UFSB abre inscrições em processo seletivo para contratar professor substituto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está com inscrições abertas para ingresso no Processo Seletivo de estudantes regulares no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Sustentabilidade para o ano de 2024.

São 26 vagas para ingresso em 2024, no campus de Teixeira de Freitas. São 8 para ampla concorrência, 14 para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, mais 4 vagas para quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência.

São ofertadas também 3 vagas para capacitação de servidores da UFSB e 2 vagas para estrangeiros não residentes no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2024. Acesse aqui o edital.

Mega-Sena acumula em 37 milhões de reais || Foto Tânia Rego/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aposta simples feita em Salvador acertou cinco das seis dezenas e faturou R$ 66.823,09. O baiano está entre os 47 apostadores em todo o país que “bateram na trave”, ficando apenas a um ponto de se tornarem milionários. As dezenas sorteadas na noite de sábado (26), foram: 09, 10, 35, 44, 55 e 58.

Na quadra, houve 3.624 apostas ganhadoras. Entre os contemplados estão moradores de Ilhéus, Itabuna, Itapé, Mascote, Porto Seguro, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Cada apostador levará R$ 1.238,04.

Como não houve acertador das seis dezenas, o prêmio para o próximo sorteio, na terça-feira (29), subiu para R$ 37 milhões. O volante simples da Mega-Sena custa R$ 5,00. A aposta pode ser feita em qualquer lotérica do país.

Isaquias Queiroz herda vaga para Jogos Olímpicos de Paris || Fabio Canhete/ Canoagem Brasileira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O maior canoísta brasileiro da história não conseguiu repetir o excelente desempenho dos últimos anos e pouco não saiu do Campeonato Mundial de Velocidade, em Duisburg, na Alemanha, sem a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.  Isaquias Queiroz terminou a competição na sexta colocação do C1 1.000 m, um posto fora da classificação para os jogos na França.

O baiano, de Ubaitaba, viu sua sorte mudar com o desempenho de um concorrente. O tcheco Martin Fuksa obteve a vaga no C1 1.000 m e também no C2 500m. Como cada atleta só pode conquistar uma vaga para os Jogos de Paris, Isaquias Queiroz, na condição de melhor ranqueado, seguirá para disputar para as Olimpíadas.

O canoísta admitiu que fez uma preparação ruim para o Mundial de Canoagem e espera recuperar a boa forma para aumentar a coleção de medalhas. “Foi um ano diferente para mim, dei uma diminuída no meu ritmo. Eu preferi diminuir um pouco o treinamento. Comecei a treinar forte em maio. Eu estava treinando na Bahia, em Ilhéus, estava muito ruim. Eu vim para buscar a vaga. Para Paris, sim, vou fazer um treinamento bem intenso. Paris é o que eu mais almejo agora”, disse.

Isaquias Queiroz é dono de uma medalha de ouro, duas pratas e um bronze em Jogos Olímpicos. No Campeonato Mundial de Velocidade, em Duisburg, ele também competiu em dupla com Jacky Godmann no C2 M500m, mas não obtiveram bom desempenho.

Em mundiais, o canoísta Isaquias Queiroz tem 14 medalhas (são sete de ouro, uma de prata e seis de bronze). A primeira medalha foi, exatamente, em Duisburg, há 10 anos. Em 2013, na Alemanha, ele ganhou o ouro no C1 500m e o bronze no C1 1.000m.

Abertura da competição será no Campo de Futebol Amador, às 8h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro abre oficialmente o Campeonato Interbairros de Futebol Amador de Itabuna, neste domingo (27), às 8h. O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, também confirmou presença na abertura da competição. A rodada inaugural do torneio será no campo anexo ao colégio CAIC Jorge Amado, no Sarinha Alcântara.

Antes da abertura oficial, as 41 equipes receberão uniformes para usar durante toda a competição. Depois da cerimônia, se enfrentam Califórnia e São Roque, às 9h; e Sarinha e Novo São Caetano, às 11h.

O campeonato é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer  do município. Segundo o titular da Pasta, Alcântara Pellegrini, foi montado esquema de segurança para dar tranquilidade aos torcedores e atletas. “Ele foi definido com os comandos do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai assegurar todo o atendimento médico necessário”, explicou.

