Vane e herdeiros de Fernando são condenados a devolver dinheiro à União || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2minutos
Do PIMENTA
O Tribunal de Contas da União julgou irregulares as contas de recursos federais repassados ao município de Itabuna para ações de reconstrução após danos provocados por eventos naturais. A decisão consta no Acórdão nº 1093/2026, aprovado pela 2ª Câmara do TCU. O processo trata de uma Tomada de Contas Especial aberta após a não comprovação da aplicação regular dos valores.
As irregularidades apontadas pelo TCU abrangem as gestões dos ex-prefeitos Claudevane Leite (Vane do Renascer) e Fernando Gomes. O PIMENTA teve acesso à decisão publicada nesta terça-feira (17).
Os recursos foram transferidos por meio de termo de compromisso firmado com o então Ministério do Desenvolvimento Regional, no valor total de R$ 3.122.320,36. O convênio teve vigência entre 23 de dezembro de 2015 e 24 de fevereiro de 2018. O prazo para prestação de contas terminou em abril de 2018. Segundo o TCU, a documentação apresentada não permitiu comprovar a execução adequada das ações previstas.
A Corte apontou falhas na gestão dos recursos, como a movimentação do dinheiro fora da conta específica do convênio, ausência de documentos que comprovassem despesas e pagamentos e registros financeiros vinculados a outras contas. Para os técnicos, essas inconsistências impediram o rastreamento dos valores e configuraram presunção de dano ao erário.
RESPONSABILIZAÇÃO
Foram responsabilizados os ex-prefeitos Vane Leite e Fernando Gomes, que administraram o município no período analisado (2015-2018). Ambos foram citados no processo, mas não apresentaram defesa, o que levou o tribunal a declará-los revéis. No caso de Fernando Gomes, já falecido, a cobrança poderá atingir o espólio ou herdeiros, dentro do limite do patrimônio transferido.
O TCU determinou a devolução de mais de R$ 3 milhões aos cofres da União, com atualização monetária e juros. Parte do débito foi atribuída de forma solidária aos dois gestores, enquanto outra parcela ficou vinculada ao período de gestão de Fernando Gomes. O Tribunal também aplicou multa de R$ 150 mil a Vane.
A decisão autoriza o parcelamento da dívida em até 36 vezes e prevê cobrança judicial em caso de não pagamento. O acórdão também foi encaminhado ao Ministério Público Federal na Bahia, que poderá adotar medidas adicionais.
Segundo o TCU, a ausência de comprovação do uso correto dos recursos já é suficiente para caracterizar irregularidade e responsabilizar os gestores. Cabe recurso da decisão.
Instituições vão lançar pacto de enfrentamento ao feminicídio no município
Tempo de leitura: < 1minuto
Ilhéus lançará, no próximo dia 23, o Pacto Municipal Contra o Feminicídio. A assinatura ocorrerá às 15h, no plenário da Câmara de Vereadores, durante audiência pública em referência ao Mês da Mulher. A iniciativa reúne instituições para ampliar o enfrentamento à violência contra as mulheres no município.
A proposta é conduzida pela Frente Parlamentar de Mulheres da Câmara e formaliza a adesão local ao movimento nacional inspirado no Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. O objetivo é integrar ações e fortalecer a articulação entre órgãos públicos e instituições.
O documento será assinado por representantes da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Defensoria Pública e forças de segurança, como Polícia Militar e Polícia Civil. A iniciativa prevê atuação conjunta para ampliar a proteção às mulheres.
Entre as medidas estão a produção de relatórios sobre a violência no município, ações educativas e estratégias voltadas à prevenção. As instituições já promoveram reuniões preparatórias ao longo de março para estruturar o plano de ações do pacto.
Acidente vitimou Ellen Reis, que está internada em estado grave no Hospital de Base || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1minuto
Noite de dor e protesto em frente à sede da Ceplac e do campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), em Ilhéus. Uma aluna da universidade, identificada como Ellen Reis, de 23 anos, foi atropelada por um Fiat Mobi de empresa que presta serviços à Neoenergia Coelba, a Tellus. O acidente ocorreu quando ela atravessava a rodovia, na noite desta segunda-feira (16).
A estudante foi surpreendida ao atravessar a rodovia na faixa de pedestre. O veículo da Tellus trafegava em velocidade incompatível a regiões que concentram serviços como o de educação (UFSB) e a própria Ceplac. O motorista prestou socorro à vítima, que recebeu atendimento de equipe do Samu 192 e encaminhada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.
