Estrutura estava escorada e desmoronou nesta segunda-feira (22) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma estrutura de cabana de praia dentro do Batuba Beach desmoronou, na tarde desta segunda-feira (22), em Olivença, litoral sul do Ilhéus. O estabelecimento não é utilizado durante a maior parte do ano e não tinha ninguém nele no momento do incidente.

Espaço era utilizado como bar durante festas no Batuba Beach

Segundo apuração do PIMENTA, a estrutura já apresentava sinais de vulnerabilidade e tinha escoras. Com a chuva do final de semana, a água acumulada causou o desmoronamento.

Incidente não deixou feridos || Foto PIMENTA

Como a cabana fica próximo à praia, os salva-vidas costumavam utilizá-la para se protegerem do sol. Há duas semanas, uma formatura ocorreu no local. Durante os eventos de final de ano no Batuba, a mesma estrutura é usada como bar.

Inscrições para o certame começam no próximo dia 29 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abriu concurso público para contratação imediata e formação de cadastro de reserva no quadro técnico-administrativo. O edital foi publicado no sábado (20) no Diário Oficial do Estado e contempla cargos de níveis médio e superior.

Ao todo, são 91 vagas imediatas, distribuídas entre Técnico Universitário e Analista Universitário, além de cadastro de reserva para ambas as funções. A remuneração inicial varia conforme o cargo e pode chegar a R$ 2.696,20, sem contar benefícios.

As inscrições ficam abertas de 29 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 80 para os cargos de nível médio e de R$ 120 para nível superior. O pagamento deve ser feito até 26 de janeiro, por meio de boleto bancário.

A seleção inclui prova objetiva, marcada para o dia 1º de março de 2026, com aplicação em Feira de Santana.

Para o cargo de Técnico Universitário, de nível médio, o vencimento base é de R$ 1.193,20, acrescido da Gratificação de Suporte Técnico Universitário, no valor de R$ 815,85, totalizando R$ 2.009,05. Já o Analista Universitário, de nível superior, terá vencimento base de R$ 1.577,09 e gratificação de R$ 1.119,11, alcançando R$ 2.696,20.

Além dos salários, todos os cargos contam com auxílio-alimentação de R$ 13 por dia útil trabalhado e auxílio-transporte.

A maior parte das vagas imediatas é destinada ao cargo de Técnico Universitário, com 77 oportunidades. Para Analista Universitário, são 14 vagas distribuídas entre áreas como Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Museologia, Pedagogia, Psicologia, Química e Tecnologia da Informação e Comunicação, além de cadastro de reserva para dezenas de outras formações.

Veículos pesados voltam a passar pela ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi || Foto Dnit
Tempo de leitura: 2 minutos

O tráfego de veículos pesados voltou a fluir, nesta segunda-feira (22), pela ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,7 da BR-101, no município de Itapebi, extremo-sul da Bahia. A liberação ocorreu após avaliações técnicas e acompanhamento por sistemas de monitoramento, que indicaram condições seguras de uso da estrutura, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Com a reabertura, a ponte passa a permitir a circulação de ônibus e veículos de carga com peso bruto total de até 33 toneladas. A travessia ocorre em sistema de pare e siga, com acompanhamento permanente de equipes técnicas e controle contínuo das condições estruturais.

A liberação vem após intervenções de reforço na ponte, incluindo a instalação de chapas de aço na parte inferior da laje do tabuleiro, medida adotada para ampliar a segurança da estrutura enquanto seguem as ações definitivas para a travessia.

O uso da ponte está condicionado a regras específicas. Apenas veículos com até três eixos e PBT máximo de 33 toneladas podem trafegar pelo local. Para garantir o cumprimento das restrições, duas Unidades Móveis de Operação permanecem instaladas de forma permanente. A passagem ocorre com apenas um veículo por vez ou com distância mínima de dois vãos entre eles.

