Remando ao lado de Martin FuksaI, saquias Queiroz (verde) está na final do Mundial da Alemanha || Foto Fabio Canhete
Tempo de leitura: < 1minuto
Com o tempo de 3m47s449 na prova do C1 1.000m, o baiano Isaquias Queiroz garantiu, nesta quinta-feira (24), vaga para a final do Mundial de Canoagem de Duisburg, na Alemanha. Isaquias travou uma disputa acirrada com o tcheco Martin Fuksa (medalha de bronze no último Mundial), mas terminou em segundo lugar.
O atleta de Ubaitaba, no sul da Bahia, volta a competir na prova do C1 1000m no sábado, a partir da 7h (horário de Brasília). Ele precisa ficar no top cinco para assegurar vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, na França no próximo ano. O canoísta é atual campeão olímpico.
Isaquias também conquistou vaga na semifinal com seu parceiro Jacky Godmann no C2 500m, nesta quinta-feira. A dupla fez o segundo melhor tempo da segunda bateria da eliminatório, com 01m42s171s. Jacky Godmann e Isaquias Queiroz ficaram atrás apenas dos italianos Gabriele Casadei e Carlo Tacchini. O Mundial de Canoagem prossegue até domingo (27).
O piloto Vanderley Guimarães morreu no local do acidente
Tempo de leitura: < 1minuto
Um acidente envolvendo um caminhão e uma motocicleta deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira (24), na BR-415, no bairro Nova Itabuna, em Itabuna. De acordo com testemunhas, a moto em que as vítimas estavam derrapou na pista e foi atingida pelo caminhão.
A motocicleta era pilotada por Vanderley Guimarães da Silva, de 39 anos, que morreu no local do acidente. O outro homem que estava na garupa da moto foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O estado de saúde dele não foi divulgado.
O motorista do caminhão nada sofreu. Ele contou que acidente ocorreu muito rápido e não teve tempo de tentar uma reação. O corpo de Vanderley Guimarães da Silva deve ser sepultado nesta sexta-feira (24), em Itabuna. Ele era solteiro.
Carlinhos Brown terá camarote só para convidados em 2024 || Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
Depois de mais de 40 anos de carreira, o cantor e multiartista Carlinhos Brown terá, pela primeira vez, um camarote para chamar de seu no maior Carnaval do mundo, a folia em Salvador. Será em 2024, mas apenas para convidados e sem venda de ingressos.
Segundo ele, a ideia é aproveitar o camarote como local de imersão na vida e obra do “cacique”, conforme explicação dada no podcast Barbunça, com Fábio Almeida, que assumiu parceria da sua empresa, a Join Entretenimento, com a empresa de Brown.
– É tipo um museu, é uma parada imersiva mesmo em relação a ele – revelou Fábio.
Brown tem, ainda, mais novidades na carreira para anunciar pelo lado criativo. E, segundo o empresário, mais informações estão sendo preparadas para serem divulgadas em breve.
Jornalistas Tiago Pascoal e Jamesson Araújo observam apresentação do engenheiro Alberto Vieira (à dir.) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 3minutos
A Bamin promoveu, nesta quinta-feira (24), uma jornada de apresentação do Complexo Intermodal Porto Sul a veículos de imprensa do sul da Bahia. O objetivo da iniciativa, segundo a multinacional, foi oferecer uma visão abrangente do empreendimento, do canteiro de obras às medidas compensatórias e de redução dos impactos socioambientais do projeto, que também envolve o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a mina Pedra de Ferro, em Caetité.
Diante de uma maquete, o engenheiro Alberto Vieira, diretor-geral de implantação da Bamin, explicou como o porto e a ferrovia formarão o corredor logístico para escoar o minério de ferro extraído a mais de 500 quilômetros do litoral de Ilhéus. Atualmente, segundo ele, as três frentes de trabalho empregam 1.818 pessoas, com 69% de mão de obra local.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
No auge da mobilização das forças produtivas, em 2025, os empreendimentos vão gerar 15 mil empregos, acrescentou Alberto, com sotaque mineiro. Na fase de operação, com início previsto para agosto de 2027, esse número cairá para 1.400 postos de trabalho.
