Grandes nomes da música nacional se apresentam hoje (29) na Arena da Virada, na Soares Lopes || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2minutos
Já está tudo pronto para a primeira noite da Virada Ilhéus 2026, nesta segunda-feira (29), na arena de eventos montada na Avenida Soares Lopes. Na programação de hoje, que terá início às 21h, a banda Via de Acesso sobe ao palco primeiro, seguida de É O Tchan, Pablo, Belo e Berguinho.
A festa continua amanhã (30), também a partir das 21h, com Patrick Levy, Trio da Huana, Thiago Aquino, Alok e Andinho. Na quarta-feira (31), o palco do réveillon de Ilhéus será de Parangolé, Tuca Fernades, Manu Bahtidão, Tayná Agazzi e Luan Costa.
Noite terá ainda shows da banda ilheense Via de Acesso e de Berguinho || Fotomontagem PIMENTA
ESTRUTURA
Além de contar com um megapalco, estrutura do evento terá 127 barracas para ambulantes credenciados, suporte de saúde, sala de imprensa, áreas destinadas a táxis e carros por aplicativo, transporte acessível e espaço para pessoas com deficiência. Também haverá estrutura de acolhimento à mulher e espaço para os filhos dos ambulantes, além de coleta seletiva, organização do trânsito e serviços de limpeza.
SEGURANÇA
O esquema de segurança da festa conta inclui portais de entrada com revista e sistema de reconhecimento facial. O trabalho envolverá policiais militares, civis, penais e federais; Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros; e fiscais de posturas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública está à frente da coordenação da força-tarefa.
A gestão municipal também orienta o público sobre os itens proibidos no interior da arena. Não será permitida a entrada com objetos cortantes; coolers e bolsas térmicas; garrafas, taças ou qualquer objeto de vidro; explosivos e fogos de artifício; espetos e hastes de madeira ou metal; além de armas de qualquer tipo.
Bolsonaro passa por nova cirurgia || Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/AB
Tempo de leitura: < 1minuto
Os médicos particulares de Jair Bolsonaro informaram que o ex-presidente passou por uma nova cirurgia neste sábado (27) após apresentar forte crise de soluço. Ele passou por um procedimento de bloqueio do lado direito do nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma. A cirurgia busca aliviar os sintomas de soluço permanente de Bolsonaro.
Segundo o médico Mateus Saldanha, o ex-presidente será acompanhado diariamente para verificar se o procedimento foi bem-sucedido para amenizar os soluços. “Todo o procedimento durou cerca de uma hora. O procedimento foi muito rápido. Não teve corte. Execução bem rápida”, afirmou.
Os médicos de Bolsonaro também afirmaram que Bolsonaro deve passar por um novo procedimento na próxima segunda-feira (29), quando será tratado o lado esquerdo do nervo frênico.
Os profissionais também mantiveram a previsão de alta para o dia 31 de dezembro. Na quinta-feira (25), Bolsonaro realizou outra cirurgia, para tratar uma hérnia inguinal.
O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista. Da Agência Brasil.
Flávia, Maria Alice, Laura e Aureola, Felipe e Débora morreram no local do acidente
Tempo de leitura: 2minutos
Subiu para 11 o número de mortos na colisão entre um Fiat Doblô e uma caminhonete S10 Chevrolet, no KM 953 da BR-101, em Mucuri, no extremo-sul da Bahia. O acidente correu por volta das 8h50min deste sábado (27). Oito pessoas são da mesma família e foram identificadas, como Felipe Pereira Gomes, Débora Santos Neves, Eunice Oliveira Santos, Ivoneci Oliveira Santos, Flávia Oliveira Santos, além das crianças Maria Alice Santos, Laura Santos Gomes e Aurora Santos Gomes.
Eunice e Ivoneci também estavam no Doblô || Fotomontagem PIMENTA
Eles eram moradores de Itabatã, distrito de Mucuri, e seguiam, no Fiat Doblô, para a Praia de Costa Dourada, no mesmo município, onde passariam a virada de ano. Os outros três mortos estavam na S10 Chevrolet e eram moradores de Linhares, no Espírito Santo. Eles foram identificados como Irene Bermond Salezze, de 87 anos; Olívio Salezze, 90 anos, e o filho deles, Augusto Salezze Netto, de 69 anos.
Família Salezze era do Espírito Santo ||| Foto Redes Sociais
Dos oito ocupantes do Fiat Doblô, os únicos que não tiveram os corpos carbonizados foram Eunice e Aurora, que serão liberados do Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas ainda neste sábado, segundo adiantaram os legistas. Dois dos ocupantes da S10 Chevrolet também tiveram os corpos carbonizados.
Os veículos pegaram fogo depois da colisão || Foto Redes Sociais
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a S10 Chevrolet seguia com destino a Teixeira de Freitas, também no extremo-sul da Bahia. Depois da colisão os dois carros pegaram fogo, o que dificultou o socorro às vítimas. Um dos ocupantes do veículo S10 Chevrolet chegou a ser socorrido para um hospital no Norte do Espírito Santo, mas faleceu minutos depois. Os corpos carbonizados só serão liberados depois exames necroscópicos.
O Natal que encanta corações || Foto Pedro Augusto/Secom-Itabuna
Tempo de leitura: 3minutos
Tenho plena consciência das transformações do mundo, que a cada dia nos apresenta mudanças, nem sempre para o bem. E teremos que ter a capacidade de nos adaptar aos chamados novos tempos, sempre preservando a nossa dignidade.
Walmir Rosário
Logo no início de dezembro nosso cérebro vai se enchendo de mensagens por conta das festas natalinas. Parte menor dessa comunicação deve ser aproveitada, pois atinge, em cheio, nossa alma, tocando a mente e o coração. A grande maioria nem tanto, pela falta de essência – tipo palavras ao vento –, que entra por um ouvido e sai pelo outro.
De qualquer maneira considero positivo, dado o tom e a essência desses informes, que nos incutem mensagens positivas de bem-estar e amor ao próximo em quantidade muito acima do que recebemos durante o ano inteiro. Acredito eu – e só serve tão somente pra mim, como diz meu amigo José Nazal – que essa fartura de informações nos obriga a pensar, fazer uma profunda reflexão.
E geralmente iniciamos pelos projetos que pensamos para o ano que se finda, veremos o que aproveitamos de verdade, se seguimos à risca, ou os que abandonamos ao longo dos meses, seja por falta de desfrute ou impossibilidade de execução. A cabeça roda (no sentido figurado) para lembrarmos se fizemos o bem como previsto no final do ano passado.
E essas reflexões atingem o ponto máximo quando buscamos saber se somos felizes. Embora confesse que até hoje não conheço a fundo os fatores necessários para efetuar tal mensuração, me ponho a pensar se não pisei na bola mais do que deveria. Tarefa difícil, mas necessária para colocar os pensamentos em dia, pois depende de uma análise isenta sobre si mesmo.
E aí é que está a importância do autoconhecimento, tão buscado por nossos filósofos, principalmente de Sócrates pra cá. Decifrar o “só sei que nada sei” requer mais do que muitos estudos e é primordial sermos honestos com nós mesmos, humildes o suficiente para realizarmos uma investigação séria, isenta, verdadeira, como merece.
Deveremos nos despir de todas as vaidades e arrogâncias que gravitam no nosso interior e exterior. Não é uma tarefa fácil, mas necessária se nosso projeto for chegar à satisfação interior, o “ser” e não apenas o “ter”, reconhecendo que este último não deve ser desprezado, mas conseguido de maneira honesta, na qual um negócio só pode ser considerado bom quando vantajoso para as duas partes.
Tenho plena consciência das transformações do mundo, que a cada dia nos apresenta mudanças, nem sempre para o bem. E teremos que ter a capacidade de nos adaptar aos chamados novos tempos, sempre preservando a nossa dignidade. O incrível é que, com todo o conhecimento à disposição, o homem se embrutece a passos largos e cria novos e mais complicados conflitos.
É preciso parar com frequência para refletir nossa vida e o que nos rodeia, para que possamos julgar nossa vida, analisando atos e fatos e promovendo as mudanças necessárias ao nosso interior. Com isso, é bem possível que possamos viver em paz com nós mesmos e com os que nos rodeiam, para tornarmos o mundo melhor.
Não espere apenas por Papai Noel, pois assim, a cada final de ano, poderemos contribuir para construir uma sociedade melhor.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado e autor de autor de livros como O Berimbau – Valhacouto de boêmios, disponível na Amazon.
Tragédia deixa 10 mortos no extremo-sul da Bahia ||| Foto PRF
Tempo de leitura: < 1minuto
Uma colisão frontal entre em dois carros, na manhã deste sábado (27), no KM 953 da BR-101, na altura do município de Mucuri, no extremo-sul da Bahia, deixou, ao menos, 10 pessoas mortas, conforme informou há pouco a Polícia Rodoviária Federal. Com o impacto da batida, os dois veículos pegaram fogo, impossibilitando qualquer chance de resgate de seus ocupantes.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou as chamas, mas a pista ainda está interditada nos dois sentidos. Os dois veículos foram completamento consumidos pelo fogo. Equipes da PRF e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão no local. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Não foram divulgados os nomes dos 10 mortos.
A Polícia Rodoviária Federal informou que a pista foi liberada nos dois sentidos, por volta das 13h40min. Os veículos envolvidos no acidente eram um Fiat Doblô e um S10 Chevrolet. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. Sete vítimas estavam no veículo Doblô e outras três viajavam na S10.
Na manhã deste sábado também houve acidente greve na BR-415, no sul da Bahia. Um morador do bairro Banco Raso, em Itabuna, morreu ao capotar o veículo próximo ao entroncamento de Itapé. A vítima foi identificada como Silas Santos de Oliveira, de 36 anos, que dirigia o carro, um Fiat Siena, que foi parar no acostamento da pista contrária. Silas Oliveira morreu na hora. Atualizado às 15h15min para acréscimo de informações.
Bahia ofertará mais de 24 mil vagas via Sisu ||| Foto divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
A edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertará 274.876 vagas em cursos de graduação gratuitos de instituições públicas de educação superior em todo o país. O número representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13.097 vagas a mais ofertadas nesta edição.
A próxima edição do Sisu é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e oferta de 7.388 cursos disponíveis em 593 municípios. A Bahia é o terceiro estado com maior número de vagas disponíveis. Com 24.768 oportunidades, fica atrás somente de Minas Gerais (33.729) e Rio de Janeiro (31.419).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 12 novas instituições públicas passaram a integrar o sistema nesta edição, somando 5.694 vagas adicionais. Entre os destaques estão o retorno da Universidade de Brasília (UnB), com 1.133 vagas, e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com 695 vagas, além da adesão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), de Alagoas (IFAL), do Piauí (IFPI) e Goiano (IF Goiano).
MAIS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS
O Sisu 2026 também passa a contar com novas instituições estaduais, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Campus Três Rios (Faeterj Três Rios), além da participação da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), ampliando a diversidade institucional e a oferta de vagas na educação superior pública.
A edição registra crescimento da oferta em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, especialmente nos cursos tecnológicos e nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), com foco na formação em inteligência artificial (IA). Foram criados 105 novos cursos de STEM, que somam 4.143 vagas.
Dentro desse conjunto, 54 cursos são voltados diretamente à ampliação da formação em IA e computação, responsáveis por 2.280 vagas em ciência da computação, sistemas de informação, engenharia de computação e análise e desenvolvimento de sistemas, entre outros.
O MEC passará a considerar, para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos, os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro.
Paulo Rodrigues foi atropelado por veículo quando consertava ônibus na BR-116 || Fotos Blog do Marcelo
Tempo de leitura: < 1minuto
Um mecânico morreu após ser atropelado enquanto tentava consertar um ônibus no acostamento da BR-116, na noite desta sexta-feira (26), no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu no Km 841, entre os municípios de Vitória da Conquista e Cândido Sales, e provocou a interrupção parcial do tráfego, informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A vítima foi identificada como Paulo Rodrigues, de 61 anos. Durante o serviço, Paulo foi atingido por um veículo que trafegava pela rodovia. Equipes de socorro chegaram a ser acionadas, mas o trabalhador morreu no local.
Acionada por volta das 21h30min para atender a ocorrência, a PRF sinalizou o trecho e organizou o fluxo de veículos. O local passou por perícia. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Com Blog do Marcelo.
Chineses viviam em situação degradante em obra na Bahia, segundo o MPT|| Foto divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
O Ministério Público do Trabalho (MPT) firmou acordo judicial com a montadora de automóveis BYD do Brasil, a China Jinjiang Construction Brazil e a Tecmonta Equipamentos Inteligentes Brasil Co em ação civil pública ajuizada em maio deste ano. As empresas foram denunciadas na Bahia por situação análoga à escravidão e tráfico internacional de pessoas.
O acordo prevê o pagamento de R$ 40 milhões, dos quais R$ 20 milhões por dano moral individual, destinados aos trabalhadores resgatados e outros R$ 20 milhões de dano moral coletivo, que serão depositados em conta judicial para destinação posterior a instituições ou fundos a serem indicados pelo MPT. O acordo ainda depende de homologação pela Justiça do Trabalho.
O caso envolve 224 trabalhadores chineses encontrados em situação análoga à escravidão e vítimas de tráfico internacional de pessoas em dezembro de 2024, durante a construção da planta industrial da BYD no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, segundo denúncia do MPT. Os operários foram contratados pelas empreiteiras Jinjiang e Tecmonta, que prestavam serviços exclusivos para a montadora.
As empresas estão assumindo diversas obrigações de fazer e não fazer relacionadas à proteção do trabalho, aplicáveis a todos os estabelecimentos e locais em que exerçam atividade empresarial. Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas ao pagamento de multa de R$ 20 mil por trabalhador prejudicado e a cada constatação.
Dos 224 trabalhadores, 61 haviam retornado à China sem pagamento das verbas rescisórias devidas em razão do resgate. O acordo previu o pagamento das rescisões, do valor referente ao FGTS, com acréscimo da multa de 40%, além da indenização por dano moral individual.
O QUE ACONTECEU?
Em outubro de 2024, o MPT iniciou a apuração das condições de trabalho na obra da fábrica da BYD em Camaçari, após o recebimento de denúncia anônima. No dia 23 de dezembro, força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal resgatou 163 trabalhadores chineses da Jinjiang na construção da fábrica. Posteriormente, outros 61 trabalhadores da Tecmonta também foram encontrados em situação análoga à escravidão e vítimas de tráfico de pessoas.
Os trabalhadores foram encontrados em alojamentos sem as mínimas condições de conforto e higiene, com presença de vigilância armada, retenção de passaportes, contratos de trabalho com cláusulas ilegais, jornadas exaustivas e sem descanso semanal. Além das condições degradantes, os trabalhadores eram obrigados a pagar caução, tinham até 70% de seus salários retidos e enfrentavam excessivo ônus de rescisão contratual, o que caracterizava trabalho forçado.
Festa tem 127 ambulantes credenciados || Foto Nadson Carvalho/Divulgação
Tempo de leitura: 3minutos
A Prefeitura de Ilhéus publicou o resultado do Edital de Chamamento Público SDEI nº 01/2025, que trata do credenciamento de ambulantes para atuar na Virada Ilhéus 2026, de 29 a 31 de dezembro, na Avenida Soares Lopes. O documento foi publicado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e apresenta a relação oficial dos trabalhadores autorizados a comercializar alimentos e bebidas durante a festa.
De acordo com o edital, o credenciamento é resultado da análise da documentação apresentada pelos interessados, feita por comissão instituída especificamente para essa finalidade.
Ao todo, 127 ambulantes foram credenciados para trabalhar no evento, conforme lista divulgada em ordem alfabética. A Prefeitura reforça que apenas os nomes constantes no edital estão autorizados a exercer atividade comercial no espaço delimitado para a festa, durante o período estabelecido. Abaixo, confira a relação.
Abimael Souza Pereira
Adailton Fraga Gomes
Adimilson Souza da Costa
Adriana Oliveira dos Santos
Agnaldo Souza Costa
Aldivania Oliveira Nogueira
Aldo Nunes Nogueira
Aleones Pereira da Silva
Alex Lins dos Santos
Alexandro Dias dos Santos
Alice Lino Barreto
Aline Santos da Silva
Aline Santos Neves
Ana Georgia Souza da Silva Pimenta
Anailton Andrade dos Santos
Silvinei Vasques foi detido no Paraguai tentando fugir para El Salvador || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi preso na madrugada desta sexta-feira (26) no Paraguai, ao tentar embarcar em um voo com destino a El Salvador. A detenção ocorreu em um aeroporto do país vizinho.
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e seis meses de prisão, Vasques responde por envolvimento na trama golpista que tentou manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele integrou o grupo responsável por articular o uso das forças policiais para interferir no processo eleitoral.
A acusação aponta que, à frente da PRF, Vasques determinou blitzes para dificultar o deslocamento de eleitores do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, em 30 de outubro de 2022. A PGR também afirma que ele participou de reunião em 19 de outubro, quando foi discutida a adoção dessas operações, ocasião em que teria defendido que a corporação “tomasse lado” na disputa.
Preso preventivamente em agosto de 2023, Vasques ficou detido por cerca de um ano até obter liberdade provisória concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, com imposição de medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e cancelamento do passaporte.
De acordo com informação divulgada pelo site G1, ele deixou o Brasil sem autorização judicial, após romper a tornozeleira eletrônica, e foi preso no Paraguai portando um passaporte falso.
Everton Rodrigues foi baleado e levado para hospital || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
Um homem foi vítima de ataque a tiros em plena noite de Natal, nesta quinta-feira (25), no Santo Antônio, em Itabuna. Everton Rodrigues dos Santos, de 33 anos, recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), que o levou para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Não há detalhes sobre o estado de saúde da vítima.
A ocorrência foi registrada por volta das 21h, na Rua Santa Terezinha. Testemunhas relataram uma sequência de disparos. A Polícia Civil vai investigar a autoria e a motivação do crime. Com Verdinho Itabuna.
Conjunto Penal de Itabuna tem 14 vagas para transferência de policiais penais || Foto MP-BA
Tempo de leitura: 2minutos
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) lançou edital de remoção interna de policiais penais. O Conjunto Penal de Itabuna é uma das unidades contempladas. O documento abre vagas para movimentação de servidores efetivos da carreira.
O edital, de número 01/2025, tem como objetivo mapear o interesse dos servidores já integrantes da carreira em mudar de unidade, conciliando a necessidade do serviço público com demandas individuais. A iniciativa ocorre em razão da iminente conclusão do curso de formação de novos policiais penais, oriundos do concurso regido pelo Edital Saeb/Seap nº 02/2024.
Ao todo, são ofertadas 353 vagas distribuídas em 14 unidades prisionais do estado. O Conjunto Penal de Itabuna aparece com 14 vagas disponíveis para remoção interna. A lista inclui ainda unidades como as de Feira de Santana, com 102 vagas; Teixeira de Freitas, com 59; Jequié, com 27; Paulo Afonso, com 26; além de Vitória da Conquista, Valença, Eunápolis, Barreiras, Juazeiro, Serrinha, Irecê e Brumado.
De acordo com o edital, cada servidor poderá indicar até duas unidades de destino no momento da inscrição, sendo a primeira opção considerada prioritária na classificação. O quantitativo de vagas divulgado corresponde ao mínimo necessário para o funcionamento das unidades, já considerando o efetivo atual e futuras nomeações de novos policiais penais.
As inscrições começaram no último dia 23 e seguem até 13 de janeiro de 2026, exclusivamente no setor de Recursos Humanos da unidade de origem do servidor. O formulário será gerado pelo sistema Siscod e poderá ser alterado ou cancelado dentro do prazo previsto.
