Tabôa promove atividades do Agosto Lilás em Serra Grande e na sede de Uruçuca || Foto Florisval Neto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Tabôa Fortalecimento Comunitário abriu, neste sábado (19), em Uruçuca, a programação do Agosto Lilás, mês de enfrentamento das diversas formas de violência contra as mulheres. O grupo Promotoras Legais Populares (PLPs) e a Prefeitura são parcerias da iniciativa. Na manhã de hoje, a Praça Gilberto Moura, na sede do município, recebeu atividades culturais e recreativas.

Já em Serra Grande, na quinta-feira (24), às 17h30min, será a vez da Prosa Comunitária, com o tema “Violência contra a mulher, um debate comunitário. Vamos falar sobre isso?”, na Cabana do Veloso, situada na Rua Osmar Simões, 25, no bairro Almir Carapiá. A programação seguirá no sábado (26), às 8h, com palestras, atividades recreativas e serviços gratuitos, na Praça Pedro Gomes, em Serra.

A programação de 2023 foi construída com as PLPs, que são egressas da formação promovida pela Tabôa, em 2022, com metodologia e parceria técnica da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, organização que desenvolveu e dissemina a tecnologia social. As Promotoras Legais Populares são mulheres que, voluntariamente, escutam, orientam, dão conselhos e auxiliam outras mulheres no acesso à justiça e aos serviços que devem ser procurados quando sofrem algum tipo de violação de seus direitos.

AGOSTO LILÁS

A cada dia, 50 mil mulheres sofreram algum tipo de violência em 2022. Este e outros dados divulgados na quarta edição da pesquisa “Visível e Invisível” – do Instituto Datafolha – são um alerta de que, apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, ainda há muito a se fazer para assegurar o direito de toda mulher viver livre de violência.

O mês lembra a aprovação, há 17 anos, da Lei Maria da Penha (11.340/06), por meio da qual a violência doméstica contra a mulher é tipificada como crime e são apontadas formas de evitar, enfrentar e punir a agressão.

“A Tabôa trabalha de forma transversal com a pauta da equidade de gênero, em especial com mulheres, seja no fortalecimento do empreendedorismo feminino ou no apoio a projetos liderados por mulheres e para mulheres, com formações e capacitações. Um exemplo foi a formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), em 2022, além das edições do Agosto Lilás desde 2018”, resume Karine Araújo, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Territorial da Tabôa. “Este ano, teremos mais uma edição desse evento que, pela primeira vez, ocupará também a sede do município de Uruçuca”, conclui.

Com inscrição gratuita, evento será nesta terça (22), às 17h, na Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

O 2º Encontro da Construção Civil do Sul da Bahia terá uma série de atividades sobre estratégias de marketing e venda no segmento, na próxima terça-feira (22), a partir das 17h, no auditório principal da Uesc, em Ilhéus.  A inscrição é gratuita e deve ser feita no site do Sympla.

A primeira contribuição será da consultora de moda e varejo Ana Libório, às 17h20min, com palestra sobre os aspectos visuais da formatação de lojas varejistas. Na sequência, o empresário Luiz Mendonça Neto apresentará o caso de sucesso do grupo Pai Mendonça, que nasceu como uma loja de autopeças, há quarenta anos, em Itabuna, para se tornar uma das maiores redes baianas de materiais para a construção civil.

A intervenção mais aguardada do Encontro é a do empresário e especialista em e-commerce Alfredo Soares, marcada para as 19h30min, com o tema O Futuro das Vendas. A iniciativa é da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), em parceria com o Sebrae, e tem patrocínio e apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O publicitário e assessor da Secretaria de Planejamento de Itabuna, Afonso Dantas assumiu a presidência do PSDB de Itabuna. Com isso, será mais um partido que deverá formar o arco de alianças do projeto de reeleição do prefeito Augusto Castro.