SEGUNDA RODADA

A segunda rodada do Campeonato será no dia 10 de setembro, uma quinta-feira, com os jogos do Núcleo da Ceplac x Banco Raso, às 8h15min; e Mangabinha x Jaçanã, às 11h15min, no campo do Núcleo. Já o Itabunão vai receber Santa Catarina x Odilon, às 8h15min; Santo Antônio x Bananeira; e Nova Mangabinha x Vale do Sol.

Jerônimo, Rosa Weber e Nilson Soares durante reunião em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues esteve, na noite desta sexta-feira (25), em Salvador, com a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), para conversar sobre ações voltadas para garantias de direitos das comunidades quilombolas e sobre a execução de Mãe Bernadete Pacífico.

Na reunião com os chefes do Judiciário federal e estadual, Jerônimo conversou sobre o estágio das investigações e os desafios comuns relacionados ao tema. Também pediu à ministra o apoio do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no acompanhamento das investigações também do caso Binho do Quilombo, Fábio Gabriel Pacífico dos Santos, filho de Bernadete morto em 2017, cujas investigações estão sob responsabilidade da Polícia Federal.

EXECUÇÃO

Gestora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Mãe Bernadete Pacífico foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na noite de 17 de agosto. A principal linha de investigação é a de que ela foi vítima de um crime de mando, relacionado à disputa de terra (relembre).

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Mas ainda há um outro efeito muito importante, destacado pelo ministro: a redução do famigerado custo Brasil por meio da ativação das cadeias produtivas. Isso pode significar maior eficiência e redução de custos na produção. O contribuinte brasileiro agradece.

 

André Curvello

Nesta semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de uma verdadeira maratona para apresentar o novo Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, a algumas das figuras mais representativas e influentes do setor produtivo nacional. Em São Paulo, conversou com a Federação das Indústrias de São Paulo, Fiesp, e com a Federação Brasileira de Bancos, Febraban, além de individualmente com dirigentes de empresas de grande porte como o Banco Safra, Toyota, Shein, Grupo Eurásia, e com o empresário Abílio Diniz.

O ministro explicou que o lema “União e Reconstrução”, escolhido pelo próprio presidente Lula para simbolizar os novos ares respirados no Brasil, não é uma simples jogada de marketing, mas sim uma declaração de intenções. Isso quer dizer que o fortalecimento do pacto federativo, tão vilipendiado pelos aventureiros que ocuparam o poder de 2018 a 2022, é o Norte do atual governo.

“Reafirmo os valores que conduzem a nossa gestão no governo, de união e reconstrução; assim foi montado o PAC, dialogando com os governadores, dialogando com os ministros de diferentes partidos e conceitos”, disse o baiano, de forma bem didática, aos pesos pesados do PIB nacional. E foi além: pediu aos empresários que colaborassem com sugestões que possam ajudar a aprimorar o PAC. Ou seja, por intermédio do ex-governador baiano, Lula convida a todos, sem exceção, para o baile que celebra o rompimento com o passado recente e a entrada do País em um novo tempo de entendimento e desenvolvimento social. Não é pouco se considerarmos como o antigo mandatário tratava quem não pensava como ele.

O Novo PAC vai proporcionar o investimento, nos próximos quatro anos, de R$ 1,7 trilhão em todo o país, em áreas estratégicas como transporte, educação, energia, infraestrutura urbana, inclusão digital, infraestrutura social inclusiva e no Água para Todos. Grande parte desses investimentos virão das chamadas PPPs, ou parcerias público-privadas. A entrada da indústria nesse esforço é amplamente requerida. Rui usou como exemplo obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que precisarão de “forte participação na indústria do saneamento”.

A preocupação com a responsabilidade fiscal foi outro ponto de destaque na explicação do ex-governador da Bahia. A parcela de investimentos que virá do Orçamento Geral da União, R$ 371 bilhões, será pactuado com os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Dotar o país de uma estrutura que proporciona melhor qualidade de vida a um número maior de pessoas, que fortaleça a cidadania, reduza as desigualdades e garanta oportunidades a todos são os benefícios mais visíveis do novo PAC. Mas ainda há um outro efeito muito importante, destacado pelo ministro: a redução do famigerado custo Brasil por meio da ativação das cadeias produtivas. Isso pode significar maior eficiência e redução de custos na produção. O contribuinte brasileiro agradece.

André Curvello é secretário estadual de Comunicação.