PROTESTO
O acidente chocou a comunidade acadêmica da UFSB. Logo após o acidente, dezenas de estudantes e funcionários da UFSB ocuparam faixas da rodovia para protestar solicitando mais segurança na travessia do trecho da BR-415. Por mais de 10 anos, a região monitorava o fluxo e velocidade de veículos com radar fixo.
Houve interdição da rodovia, quando foram reivindicados reativação de radar e equipamentos que tornem a travessia da pista segura. A manifestação foi até as 22h. “A ausência de fiscalização eletrônica transformou a pista em um perigo constante”, relatou uma testemunha. Este é o segundo acidente registrado no mesmo ponto em menos de duas semanas. O anterior envolveu a colisão entre dois carros de passeio.
Bremer volta à Seleção Brasileira || Foto Lucas Figueiredo/CBF
Tempo de leitura: 2minutos
O zagueiro Bremer é o representante do sul da Bahia na Seleção Brasileira de Futebol. Nascido em Itapitanga, o jogador, que atua na Juventus, na Itália, foi convocada nesta segunda-feira (16) pelo técnico Carlo Ancelotti para os amistosos com França e Croácia, no fim deste mês de março. Esta não será a primeira vez do zagueiro com as cores da seleção.
Bremer foi convocado pela primeira em 2022 pelo então treinador Tite. O zagueiro defendeu a Seleção Brasileira pela última vez durante a Copa América de 2024, ano que sofreu uma grave lesão. O atleta atua no futebol italiano desde 2018, quando foi contratado pelo Torino, e logo se destacou. Acabou sendo contratado pela Juventus.
O zagueiro comemorou o retorno à seleção. “É uma enorme felicidade voltar à Seleção Brasileira quase dois anos depois. Passei momentos muito difíceis, uma lesão grave no joelho e depois mais uma cirurgia ao menisco, mas a esperança de voltar à seleção e de lutar por uma vaga na Copa do Mundo sempre esteve ali”, disse.
A apresentação dos atletas convocados hoje está prevista para o dia 23 deste mês. A seleção terá Orlando, nos Estados Unidos, como base, onde irá treinar no ESPN Wide World of Sports Complex, a mesma estrutura utilizada durante a Copa América de 2024. No dia 25, jogadores e comissão técnica vão viajar com destino a Boston, para enfrentar a França no dia 26.
Após o amistoso, a delegação retornará à cidade da Flórida, para dar prosseguimento à preparação até o dia 31, quando irá encarar os croatas, no Camping World Stadium.
Veja a lista completa de convocados:
Confira a lista de convocados:
Goleiros
Alisson – Liverpool (ING)
Ministro Flávio Dino irá submeter decisão ao plenário do STF || Foto Marcelo Camargo/ABr.
Tempo de leitura: < 1minuto
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu em liminar assinada nesta segunda-feira (16) acabar com a aposentadoria compulsória como punição a magistrados condenados administrativamente por irregularidades no exercício do cargo.
“Não existe mais aposentadoria compulsória como ‘punição’ a magistrados, em face da Emenda Constitucional 103 (Reforma da Previdência). Infrações graves de magistrados devem ser punidas com a perda do cargo”, propôs o ministro como tese de julgamento”.
A decisão é monocrática e deverá ainda ser analisada pelo próprio Supremo, que decidirá se a mantém ou não. Ainda não há data nem prazo para que isso ocorra.
Dino tomou a decisão em uma ação aberta por um magistrado que foi punido com a aposentadoria compulsória pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Entre as irregularidades estavam a liberação de bens bloqueados sem parecer do Ministério Público e demora deliberada em processos para beneficiar policiais militares milicianos.
Centro de Valorização da Vida atua na prevenção ao suicídio em todo o país || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
O Centro de Valorização da Vida (CVV) abrirá, a partir de abril, novas turmas do Programa de Seleção de Voluntários na região Nordeste. A iniciativa busca preparar pessoas interessadas em atuar como voluntárias no atendimento de apoio emocional e prevenção ao suicídio, feito gratuitamente pela instituição em todo o país.
Na Regional Nordeste, todos os 11 postos da região terão turmas com formação na modalidade virtual, com início previsto para 7 de abril. O curso prepara os participantes para atendimentos baseados na escuta acolhedora, sigilosa e sem julgamentos, princípio central do trabalho desenvolvido pelo CVV.
Além das turmas online, duas cidades também contarão com formação presencial: Fortaleza (CE), com início em 11 de abril, e Natal (RN), cuja turma começa em 9 de maio.
A Regional Nordeste do CVV é composta pelos postos localizados em Aracaju (SE), Caicó (RN), Caruaru (PE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Após a capacitação, os voluntários integram a rede de apoio do CVV, que faz atendimentos gratuitos por telefone, chat e e-mail. O trabalho voluntário é a base da atuação do CVV, que há mais de seis décadas oferece apoio emocional para pessoas que precisam conversar. Atualmente, milhares de voluntários atuam em todo o país, garantindo que o serviço esteja disponível 24h por dia.
Interessados em participar do processo de formação podem obter mais informações e fazer a inscrição no site do CVV.
Bairro ganhará UBS Tipo 4, projetada para territórios populosos || Imagem Ministério da Saúde
Tempo de leitura: < 1minuto
Do PIMENTA
A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) concluiu processo licitatório para a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) no Teotônio Vilela. A empresa Vetor Engenharia e Construtora Ltda venceu a concorrência pública e firmou contrato de R$ 4.065.836,69 com o município.
A nova unidade seguirá o padrão UBS tipo 4, modelo definido pelo Ministério da Saúde para atender territórios com maior densidade populacional, caso do Teotônio Vilela, bairro com a maior população de Ilhéus. Segundo as diretrizes federais, esse tipo de equipamento amplia a capacidade de atendimento ao abrigar ao menos quatro equipes de Saúde da Família e contar com área construída superior a 600 metros quadrados.
O projeto prioriza critérios de acessibilidade, sustentabilidade e humanização. Entre os espaços previstos estão área de espera ampliada, sanitários adicionais — incluindo banheiro acessível e privativo para usuários em situação de vulnerabilidade — e ambientes mais adequados para acolhimento da população.
A estrutura também contempla uma sala maior para práticas coletivas, voltada a ações comunitárias, educação popular e promoção da saúde. No eixo assistencial, a UBS tipo 4 prevê sete consultórios médicos, com salas específicas para atendimento ginecológico, além da ampliação do atendimento odontológico e da sala de medicamentos.
Na parte administrativa, o projeto inclui melhorias nas áreas de apoio aos trabalhadores e nos espaços de gestão, dimensionados para comportar o aumento das equipes em relação aos projetos menores de UBS. O Ministério da Saúde aponta que o modelo busca manter os princípios das UBS de menor porte, mas com um formato maior e mais funcional, capaz de ampliar a resolutividade do atendimento.
Bombeiros limpam rodovia após manifestação em Itabuna || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1minuto
Famílias afetadas pela enchente de dezembro de 2021 bloquearam a BR-101 nesta segunda-feira (16), próximo ao Viaduto Governador Paulo Souto, em Itabuna. Os manifestantes reivindicaram o pagamento do aluguel social deste mês e o início da construção de moradias populares para as pessoas que perderam suas casas durante a inundação provocada pela maior cheia do Rio Cachoeira nos últimos 50 anos.
De acordo com os responsáveis pelo protesto, o aluguel social deveria ter sido pago no último dia 10. Também reclamaram da falta de definição do terreno onde as residências serão construídas.
A manifestação começou por volta das 11h e interditou a rodovia nos dois sentidos. A Polícia Rodoviária Federal enviou equipe ao local, negociou a liberação da pista com os manifestantes e teve o apoio do Corpo de Bombeiros para apagar o material incendiado sobre a BR-101, que foi liberada no início desta tarde.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Ao PIMENTA, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna afirmou que o pagamento relativo a março do aluguel social, concedido desde o pós-enchente de dezembro de 2021 às famílias cadastradas, será liberado na próxima quarta-feira (18). “Neste mês houve pequeno atraso no processamento do benefício, que continua sendo prioridade”, acrescentou a gestão municipal, em nota.
Sobre as unidades habitacionais, a Prefeitura de Itabuna informou que a fase preparatória do processo licitatório está em análise na Procuradoria-Geral do Município para a publicação do Aviso de Concorrência destinado à contratação de empresa de engenharia para a elaboração do projeto executivo e construção dos imóveis.