A Bahia Mineração S/A é uma subsidiária do Eurasian Group Resources (ERG), conglomerado de origem cazaque. Na fase de estudos, licenciamento e início da implantação dos negócios em solo baiano, o grupo afirma ter investido R$ 10 bilhões. Outros R$ 20 bilhões serão empregados nos próximos cinco anos, com o propósito de transformar a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do País.
PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAISCoruja em recuperação no centro veterinário da Bamin || Foto PIMENTA
Coube ao engenheiro agrônomo Marcelo Dutra a explanação sobre os aspectos mais delicados dos empreendimentos, ligados aos danos socioambientais de sua implantação. Segundo ele, a empresa está em dia com todas as condicionantes do licenciamento ambiental. Com seu estilo insurgente, o radialista Marinho Santos, da Gabriela FM, convidou o representante da Bamin a visitar uma fazenda no distrito de Aritaguá onde, conforme o proprietário, os impactos do Porto Sul mataram uma nascente.
Marcelo aceitou o convite, mas ponderou que, muitas vezes, problemas alheios às intervenções do Porto Sul são atribuídos, indevidamente, ao empreendimento. Presente na visita, a reportagem do PIMENTA questionou o engenheiro agrônomo sobre o número de nascentes na zona de influência direta do complexo intermodal. Ele respondeu que não tinha essa informação de cabeça.
O licenciamento do complexo autorizou a supressão da vegetação de 687 hectares. Desse total, segundo a Bamin, 148 hectares já tiveram sua cobertura vegetal suprimida. O programa de compensação ambiental do empreendimento prevê o replantio de árvores nativas.
REABILITAÇÃO DE ANIMAIS
Além da flora, a devastação de um hotspot da biodiversidade, como o do litoral norte de Ilhéus, é um terror para a fauna. A Bamin informa que já resgatou mais de 69 mil animais, com a soltura de 67 mil deles. O bichos feridos são levados para o centro veterinário montado pela empresa na Ponta da Tulha.
Os jornalistas também visitaram o local. Conforme a equipe da Bamin, a unidade também reabilita animais resgatados fora da área de influência do complexo. Num dos abrigos, a coordenadora de Meio Ambiente do projeto, Ananda Marson Silva, pediu que os visitantes falassem baixo para não perturbar o sossego dos bichos. Ali se recuperavam uma jiboia, um carcará e uma linda coruja.
Ao lado do centro cirúrgico, diante de equipamentos de ponta, a bióloga Bárbara Buss, analista ambiental da empresa, informou que até sete animais podem ser operados em apenas um dia, se necessário. Nesse momento, um repórter afirmou que, naquele espaço, os bichos têm acesso a recursos de saúde que boa parte da população humana da região peleja para obter. Meio desconcertada, a funcionária da Bamin respondeu que já ouviu isso centenas de vezes.
Hospitais universitários alemãos ofertam 170 vagas para brasileiros
Tempo de leitura: < 1minuto
A Agência Federal de Empregos da Alemanha anunciou nova seleção de enfermeiros brasileiros, por meio do acordo de cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com total de 170 oportunidades. São 120 vagas para o Hospital Universitário de Bonn e 50 vagas para o Hospital de Frankfurt.
As instruções de candidatura para a instituição desejada e o modelo de currículo estão disponíveis no site do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (www.coren-ba.gov.br). As inscrições vão até o dia 8 de setembro.
O recrutamento presencial será realizado em Salvador e São Paulo. Não é necessário domínio do idioma, mas os candidatos selecionados deverão participar de curso gratuito de alemão, oferecido nas modalidades presencial e online. Durante este treinamento no Brasil, que exige dedicação exclusiva, os candidatos receberão bolsa de estudos de 500 euros, até atingirem o nível intermediário.
“A oportunidade de emprego na Alemanha para enfermeiros brasileiros através do acordo com o Cofen é uma chance empolgante. Com vagas em hospitais renomados e suporte no aprendizado do idioma, essa iniciativa promove uma cooperação valiosa entre os países e oferece benefícios interessantes para os candidatos”, disse a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
As passagens aéreas serão custeadas pelo empregador, que também oferece assistência no processo de imigração e busca por moradia. Na Alemanha, os profissionais iniciarão os trabalhos como assistentes de enfermagem, até que obtenham aprovação no exame de reconhecimento do diploma.