Tarifa de água da Embasa tem reajuste autorizado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou reajuste de 6,72% na tarifa de água/esgoto da Embasa. O percentual será aplicado linearmente nas faixas de todas as categorias tarifárias, à exceção da Tarifa Social, destinada aos usuários inscritos no Bolsa Família.

As famílias cadastradas em programas sociais do governo pagam  a metade do valor da tarifa residencial normal. A Agersa informou que o aumento autorizado é menor que o proposto pela Embasa, que era de 8,35%. O reajuste será publicado na edição do Diário Oficial do Estado, deste sábado (26).

De acordo com a agência reguladora, o percentual de reajuste da tarifa de água/esgoto foi definido com base na inflação sobre itens de despesa envolvidos na operação dos serviços, como energia elétrica, pessoal, produtos químicos e material hidráulico, e a recomposição de perdas da Embasa ocasionadas pelo anúncio do reajuste após da data base, que é em maio.

AUMENTO NA CONTA DE AGOSTO

A vigência do reajuste tarifário da Embasa de 6,72%, a partir de 26 de agosto, vai produzir reflexos no valor das contas com vencimento em outubro deste ano.

O valor da tarifa reajustada da Embasa para o consumo de 10m³ (metros cúbicos) mensais na categoria residencial normal custará R$ 45,08 (acréscimo de R$ 2,85), para o serviço de abastecimento de água e R$ 36,06 (acréscimo de R$ 2,28) para o esgotamento sanitário.

Agersa informou ainda que, mesmo reajuste, a tarifa da Embasa é a 12ª mais barata do país. Entre os estados do Nordeste com tarifa residencial normal mais cara que a da Embasa, estão o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

TCE-BA abre vagas com salário de mais de R$ 10 mil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) abre, na segunda-feira (28), inscrições em concurso público para a contratação de auditor estadual de controle externo. São ofertadas 20 vagas com salário de R$ 10.325,34 ao mês, com carga horária de 30 horas semanais. Do total de vagas, 6 são para negros e uma para PCD.

Para concorrer, o candidato deve comprovar graduação em um dos seguintes cursos: administração, ciências contábeis, ciências da computação e informática, direito, economia, engenharia, arquitetura e estatística. A inscrição custa R$ 107,00 e pode ser feita até o dia 5 de outubro.

O candidato que se enquadra nos critérios especificados no edital, poderá solicitar a redução da taxa de inscrição no período de 28 a 30 deste mês. O concurso terá validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Acesse aqui o edital.

O concurso será composto de duas etapas. A prova objetiva terá início às 13h, do dia 10 de dezembro, em Salvador, e será composta de 80 questões de múltipla escolha, valendo 1  ponto cada questão. A outra etapa é a prova discursiva com duas questões dissertativas de conhecimento específicos, de caráter eliminatório e classificatório.

Cepa do vírus foi identificada em amostras de plantas sul-baianas
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma cepa do vírus “mosaico do cacau” foi identificada em amostras de plantas de cacau na região sul da Bahia. A informação foi confirmada pela Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), depois de testes realizados fora do Brasil.

Segundo a Ceplac, a praga causou sérios danos econômicos na cultura de cacau de outros países, o que deixa produtores da região sul baiana preocupados.

O produtor de cacau, Guilherme Galvão, e o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Cacau e Chocolate, Henrique Almeida, contaram que visitaram algumas áreas de jardins clonais no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), na Ceplac, e se depararam com o que parecia ser uma doença viral nas plantas.

Os produtores questionaram os pesquisadores, que confirmaram se tratar de uma praga transmitida por um vírus, popularmente conhecido como “mosaico do cacau”.

O medo deles é que a transmissão da doença esteja ocorrendo há algum tempo sem que nenhum alerta tenha sido dado pelas autoridades de defesa fitossanitária.

IDENTIFICAÇÃO

Guilherme Galvão disse que mudas de cacaueiros saídas da Ceplac e infectadas com esse vírus teriam sido identificadas em uma estação de quarentena do Centro Nacional de Pesquisa em Recursos Genéticos (Cenargen), órgão ligado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para onde foram levadas para análise em 2020.

Na época, essas mudas foram levadas para o Cenargen com o objetivo de saber se eram resistentes a uma outra praga, a monilíase.

A Ceplac disse que teve contato com um estudo, feito por uma multinacional, que identificou o vírus em propriedades do extremo-sul em 2018. O resultado da pesquisa foi publicado em 2021. No entanto, nenhum alerta foi dado aos órgãos de defesa sanitária.

A diretora-geral da Ceplac, Lucimara Chiari, disse que algumas plantas dos jardins clonais da entidade apresentaram os sintomas característicos do “mosaico do cacaueiro” e amostras dessas plantas foram enviadas para um laboratório especializado nos Estados Unidos. O resultado para a doença foi positivo.

DANOS ECONÔMICOS

O “mosaico do cacau” é uma praga que causa sérios danos econômicos na cultura de cacau na África Ocidental. Possui numerosos variantes que apresentam sintomas distintos, e um número restrito de hospedeiros, sendo transmitido por 14 espécies de cochonilhas que retêm o vírus por algumas horas.

No caso deste vírus já identificado nas lavouras da Bahia, os pesquisadores acreditam que seja uma variante menos agressiva do que as registradas na América Central, por exemplo.

Ainda segundo a diretora-geral da Ceplac, estudos sobre o vírus serão aprofundados para determinar a extensão dos danos que essa praga pode causar, mesmo sabendo que ela é menos agressiva que as variantes presentes em outras partes do mundo.

A fiscal agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e coordenadora do Programa de Prevenção a Monilíase do Cacaueiro, Catarina Cotrin de Matos Sobrinho, informou que a maior preocupação agora é impedir que esse material infectado se propague.

Nesta semana, a Ceplac emitiu uma nota explicativa com alguns dados sobre a doença. Nas áreas experimentais de clones de cacaueiros no Centro Profissional de Educação Continuada (Cepec), onde são vistas folhas com manchas similares as infectadas pelo vírus do mosaico, os pés estão carregados de frutos. Informações do G1.

População de condomínio ilheense está sem ônibus desde o final de abril || Foto Boca News
Tempo de leitura: 2 minutos

De segunda a sábado, Isac Gomes, 42, acorda cedo e se organiza para ir trabalhar. Morador do Residencial Vilela, ele atravessa a cidade para chegar antes das 6h na portaria de uma instituição de ensino da zona sul. De ônibus, o trajeto dura de quarenta a cinquenta minutos. O problema é que não tem mais ônibus. Desde abril de 2023, depois que uma chuva intensa danificou a ladeira, os veículos das empresas Viametro e São Miguel deixaram de subir até o condomínio, onde vivem mais de 600 famílias.

Quando tinha transporte público no Residencial Vilela, Isac podia se dar ao luxo de acordar às 4h30min. Nos últimos meses, passou a se levantar às 4h, com a ajuda de um despertador. A falta do serviço na comunidade o obriga a descer a ladeira a pé, ainda sem a proteção do sol. Nunca foi roubado, mas já soube de três assaltos no percurso. Assim como ele, muitos trabalhadores perderam minutos sagrados em casa, pois têm que caminhar até a parte baixa do Teotônio Vilela para pegar o ônibus.

Isac estima que o Residencial Vilela tem de 1.500 a 2 mil moradores. “É muita gente. Sem falar que o condomínio tem deficiente físico, deficiente visual, gestante”, conta o porteiro, em entrevista ao PIMENTA, por telefone.

Isac: “só os ônibus da Viametro e São Miguel não sobem”

Nesta semana, o trabalhador fez um vídeo (veja ao final do texto) que mostra a ladeira. O único trecho onde a equipe da Prefeitura de Ilhéus ainda trabalha não impede que os ônibus voltem a subir até o alto do Residencial, argumenta. “Tá subindo carro, caminhão do lixo, tá subindo ônibus do Transamérica. Só os ônibus das empresas Viametro e São Miguel que não querem subir”.

OUTRO LADO

Prefeitura já recuperou quase toda a ladeira || Foto Isac Gomes

Associação das Empresas de Transporte de Ilhéus (Atranspi) representa a Viametro e a São Miguel. Ouvida pela reportagem, a entidade alegou que a suspensão do serviço foi informada à comunidade, em uma reunião, e que a retomada depende de autorização da Prefeitura de Ilhéus.

No município, a fiscalização das concessionárias é responsabilidade da Superintendência de Trânsito, Transporte e Mobilidade. O PIMENTA tentou obter esclarecimento do diretor interino da Autarquia, Hermano Fahning, mas as mensagens e chamadas telefônicas não foram respondidas até o fechamento desta matéria.

A reportagem também contatou a Superintendência de Comunicação do município. Conforme o órgão, o pedido de informações foi encaminhado ao diretor interino da Sutram.

Confira, abaixo, o vídeo que mostra a ladeira.

Em agosto de 2022, IPCA-15 teve deflação de 0,73% || Foto ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,28% em agosto deste ano, taxa maior que a registrada em julho, que teve deflação (queda de preços) de 0,07%. Em agosto do ano passado, o IPCA-15 acusou deflação de 0,73%.

Com o resultado de agosto de 2023, o IPCA-15 acumula 3,38% no ano. Em 12 meses, o acumulado é de 4,24%, acima dos 3,19% anotados na prévia de julho.

O maior impacto na prévia da inflação em agosto veio do grupo habitação, que registrou alta de preços de 1,08%, puxada pelo aumento das tarifas de energia elétrica residencial em cidades como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, o que resultou numa inflação média nacional de 4,59% para o item. A pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SAÚDE E CUIDADOS ESPECIAIS

Também tiveram taxas de inflação expressivas os grupos saúde e cuidados pessoais (0,81%), devido principalmente ao aumento de 1,59% nos itens de higiene pessoal e educação (0,71%), explicada pela alta de 0,74% nos cursos regulares.

Os transportes também tiveram inflação (0,23%), com altas nos preços da gasolina (0,90%) e do gás veicular (1,88%).

Ao mesmo tempo, os alimentos e bebidas continuaram ajudando a conter a inflação, com queda média de preços de 0,65% em agosto. Os destaques ficaram com as deflações da batata-inglesa (-12,68%), tomate (-5,60%), frango em pedaços (-3,66%), leite longa vida (-2,40%) e carnes (-1,44%).

Vestuário foi outro grupo de despesas com deflação (-0,03%). Os demais grupos apresentaram as seguintes altas de preços: despesas pessoais (0,60%), comunicação (0,04%) e artigos de residência (0,01%). D’Agência Brasil.

Pastor Apolônio: sul da Bahia perde uma de suas maiores lideranças religiosas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pastor Apolônio Pereira Brito faleceu na noite desta quinta-feira (24), em Itabuna, aos 108 anos. Ele foi um dos fundadores da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (ITB), da qual esteve à frente por treze anos, de 1958 a 1971. Sob a sua liderança, a comunidade batista itabunense construiu, em 1961, o templo atual da instituição, localizado na Avenida Felix Mendonça, no Bairro da Conceição, recorda o pastor Geraldo Meireles, que lamentou a perda do irmão em Cristo.

Para Geraldo Meireles, o pastor Apolônio deixa grande legado de fidelidade ao Evangelho de Jesus e de amor ao próximo. Na educação popular, Apolônio foi o precursor de parcerias importantes, com a fundação da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis, que deu origem ao Instituto Teosópolis. Atualmente, o Instituto atende centenas de alunos carentes em conjunto com a Secretaria de Educação de Itabuna.

“À família enlutada, aos Batistas Grapiúnas e do estado da Bahia, aos amigos e à sociedade, nossos sinceros sentimentos. ‘Preciosa é, à vista do Senhor, a morte dos seus santos’ (Salmos 116:15)”, escreveu o pastor Geraldo Meireles, atual presidente da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna.

DESPEDIDA

O corpo de Apolônio Pereira Brito é velado no SAF de Itabuna, na Avenida Juca Leão, 272. O velório seguirá até as 15h desta sexta-feira (25). Logo depois, às 16h, ele será sepultado no Cemitério Parque de Itabuna.

Lincoln, do Goiás, e Maurício Duarte, do Vila Nova, disputam bola no Serra Dourada || Arquivo/Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

 

Certa feita, ao jogar na Gávea contra o Flamengo, ao tentar tirar a bola do craque Zico, que a adiantou com um toque, passou reto com o carrinho, numa jogada que terminou em gol.

 

Walmir Rosário

Nem todos os meninos peladeiros conseguem tirar a sorte grande jogando os babas apenas nas praias ou nos campinhos de bairro. Muitos são levados para os times consagrados, nos quais aprendem a se especializar no futebol. Os que conseguem unir a habilidade individual às técnicas e táticas, teoricamente terão um futuro garantido e nome gravado entre os astros do futebol.