A velocidade máxima permitida é de 30 quilômetros por hora. Um redutor eletrônico foi instalado para fiscalizar o limite, além de pórticos que restringem a altura dos veículos. A ponte segue sob monitoramento ininterrupto, com registro e análise constante dos dados estruturais.

Com a retomada do tráfego, parte expressiva dos veículos deixa de utilizar o desvio da Veracel, o que deve melhorar a fluidez na BR-101, especialmente durante o período de festas de fim de ano, quando o fluxo aumenta na região.

NOVA PONTE

Paralelamente, avança a construção de uma nova ponte ao lado da estrutura atual. A futura travessia terá cerca de 510 metros de extensão, com pistas duplicadas. As obras de fundação já estão em andamento, com execução dos blocos de concreto, e a conclusão está prevista para 2026. O investimento federal soma R$ 104 milhões, incluindo a recuperação da ponte existente e a nova obra, além de outros R$ 22 milhões destinados à operação e manutenção do desvio.

A BR-101 é um dos principais corredores rodoviários do país, ligando o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Na Bahia, a rodovia tem papel estratégico no transporte de cargas, no deslocamento de passageiros e no acesso a cidades litorâneas e polos turísticos.

Árvore caiu na Avenida Canavieiras, em Ilhéus || Foto Sucom/Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

A passagem de um forte temporal pelo sul da Bahia deixou um rastro de prejuízos em pelo menos três municípios entre o sábado (20) e o domingo (21). Ilhéus, Itabuna e Itacaré registraram ocorrências como desabamento de imóvel, deslizamentos de terra, ruas alagadas e quedas de árvores.

A Defesa Civil de Itabuna contabilizou 49 milímetros de chuva apenas no domingo, o equivalente a 49 litros por metro quadrado. O episódio mais grave foi um deslizamento de terra na Travessa Teixeira, no bairro Maria Pinheiro, que atingiu uma área residencial. Apesar do susto, não houve registro de soterrados. O órgão alerta para a possibilidade de novos episódios, diante da previsão de mais de 15 milímetros de chuva nesta segunda-feira (22).

Parte de casa desabou no Couto, zona rural de Ilhéus || Foto Redes Sociais

Ilhéus concentrou o maior volume de precipitação, com 74 milímetros (74 litros por metro quadrado), e uma série de danos espalhados por diferentes regiões da cidade. Parte de uma casa desabou no distrito do Couto, enquanto um deslizamento no Alto da Conquista atingiu outro imóvel. Árvores caíram na Avenida Canavieiras, interditando a via durante a manhã de domingo, e também no bairro do Pontal, onde um carro foi atingido. Alagamentos e a formação de crateras foram registrados em vários bairros.

A Prefeitura de Ilhéus informou que não houve registro de desalojados ou desabrigados em decorrência das chuvas do final de semana.

Em Itacaré, os efeitos do temporal dificultaram o deslocamento de moradores e turistas, principalmente em áreas com alagamentos. A previsão meteorológica indica continuidade da chuva até quarta-feira (24), com volumes que podem chegar a 50 milímetros por dia, o que mantém o alerta para novas ocorrências.

Itabunense Daniele Souza é Destaque Agro brasileiro em 2025 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A agrônoma Daniele Santos de Souza, de Itabuna, no sul da Bahia, está entre os dez destaques nacionais da 6ª edição do CNA Jovem, considerado o maior programa de formação de lideranças do agronegócio brasileiro. O resultado foi anunciado no último dia 7, durante encontro nacional na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.

Daniele foi selecionada com o projeto ViverCacau, que propõe a criação da primeira associação nacional de viveiristas de cacau — um elo estratégico, mas historicamente pouco organizado, da cadeia produtiva. A iniciativa aposta na articulação técnica e institucional dos viveiristas para ampliar qualidade, padronização, representatividade e acesso a políticas públicas e mercados.

Nesta edição do programa, 3.700 jovens iniciaram a formação. Apenas 62 chegaram à etapa final e 10 foram reconhecidos como destaques nacionais, representando Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina.