Afonso é filho de um dos quadros históricos do tucanato, o ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Itabuna Ubaldo Dantas. O publicitário chegou a comandar a Comunicação do Governo Augusto Castro nos 16 primeiros meses de gestão.

Internamente, Augusto trabalha para fechar arco de alianças com, pelo menos, 15 partidos no pleito de 2024. O movimento mais duro tem a ver com a Federação PT-PV-PCdoB. Os dois últimos integram o seu governo, mas o PT tem uma pré-candidatura posta até aqui, a do ex-prefeito Geraldo Simões.

Dirigentes do Hospital e distrito sanitário durante assinatura de documento || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) deve se tornar a primeira unidade médico-hospitalar da Bahia e a segunda do Brasil a ofertar atenção especializada para os povos originários. Nesta semana, foi assinado o Plano de Metas e Ações do programa (IAE-PI) pela diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, pelo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI Bahia), Flávio de Jesus Dias; e pelo Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena da Bahia (Condisi), Sérgio Utiarite Bute.

Agora o documento segue para análise final da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde. De acordo com a instituição, a iniciativa visa avançar na qualificação da prestação do serviço aos Povos Originários da Bahia, respeitando contextos interculturais, cuidados tradicionais e a presença de atividades de educação permanente nas aldeias, dentre outros importantes eixos, conforme previsto em Portaria do Ministério da Saúde.

O IAE-PI também vai incrementar acessos a serviços de saúde de média e alta complexidade na rede SUS, garantindo a complementariedade da atenção.

CONFORTO E TRADIÇÃO

Segundo o documento assinado hoje, as diretrizes gerais que norteiam os objetivos vão desde a melhoria no acesso das populações indígenas ao serviço especializado; adequação da ambiência de acordo com as especificidades culturais; ajuste de dietas hospitalares considerando os hábitos alimentares de cada etnia; acolhimento e humanização das práticas e processos de trabalho dos profissionais em relação aos indígenas e demais usuários do SUS, considerando a vulnerabilidade sociocultural e epidemiológica de alguns grupos.

Estão previstos ainda o estabelecimento de fluxo de comunicação entre o serviço especializado e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, por meio das Casas de Saúde Indígena (CASAI) e a qualificação dos profissionais que atuam nos estabelecimentos que prestam assistência aos povos indígenas quanto a temas como interculturalidade.

Tanto Sérgio Bute, que representa o controle social, quanto o cacique Flávio Dias, que é vereador licenciado no município de Euclides da Cunha e representa a gestão do DSEI, elogiaram a estrutura do hospital. Eles visitaram as instalações e asseguraram que o modelo a ser implantado em Ilhéus deve servir como referência e exemplo para todo o Brasil. “Vamos levar o que vocês estão propondo executar para debate em todo o Brasil. É um modelo inovador”, assegurou o cacique.

ATENÇÃO E CUIDADO

Nas últimas semanas a direção do HMIJS tem intensificado ações nas comunidades dos Povos Originários. Direção e técnicos já visitaram as aldeias Itapoã e Acuípe do Meio, dialogaram com os técnicos e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia e convidaram lideranças indígenas para uma visita-guiada ao hospital. Esta última ação deve ocorrer nos próximos dias.

O Brasil tem quase 1,7 milhão de indígenas, segundo os dados de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com 229.103, a Bahia conta com a segunda maior população indígena no país, o que representa 1,62% dos habitantes do estado. No ranking das 50 cidades do Brasil com maior comunidade do grupo étnico, a Bahia ainda conta com Porto Seguro, em 14°, e Ilhéus, 21°, com pouco mais de 12 mil pessoas que vivem tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Os Tupinambá estão situados em uma área de 47 mil quilômetros quadrados entre os municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, no Território Litoral Sul. São 23 aldeias tradicionais e, pelo menos, 90% desta área ficam localizados no município de Ilhéus. De uma população de 8 mil pessoas aldeiadas, aproximadamente 5 mil são mulheres.