Por ironia do destino, um garoto peladeiro deixa sua cidade natal, Porto Velho, em Rondônia, e vai para o Rio de Janeiro, acompanhar sua mãe em tratamento médico. Era tudo que queria. Se já se encantava com o futebol jogado na cidade maravilhosa pelas ondas do rádio, agora se imaginava ser um daqueles craques que tanto assistia no rádio e na TV. Finalmente era chegada a hora e a vez do garoto Maurício Duarte.

E tudo se encaminhava conforme seus pensamentos. Em pouco tempo já disputava bola nas areias da praia de Copacabana com a desenvoltura de um atacante, atuando pelas equipes praianas do Radar e do Copa Leme. Mas queria o destino um futuro mais brilhante para a promessa de craque rondoniense. Foi descoberto pelo maior e mais excêntrico “olheiro” de futebol carioca, Antônio Franco de Oliveira, o Neném Prancha.

Botafoguense de quatro costados, Neném Prancha, considerado o maior dos filósofos do futebol, o levou para o seu time de coração, o Botafogo. Aos 12 anos o garoto se deslumbra com a plêiade de craques que ouvia e via jogar no rádio e na TV. Mais que isso, iria participar de uma peneira e, se aprovado, poderia ser um deles, afinal, tinha como padrinho Neném Prancha, o descobridor de Heleno de Freitas e Júnior “Capacete”.

Diante da enorme concorrência, lhe ocorreu uma estratégia de defesa que o fez sobreviver nos gramados de General Severiano. Assim que o treinador e antigo lateral-direito Joel Mendes dividia as promessas de atletas pelas posições que jogavam, Maurício Duarte se assombrou pela quantidade de atacantes e meios-campistas. Os pensamentos rodaram com extrema velocidade em sua cabeça e decidiu: a partir daquele momento seria zagueiro. E para jogar no Botafogo!

E a sorte lhe sorriu, tanto assim que após ver de perto “os cobras” do Glorioso, a exemplo de Gérson, Fischer, Jairzinho, Brito, Manga, dentre outros craques, foi aprovado para a famosa Escolinha de Seu Neca, pela qual passaram as estrelas do Botafogo dos anos 1970, inclusive ele. Descoberto por Neném Prancha, agora teria a felicidade de aprender com seu Neca todas as técnicas e artimanhas do melhor futebol do mundo.

E o garoto magro de Porto Velho iniciou os treinamentos na Escolinha do Neca, no Botafogo, no subúrbio de Del Castilho. Era um sacrifício danado, pois pegava dois ônibus lotados para participar do treinamento coletivo às quartas e sextas-feiras. No restante da semana treinava em General Severiano. Se firmou como zagueiro e ganhou posição nas divisões de base, até que chegou o dia de ser incorporado ao time de cima.

Era o ano de 1970. E Maurício Duarte, aos 17 anos, teria a responsabilidade de substituir o zagueiro Brito, convocado para a Seleção Brasileira tricampeã do mundo. Jogaria a Taça Guanabara, posteriormente cancelada, e os jogos amistosos, o primeiro deles contra o Bangu, vencido pelo placar de 2X0. Junto com os profissionais, lembrava dia e noite os ensinamentos do seu Neca, essenciais para a sobrevivência nos gramados da vida.

Nos treinos do Botafogo marcava grandes jogadores de ataque. Certa feita, ao jogar na Gávea contra o Flamengo, ao tentar tirar a bola do craque Zico, que a adiantou com um toque, passou reto com o carrinho, numa jogada que terminou em gol. Aí ouviu do seu Neca: “Você não teria que ter dado o carrinho e sim cercado; acompanharia a jogada e ele não teria toda a tranquilidade. Lembre-se, zagueiro caído é jogador abatido”.

De outra feita, no Maracanã contra o Vasco, quando foi marcar Roberto Dinamite, ouviu outro ensinamento do seu Neca: “O zagueiro tem que ficar com um olho no peixe e outro no gato”. E era para observar a bola e Roberto Dinamite, que ficava de “migué”, na ponta-esquerda quando a bola vinha pela direita. E esse ensinamento lhe serviu para o resto da vida, tomando ou não deixando a bola chegar aos atacantes.