COOPERAÇÃO
O acordo de cooperação técnica entre o Cofen, o governo da Alemanha e a Agência Federal de Emprego Alemã (Bundesagentur für Arbeit) foi assinado em junho de 2022 e iniciou contratações em agosto daquele ano. Este é o quinto processo seletivo realizado dentro das regras previstas no convênio.
Aplicativo de celular permite acesso a conta, histórico de consumo e negativa de débito
Tempo de leitura: < 1minuto
Os clientes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) que dispõem de celulares com sistemas Android e IOS já podem baixar aplicativo da empresa e ter acesso a serviços, gratuitamente, pelo celular.
Pelo App, é possível conferir histórico de consumo, segunda via de fatura e emissão de Certidão Negativa de Débitos. O app pode ser baixado pela loja de aplicativos – Play Store (Android) ou App Store (Apple/IOS), pesquisando por Emasa Itabuna logo em seguida e instalar o aplicativo no aparelho.
Além do aplicativo, o cliente da EMASA também conta com outros canais de atendimento não presencial, a exemplo do web site (www.emasaitabuna.com.br), call center (0800 073 1195) e WhatsApp (73.98848.0808).
desta quinta-feira (24), a Receita Federal abre a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Também serão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para 6.118.310 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, no valor total de RS 7,5 bilhões, sendo que R$ 914,1 milhões se referem ao quantitativo para contribuintes com prioridade legal.
São 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos; 86.427 entre 60 e 79 anos; 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 30.453 cuja maior fonte de renda seja o magistério; e, por fim, 219.288 contribuintes sem prioridade legal, mas, por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix, receberam a prioridade.
Foram contemplados ainda 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio deste ano.
COMO CONSULTAR
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito no dia 31 de agosto, na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
RESGATE
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
São mais de 110 vagas, dentre as quais para motorista de caminhão || Foto EFPneus
Tempo de leitura: 5minutos
Com vagas para profissionais motoristas de caminhão, consultor, coordenador de projetos e baristas, dentre outros, as unidades do SineBahia dos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié têm 111 oportunidades anunciadas para esta quinta-feira (24). De acordo com o serviço estadual, são 68 vagas em Itabuna, 31 em Jequié e 12 em Ilhéus.
O atendimento é feito nas unidades do SineBahia, que funcionam nos SACs destes três municípios. O candidato deve chegar até as 15h30min para fazer o cadastramento e disputar vagas. Não deve esquecer de reunir carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.
O SineBahia de Itabuna funciona no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Em Jequié, o candidato deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas para hoje em Ilhéus, Itabuna e Jequié.
Hop Brasilis, da 3Barcaças, fatura medalha de ouro na Copa Cerveja Brasil
Tempo de leitura: 3minutos
Quando começou a fabricar cerveja, em 2011, Calleb vislumbrava que iria além do hobby. “A gente começou a fazer porque queria beber cerveja diferente e não achava no mercado, mas a ideia sempre foi montar uma fábrica e comercializar”, recorda o itabunense em entrevista ao PIMENTA. Do plano inicial nasceu a 3Barcaças, primeiro com produção caseira e, desde 2019, com uma fábrica no Distrito Industrial de Ilhéus.
Os primeiros rótulos da 3Barcaças apelam ao imaginário regional e estadual, como a 1910, ano da emancipação política de Itabuna. Carro-chefe da marca, a cerveja Conjurada faz referência à Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Búzios, desencadeada em 1798, sob a influência das revoluções haitiana e francesa. Calleb Oliveira explica a analogia embutida na escolha do nome. “A Bahia estava tentando ser livre da Coroa Portuguesa. A Conjurada veio para libertar as pessoas da cerveja ruim”.