Sônia Fontes: com Lula, Prefeitura retomou convênios parados desde 2017 || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estima déficit de 7.592 moradias em Itabuna. Visando diminuir esse número, o município almeja ser contemplado com mil unidades do Minha Casa, Minha Vida, segundo informou ao PIMENTA a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes. As residências são pleiteadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

“Nós inscrevemos quatro projetos; três através de empresas e um com terreno do município”, explica a gestora. Os empreendimentos são da faixa 1, voltada para famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00. “A Gráfico Empreendimentos entrou com dois. Um no Daniel Gomes, dando continuidade ao Residencial Aurora, e outro no Jaçanã”. A outra empresa inscrita é a Metro Engenharia. O terreno do município, mencionado pela secretária, também fica no Daniel Gomes.

Com as inscrições, Itabuna tenta atrair nada menos que 9,09% das 11 mil residências destinadas à Bahia nessa etapa do ‘Minha Casa”. Se os quatro projetos forem aprovados, cada um terá 250 unidades, acrescenta Sônia Fontes.

De forma paralela à concorrência do “Minha Casa”, Itabuna garantiu quase 700 moradias pelo MIDR, lembra a secretária. “O ministro Waldez Góes esteve aqui em junho e conseguimos a deliberação das 696 unidades. Tivemos um problema na primeira licitação e estamos no prazo da nova licitação”. Via Governo do Estado, o município assegurou mais 80 moradias e aguarda confirmação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para anunciar outras 150 unidades.

RETOMADA DE CONVÊNIOS COM O GOVERNO FEDERAL

A titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna (Siurb) conta que, após o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro de 2023, a Prefeitura recuperou convênios parados desde 2017.

Nesta semana, conforme a secretária, o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou as ordens de serviço de duas intervenções retomadas na parceria com o Governo Federal; a urbanização do canal do bairro São Pedro e a pavimentação de quatro ruas do Santa Inês.

O município também aguarda a avaliação de documentos, pela Caixa Econômica Federal, para recuperar projetos de estações de esgotamento sanitário no Jorge Amado, Nova Califórnia e Bananeira. Outro objetivo da gestão, conclui Sônia Fontes, é incluir o Projeto Mais Água para a Cidade no Novo PAC, quando o programa federal passar a receber inscrições para esse tipo de iniciativa.

Vitória vence o Botafogo de Ribeirão Preto e volta para a liderança da Série || Foto Victor Ferreira /EC Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto (SP) e reassumiu, provisoriamente, a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Para seguir na ponta da tabela, o Rubro-Negro baiano torce para que o Sport não vença o Guarani, em Campinas (SP), na noite desta sexta-feira (18). O time de Pernambuco tem 45 pontos.

Com 47 pontos, o Vitória segue na liderança da Série B até com um empate no jogo de Campinas. Na partida da noite hoje, no Barradão, em Salvador, contra o Botafogo, o destaque foi o atacante Zé Hugo, que entrou no segundo tempo e deu duas assistências para os gols de Léo Gamalho e Iury Castilho.

O Vitória volta a campo no domingo, às 18h. O Rubro-Negro viaja para enfrentar o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO). Atlético-GO enfrentou o Londrina, ontem, fora de casa, e venceu pelo placar de 2 a 0. O próximo adversário do Vitória está na oitava colocação, com 37 pontos.

Mega-Sena volta a acumular
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os apostadores da Mega-Sena terão uma oportunidade a mais para tentar a sorte. O jogo passará a ter três sorteios todas as semanas, a partir de terça-feira (22). A partir do concurso 2.623, a modalidade será sorteada sempre às terças, quintas-feiras e aos sábados.

