corporação no desvio de fuzis apreendidos durante operação deflagrada em 2024. O delegado Nilton Tormes, coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana de Salvador (Depom), passou a ser investigado após uma denúncia à Corregedoria da instituição.

O delegado afirmou que recebeu o comunicado sobre o inquérito com surpresa e que vai colaborar com a investigação. Na última sexta-feira (21), a Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão para apurar a denúncia feita à Corregedoria.

A operação investiga o desvio de 14 fuzis apreendidos durante ação policial em julho de 2024, no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A equipe policial que participou da ação informou que seis fuzis foram apreendidos, mas a denúncia indicou que havia pelo menos 20 armas do tipo no local, além de pistolas.

A denúncia ainda apontou o desaparecimento de joias e dinheiro que estavam no local alvo da ação. Na ocasião, os policiais também apreenderam uma metralhadora, mil munições, coletes balísticos e 10 quilos de pasta base de cocaína. Com G1.

Atividades serão nesta quarta-feira (26), a partir das 9h30min, na Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc) promove, nesta quarta-feira (26), às 9h30min, na Uesc, o evento “Nos Queremos Livres, Vivas e com Direitos”. A programação se estenderá ao longo do dia e marcará o Mês de Luta das Mulheres contra as diversas formas de violência das quais são vítimas cotidianamente.

Conforme a Adusc, o evento é voltado para professoras, estudantes, servidoras técnicas e população feminina em geral. A programação o começará no espaço de convivência universitária (CEU), com um a roda de conversa sobre o combate ao assédio e suas intersecções, com a participação de Lucília Santos, Lauren Gomes, Maria Domingas e Aline Setenta

Depois, às 14h, Lucimar França vai conduzir o momento Vivência: Mulheres, Bem-estar e Circularidade, com atividades de acolhimento, relaxamento, Reiki e surpresas, na sala de aula da Unati, no térreo do Pavilhão Adonias Filho. O encontro terminará às 16h, quando será servido um lanche para as participantes.

Equipamento da Estação de Captação de Água sofre dano no domingo (23) || Foto Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Apesar de já reparado, o defeito no eixo de uma das motobombas da Estação de Captação de Água Bruta, em Rio do Braço, em Ilhéus, ainda provoca atraso no abastecimento de água da zona oeste de Itabuna, informou a Emasa em nota divulgada nesta terça-feira (25), cinco dias após o incidente.

De acordo com a Emasa, o problema reduziu a capacidade de produção de água da companhia em 50%, o que gerou atrasos no fornecimento de água para algumas localidades da cidade. Os técnicos da Empresa concluíram o conserto do equipamento no domingo (23), possibilitando a retomada da captação e produção de água de forma plena.

A falta de abastecimento motivou protesto, nesta terça-feira (25), na BR-415, que foi bloqueada por moradores do Residencial Itapoã na altura da Urbis IV. A Emasa enviou representante ao local para negociar a liberação da rodovia, o que ocorreu por volta das 11h50min.

NOVA FALHA

Na manhã desta terça-feira (25), a Empresa Municipal de Águas e Saneamento iniciou o abastecimento do bairro Jorge Amado e do Residencial Itapoan. No entanto, um problema no quadro elétrico da Estação de Tratamento de Água (ETA) provocou a interrupção momentânea do abastecimento para da zona oeste, acrescentou a empresa.

Superada a pane elétrica, o sistema voltou a operar, de forma gradual, retomando o atendimento do Jorge Amado e adjacências e do Residencial Itapoan, concluiu a Empresa Municipal. Atualizado às 13h30min para acréscimo de informações.

Cidadão pode emitir DAM via internet || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para que os contribuintes de Itabuna paguem o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em cota única, com desconto de 10%. De acordo com a Prefeitura, os carnês já foram entregues pelos Correios em todos os domicílios.

Também é possível emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site da Prefeitura. Para garantir o desconto, o cidadão deve selecionar a forma de pagamento única. Outra opção para o contribuinte é se dirigir ao Departamento de Tributos da Secretaria de Fazenda e Orçamento para que seja emitido o boleto.

O Departamento de Tributos fica na Avenida Manoel Chaves, nº 2.383, no São Caetano, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Segundo o supervisor do Departamento de Tributos, Marcos Santos, a retirada presencial do carnê se destina às pessoas que não têm como acessar pela internet.

A partir do dia 31, o IPTU também é oferecido aos contribuintes por meio de parcelamento em até dez vezes, sem descontos, com a primeira parcela naquela data e o restante com vencimento no último dia útil dos meses subsequentes. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 150,00.

Titular da PGR, Paulo Gonet lê resumo de denúncia em sessão do STF || Imagem TV Justiça
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal de início, nesta terça-feira (25), ao julgamento da denúncia contra oito acusados de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e outros crimes, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro e os outro setes denunciados formaram o núcleo central da intentona golpista.

Caso aceite a denúncia, o STF tornará réus Bolsonaro; Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022; general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa; e Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Além do crime de organização criminosa armada e tentativa de golpe de estado, eles são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado pela violência e grave ameaça; e deterioração de patrimônio tombado. A soma das penas pode chegar a até 36 anos de prisão.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou as acusações, alegou não ter tido acesso total às provas e solicitou que o plenário – e não a 1ª Turma – do STF julgue o caso. Também pediu a anulação da colaboração premiada do tenente-coronel Mauro Cid e o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino do processo.

A TV Justiça transmite a sessão de julgamento no seu canal no YouTube.

EMPREGO HOJE - Operador de Caixa está entre as funções com vagas hoje pelo SineBahia || Foto Instituto SC
Tempo de leitura: 5 minutos

Empresas de Itabuna, Ilhéus e Jequié têm mais de 120 vagas de estágio, Jovem Aprendiz e emprego abertas nesta terça-feira (25) com intermediação do SineBahia. São oportunidades em setores como indústria, comércio, serviços e construção civil, dentre outros.

De acordo com o SineBahia, há 71 vagas em Ilhéus, 37 em Jequié e 13 em Itabuna nesta terça-feira. A relação completa das vagas está disponível abaixo.

O interessado deve procurar o SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã – com CPF, carteiras de Identidade e de Trabalho e comprovantes de residência e endereço em mãos, além de currículo. Certificados de cursos de qualificação na área desejada também podem ser apresentados.

ONDE IR?

O morador ou quem deseja trabalhar em Jequié deve se dirigir à unidade do SineBahia na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Ilhéus, o SineBahia atende na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro.

A unidade de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais