Sóstenes Cavalcante é suspeito de desviar dinheiro da cota parlamentar || Foto Lula Marques/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (19), a Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 400 mil em dinheiro em um endereço ligado ao deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Líder do partido de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Sóstenes é um dos alvos da Operação Galho Fraco, que investiga suspeitas de desvio de recursos públicos oriundos da cota parlamentar.

De acordo com investigadores, o montante estava guardado dentro de um saco preto, em um armário, em um imóvel em Brasília associado ao parlamentar. Sóstenes ainda não se pronunciou publicamente sobre a ação policial nem sobre a origem do dinheiro apreendido.

Além do líder do PL, a operação também teve como alvo o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Nas redes sociais, Jordy afirmou ser vítima de perseguição política. Declarou que a empresa citada no inquérito é utilizada por ele desde o início do mandato e negou irregularidades. No ano passado, o parlamentar disputou a eleição para a Prefeitura de Niterói, mas não foi eleito.

LIDERANÇA

Sóstenes Cavalcante assumiu a liderança do PL na Câmara em fevereiro deste ano e se consolidou como um dos principais articuladores da extrema-direita no Congresso Nacional. Pastor evangélico, ele já ocupou cargos de destaque na Casa, como a 2ª vice-presidência da Câmara, além de presidir a Frente Parlamentar Evangélica e integrar comissões estratégicas.

MP-BA aponta irregularidades e recomenda encerramento de contrato da Emasa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou à Empresa Municipal de Águas e Saneamento S.A. (Emasa) de Itabuna que não prorrogue o contrato firmado com a empresa Metro Engenharia e Consultoria Ltda, em razão de irregularidades identificadas como sobrepreço e terceirização indevida de atividade-fim.

Dentre os principais irregularidades identificadas, conforme a promotora de Justiça Rafaella Silva, estão a existência de sobrepreço global, excesso de termos aditivos, falhas no planejamento contratual e a terceirização indevida de atividades consideradas essenciais ao serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que é a atividade-fim da Emasa.

A promotora destaca que o parecer técnico elaborado pela Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP-BA constatou sobrepreço global de R$ 1.362.748,60 ao comparar os valores contratados com os praticados no mercado. A promotora de Justiça detalha que sobrepeço é a irregularidade que ocorre quando o preço global de um contrato ou os preços unitários, constantes de sua composição, encontram-se injustificadamente superiores aos preços praticados no respectivo mercado.

O MP-BA também recomendou que a Emasa não prorrogue ou firme novos aditivos relacionados ao Contrato nº 30/2021; e, em futuras licitações, observe rigorosamente os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 14.133/2021, especialmente no que se refere ao estudo técnico preliminar, à definição adequada do objeto e à elaboração de orçamento estimado com base em preços de mercado.

OUTRO LADO
A Emasa informou que prestou todos os esclarecimentos em tempo hábil e se comprometeu em acatar as recomendações assim de notificada pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Disse que está colaborando com informações e a apresentação de documentos solicitados pelo MP-BA. O contrato com a Metro Engenharia e Consultoria Ltda., vence no próximo mês de maio não cabendo aditivo nem renovação.

Também é prematuro, conforme a Emasa, afirmar que ocorrerá sobrepreço no contrato.  Explicou ainda que o processo licitatório, vencido pela Metro Engenharia e Consultoria Ltda, foi disputado por outras oito empresas, respeitando todos os princípios da Lei n° 13.303/2016.

A Emasa acrescentou que segue à disposição do MP-BA e todos os órgãos de controle para prestar quaisquer informações adicionais, “ressaltando que a empresa se pauta pelo princípio da impessoalidade pelos quais regem a Constituição Federal, garantindo que as ações da empresa sejam orientadas exclusivamente ao interesse público, sem favorecimentos pessoais ou políticos-partidários”.

Eduardo e Ramagem perdem mandatos de deputado || Imagem Agência Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou, nesta quinta-feira (18), a perda de mandato parlamentar dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). Os dois estão nos Estados Unidos, sendo que Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi punido com 16 anos e um mês de prisão por envolvimento na trama golpista e fugiu nos meados de setembro.

O STF já havia determinado a perda do mandato de Alexandre Ramagem, mas os aliados do agora ex-deputado insistiam em manobras para evitar o cumprimento da decisão. A justiça trabalha pela extradição do ex-parlamentar e ex-delegado da Polícia Federal.

Já o ex-deputado Eduardo Bolsonaro perdeu o mandato por ter atingido 59 faltas, superando o limite de ausências permitida na Constituição Federal. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria se mudado para os Estados Unidos com objetivo de obter penalidades para autoridades brasileiras.

Eduardo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por coação ao articular as sanções junto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ex-deputado até conseguiu que o Governo Norte-Americano aplicasse o tarifaço de 50% para produtos brasileiros e puniu o ministro Alexandre Moraes, com Lei Magnitsky. As punições foram retiradas depois de negociação do presidente Lula com Trump.

Policiais são alvos da Operação Exposed, em Jequié || Foto MP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma operação conjunta do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) cumpriu, nesta quinta-feira (18), cinco mandados de busca e apreensão contra quatro policiais militares em Jequié, no sudoeste do estado. Os alvos são integrantes do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e estão sob investigação por suspeita de envolvimento em homicídios no município.

Batizada de Exposed, a operação fez buscas nas residências dos investigados e na sede do 19º BPM. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares, armas de fogo e munições. O material recolhido deve subsidiar o aprofundamento das investigações.

Segundo o MP, a apuração aponta que os policiais investigados teriam participação direta nas mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e Kailan Oliveira de Jesus, ocorridas em maio de 2023. À época, os casos foram registrados oficialmente como mortes decorrentes de suposta resistência armada durante ações policiais.

DESDOBRAMENTO DA ‘CHOQUE DE ORDEM’

As investigações avançaram após a deflagração da operação Choque de Ordem, em dezembro de 2024, quando três policiais militares foram presos preventivamente pelo homicídio de Kailan de Jesus. Eles permanecem custodiados e já foram pronunciados para julgamento pelo Tribunal do Júri. A análise do material apreendido naquela fase revelou novos indícios, que levaram à identificação da participação dos quatro policiais agora alvos da Operação Exposed.

De acordo com o Ministério Público, os elementos reunidos indicam um modus operandi típico de grupo de extermínio, com atuação organizada. As apurações identificaram a existência de um grupo em rede social no qual os policiais planejavam execuções, articulavam o desvio de armas e veículos apreendidos em outras ocorrências e combinavam a divisão de valores entre os integrantes. Ainda conforme a investigação, as mortes de Daniel Silva e Vinicius Azevedo ocorreram no mesmo contexto de ações previamente planejadas pelo grupo.

Doações da CAR contemplam municípios do Litoral Sul || Foto GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) firmou uma série de contratos de doação de máquinas e equipamentos agrícolas para entidades do Território Litoral Sul da Bahia. Os convênios, vinculados ao Processo SEI nº 035.7411.2025.0004371-28, contemplam associações, cooperativas, consórcios e prefeituras, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, assentamentos rurais, comunidades indígenas e quilombolas.

Em Maraú, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região do Baetes recebeu um trator agrícola e um microtrator. A Associação Comunitária Floresta do Sul também ganhou um microtrator. Ainda no município, a Associação dos Moradores e Agricultores do Território Quilombola de Terra Verde e Minério foi contemplada com um trator agrícola. Em Canavieiras, a Associação Fazenda Fé em Deus recebeu um microtrator.

No município de Itacaré, a Associação dos Pequenos Produtores da Região dos Querinos recebeu um tanque de resfriamento de leite com capacidade de mil litros, dois kits forrageiros e quatro microtratores. A Associação dos Produtores Rurais da Região do Cajueiro foi contemplada com uma roçadeira, enquanto a Associação de Desenvolvimento do Quilombo do Fojo recebeu um microtrator.