Antes da mudança, a Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 4 milhões neste sábado (19). A aposta simples custa R$ 5,00 e pode ser feita em qualquer casa lotérica do país. O último sorteio, na quarta-feira (16), um morador de Juazeiro, na Bahia, acertou as seis dezenas e faturou R$ 1.928.029,09. Outro sortudo foi de São Paulo e também levou R$ 1,9 milhão para casa.

Com a inclusão de mais um sorteio por semana, a Caixa Econômica Federal informou que a mudança aumenta a velocidade de crescimento do prêmio, gerando maior atratividade aos apostadores que preferem grandes premiações.

Mãe Bernadete foi assassinada com 12 tiros em Simões Filho, nesta quinta || Foto Gamba Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Federal da Bahia abriu inquérito nesta sexta-feira (18) para investigar o homicídio da liderança quilombola Maria Bernadete Pacífico Moreira, morta a tiros na noite de ontem dentro de casa no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município Simões Filho (BA).

A Superintendência da PF na Bahia informou que também é responsável pela investigação do assassinato do filho de Maria Bernadete, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017.

Em nota, a PF disse que “todos os esforços estão sendo empregados para a devida apuração da autoria dos homicídios e as investigações seguem em sigilo”.

O governo federal enviou nesta sexta-feira uma equipe para acompanhar os desdobramentos do assassinato da liderança, com representantes dos ministérios dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial.

CASO

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia disse que as informações preliminares indicam que dois homens, usando capacetes, entraram na casa da vítima e efetuaram disparos com armas de fogo. O órgão pede para que denúncias sobre o caso sejam enviadas, com todo sigilo, ao telefone 181 (Disque denúncia da SSP).

Maria Bernadete era também coordenadora-executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). A Conaq vinha denunciando ameaças, perseguições e intimações aos moradores do Quilombo Pitanga dos Palmares. Os membros da coordenação dizem acreditar que a disputa por terra e água em torno do quilombo tem motivado a violência contra as lideranças locais.

Levantamento da Rede de Observatórios de Segurança, realizado com apoio das secretarias de segurança pública estaduais e divulgado em junho deste ano, já apontava a Bahia como o segundo estado do Brasil com mais ocorrências de violência contra povos e comunidades tradicionais. Atrás apenas do Pará, a Bahia registrou 428 vítimas de violência no intervalo de 2017 a 2022. D’Agência Brasil.

SSP-BA inicia testes com as chamadas bodycams
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) deu início, nesta sexta-feira (18), à prova de conceito das câmeras que serão instaladas nos uniformes de policiais da Bahia. O departamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) avalia os equipamentos da empresa que ficou na segunda posição do processo licitatório para a compra das chamadas bodycams (câmeras de corpo).

O trabalho tem o apoio da Superintendência de Telecomunicaçôes (Stelecom). A segunda etapa da avaliação está marcada para a próxima segunda-feira (21). Conforme a SSP-BA, as especificações do equipamento serão minuciosamente testadas para garantir o atendimento a todas as necessidades determinadas no edital. Caso o material seja aprovado, haverá novo prazo para recurso, antes da contratação.

“A empresa fará a demonstração prevista no edital, desde a parte tecnológica até a operacional, com fixação do equipamento nos profissionais e testes externos”, explicou o major Jurandilson Nascimento, diretor de Videomonitoramento da SGTO.

O oficial disse ainda que a ferramenta deverá ser capaz de resistir a água, poeira, queda, entre outras intercorrências. “A qualidade de áudio e imagem, armazenamento e toda a parte que envolve a atividade dos profissionais da Segurança Pública também serão testadas”, completou Jurandílson.

Distrito de Itacaré está há mais de seis horas sem eletricidade
Tempo de leitura: 2 minutos

A população de Taboquinhas, em Itacaré, está mobilizada para o início da Micareta do distrito, marcado para esta sexta-feira (18). Mas, na manhã de hoje, a comunidade ficou sem energia elétrica. A interrupção do serviço começou às 8h e o fornecimento ainda não foi restabelecido. A comunidade já faz as contas do prejuízo, segundo afirmou o prefeito Antônio de Anízio (PT) ao PIMENTA.