Logo na primeira competição disputada pela marca do sul da Bahia, a Brasil Beer Cup, em 2021, a Conjurada levou medalha de prata. Tornou-se o rótulo mais vendido no primeiro bar da 3Barcaças, situado na Avenida Nações Unidas, em Itabuna. “É uma golden bitter, uma cerveja leve, refrescante, amarelinha, com lúpulo americano. É a cerveja que não pode faltar no nosso bar”, resume o cervejeiro.
A nova queridinha da marca é a Hop Brasilis. No último sábado (19), a cerveja faturou a medalha de ouro na categoria exclusiva para receitas com lúpulo brasileiro, na etapa nordestina da Copa Cerveja Brasil. O resultado a habilitou para a fase internacional da competição promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. “A Abracerva faz as etapas regionais. Quem ganha a medalha de ouro participa da chamada Libertadores das Cervejas, que, em 2024, vai ser no Chile”, festeja Calleb.
MERCADO
Evolução do número de fabricantes de cerveja no Brasil || Fonte Mapa
O Brasil tinha 129 estabelecimentos registrados como fabricantes de cerveja no ano em que o itabunense começou a produzir a bebida em casa. No ano passado, esse número chegou a 1.729, segundo a primeira edição do Anuário da Cerveja, recém-divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Sudeste e Sul concentram a maior parte das fábricas, com 46,2% e 39,7%, respectivamente. Nordeste (6,9%), Centro-Oeste (5,1%) e Norte (2,1%) vêm muito atrás. O levantamento não especifica a proporção de fabricantes artesanais. Um dos elementos distintivos da cerveja artesanal é não ser pasteurizada, explica o cervejeiro grapiúna. “Outro é não ter aditivos químicos”. Ele estima que a fatia dessas cervejarias no mercado brasileiro não passa de 2%.
Calleb e o pai, Tita Oliveira, são dois dos três sócios da 3Barcaças
No ranking dos estados, a Bahia ocupa a nona posição, com 30 estabelecimentos, incluindo o da 3Barcaças. Calleb tem dois sócios, seu pai, Tita Oliveira, e o amigo Zola Trindade. No início do próximo mês, eles vão abrir o segundo bar, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. A nova unidade vai ampliar os empregos diretos gerados pelo negócio. Atualmente, a fábrica e o bar itabunense empregam quatro pessoas.
É o próprio Calleb quem comanda a produção. A cervejaria produz de 2.000 a 2.500 litros por mês, em média, estima o cervejeiro. “No verão, vendemos mais; no meio do ano, menos. Na alta, até 3 mil litros por mês. Estamos falando de 30 a 35 rótulos de cerveja em um ano”. Por enquanto, a 3Barcaças fornece seus produtos apenas dentro da Bahia. “Estamos presentes em Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Conquista e Salvador, que, hoje, é o nosso maior mercado”.
Inscrições em processo seletivo do IFBA em Ilhéus se encerram na sexta-feira (22).
Tempo de leitura: 2minutos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2024 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada, e para os cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio.
No total, são ofertadas 5.919 vagas distribuídas por 22 cidades baianas. Mais de 3.400 vagas são para cursos integrados e 2.430 para os subsequentes. No sul da Bahia, no campus de Ilhéus, na modalidade integrada, as vagas são para os cursos de Edificações, Informática e Segurança do Trabalho. Na modalidade subsequente, as oportunidades são para Edificações e Segurança do Trabalho.
Em Ubaitaba, na modalidade de ensino integrada, são ofertadas vagas nos cursos de Administração e Técnico de Informática. Na modalidade subsequente, as vagas são para ingresso nos cursos de Informática e Eletromecânica.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, via internet. Será cobrada a taxa de inscrição para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 50,00. Os estudantes poderão solicitar a isenção parcial da taxa até o dia 22 de setembro.
REQUISITOS
Os cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série /1º ao 9º ano). A seleção será feita por meio de prova a ser realizada no dia 29 de outubro. A prova terá questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Acesse aqui o edital.
O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2024 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano). Acesse aqui o edital.
A seleção dos candidatos para os Cursos Técnicos Subsequentes será realizada por meio de sorteio eletrônico. Os sorteios de cada um dos 16 campi que estão ofertando vagas para os cursos subsequentes ocorrem entre os dias 10 e 14 de outubro.