Evento será nesta quarta (18), às 9h, na Ceplac || Foto André Frutuôso
Tempo de leitura: < 1minuto
O impacto do mercado financeiro internacional sobre o preço do cacau será tema de um encontro técnico nesta quarta-feira (18), a partir das 9h, no auditório da sede regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no quilômetro 22 da Ilhéus-Itabuna. O evento terá palestra do engenheiro agrônomo Antônio Cesar Costa Zugaib, professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz, com o tema Presente e Futuro da Cacauicultura Brasileira.
A palestra vai abordar a influência de contratos futuros vinculados ao Bloomberg Commodity Index na formação do preço do cacau. A proposta é explicar como essas operações afetam produtores, pesquisadores e empresas da cadeia do chocolate, além de apresentar análises e possíveis caminhos para o setor.
Antônio Zugaib atua na área de agronegócio e possui formação em Comércio Exterior, Economia Rural e Cooperativismo, além de experiência técnica em instituições ligadas à produção agrícola.
O encontro tem apoio de diversas entidades, entre elas a Associação Nacional dos Produtores de Cacau, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia, além da Prefeitura de Ilhéus. A atividade será aberta a produtores, estudantes e profissionais interessados no futuro da cacauicultura.
Nos últimos anos, a busca por metas físicas ganhou espaço no cotidiano de milhões de pessoas. Seja o objetivo de correr uma maratona, ganhar massa muscular, melhorar a saúde ou simplesmente manter uma rotina ativa, a definição de metas ligadas ao corpo tem impactado não apenas o condicionamento físico, mas também a forma como as pessoas pensam, se organizam e lidam com desafios.
Especialistas em comportamento humano apontam que o estabelecimento de objetivos claros relacionados ao corpo tende a provocar mudanças profundas na mentalidade. Isso ocorre porque metas físicas exigem disciplina, planejamento e consistência, características que acabam influenciando outras áreas da vida.
Além disso, quando alguém decide transformar hábitos ligados à saúde e ao bem-estar, geralmente passa a desenvolver uma relação diferente com o próprio tempo, com a alimentação e com a forma de encarar dificuldades.
O PODER DAS METAS NO COMPORTAMENTO HUMANO
Definir metas é uma estratégia amplamente utilizada em diversas áreas da vida, desde a carreira profissional até o desenvolvimento pessoal. No caso das metas físicas, esse mecanismo pode ser ainda mais poderoso, já que envolve resultados tangíveis e perceptíveis no próprio corpo.
Quando uma pessoa estabelece um objetivo concreto, como correr cinco quilômetros sem parar ou reduzir o percentual de gordura corporal, ela passa a organizar suas ações em torno desse propósito. Isso cria um ciclo de motivação, no qual pequenos progressos reforçam o comprometimento com o objetivo final.
A psicologia do comportamento explica que metas claras ajudam a manter o foco e reduzem a tendência à procrastinação. No caso da atividade física, essa lógica se aplica de forma direta. Quem possui um objetivo definido tende a manter uma rotina de treinos mais consistente e disciplinada.
Outro aspecto importante é a sensação de conquista. Cada etapa alcançada gera um sentimento de progresso, o que reforça a autoestima e estimula a continuidade do processo.
A DISCIPLINA QUE NASCE DO EXERCÍCIO FÍSICO
Metas físicas raramente são alcançadas sem disciplina. A necessidade de manter treinos regulares, ajustar hábitos alimentares e equilibrar descanso e esforço faz com que muitas pessoas desenvolvam uma nova mentalidade em relação ao compromisso com objetivos.
Esse processo costuma gerar reflexos positivos em outras áreas da vida. Pessoas que adotam uma rotina estruturada de exercícios frequentemente relatam melhora na produtividade no trabalho, maior capacidade de concentração e melhor gestão do tempo.
A repetição de hábitos saudáveis também fortalece a sensação de autocontrole. Quando alguém percebe que é capaz de manter uma rotina de treinos por semanas ou meses, essa percepção tende a se refletir em outras metas pessoais ou profissionais.
Por esse motivo, muitas pessoas passam a pesquisar mais sobre nutrição, suplementação e recuperação muscular. Em meio a esse interesse crescente, surgem discussões sobre diferentes recursos que podem contribuir para o desempenho físico, como estratégias alimentares, descanso adequado e até compostos naturais que auxiliam no metabolismo, tal como o phytgen cápsulas para a queimade calorias.
Independentemente das escolhas individuais, o ponto central é que o processo de buscar resultados físicos costuma estimular maior consciência sobre o funcionamento do corpo.
ROTINA: Rodovia no sudoeste registra novo acidente com ônibus da Novo Horizonte || Reprodução
Tempo de leitura: < 1minuto
Nove pessoas ficaram feridas após o ônibus em que estavam tombar na BA-670, próximo a cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, no domingo (15).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus havia saído de Porto Seguro e tinha como destino a cidade de Guanambi. Ao todo, 37 passageiros estavam no veículo, além do motorista.
Segundo os passageiros, o motorista estava em alta velocidade em um trecho sinuoso conhecido como “Cavalo Preto”. Foi neste momento em que o ônibus saiu da pista e tombou em uma área de mato nas margens da rodovia. A informação ainda será investigada pela polícia.
Os passageiros que ficaram feridos foram socorridos para o Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. A informação inicial é que eles tinham ferimentos leves.
Por meio de nota, a empresa Nova Horizonte, responsável pelo ônibus, informou que presta assistência aos passageiros feridos. Os passageiros que não se machucaram no tombamento foram levados até sues respectivos destinos. Informações do Portal G1-BA.
Obras estruturantes prometem mudar futuro da mobilidade urbana em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3minutos
“Eu nunca vi um governo fazer tanta coisa, trabalhar tanto, como o governo do prefeito Augusto Castro. Vivemos outra realidade, uma cidade totalmente de cara nova”. A declaração é de dona Arlete Soares, proprietária do tradicional Restaurante Soares e comerciante há mais de quatro décadas em Itabuna, e traduz em boa parte o momento em que a cidade está passando.
Itabuna foi tomada por uma dezena de canteiros de obras em execução. O prefeito Augusto Castro (PSD) diz que isso foi possível depois da adoção de medidas administrativas, contábeis, jurídicas e financeiras, ainda no primeiro governo, para a cidade avançar em diversas áreas.
Agora, na segunda gestão, está sendo implantado o Programa de Integração Urbana, conjunto de obras estruturantes de mobilidade que estão sendo executadas pelo município e vão criar novos vetores de desenvolvimento e projetar a cidade a um futuro de crescimento.
O Programa de Integração Urbana inclui a implantação do complexo viário da Avenida Princesa Isabel, com a construção de um viaduto, que ligará o centro da cidade aos bairros da zona sul; uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira e dois Parques Lineares, um deles na Avenida Amélia Amado, Centro.
O outro, na Rua do Prado, pela margem direita do Rio Cachoeira, passando pelo bairro Vila Zara e a Rua do Contorno, no São Judas Tadeu, até o entroncamento da BA-649 com a ponte na ligação com a BR-415, obra do Governo da Bahia, em fase de conclusão, e conectará Itabuna a Ilhéus.
MOBILIDADE URBANA
“Estas intervenções definirão a integração da mobilidade no sentido leste, oferecendo uma nova entrada para Itabuna e expandindo a zona urbana com a integração do que antes era isolado”, aponta a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.
Segundo a secretária, o viaduto em construção na chamada Ponte do São Caetano fará a interligação da Avenida Aziz Maron com a Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso. “Com isso, haverá conexão direta e integração entre importantes áreas da cidade, eliminando retenção do tráfego, melhorando a mobilidade urbana e estimulando a criação de novos polos de serviços e de comércio no município”, projeta a secretária.
A continuidade do complexo viário, afirma a secretária, será a ligação do final de linha da Avenida Princesa Isabel, do trecho da Cavalaria da Polícia Militar até a BR-101.
“O projeto prevê a distribuição dos fluxos da cidade. Haverá uma rota direta e outra comandada para a Avenida Manoel Chaves e de quem vem no sentido da Avenida Roberto Santos, formando uma conexão”, diz ela.
A licitação para essa obra também na região do São Caetano será lançada em breve. “[A obra] irá rasgar o vazio urbano que é o fim de linha do São Caetano, é uma nova avenida saindo da Cavalaria até a BR-101, a antiga estrada que levava a Buerarema”, explica a secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna.
Operários na construção da ponte que ligará a Amélia Amado com o Bairro Conceição e a BA-649 || Foto Divulgação/Arquivo
AJUSTE FISCAL
No início do primeiro mandato, em 2021, uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Augusto Castro foi priorizar o ajuste fiscal, o que possibilitou ao município alcançar o nível “B” na avaliação de equilíbrio fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que foi comemorado pela gestão municipal como um reconhecimento ao bom trabalho na reestruturação das contas públicas, revertendo um histórico de dificuldades fiscais.
“O nosso governo fez o dever de casa e, a partir da elevação da capacidade de pagamento (CAPAG) da Secretaria do Tesouro, preparamos um pacote de projetos desenvolvimentistas e estruturantes para dar um novo ambiente à cidade. Pensamos e projetamos uma Itabuna grande e estruturada, que proporcione boas expectativas de vida para as gerações atuais e futuras”, aposta o prefeito.
O equilíbrio financeiro e a boa avaliação por parte do Tesouro Nacional possibilitaram ao município de Itabuna contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil e ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), recursos que estão viabilizando a implantação do Programa de Integração Urbana.
PARQUES LINEARES
Além da construção da nova ponte sobre o Rio Cachoeira e do complexo viário da Avenida Princesa Isabel, a cidade ganhará dois parques lineares, sendo um no canteiro central da Avenida Amélia Amado e na extensão das ruas do Prado e do Contorno, na margem direito do Rio Cachoeira.
“Os parques contarão com calçadas com piso de concreto e emborrachado, rota acessível, postes de aço, bancos, ciclovias bidirecionais e quiosques, parques infantis, academia ao ar livre e espaço pet, dentre outros equipamentos para atividades físicas, de lazer e de entretenimento e interação social”, explica o prefeito.
“Com o Programa de Intervenção Urbana, novos vetores de crescimento são abertos, inclusive imobiliários, oferecendo à população novas oportunidades de investimento, atração de capitais financeiros, emprego e renda com repercussões sociais importantes”, acredita o prefeito Augusto Castro.
Últimos dias para inscrição na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Tempo de leitura: 2minutos
Encerram na segunda-feira (16) as inscrições na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Realizada com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a competição vai premiar os participantes com 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, e 51 mil certificados de menção honrosa.
A OBMEP reúne, anualmente, mais de 18,5 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de todas as regiões do país. A competição é aberta a instituições de ensino públicas (municipais, estaduais, federais e privadas) e as interessadas devem preencher a ficha disponível no site da olimpíada; informar o código MEC/INEP; e criar uma senha.
Elaboradas e corrigidas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), as provas são realizadas em duas fases. Na primeira, no dia 9 de junho, os estudantes respondem a 20 questões objetivas, aplicadas na própria escola. Os participantes mais bem colocados serão classificados para a segunda etapa, que ocorrerá em 17 de outubro, com uma prova composta por seis questões discursivas, a ser aplicada nos centros definidos pela organização da competição.
Além da premiação nacional, a OBMEP reconhece os estudantes com melhor desempenho em cada Estado com a distribuição de 20,5 mil medalhas estaduais. O coordenador regional da OBMEP e professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Sant’Anna, pontua que a Matemática, muitas vezes, carrega o estigma de ser um bicho de sete cabeças. “Mas acredito, fortemente, que é uma das ferramentas mais rápidas e poderosas de transformação social que temos na educação pública” avalia.
O professor destaca ainda que “quando um aluno da nossa rede estadual senta para fazer a prova da OBMEP, ele não está apenas testando fórmulas. Está abrindo portas. Uma medalha ou até mesmo uma boa participação na competição garante bolsas de iniciação científica, vagas diretas em universidades de ponta e, literalmente, muda a perspectiva de vida de famílias inteiras”, analisa.
À esq., matéria de Jorge Amado para a imprensa carioca || Imagens Reprodução
Tempo de leitura: 2minutos
A riqueza gerada pela lavoura do cacau transformou Ilhéus em símbolo de modernização no interior do Nordeste no início do século 20, afirmam os professores Marcial Cotes e Elvis Barbosa, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). No artigo Cacau, Imprensa e Urbanização: A Inauguração do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, e a Repercussão Nacional, os pesquisadores constatam que os recursos da economia cacaueira financiaram obras urbanas, escolas e equipamentos esportivos que mudaram a paisagem da cidade.
Um dos símbolos desse período, afirmam, foi a construção do Estádio Mário Pessoa, inaugurado em 1940. O equipamento chamou atenção pelo tamanho e pela estrutura para a época. De acordo com o estudo, ele chegou a ser considerado “o maior estádio municipal da região Nordeste e o segundo maior do país, superado apenas pelo Pacaembu”, em São Paulo.
O crescimento urbano ocorreu em paralelo à expansão da produção cacaueira. Dados históricos citados pelos pesquisadores indicam que Ilhéus liderava a produção regional nas primeiras décadas do século 20, com área cultivada e número de cacaueiros superiores aos de cidades vizinhas, a exemplo de Canavieiras e a recém-emancipada Itabuna. Esse cenário consolidou o município como centro econômico da região e permitiu investimentos em infraestrutura urbana.
Além do estádio, a cidade recebeu obras de pavimentação, iluminação pública e construção de escolas, incluindo o primeiro ginásio municipal do interior da Bahia, o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, legado da gestão do prefeito que lhe dá nome, no final da década de 1930.
Para os autores, esses investimentos buscavam projetar uma imagem de progresso e concluem:
– A riqueza gerada pela monocultura cacaueira anuiu investimentos significativos em urbanização, lazer e educação.
FUTEBOL E PROJEÇÃO
O Estádio Mário Pessoa em registro de 2023 || Foto Danilo Matos/Ilhéus24h
Com a inauguração do Estádio Mário Pessoa, o futebol ganhou um templo vistoso da cidade. O estudo observa que “a monumentalidade do estádio não servia apenas para a promoção do futebol”, mas também para reforçar a imagem de desenvolvimento urbano de Ilhéus.
A imprensa também ajudou a divulgar esse momento de prosperidade. Jornais da época registraram obras e inaugurações e associaram o crescimento urbano à riqueza da região cacaueira. Essa cobertura reforçou a percepção de que Ilhéus vivia período de forte desenvolvimento econômico.
A ILHÉUS DE JORGE PARA A REVISTA CARIOCA
Numa matéria especial sobre Ilhéus para a Revista Carioca, em agosto de 1939, Jorge Amado retratou uma cidade em acelerado desenvolvimento urbano, associado à riqueza do cacau.
“As edificações caras, os jardins que se sucedem, as muitas obras em início que sempre existem, mostram ao viajante que está diante de uma cidade que tem dinheiro e trabalha”, escreveu o grande mestre da literatura.
Segundo os pesquisadores, o conjunto de obras tinha um objetivo claro: projetar Ilhéus como centro urbano moderno no sul da Bahia. A cidade buscava superar a condição de periferia regional e se apresentar como referência de progresso.
Rinara Luz deixa a Santa Cruz e vai curtir aposentadoria || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
Dos nomes mais respeitados e queridos do jornalismo baiano, Rinara Luz deixou a chefia de Redação da TV Santa Cruz (Rede Globo) e vai curtir a aposentadoria depois de cerca de 40 anos de atuação profissional, 33 deles na Rede Bahia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13). Quem assumirá a chefia de Jornalismo da emissora sediada em Itabuna é o editor Paulo Santana.
– Rinara sempre foi uma líder nata, daquelas que inspiram pelo exemplo, pela serenidade nas decisões e pela forma humana com que conduz sua equipe. Sua passagem pela TV Santa Cruz deixou uma marca de ética e credibilidade e, ao longo dessas décadas, formou e orientou muitos jornalistas, sempre com sensibilidade, firmeza e generosidade – afirmou o diretor de Jornalismo da Rede Bahia, Christiano Caldeira.
Christiano vê o momento como de celebração de legado de Rinara e de continuidade do trabalho. “Nesta despedida e início de um novo ciclo, com a merecida aposentadoria de Rinara, fica o nosso profundo agradecimento por tudo o que ela construiu e representou para o jornalismo da nossa região”, completou
REFERÊNCIA ÉTICA
Nos quase 33 anos de TV Santa Cruz, Rinara passou por várias funções, até assumir a chefia de Jornalismo. É reconhecida pelo profissionalismo e humanidade tanto, além de se tornar referência para geração de repórteres, produtores e editores da emissora sul-baiana afiliada da Rede Globo.
Novo chefe de Jornalismo da Santa Cruz, Paulo Santana está na emissora desde 2021. É pós-graduado em gestão de conteúdo em comunicação e possui especialização em jornalismo político. Para a emissora, conforme comunicado deste início de noite, a missão de Paulo será “manter o trabalho ético e voltado para o que é relevante para os baianos e baianas”.