“Os comerciantes e ambulantes estão muito preocupados com o prejuízo que vão ter. Mantivemos contato com a Coelba, informamos o ocorrido, mas a empresa não dá uma solução, não diz nada. Repudiamos essa falta de respeito da Coelba”, declarou o prefeito, por telefone.

A falta de energia já atrasou a programação da festa, que teria desfile de blocos a partir das 14h desta tarde. O evento, que vai até domingo (20), tem como atrações os shows de Zezo, Canindé, La Fúria, Priscila Sena, Lincoln e outros artistas.

Programação da Micareta de Taboquinhas

PROBLEMA RECORRENTE

A interrupção do serviço tornou-se recorrente no município, um dos principais destinos turísticos do Brasil. No final do mês passado, localidades de Itacaré chegaram a ficar três dias sem eletricidade. Na ocasião, o PIMENTA contatou a Coelba. Segundo a empresa, a cidade recebe ações preventivas para diminuir as interrupções de energia.

“Desde 2022, cerca de 9 mil podas foram feitas durante a inspeção de mais de 500 quilômetros da rede elétrica que fornece energia para a região. Todas estas ações se juntam aos investimentos que a concessionária vem fazendo para reforçar a o sistema de distribuição da cidade”, diz trecho da nota enviada pela assessoria da Coelba ao site.

A julgar pela nova interrupção desta sexta-feira, as ações anunciadas pela concessionária ainda não surtiram o efeito almejado. O clima em Taboquinhas é de apreensão.

Marcela Andrade pede doações para manter acolhimento de animais abandonados
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma das principais instituições de acolhimento de animais abandonados do sul da Bahia, a ONG Bicharada, com sede em Itabuna, está sem recursos para manter os cães e gatos que abriga. O alerta é da presidente da entidade sem fins lucrativos, Marcela Andrade, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Neste final de semana, já falta ração para alimentar os bichinhos, segundo a gestora. A ONG também enfrenta dificuldades financeiras para remunerar as clínicas veterinárias que atendem os animais debilitados.

“A gente não tem como sanar essas dívidas”, lamenta Marcela. “A ONG corre um sério risco de fechar as portas, se as coisas continuarem da maneira que estão. Então, quero pedir a vocês que, por favor, nos deem as mãos, nos ajudem e contribuam para que a gente possa manter o projeto”.

A ONG recebe doações via PIX (CNPJ: 34.115.730/0001-50). Confira, abaixo, o apelo da voluntária.

Major Fábio assumirá a Sesop na próxima terça-feira || Foto/Arquivo pessoal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado e hoje major da PM Fábio Santana assumirá a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop), na próxima terça-feira (22). A solenidade está prevista para as 16h, no gabinete do prefeito Augusto Castro (PSD), no Centro Administrativo Firmino Alves, e marca o retorno de Fábio à cena política. Deverá apoiar a candidatura à reeleição do gestor itabunense.

Fábio é policial militar desde 1986, quando também iniciou as atividades profissionais como aspirante a oficial no extinto 2º BPM de Ilhéus. Começou a chefiar o Setor de Inteligência do batalhão itabunense logo depois, em 1988. Na década de 90, foi comandante da Polícia Rodoviária em Itabuna no período de 1991 até 1996.

Já em 1998, concorreu ao cargo de deputado estadual pela primeira vez. Ficou na 4ª suplência. Acabou sendo eleito para a Assembleia Legislativa em 2002 e reeleito em 2006. A criação dos colégios da Polícia Militar (CPMs) de Itabuna e Ilhéus foram proposituras do ex-parlamentar, além da criação do Grupamento do Corpo de Bombeiros em Itabuna.

Mãe Bernadete foi assassinada diante dos netos || Foto Conaq
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bernadete Pacífico, de 72 anos, liderança quilombola baiana e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na noite desta quinta-feira (17).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), dois homens, usando capacetes, entraram no imóvel onde estava Bernadete e efetuaram disparos com arma de fogo. Os três netos de Bernadete e outra criança presenciaram o crime.

Segundo o filho de Bernadete, Wellington dos Santos, em entrevista à TV Bahia, na manhã desta sexta-feira (18), a mãe foi assassinada com doze tiros no rosto.

A SSP disse ainda que as polícias Militar, Civil e Técnica, após tomarem conhecimento do fato, iniciaram de imediato as diligências e a perícia no local para identificar os autores do crime. A secretaria ainda repudiou o crime.

LULA COBRA INVESTIGAÇÃO RIGOROSA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta sexta-feira (18), o assassinato de Mãe Bernadete, como era conhecida. Na mensagem, publicada em uma rede social, Lula diz que o Governo enviou representantes à Bahia e aguarda “investigação rigorosa do caso”.

“Com pesar e preocupação, soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros. […] Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um líder quilombola”, diz a mensagem.

Lula fez referência ao assassinato de Flávio Gabriel Pacifico dos Santos, o Binho do Quilombo, ocorrido em 2017. A família ainda cobra a identificação e punição dos culpados. Informações do G1.

O ex-governador Rui Costa (PT) com o ex-prefeito e já falecido Fernando Gomes || Foto PMI
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

 

Fernando Gomes também foi um adversário contumaz do Partido dos Trabalhadores (PT). E, para desgosto dos petistas itabunenses, fez acordos com os governadores Jaques Wagner e Rui Costa, dos quais passou a ser “amicíssimo desde criancinha”.

 

Walmir Rosário

Para acalmar os ânimos mais exaltados, de logo deixo evidenciado que não vou fulanizar qualquer um dos eleitos ou derrotados nas últimas eleições por esse Brasil afora. O que pretendo é apenas e tão somente, pelo que consigo vislumbrar, demonstrar que o antigo comportamento dos eleitores foi transferido para os políticos. Se antes as pelejas entre os políticos se davam apenas nos discursos, nos microfones, agora vão às vias de fato.

E suas excelências não economizavam os empolados adjetivos encarregados de desacreditar os feitos políticos do colega parlamentar. Fora disso, eram unha e carne, como se diz, no tratamento no cafezinho, no recôndito dos gabinetes, ou nos famosos restaurantes, locais onde se decidiam mais que o plenário. É que havia o chamado espírito esportivo, o jogo limpo, ou o fair play, como queria o ilustre Barão de Coubertin.

Lembro-me bem de certos políticos que eram conhecidos pela sua violência verborrágica, capaz de inebriar seus cabos eleitorais e seguidores, quando das promessas de fazer e acontecer para derrotar, desmoralizar o adversário. Claro que do outro lado a massa ficava enfurecida e volta e meia quando se encontravam numa acirrada campanha eleitoral o resultado era a contagem de feridos nos hospitais e farmácias.

Após 31 de março de 1964, os políticos se reuniram em apenas dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e essa difícil acomodação era feita em sublegendas. Se a convivência aberta ao público não era boa entre os membros das duas agremiações, internamente a convivência, às vezes, nunca foi assim tão salutar. Odiavam-se e toleravam-se como mandam as regras sociais.

Nessa época um fato inusitado foi registrado na Câmara de Itabuna, em que um único – se não me engano – vereador emedebista foi eleito presidente do legislativo, embora a maioria esmagadora era filiada à Arena. Os parlamentares municipais arenistas distribuídos nas sublegendas 1, 2 e 3 não conseguiram separar suas divergências partidárias e preferiram eleger Raimundo Lima, um comunista abrigado no MDB.