O resultado definitivo dos sorteios está previsto para o dia 9 de novembro, conforme cronograma do edital. As inscrições são gratuitas.
Isaquias garante vaga na semifinal no Mundial de Canoagem || Foto Fábio Canhete
Tempo de leitura: < 1minuto
Os canoístas Isaquias Queiroz, Filipe Vieira Santana e Valdenice Conceição fizeram boas provas no primeiro dia do Mundial de Canoagem de Velocidade, em Duisburg, na Alemanha, nesta quarta-feira (23). Na eliminatória, na bateria C 1 1000m, Isaquias terminou a prova na segunda colocação, atrás do romeno Catalin Chirila, que fechou em 3min57s524.
O campeão mundial fez a prova em 4m07s828. O atleta de Ubaitaba volta a competir nesta quinta-feira (24), às 11h41min (horário de Brasília) e terá oito concorrentes. Para assegurar uma das vagas no sábado (26), basta Isaquias Queiroz chegar entre os três primeiros colocados. Na final, os cinco primeiros colocados estarão garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Outro canoísta do sul da Bahia que avançou para a semifinal foi Filipe Vieira, de Ubaitaba. Com tempo de 1min48s919 na bateria C 1 500m, o atleta ficou em primeiro lugar e volta a competir na sexta-feira (25), a partir das 6h. Os três primeiros colocados em cada bateria se classificam para a final e ficarão mais próximos das Olimpíadas.
A canoísta Valdenice Conceição, de Itacaré, também fez bonito no primeiro dia do Mundial de Canoagem. Com o tempo de 48s620, ela se classificou para a semifinal no C1 200m, na quarta colocação. Conceição volta a competir na sexta-feira, a partir 4h45min, e precisa ficar entre as três melhores para chegar à final do Mundial.
Jadson Albano: municípios cobram recomposição de perdas do FPM
Tempo de leitura: 2minutos
A queda das receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) preocupa gestores de todo o País. Não é diferente no sul da Bahia. O município de Coaraci, por exemplo, recebeu 24% a menos neste mês, na comparação com o mesmo período de agosto de 2022, afirma o prefeito Jadson Albano (Avante), em entrevista ao PIMENTA. “Teve uma queda também em julho, sem contar a inflação”, emenda.
Presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia, Jadson se reuniu com representantes de municípios da região, nesta quarta-feira (23), em Itabuna, para alinhar a estratégia da entidade municipalista diante da perda de receitas. A Amurc convocou as prefeituras associadas a paralisar suas atividades não essenciais de 30 de agosto a 5 de setembro, como forma de sensibilizar o Governo Federal e o Congresso com a situação financeira dos municípios.
– Como o dinheiro diminuiu, não há recurso suficiente para manter todos os serviços. Vamos defender a saúde do povo. Vamos fazer, primeiro, uma paralisação de cinco dias, geral, vão funcionar só os serviços de saúde, para que o pouco dinheiro que nós temos seja pra saúde do nosso povo. Em tempos de crise, os líderes se levantam – declara Jadson Albano.
SALÁRIOS
Por enquanto, segundo o presidente da Amurc e prefeito de Coaraci, não há risco imediato de atraso salarial nos municípios. “No curto prazo, a gente consegue pagar os salários. Mas, no médio prazo, coisa de dois, três meses, é um risco real, caso não haja uma ação concreta dos prefeitos. Se a gente não se mobilizar, isso acontece”, alerta.
Jadson e outros prefeitos da Bahia têm reunião marcada com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nesta quinta-feira (24), em Salvador. Na pauta, as alternativas para um socorro financeiro da União aos municípios. Uma saída possível, conforme o dirigente, é a liberação de emendas parlamentares direto para os cofres municipais, até que se encontre solução definitiva para a queda de receitas.
Uma das demandas dos municípios é a recomposição das perdas causadas pela desoneração do ICMS sobre combustíveis. O baque para as prefeituras foi de R$ 6,8 bilhões desde 2022. O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em junho, acordo que prevê o repasse de R$ 26,9 bilhões para compensar a diminuição de receitas de estados e municípios.
