Thiago Aquino é uma das atrações do primeiro dia de Lavagem do Beco do Fuxico
Tempo de leitura: 2 minutos

Sensação da sofrência na Bahia, Thiago Aquino é uma das atrações do primeiro dia da Lavagem do Beco do Fuxico, em Itabuna. A folia começa às 17h desta quinta-feira (9) e vai até o próximo sábado (11), no Beco do Fuxico e na Avenida Firmino Alves (Alameda da Juventude), na Beira-Rio.

Caboclo Alencar, ícone do Beco do Fuxico, já está pronto para abertura da Lavagem

A programação começa no final da tarde, na Travessa Adolfo Leite, o conhecido Beco do Fuxico. De lá, os foliões e blocos tradicionais seguem para a Avenida Firmino Alves, região do Edifício Módulo Center, na Beira-Rio, onde se apresentam Banda Zorra, às 18h, Edu Casanova, às 20h. Às 21h30min, a Charanga da Alegria sobe ao palco para fazer o meio de campo para a principal atração da noite, Thiago Aquino, que tem apresentação prevista para as 22h.

Já na sexta-feira (10), a programação começa mais cedo. Às 16h, tem concentração dos blocos na praça da Catedral São José, de onde seguem para o circuito Beco do Fuxico – Travessa Adolfo Leite e Duque de Caxias. O folião vai poder curtir, também, Pecados Capitais, Afrodisíaco e Parangolé na segunda noite da Lavagem do Beco do Fuxico.

Atrações vão se apresentar no palco em frente ao Edifício Módulo Center || Fotos Pedro Augusto

O último dia da Lavagem do Beco do Fuxico, sábado (11), levará para a avenida a alegria dos blocos tradicionais e apresentações na Beira-Rio, a partir das 14h, com o Bailinho Infantil. A programação para os foliões adultos começa às 18h, com Dani Matos, seguida por DJ Day,  Boyzinho, La Fúria e O Índio.

Será a 42ª Lavagem do Beco do Fuxico. O evento é promovido pela Prefeitura de Itabuna, via Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o patrocínio do Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Turismo e Bahiagás.

Ana Carolina, Maria Eduarda, Erik Quadros, Luís Felipe e Camila Moura "fecham" redação do Enem
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (9), os resultados das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2022, que dá acesso à maioria das instituições públicas de ensino superior no Brasil. Até o momento, antes da divulgação oficial dos candidatos que tiraram nota mil na prova de redação, cinco estudantes do Nordeste já figuram na lista honrosa.

Com 17 anos, Maria Eduarda Braz, de Natal (RN), concluiu o ensino médio no ano passado e obteve nota máxima na redação do Enem. Esse também foi o desempenho de Carina Moura, de 18 anos, moradora de Frei Miguelinho, em Pernambuco.

Outro candidato nota mil é o gaúcho Luiz Felipe Alves Paiva Brito, 24 anos, radicado em Maceió (AL) desde 2010. Completam a lista Ana Carolina Angelim Damasceno, 20, de Teresina (PI), e Erik Quadros, 23, de Salvador.

No Enem de 2021, apenas 22 estudantes de todo o país conseguiram a nota máxima na redação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para merecer essa pontuação, os textos dissertativos devem atender diversos requisitos, a exemplo de coesão, coerência, escrita formal e proposta de intervenção sobre o problema abordado como tema da dissertação.

Os candidatos também devem, ainda segundo o MEC, demonstrar e articular repertório sociocultural na construção de argumentos que sustentem suas proposições.

Jorge chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital || Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jorge Henrique Silva, de 4 anos, afogou-se na Praia do Pontal, em Itacaré, nesta quarta-feira (8). Socorrido e levado para a Fundação Hospitalar de Itacaré, ele não resistiu e faleceu na unidade.

O corpo da criança foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica, em Ilhéus. Até o momento, não há informações sobre quem acompanhava o menino na praia. A Polícia Civil investigará o caso.

Vítimas reconhecem suspeitos como assaltantes, segundo PM || Foto 69ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de invadir uma casa no litoral sul de Ilhéus e fazer uma família refém, nesta quarta-feira (8). De acordo com a PM, as vítimas reconheceram os detidos como os assaltantes que as mantiveram sob a ameaça de dois revólveres.

Os bandidos invadiram a casa na madrugada, renderam os moradores e roubaram pertences das vítimas. O imóvel fica na altura do quilômetro 25 da BA-001, no trecho Ilhéus-Una. Acionada, a 69ª Companhia Independente de Polícia Militar iniciou as buscas para localizar os criminosos.

Os policiais encontraram dois homens que correspondiam às descrições das vítimas. Eles estavam em uma moto e foram abordados pela PM na região da Praia dos Milionários. Com a dupla, foram apreendidos dois revólveres, duas facas, dois celulares e munições. Os suspeitos foram apresentados à Polícia Civil e estão custodiados na Delegacia de Ilhéus.

Município de Itapé, no sul da Bahia, é um dos prejudicados pelo censo tardio
Tempo de leitura: 2 minutos

 

O Censo 2022, que não terminou, tornou-se um imbróglio jurídico e prejudica o planejamento das cidades brasileiras.

 

Efson Lima || efsonlima@gmail.com

O IBGE a cada 10 anos realiza no Brasil a contagem da população. O Censo previsto para 2020 não pôde ser realizado em virtude da pandemia e a ausência de planejamento governamental. Para além de saber o exato contingente populacional brasileiro, interessa-nos o número de habitantes de cada unidade da federação. Os dados são importantes para a formulação de políticas públicas e transferências de recursos públicos, por exemplo.

O atual censo é realizado por uma determinação do Supremo Tribunal Federal. Por sua vez, a sua duração de mais de seis meses já coloca em risco os resultados finais. É sabido que o período esperado de um censo não seja superior a dois meses e a aferição ocorra em um período em que a checagem não seja prejudicada por mais fatores ainda: o mês de dezembro, por exemplo, é um período de férias e de muita circulação de pessoas pelo país, sem deixar de evidenciar o número de turistas do exterior que visitam o país.

Não obstante, a prévia da população dos municípios, com base nos dados do Censo, divulgada pelo IBGE, em dezembro de 2022, causou ainda mais confusão. Muitos municípios tiveram suas populações reduzidas, cuja circunstância impacta no valor financeiro a receber do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O FPM é uma transferência constitucional e a distribuição dos recursos aos Municípios é feita com base no número de habitantes em razão de faixas populacionais, traduzidas em coeficientes.

Muitos gestores municipais, com a realização em curso do Censo em 2022, comemoravam os resultados que seriam encontrados nas suas cidades, pois, alguns dados indicavam aumento da população: número de beneficiários dos programas sociais, matrículas nas escolas, o quantitativo de instalações de água e energia e a finalização do censo nas cidades se viu a assertiva do aumento populacional ser verdadeira. Acontece que os municípios que tiveram seus coeficientes rebaixados recorreram ao poder judiciário para ter o fator de cálculo mantido. Afinal, centenas deles teriam suas receitas impactadas. Sendo assim, o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, determinou que a União levasse em consideração os dados publicados em 2018 pelo IBGE. Assim, o Censo 2022, que não terminou, tornou-se um imbróglio jurídico e prejudica o planejamento das cidades brasileiras.

A pequena Itapé, aqui mesmo na Bahia, segundo o IBGE havia 9.008 moradores em 2018, sendo um município de porte 0.6 para fins de repasse do FPM. Entretanto, o Censo de 2022 já foi finalizado e registra uma população de 10.350 habitantes, portanto, é um município de porte 0.8, consequentemente, teria seu repasse financeiro aumentado já no mês de janeiro de 2023.

Efson Lima é doutor, mestre e graduado em Direito (UFBA), advogado e membro das academias de Letras de Ilhéus (ALI) e Grapiúna (Agral)

Eduardo Leal abre a caixa de ferramentas analíticas de Foucault
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Foro Psicanalítico do Sul da Bahia promove o curso A Psicanálise e a Caixa de Ferramentas de Michel Foucault, neste sábado (11), das 9h às 17h, na Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), localizada na Avenida Lindolfo Collor, 886, no Malhado. A atividade será conduzida pelo psicanalista Eduardo Leal Cunha, professor da Universidade Federal de Sergipe e pesquisador associado da Universidade de Paris 7.

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo é estudioso das relações entre psicanálise, cultura e sociedade. É autor de obras como O Político e o íntimo: subjetividade e política, do impeachment à pandemia (Editora Devires, 2021); e um dos organizadores da coletânea A Fabricação do Humano, vencedora do prêmio Jabuti em 2015.

A inscrição para o curso pode ser feita até a manhã de sábado, antes de seu início, e custa R$ 150,00. Para se inscrever, basta telefonar para (73) 9 9199-7799 ou 9 9191-4571. Mais informações podem ser obtidas pelos mesmos números.

SineBahia: vagas de emprego anunciadas para hoje em Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: 3 minutos

O SineBahia divulgou, nesta quinta-feira (9), um total de 80 vagas de emprego e de estágio para os municípios de Itabuna e Ilhéus. O maior número de vagas é de Itabuna, com 57 oportunidades, enquanto há 23 em Ilhéus.

Os candidatos devem procurar o SineBahia até as 15h30min de hoje. A unidade de Itabuna opera no andar superior do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. O atendimento em Ilhéus é prestado também no SAC, que funciona na Rua Eustáquio Bastos, Centro, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal.

Para o cadastramento, o SineBahia pede apresentação de carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), além de CPF e comprovantes de endereço e escolaridade. Caso possua, também deve apresentar certificados de cursos de qualificação para a área pretendida. Clique em Leia Mais e confira as vagas disponíveis.

Leia Mais

Seu Roque com as duas netas e o filho recebe chave do SUV Hyundai Creta zerinho || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com um sorriso contagiante, de orelha a orelha, o operador de empilhadeira aposentado Roque Antônio dos Santos, de 72 anos, recebeu a chave do veículo 0 km que ganhou no último sorteio da Promoção Clube Itão. Acompanhado do filho e de duas netas, Roque não disfarçava a felicidade pelo grande prêmio recebido.

A entrega ocorreu no Itão do Centro Comercial, de Itabuna, na manhã desta quarta-feira (8). A chave do veículo Hyundai Creta, foi entregue pelo gerente de hortifruti, Iran Silva, finalizando a campanha da rede de Hipermercado Itão 2022, que, além do Hyndai Creta, sorteou 60 vales-compras de R$ 1.000,00 cada um.

Roque Antônio já sabe o que fará com o carro zero. “O veículo nos dará um grande apoio no dia a dia, para nos locomovermos durante consultas médicas, viagens com a família, levar os netos à escola e realizar as compras de supermercado no Itão, é claro”, afirmou seu Roque.

MAIS PRÊMIOS

A rede de Hipermercados Itão possui quatro lojas distribuídas em Itabuna e Ilhéus. As campanhas de premiação são tradicionais, realizadas há décadas, e já contemplaram milhares de clientes de toda a região. Iran Silva já adiantou que uma nova promoção será lançada em breve com grandes prêmios para os consumidores Itão.

Mega-Sena acumula em R$ 90 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas apostas simples, com seis dezenas, dividirão o prêmio de R$ 152,8 milhões da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite desta quarta-feira (8), na central de Loterias da Caixa, em São Paulo. Cada sortudo, um de Piracicaba e outro da cidade de São Paulo, receberá a quantia milionária de R$ 76.403.943,65.

Houve 226 apostas ganhadoras da quina e cada uma receberá  valores entre R$ 45.102,73 e R$ 225 mil.  Na Bahia, somente dois apostadores estão entre os sortudos. Um morador de Andaraí fez um jogo com sete dezenas e faturou R$ 90.205,46. Outro de Salvador ganhou R$ 45.102,73. As dezenas sorteadas foram: 06, 12, 32, 44, 51 e 57.

Na quadra foram 14.672 ganhadores. Entre os acertadores das quatro dezenas estão moradores de Canavieiras, Coaraci, Gandu, Ibicaraí, Iguaí, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Ubaitaba e Uruçuca.  Os ganhadores da Mega-Sena receberão prêmios entre e R$992,48 e R$ 5.954,76. O próximo sorteio será no sábado (11) e prêmio principal será de R$ 3 milhões.

 

 

 

 

Neto LX foi preso nesta quarta-feira|| Foto AgNews
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia cumpriu, nesta quarta-feira (8), em Ilhéus, mandado de prisão contra o cantor Elmiro Ferreira Filho, que se tornou conhecido como Neto LX. Ele foi detido por determinação do juiz da Vara da Família do município de Paulo Afonso, no norte do estado. O artista é acusado de acumular dívida de pensão alimentícia com o filho de sete anos.

O débito de Neto LX estaria acumulado em mais de R$ 130 mil. O cantor foi levado para o Presídio Ariston Cardoso. A defesa do artista não foi localizada para comentar sobre o assunto. Neto fez muito sucesso em 2015, com a música “Gordinho Gostoso” e fechou contrato com a gravadora Som Livre.

 

Marcelo Borges e outros professores durante intervenção na Jornada Pedagógica || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: 2 minutos

Professores dispensados pela Prefeitura de Ilhéus após o fim do ano letivo de 2022 fizeram uma manifestação na abertura da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (8), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães (vídeo ao final da matéria). Para se organizar, a categoria criou a Associação de Trabalhadores Contratados e Desempregados da Educação (Atraduc), que, entre outras demandas, cobra a realização de concurso público pelo município, uma das palavras de ordem do ato de hoje.

Ao PIMENTA, o professor de Filosofia Aderson Marcelo Borges, membro da Atraduc, afirmou que a Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) havia assumido o compromisso de renovar os contratos dos professores temporários em 2023, já que não fará concurso público neste ano. O último concurso da Prefeitura de Ilhéus foi realizado em 2016.

Também ouvida pelo PIMENTA, a secretária de Educação de Ilhéus, professora Eliane Oliveira, alegou que é impedida, legalmente, de renovar os contratos dos cerca de 700 professores. Por isso, a Seduc fará novo processo seletivo para contratação temporária. Já o concurso, segundo a gestora, ficou para 2024.

O edital da seleção da Seduc não havia sido publicado até o fechamento desta matéria, às 20h desta quarta-feira (8). As aulas da rede municipal começam na próxima segunda (13). Ao PIMENTA, Marcelo Borges criticou o fato de a Jornada Pedagógica ter sido iniciada antes da contratação dos novos professores, já que a Secretaria decidiu não renovar os contratos. No ano passado, os 714 contratados representavam mais da metade do corpo docente da rede, acrescentou o membro da Atraduc.

A Secretaria, ainda conforme o professor de Filosofia, não pagou todos os valores referentes aos direitos trabalhistas dos professores dispensados. Já a secretária Eliane Oliveira negou a existência de pendências.

A gestora também enfatizou que, sob o Governo Marão, Ilhéus foi dos poucos municípios que efetivaram o aumento do piso salarial do magistério em 2022, inclusive para os docentes contratados, que também passaram a receber tíquete de alimentação equiparado ao dos servidores efetivos.

Confira vídeo da intervenção da Atraduc na Jornada Pedagógica.

Jefferson afirma que seu pai esperou mais de 1h pelo Samu || Reprodução/Instagram e Facebook
Tempo de leitura: 2 minutos

O fotógrafo Gerson Teixeira faleceu hoje (8), em sua casa no Pedro Jerônimo, em Itabuna, após mal súbito. Diabético e hipertenso, ele se recuperava de um acidente vascular cerebral recente. Filho de Gerson, o jornalista Jefferson Teixeira, editor-chefe do Verdinho, disse que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) demorou mais de 1h20 para chegar à residência da família.

“Minha irmã ligou para o Samu às 9h17 da manhã de hoje, dando toda a informação do meu pai, meu pai é diabético, hipertenso,[com a saúde] ruim. Após as 9h17, fizeram outras ligações. Sabe o que aconteceu? Você sabe qual foi o horário que o Samu teve aqui? Depois que meu pai morreu, agora, já 10h40 da manhã”, declarou Jefferson, em vídeo publicado numa rede social.

Segundo Jefferson, quando sua irmã ligou para o Samu, foi informada de que não havia ambulância disponível. Ele conta que, nesse momento, telefonou para pessoas com influência sobre o serviço e reforçou o pedido de socorro, que só então foi atendido.

“Quando o Samu chegou, meu pai já estava morto, não adiantava mais nada. Está aqui mais um pobre coitado morto esperando por Samu na cidade de Itabuna”, disse o jornalista, pedindo à pessoa que o filmava para enquadrar o chão da casa, onde socorristas tentavam reanimar Gerson, em vão.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA

O PIMENTA entrou em contato com a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, para obter posicionamento da pasta sobre o atendimento a Gerson Teixeira. Ela informou que cumpre agenda da gestão em Salvador e enviou uma nota de esclarecimento ao site.

De acordo com a Secretaria de Saúde, quando a família pediu ajuda, todas as ambulâncias e a motolância do município estavam em ocorrências. Enquanto isso, os familiares de Gerson receberam orientação médica, por telefone, para ajudar o paciente. A família foi orientada a levar o paciente para o Hospital de Base, imediatamente, ainda segundo a pasta.

Mais à frente, a Secretaria afirma que Itabuna tem ambulâncias em número correspondente ao total de habitantes do município, obedecendo o estabelecido pela Portaria n° 2.048, do Ministério da Saúde. O texto não informa quantas unidades o município tem hoje.

A Secretaria de Saúde de Itabuna explica que a primeira ambulância liberada após o chamado da família foi encaminhada imediatamente para a casa de Gerson, onde o paciente recebeu os atendimentos iniciais até a chegada da unidade de suporte avançado de vida. Essas informações, acrescenta, estão registradas nos sistemas do Samu. Ainda conforme a nota, o prefeito Augusto Castro e toda a equipe de saúde de Itabuna lamentam a morte do paciente.

Unigrad conclui mais uma turma do curso de Avaliação Psicológica || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unigrad concluiu mais uma turma da pós-graduação em Avaliação Psicológica em Itabuna. O curso teve duração de 12 meses e contou com aulas presenciais, na sede da Unigrad.

A pós-graduação tem a coordenação da psicóloga Carolina Loureiro e teve professores convidados e especialistas na área. A coordenadora parabenizou a turma pela conquista. Ela convidou profissionais para que conheçam a sede da Unigrad e os cursos ofertados pela instituição.

Segundo Carolina, novas turmas na área da psicologia estão previstas para 2023, a exemplo de Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental, que já estão com matrículas abertas pelo site www.unigrad.com.br.

Homem armado ajoelha-se sobre suspeito na Av. ACM || Reprodução/Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um suspeito de roubo foi rendido por um homem armado, nesta quarta-feira (8), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em frente ao Posto Jorge Amado, em Ilhéus.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o suposto ladrão está deitado no asfalto, no meio da pista, sob a mira da arma, com o homem ajoelhado sobre ele.

Quando o cinegrafista amador se aproxima, é possível ouvir uma pessoa perguntar: “você tá roubando, rapaz?”.  Ao que o suspeito responde: “não, man”. Não é possível discernir se a pergunta foi feita pelo homem armado. Confira a gravação.

Segundo informações, o homem armado que aparece no vídeo seria policial, e a Polícia Militar foi acionada para conduzir o suspeito à Delegacia da Polícia Civil.

Kira diante de drogas apreendidas pela PM com sua ajuda || Foto 8º BPM
Tempo de leitura: 2 minutos

A cadela Kira é uma espécie de arma viva do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM) no combate ao tráfico de drogas em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O faro canino, com suporte de treinamento policial, é utilizado para localizar maconha, cocaína e outras drogas escondidas nos pontos de venda. Nos últimos dias, a PM fez três apreensões com a ajuda da farejadora.

A mais recente foi nesta terça-feira (7), no bairro Mirante, onde a PM foi verificar denúncia sobre tráfico de drogas. No local, os policiais entraram em confronto com bandidos, que conseguiram fugir. Acionada após o confronto, a cadela encontrou 280 pedras de crack em um barraco na área onde os criminosos estavam. Também foram apreendidos um capuz e uma balança.

Kira é da raça pastor belga Malinois. Segundo o Canil Guary Kamba, essa raça é a que melhor se adapta ao treinamento de um K9, como são conhecidos os cães policiais. “Para muitas funções, o belga Malinois se mostra como o melhor cachorro policial. Ele é rápido, atlético, possui energia ilimitada, é extremamente ágil e forte, apesar de seu corpo menor e mais leve [do que o pastor alemão]”, informa a empresa, em texto que compara as características das duas raças de cães pastores.

Kira localiza drogas em carrinho de bebidas na praia || Foto 8º BPM

A cadela do 8º BPM tem feito justiça à fama de incansável dos Malinois. Nos plantões da última semana, ajudou a Polícia a localizar outros dois esconderijos de drogas. Um deles era um carrinho de bebidas que, na verdade, escondia 60 porções de maconha e 38 pedras de crack, parado próximo a cabanas de praia, na orla norte de Porto Seguro. Na varredura, Kira também encontrou um simulacro de arma de fogo.

Cobrindo de norte a sul do município, a K9 também já atuou em Trancoso. No distrito, após abordar uma pessoa fumando maconha, os policiais obtiveram informação sobre ponto de venda de drogas na Baixada. As buscas resultaram na prisão de um homem e na apreensão de mais entorpecentes. Depois de mais uma jornada, Kira ganhou um tempo de descanso com seu brinquedo preferido.