Durante a cerimônia, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou o papel da Rede CNA Jovem, que reúne cerca de 10 mil participantes em todo o país, e anunciou novos investimentos a partir de 2026. Segundo ele, o Sistema CNA/Senar vai selecionar 100 jovens das três últimas edições para um plano de desenvolvimento de médio prazo, com capacitações, missões técnicas no Brasil e no exterior, além de mentoria continuada.

Daniele e o reconhecimento da jovem liderança do agro

Como parte do reconhecimento, os dez destaques nacionais participarão ainda de uma missão técnica pelas principais regiões do agronegócio brasileiro, voltada à troca de experiências e à aproximação com diferentes realidades produtivas.

A PRÁTICA NO TERRITÓRIO

Doutoranda em melhoramento genético de cacau, Daniele explica que o ViverCacau começou a ser desenhado em 2017, a partir de sua atuação acadêmica e profissional no sul da Bahia. “Os viveiristas de cacau atuam de forma dispersa e não se sentem representados coletivamente. A proposta da associação nasce dessa lacuna”, afirma.

A iniciativa conta com apoio técnico e institucional do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e de professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que contribuíram para a estruturação do projeto e a mobilização de profissionais de diferentes regiões do país.

Para Daniele, o reconhecimento no CNA Jovem amplia a responsabilidade. “Agora é transformar a proposta em realidade, fortalecer a articulação nacional e dar voz a quem sustenta a base produtiva do cacau”, diz.

A meta é clara: qualificar a produção de mudas, fortalecer a renda dos produtores e contribuir para uma cadeia cacaueira mais organizada, eficiente e sustentável.

Augusto diz que pagamento em dia do funcionalismo é compromisso da gestão || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pagamento antecipado do salário de dezembro, além do 13º salário, fez com que a Prefeitura de Itabuna injetar R$ 45 milhões na economia local, segundo o prefeito Augusto Castro (PSD).

– Valorizar o servidor público é reconhecer quem trabalha diariamente para que Itabuna continue avançando. Manter os salários em dia e de forma antecipada é uma política da nossa gestão, feita com responsabilidade fiscal e planejamento, que também movimenta a economia e fortalece o comércio local – disse o prefeito.

Jerônimo autoriza pacote de obras e serviços em diversas cidades || Foto Matheus Landim/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dentro do pacote de investimentos de quase R$ 1 bilhão, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) será responsável pela execução de obras e serviços que vão fortalecer a mobilidade e o desenvolvimento regional em diferentes pontos do estado. Aporte é de R$ 231,8 milhões.

Os recursos autorizados incluem a execução de três ordens de serviço, beneficiando Encruzilhada, Livramento de Nossa Senhora e Nova Soure, além da publicação de 15 editais de licitação, que vão atender 17 municípios, e a contratação de serviço de iluminação pública, contemplando o município de Uruçuca, nas localidades de Serra Grande e no trecho entre a BA-262 e o bairro Dilson Argolo.

Entre as licitações assinadas na quinta-feira (18), Jerônimo autorizou as obras no trecho da BA-001 até o distrito de Palma, no município de Jaguaripe

Público lota orla na 1ª noite do Festival de Samba de Itacaré || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Festival de Samba de Itacaré entra no segundo e último dia neste sábado (20), após ter começado ontem (19) com casa cheia na orla da cidade. O encerramento da primeira edição do evento terá como principal atração o cantor Diogo Nogueira, um dos nomes mais populares do samba nacional.

Tiee agita 1ª noite do Festival de Samba de Itacaré || Foto Divulgação

A abertura do festival reuniu moradores e turistas e marcou a estreia do evento no calendário cultural do município. A banda Samba Partido Livre abriu a programação valorizando artistas locais. Em seguida, o cantor Tiee levou ao palco um repertório conhecido do público e manteve a orla lotada. A banda Zalela fechou a primeira noite.

Os reflexos do evento já aparecem na economia local. Durante o festival, a rede hoteleira de Itacaré alcançou 100% de ocupação, com aumento do fluxo em bares, restaurantes, transporte e serviços ligados ao turismo, segundo a Prefeitura, responsável pela festa.

Diogo Nogueira é atração do Festival neste sábado (20)

A programação deste sábado tem shows de Ronara Criola, Marcelinho do Samba e Diogo Nogueira, que encerra o evento e deve atrair novamente grande público para a orla.

O evento conta com apoio do Governo da Bahia e patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, além da parceria do Sindicato Intermunicipal de Hospedagem e Alimentação e de empresas locais dos setores de hotelaria, gastronomia e receptivo turístico.

PF faz operação que investiga suspeita de desvio de dinheiro público || Foto Marcelo Camargo/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Federal (PF) apontou ao Supremo Tribunal Federal a existência de R$ 28,638 milhões em movimentações suspeitas, sem justificativa plausível, em contas de assessores dos gabinetes dos deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ), bem como funcionários do partido, entre outras pessoas próximas aos parlamentares.

As informações constam no relatório parcial, do qual o sigilo foi levantado nesta manhã pelo ministro Flávio Dino, relator do caso no Supremo, e que embasou a Operação Galho Fraco, deflagrada pela PF nesta sexta-feira (19) tendo os parlamentares entre os alvos. Segundo informações preliminares, R$ 400 mil em dinheiro vivo foram encontrados pelos agentes em um dos endereços de Sóstenes, que é líder do PL na Câmara.

Nesta sexta-feira (19), os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão autorizados por Dino com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR). As diligências incluíram busca pessoal, veicular e em imóveis de Jordy e Sóstenes.

Segundo as investigações, os dois parlamentares são suspeitos de usar locadoras de veículo de fachada para desviar a cota parlamentar – verba a que cada congressista tem direito para pagar custear o funcionamento de seu gabinetes, incluindo despesas com o aluguel de frota de carros para deslocamento do deputado ou senador.

Nas redes sociais, Jordy disse estar sendo perseguido por Dino e negou qualquer esquema ilegal. “Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

SMURFING

De acordo com o relatório parcial da PF, além das quantias incompatíveis com a renda declarada, o que chamou atenção dos investigadores foi a realização de saques nunca superiores a R$ 9.999,00, indicando a “possível prática de lavagem de dinheiro conhecida por “smurfing”, que consiste em limitar o valor das transações para tentar burlar o monitoramento dos órgãos competentes.

Os maiores montantes suspeitos foram movimentados por Adailton Oliveira dos Santos, assessor especial do PL. Pela conta dele passaram mais de R$ 11,4 milhões entre 2023 e 2024, quantia que “mostra-se incompatível com a capacidade econômica declarada do titular, considerando-se seu vínculo funcional e contexto familiar”, escreveram os investigadores.

Já Itamar de Souza Santana, secretário parlamentar de Jordy, movimentou sozinho R$ 5,9 milhões. Ele também foi alvo de buscas nesta sexta-feira.

Os investigadores afirmaram haver indícios de utilização de cota parlamentar para pagamento de despesas inexistentes ou irregulares. Além disso, foram anexados trechos de conversas no aplicativo WhatsApp que sugerem pagamento “por fora” por parte dos deputados.

Além das buscas contra os deputados e mais três pessoas, com a respectiva quebra de sigilos telefônicos e telemáticos, Dino autorizou a quebra de sigilo bancário dos parlamentares e outras 12 pessoas físicas e uma pessoa jurídica. O ministro mandou ainda que informações de interesse sejam compartilhadas com a Receita Federal. Da Agência Brasil.

Jornalista ilheense morre em Salvador || Foto Rede Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Morreu nesta sexta-feira (19), em Salvador, aos 85 anos, o jornalista ilheense Carlos Elysio de Souza Libório. O jornalista estava internado há uma semana, mas a causa da morte não foi divulgada pela família. O sepultamento está previsto para as 11h de domingo (21), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Nascido em 8 de fevereiro de 1940 e formado em Direito, Carlos Libório mudou-se para Salvador aos 11 anos. Com passagens pelas revistas Placar e Veja, Rádio Cruzeiro e TV Itapoan, ele foi professor na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia. Ficou no cargo por 23 anos. Carlos Libório deixa a esposa, Nely Libório, e os filhos Leonardo e Mariana.

Assembleia está marcada para terça-feira (23), às 15h, na sede do Sinsepi || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi) publicou edital de convocação de assembleia geral extraordinária marcada para a próxima terça-feira (23), às 15h, na sede da entidade, localizada na Rua Carneiro da Rocha, nº 91, no Centro.

Na pauta, os servidores discutem e deliberam sobre a campanha salarial de 2026. O debate inclui reajuste salarial, definição de pisos, benefícios e cláusulas sociais. A assembleia também vai apreciar autorização para a diretoria do sindicato conduzir negociações coletivas e, se necessário, instaurar dissídio coletivo ou greve.

Outro ponto da ordem do dia trata da instituição de contribuição assistencial, negocial ou solidária para custear as atividades sindicais e as negociações coletivas. A proposta alcança toda a categoria, incluindo associados e não associados, e segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema de Repercussão Geral nº 935, conforme o edital de convocação.

Concurso da Universidade vai selecionar 48 professores || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abriu hoje (19) inscrições para concurso público que visa o preenchimento de 48 vagas na carreira de Magistério Superior. As oportunidades são para os campi de Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, contemplando áreas diversas do conhecimento, no cargo de Professor Assistente, nível 1, em regimes de dedicação exclusiva e de 20h.

As remunerações variam conforme titulação e carga horária, podendo chegar a R$ 14.463,85 no regime de dedicação exclusiva com doutorado. Os valores incluem vencimento básico, retribuição por titulação e auxílio-alimentação. O edital também detalha carreiras com remuneração para candidatos com mestrado ou especialização, tanto em 20h quanto em dedicação exclusiva.

O concurso será composto por até quatro etapas, dependendo da área: Prova Escrita, Prova Didática, Prova de Títulos e Prova de Plano de Atuação Profissional. As duas primeiras são eliminatórias e classificatórias; as demais, classificatórias. Todas as provas serão realizadas em um dos três campi da instituição. A Prova Escrita está prevista para 2 de fevereiro de 2026, seguindo até o dia 13 para a conclusão das demais etapas.

As inscrições seguem até 12 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo Portal Público do SIGRH. A taxa é de R$ 250,00 e deve ser paga por Guia de Recolhimento da União até o último dia de inscrição. O período para solicitar isenção vai até 29 de dezembro, conforme critérios previstos em lei para inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea.

O edital reforça a política de cotas prevista na legislação federal. Do total de vagas, 30% serão destinadas a candidatos negros, 3% a candidatos indígenas, 2% a candidatos quilombolas e 10% a pessoas com deficiência. Os processos de heteroidentificação e verificação documental seguirão as normas atualizadas do Ministério da Gestão e Inovação, Ministério dos Povos Indígenas e Fundação Cultural Palmares.

ÁREAS CONTEMPLADAS

Cada área do concurso tem titulação mínima específica, listada no Anexo I do edital. A relação inclui vagas em Artes Visuais, Linguística, Educação, História, Geografia e outras áreas de formação contempladas nos institutos e centros da UFSB. O edital também define regras de impedimento para membros de banca, critérios de julgamento, pesos das avaliações e parâmetros de pontuação em títulos, produção acadêmica e atuação profissional.

O resultado está previsto para 23 de fevereiro de 2026. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da Universidade. As nomeações seguirão a ordem de classificação em cada área e dependerão do cumprimento integral dos requisitos legais, incluindo inspeção de saúde e comprovação de titulação.