O PIMENTA também ouviu o secretário de Governo de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro. Segundo ele, a situação do município é mais confortável do que a de cidades de menor porte, que são mais dependentes do FPM, mas a Prefeitura deve aderir à paralisação dos serviços não essenciais no dia 30 de agosto, convocada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), e no dia 5 de setembro, em solidariedade à iniciativa da Amurc.
Acksa se afogou em uma caixa d'água || Foto Ubaitaba Urgente
Tempo de leitura: < 1minuto
A pequena Acksa Noemy Silva, de 3 anos, morreu após se afogar em uma caixa d’água da fazenda da família, na zona rural da Península de Maraú, nesta terça-feira (22). Familiares chegaram a levar a criança para o Hospital Municipal de Maraú, mas ela não resistiu.
Não há detalhes sobre as circunstâncias do afogamento. Por enquanto, a Polícia Civil caracteriza o caso como morte acidental, mas um inquérito vai apurar se a criança foi vítima de negligência. O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT) é encarregado da necrópsia. Informações do Ubaitaba Urgente.
Notificados têm 90 dias para contestar demarcação || Foto Janaína Neri
Tempo de leitura: 2minutos
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou, nesta quarta-feira (23), a notificação dos 44 proprietários ou ocupantes identificados dentro do Quilombo Pitanga dos Palmares, onde Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, foi assassinada na semana passada. O processo de notificação desses proprietários se arrastava há quase seis anos.
Segundo o órgão, uma vez que restaram infrutíferas as tentativas de identificação e notificação de todos os ocupantes, proprietários ou não constantes do perímetro do território quilombola de Pitanga de Palmares, decidiu-se notificar esses proprietários por meio de edital. Com isso, os ocupantes ou proprietários desses imóveis rurais terão 90 dias para contestar a demarcação definida pelo Incra.
MAIS DE CINCO ANOS DE ESPERA
A demora na titulação do território do Quilombo Pitanga dos Palmares tem sido apontada pelos quilombolas e suas lideranças locais como a origem da violência contra a comunidade, que viu as suas duas principais lideranças assassinadas a tiros em um intervalo de seis anos. Em 2017, o filho de Bernadete, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, foi morto a tiros enquanto deixava os filhos na escola.
Responsável pela titulação dos quilombos, o Incra passou mais de 5 anos e 9 meses tentando notificar os proprietários ou posseiros identificados dentro do território a ser demarcado. A notificação é a fase seguinte a de publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) no Diário Oficial da União, o que foi feito em novembro de 2017.
Por meio da assessoria, o Incra justificou que a demora na notificação dos imóveis que estão no Quilombo Pitanga dos Palmares foi causada tanto pela complexa situação fundiária do local, especialmente por se tratar de área na Região Metropolitana de Salvador, quanto pela dificuldade de atuação dos servidores causada pela pandemia, além das restrições orçamentárias impostas à política de regularização dessas áreas pelo Governo Bolsonaro.
PRÓXIMA ETAPA
Terminada a fase de contestações, o órgão pode ingressar com pedido de desapropriação das propriedades, que depende de disponibilidade orçamentária. A indenização pela terra desapropriada é paga em dinheiro e pelo valor de mercado.
“Após a conclusão do processo de desapropriação – que compete ao Poder Judiciário – e a transferência do domínio da terra para o Incra, o instituto poderá emitir documento de titulação”, informou, em nota.
Segundo a Associação dos Servidores da Reforma Agrária da Bahia, o setor do Incra da Bahia que trabalha com a titulação de quilombos tem apenas sete servidores para mais de 380 processos de regularização fundiária e mais de 220 processos de desapropriação de imóveis rurais. Realidade que dificulta o trabalho do órgão.
A entidade de servidores acrescenta que o Incra ainda não tem uma diretoria própria para tratar da regularização dos quilombos e que, nas superintendências regionais, não há setor específico institucionalizado para tratar do tema.
Segundo os dados do recente censo do IBGE, a Bahia é o estado da federação com a maior população quilombola do pais, contando com mais de 600 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. D’Agência Brasil.