Do Botafogo, Maurício Duarte se transferiu para outros clubes brasileiros, nos quais experimentou a diversidade na realidade do futebol praticado nos quatro cantos deste país. E sua saída do Glorioso se deu por motivos internos. Quando chamado de volta pelo Departamento Amador, acreditou que seria um regresso e não atendeu ao pedido. Daí passou a treinar no “time da Ave Maria”, no finalzinho da tarde, com chances remotas.

Emprestado ao Remo, do Pará, Maurício não foi muito feliz, pois teve uma distensão na virilha. Em seguida se transforma num operário da bola e joga no Santo Antônio e Rio Branco, ambos no Espírito Santo, Flamengo do Piauí, Vila Nova de Goiás, Galícia, Olaria e Itabuna. Nesses times atuou com e contra grandes craques do futebol brasileiro, muitas das vezes sem receber salários em dia, dentre outras adversidades.

No Itabuna Esporte Clube, o último time por qual jogou, Maurício Duarte se identifica bastante com a diretoria e a cidade. E por aqui constrói família, faz um curso de formação em técnico de futebol, trabalha na AABB, dirige as seleções de Itajuípe, Itabuna e Buerarema. Certificou-se em Radialismo, atuou como comentarista em emissoras de rádio e Maurício Duarte se torna um verdadeiro cidadão grapiúna.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Deputados votam matérias sob os olhares de professores nas galerias do plenário || Foto Sandra Travassos/Alba
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante sessão tensa, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou pagamento da segunda parcela de precatórios do Fundef autorização para empréstimo de R$ 400 milhões na Caixa Econômica Federal. A sessão começou na noite de ontem e somente terminou na madrugada desta sexta-feira (25). Os projetos são de origem do Executivo estadual.

Para o presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes (PSD), o sinal verde da Casa às duas proposições vai permitir ao Estado a manutenção do bom ritmo de crescimento em sua infraestrutura urbana e viária, bem como no respeito ao pagamento de um direito das professoras e dos professores, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal.

– A Alba aprovou, na madrugada de hoje, dois relevantes projetos para a Bahia e para a categoria do Magistério. Foi uma sessão tensa, pela própria natureza da Casa, em ser lugar do diálogo, mas também do debate, quando fez-se valer a vontade da maioria, prevalecendo a democracia. Há de se relevar que o governador Jerônimo Rodrigues ampliou para toda a categoria das professoras e professores os recursos oriundos dos precatórios – disse Adolfo Menezes.

Por ampla maioria, os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 25.033/2023, relatado pelo deputado Vitor Bonfim (PV), que dispõe sobre o pagamento da segunda parcela de precatório judicial aos profissionais do da Educação Básica no Estado. O projetos teve o voto contrário da bancada de oposição e do PSOL. O abono é complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

EMPRÉSTIMO

Relatado pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), o Projeto de Lei nº 25.025/2023 autoriza o Governo da Bahia a contratar operação de crédito interno, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), no limite de R$ 400 milhões, com a garantia da União, destinados na aplicação de projetos nas áreas de mobilidade e infraestrutura urbanas e infraestrutura viária.

Secretária-administrativa está entre as mais de 120 vagas desta sexta-feira (25) || Imagem MeRecrute
Tempo de leitura: 5 minutos

De secretária administrativa a motorista de caminhão, consultor comercial, coordenador de projetos e conferente de logística, a sexta-feira (25) traz quase 130 vagas de emprego nos municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul do estado, e Jequié, na região sudoeste. Todas as oportunidades são intermediadas pelo SineBahia.

De acordo com o serviço estadual de intermediação de vagas e qualificação para o mercado de trabalho, há 78 vagas em Itabuna nesta sexta-feira e outras 22 em Ilhéus, além de 28 em Jequié. Os interessados devem chegar ao SineBahia, no máximo, até as 15h30min de hoje.

Para o cadastramento no SineBahia é exigida a apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho (física ou digital), CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Se o candidato possuir cursos de qualificação na área pretendida, deve apresentá-los.

A unidade SineBahia de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Itabuna, o atendimento é no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon (Beira-Rio). Para quem reside em Ilhéus ou deseja procurar a unidade da Terra de Gabriela, o SineBahia fica no “encontro” da Rua Eustáquio Bastos com a Praça Cairu, no Centro.

Leia Mais