Atividade de acolhimento a novos funcionários da Secretaria de Saúde de Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna promove recepção a cerca de 200 novos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). A série de atividades começou ontem (18) e continua hoje (19), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da subsecretária Lânia Peixoto e da coordenadora do departamento, enfermeira Dayse Santos.

“Todo paciente é o amor de alguém. Precisamos sempre lembrar que trabalhar com pessoas exige preparo e também amor ao próximo”, afirmou Lânia Peixoto. Na mesma ocasião, os participantes assistiram a um vídeo sobre a essência do povo brasileiro e suas diferentes etnias, com referência a negros, brancos, indígenas e ciganos.

Dayse Santos apresentou balanço das ações da Atenção Primária ao longo dos últimos anos e ressaltou o Processo de Territorialização da Saúde e a sanção da Lei Municipal de Políticas Públicas de Equidade em Saúde (Lei nº 2.677/2024). “Com esta lei, Itabuna tornou-se o primeiro município da Bahia a incentivar, promover e garantir o acesso e atenção à saúde para diferentes pessoas, respeitando a identidade étnica, social e de gênero”, explicou.

Também reforçou o papel estratégico da APS na organização do sistema. “Temos a responsabilidade de acolher bem pela referência de termos bons médicos, enfermeiros, técnicos, mas também pelo bom funcionamento de toda a Rede, que começa pela Atenção Primária”, completou.

A equipe apresentou panorama da Atenção Primária à Saúde após a territorialização. O levantamento identificou uma população de 192.105 habitantes. Atualmente, o município conta com 53 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 34 Unidades de Saúde da Família.

O evento foi encerrado com uma Oficina de Capacitação, conduzida pelo professor doutor Ricardo Dantas, com foco no fortalecimento do diálogo, do respeito à diversidade e da pluralidade, princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Edital contemplou 15 artesãos, que vão ocupar a Praça José Marcelino || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus divulgou a lista de artesãos credenciados para ocupar a feira de artesanato da Praça José Marcelino, na Avenida 2 de Julho, no Centro. A seleção integra o Chamamento Público da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e foi publicada na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial do Município.

De acordo com o edital, os artesãos habilitados poderão comercializar produtos artesanais no espaço entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 1º de março de 2026, período que abrange o aumento do fluxo de moradores e turistas no município durante o verão e as festas de fim de ano.

Foram selecionados Alessandro de Almeida Pereira; Danniele Vasconcelos de Oliveira; Eliana Oliveira de Macedo Exaltação; Eliecir Maria dos Santos; Irla Magnólia Machado de Paiva; Jorge Alberi Laindorf; Juliana Silva Souza; Liziane Rodrigues Santos; Lorena Freitas dos Reis; Maria Aparecida Fernandes da Silva; Pathiane Santos Silva Fernandes; Rubenira Silva Ramos Santos; Sintia Gorete Santos Gomes Matos; Soane Cristina de Melo Virol; e Valdelice Souza Pereira

Os credenciados foram convocados para uma reunião hoje (19), às 11h, no Teatro Municipal, etapa necessária para orientações sobre o funcionamento da feira. O edital também prevê um cadastro reserva, que poderá ser acionado em caso de desistência ou impedimento de algum selecionado.

A Praça do Cacau, na Cidade Nova, em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que atribui a Ilhéus o título de Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate, resultado de proposição da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Publicada no Diário Oficial da União, a norma já está me vigor.

“O reconhecimento valoriza a importância histórica, econômica e cultural de Ilhéus na construção da cacauicultura brasileira, além de fortalecer o município como destino turístico nacional e internacional”, afirmou a parlamentar, nesta sexta-feira (19), nas redes sociais.

“Ilhéus se destaca pela produção de cacau de qualidade, base para chocolates finos, pelo turismo temático da Rota do Cacau e do Chocolate e pelo investimento em práticas sustentáveis, com produção orgânica e respeito ao meio ambiente”, acrescentou.