Novo livro do mestre Walmir Rosário já pode ser adquirido em formato digital (eBook)
Tempo de leitura: 2minutos
Os grandes craques que vi jogar – nos estádios e campos de futebol de Itabuna e Canavieiras é o mais novo livro do radialista e jornalista Walmir Rosário. Editada pela Ojuobá Projetos de Comunicação, a obra traça o perfil dos craques das antigas que tinham verdadeiro domínio da bola. O autor expressa, em cada crônica, o verdadeiro sentimento desses jogadores amadores ao jogar por suas esquipes e as seleções de suas cidades.
Bastava envergar o manto sagrado para que esses craques se superassem das deficiências dos antiquados treinamentos físicos e táticos das equipes do interior e entrassem em campo com a finalidade de ganhar o jogo. Com essa sequência de vitórias, chegavam os tão sonhados títulos nos campeonatos municipais e intermunicipais, façanha conseguida pela Seleção de Itabuna ao conquistar o hexacampeonato baiano intermunicipal.
Essa brilhante conquista teve como protagonistas, praticamente, os mesmos jogadores, de 1957 a 1965, com um intervalo de três anos sem a disputa do campeonato (1958, 1959 e 1960), retomado em 1961. A base da seleção vinha dos clubes amadores itabunenses Janízaros, Fluminense, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Bahia e Corinthians, verdadeiras fábricas de craques.
TRANSIÇÃO
O livro também aborda a transição do futebol amador para o profissional, com a criação do Itabuna Esporte Clube, conhecido com o slogan Meu Time de Fé. O Itabuna brilhou no Campeonato Baiano de profissionais, com equipes competitivas; no início, formadas pelos craques amadores. Mais tarde, mesclada com profissionais vindos do sul do país.
O foco da obra é mostrar a trajetória de cada um desses craques, como iniciaram e foram descobertos nos campinhos de baba e seguiram carreira amadora, muitos deles chegando ao profissionalismo. O espetáculo rolava solto aos domingos, no velho campo da Desportiva, em Itabuna, para a satisfação dos torcedores, que enchiam o estádio para torcer pelos seus times.
PAIXÃO
A paixão pelo futebol era tamanha que, em Itabuna, surgiu o primeiro Colégio de Futebol Grapiúna, criado pelo vascaíno Demosthenes Propício de Carvalho, cirurgião dentista que influenciou na formação de caráter e na arte de jogar futebol dos futuros craques. Dessa escolinha saíram grandes jogadores amadores e profissionais, a exemplo de Perivaldo, que atuou em grandes clubes e até na Seleção Brasileira.
Algumas crônicas são dedicadas a fatos pitoresco do futebol do interior, como o dia em que o Botafogo itabunense entrou em campo no segundo tempo sem o goleiro Romualdo Cunha, que ficou no vestiário tirando um cochilo. Somente após 15 minutos sua ausência foi notada por um torcedor. Esse era o mesmo Botafogo dos meios campistas Pedrinha e Mundeco, considerados superiores a Pelé e Coutinho, quando o assunto era a tabelinha.
CRAQUES DE CANAVIEIRAS
O leitor conhecerá, em outras crônicas, dois dos grandes craques que se formaram em Canavieiras, no sul da Bahia: Bené Canavieira (sem o s final) e Boinha Cavaquinho, que jogaram um futebol de gente grande. Canavieira passou pelo Botafogo Carioca nos tempos de Garricha, Didi, Nilton Santos, além de outras equipes. Já Boinha Cavaquinho era centroavante goleador, jogava bem nas onze posições, do gol à ponta-esquerda.
O livro “Os grandes craques que vi jogar – nos estádios e campos de futebol de Itabuna e Canavieiras” foi editado pela Ojuobá Projetos de Comunicação, com design gráfico, editoração e capa de Tasso Filho e Vitória Giovanini. A obra está disponível em eBook, na Amazon. Para assinantes do serviço Kindle Ilimitado, a leitura é gratuita. Quem não tem assinatura pode adquirir a coletânea por R$ 24,00. Acesse aqui.