CLASSIFICAÇÃO
A classificação dos candidatos seguirá critérios objetivos, como existência de cônjuge servidor estadual lotado na cidade de destino, maior tempo de exercício na carreira, maior tempo de lotação na unidade de origem, inexistência de punições disciplinares ou condenações criminais e não estar em estágio probatório. O edital também estabelece a manutenção de pelo menos 50% do efetivo atual em cada unidade, por gênero.
O resultado será divulgado no site da Seap, e os atos de remoção serão publicados no Diário Oficial do Estado em até 60 dias após a nomeação dos novos policiais penais. O servidor que não se apresentar à nova unidade no prazo de 30 dias poderá responder por falta injustificada, conforme a legislação vigente.
Suspeito fugiu e abandonou drogas na Rua Nova Jerusalém, no Teotônio Vilela || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1minuto
Durante a Operação Natal, na noite desta quinta-feira (25), a Polícia Militar apreendeu drogas na Rua Nova Jerusalém, no Teotônio Vilela, em Ilhéus. Segundo a PM, os entorpecentes ilícitos foram abandonados por um homem que percebeu a movimentação dos policiais e fugiu.
No local, os policiais encontraram uma sacola plástica preta com nove pinos de cocaína, 17 papelotes de maconha e diversas embalagens plásticas usadas para acondicionamento das drogas. Todo o material foi encaminhado ao Plantão Central da Delegacia de Polícia Civil, que registrou a ocorrência.
Partes chegaram a acordo em reunião na véspera de Natal || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1minuto
A Prefeitura de Ilhéus definiu encaminhamento para destravar o pagamento da recarga natalina do vale-alimentação aos servidores municipais. O benefício vinha sendo impedido por pendências administrativas e problemas jurídicos, segundo o governo. A solução busca corrigir atrasos deixados pela gestão do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD) e evitar novos entraves nos próximos anos.
O tema foi tratado em reunião na quarta-feira (24) entre a administração municipal e representantes das entidades sindicais. Na pauta, estiveram a recarga natalina referente a 2024, que não havia sido paga, e as inconsistências legais que inviabilizavam o pagamento em 2025, segundo a Prefeitura.
De acordo com o governo municipal, a ausência de uma regulamentação clara gerou insegurança jurídica tanto para o Executivo quanto para os servidores, o que acabou travando a liberação do benefício.
Para resolver o impasse, a gestão anunciou o envio de projeto de lei à Câmara de Ilhéus. A proposta garante o pagamento das recargas natalinas de 2024 e 2025 e reconhece, de forma permanente, o direito ao benefício a partir de 2026. Endossaram o acordo a APPI, Sinsepi, Sindatran, Sindiacs e Sindguarda.
Família que viajava para Arataca morre em acidente de carro|| Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
Um casal e duas filhas que saíram do Espírito Santo com destino ao sul da Bahia morreram um em acidente de carro. As vítimas foram identificadas como Denis Carlos Rolim, de 43 anos, Valdenice Alves de Oliveira, 39 anos, e as filhas Débora, de 10, e Sara Cristina, de 7 anos. O advogado, a mulher e crianças saíram de Cariacica, na Grande Vitória com destino a Arataca.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a família estava num Fiat Palio Fire, que foi atingido por uma caminhonete RAM que estaria em alta velocidade. O impacto foi tão violento que o eixo traseiro do carro se desprendeu e o Pálio foi arremessado para a pista contrária, onde colidiu lateralmente com o Chevrolet Cruze e, em seguida, de frente com o Toyota Corolla. O motorista da RAM 250 fugiu do local do acidente e está sendo procurado.
O acidente ocorreu no km 95 da BR-101, no município de Jaguaré, no norte do Espírito Santo. Como faziam sempre em datas comemorativas, as vítimas estavam viajando neste Natal para a casa da mãe de Valdenice de Oliveira, que mora em Arataca. Os corpos de Denis Carlos, Débora, Sara Cristina e Valdenice foram sepultados nesta quinta-feira (25) em Cariacica.