Não posso esquecer a disputa nos comícios, principalmente os frequentados por Fernando Gomes, candidato da oposição, emedebista oriundo do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e os arenistas vindos da União Democrática Nacional (UDN), do Partido Democrático Social (PDS), dentre outros. Em cima dos palanques eram promessas de brigas e mortes caso se encontrassem. Cada qual mais valente que outro.

Os discursos encantavam a multidão, principalmente por desafiar os poderosos, os militares da revolução de 64. E a plateia vibrava, se sentia representada, por um salvador Davi contra o perverso gigante Golas. No outro palanque, as promessas eram basicamente a mesma, e os seguidores de cada lado não viam a hora do juízo final, quando seriam cumpridas as promessas solenemente feitas nos palanques.

Pois bem, em Itabuna a oposição se muda de vez para a prefeitura com a eleição de José Oduque, com Fernando Gomes tomando assento na Secretaria da Administração, à época uma das mais poderosas. Destemido, Fernando Gomes se elege prefeito e a política fica, ainda mais acirrada. Eram os arenistas no Governo Federal e da Bahia e os emedebistas em Itabuna, sempre reclamando do tratamento recebido a pão e água.

Com isso, a cada obra feita, a cada carro comprado, junto com a logomarca da prefeitura vinha a inscrição em letras maiores: “Adquirido com recursos próprios”. E era preciso industrializar Itabuna a todo o custo. E nos jantares na casa Calixtinho Midlej se reuniam Antônio Carlos Magalhães e Fernando Gomes – políticos considerados impetuosos – para tratar dos interesses de Itabuna entre copos de whisky, taças de vinho e pratos de pitus.

No seu jeitão em se fazer parecer grosseiro para ganhar a confiança e o voto do eleitor, Fernando Gomes, àquela época dizia com muita propriedade: “Não tenho inimigos na política, só adversários”. Na campanha pela criação do Estado de Santa Cruz, Fernando Gomes enfrentou toda a máquina do Estado da Bahia, liderada por Antônio Carlos Magalhães, num massacre sem precedentes.

Pouco tempo depois, o Toninho Malvadeza se transforma em Toninho Ternura e Fernando Gomes era o convidado pra lá de especial no palanque de ACM. As farpas trocadas foram esquecidas com uma rapidez impressionante pelos seguidores dos dois políticos, que agora trocavam juras de amor eterno e muitos votos nas urnas. E o receio das fragorosas derrotas se transformaram em expressivas vitórias.

A partir desse expressivo acordo, as obras chegavam a Itabuna com mais frequência e nunca mais foi vista a expressão adquirido ou construído com recursos próprios nas placas dos feitos e veículos municipais. Já com assento garantido nas hostes carlistas, Fernando Gomes continuou conversando com todos os segmentos políticos, até mesmo com os ferrenhos adversários.

Fernando Gomes também foi um adversário contumaz do Partido dos Trabalhadores (PT). Quando perdeu a eleição para Geraldo Simões, no dia seguinte em entrevista de rádio avisou aos eleitos que preparassem a equipe de transição (a primeira de Itabuna). E, para desgosto dos petistas itabunenses, fez acordos com os governadores Jaques Wagner e Rui Costa, dos quais passou a ser “amicíssimo desde criancinha”.

Como ele bem dizia: Não tenho inimigos, mas adversários políticos.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Sammbe Vip e Rafa Motah são as atrações desta sexta no Casarão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rafa Motah, sucesso nos barzinhos de Itabuna e revelação do Ita Pedro 2023, e a banda de pagode Sammbe Vip vão animar o #Sextou do Casarão Cola na Manu de hoje (18).

A casa abre as portas às 22h e, para aquecer a noite, haverá promoção exclusiva de bebidas até a 1h da madruga., antecipa Manu Berbert, que comanda e dá nome ao Casarão.

Pelo perfil oficial no Instagram, o público pode conferir as novidades e ter nome incluído na lista vip da casa (veja aqui). O Casarão fica na Avenida J.S. Pinheiro, 2.120, ao lado do Sest/Senat.