Já em Ilhéus, a Associação Agrícola do Projeto Assentamento Frei Vantuy recebeu um trator agrícola, e a Associação Agroecológica Demétrio Costa foi contemplada com um microtrator.

Leia Mais

Fundador do TPI, Romualdo Lisboa assumirá cadeira na Academia de Letras de Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) elegeu o diretor teatral, dramaturgo, escritor e gestor cultural Romualdo Lisboa como novo membro da instituição. A escolha reconhece uma trajetória de mais de 30 anos dedicada às artes cênicas, à literatura e à cultura brasileira, com forte vínculo com Ilhéus.

Romualdo vai ocupar a cadeira número 27, que teve como último ocupante o jurista Carlos Valder. O patrono da cadeira é José de Sá Nunes, e o fundador, Heitor Dias. A data da posse será definida pela presidência da Academia e deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.

A eleição ocorreu após indicação dos acadêmicos Rita Santana, Anarleide Menezes, Ramayana Vargens e Pawlo Cidade. O nome de Romualdo foi submetido à votação na segunda-feira (15) e aprovado pela maioria dos membros efetivos, conforme o regimento interno da instituição.

TRAJETÓRIA

Natural de Ibicaraí, Romualdo Lisboa tem 51 anos e construiu em Ilhéus grande parte de sua trajetória artística e intelectual. Recentemente, recebeu o título de cidadão ilheense, por indicação da vereadora Enilda Mendonça (PT).

Fundador do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), em 1995, ao lado de Équio Reis, Romualdo consolidou o grupo como referência nacional. O TPI é reconhecido pela pesquisa estética, pela longevidade e pelo diálogo entre a cultura regional do sul da Bahia e clássicos da literatura. Em 2025, o grupo completou 30 anos de atividades ininterruptas.

Com mais de 20 peças escritas, 14 livros publicados e atuação como diretor em montagens de destaque, Romualdo também contribuiu por décadas com crônicas semanais no Diário de Ilhéus e no Jornal Agora. Além da criação artística, exerceu funções na gestão pública da cultura, como diretor de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado e chefe de Gabinete da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Alcolumbre presidiu votação em benefício de golpistas || Foto Carlos Moura/Agência Senado
Tempo de leitura: 2 minutos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) um projeto que altera regras de cumprimento de pena para condenados por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A proposta reduz punições e pode alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso desde 22 de novembro. A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários. A Câmara dos Deputados já havia aprovado a matéria. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinaliza veto integral ao projeto.

As investigações sobre os ataques às sedes dos Três Poderes apontaram uma articulação para contestar o resultado da eleição de 2022. Relatórios oficiais indicaram planos contra autoridades, entre elas o presidente da República, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

O projeto altera a forma de cálculo das penas para crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de Direito. Hoje, as condenações são somadas. Com a nova regra, passa a valer apenas a pena mais alta, com acréscimo que pode variar de um sexto à metade.

Bolsonaro foi condenado a oito anos e dois meses por golpe de Estado e a seis anos e seis meses por abolição do Estado democrático. A soma levou a uma condenação total de 27 anos e três meses, considerando as penas de outros crimes. Com a mudança, o tempo em regime fechado pode cair para um intervalo estimado entre pouco mais de dois anos e pouco mais de quatro anos, conforme interpretação judicial.

A proposta também antecipa a progressão de regime. O condenado poderá progredir após cumprir um sexto da pena. A regra atual exige o cumprimento de um quarto. O texto mantém a possibilidade de remição por trabalho ou estudo.

Durante a tramitação, senadores apontaram risco de o projeto beneficiar condenados por crimes alheios aos atos de 8 de janeiro. O relator, Esperidião Amin (PP-SC), apresentou ajuste de redação para restringir o alcance da medida.

A Comissão de Constituição e Justiça considerou a mudança apenas técnica, o que dispensou nova análise pela Câmara. No entanto, isso pode dar margem à judicialização do processo legislativo, já que, em regra, alterações feitas pela casa revisora (neste caso, o Senado), ensejam no retorno da matéria à casa de origem.

Cresce o número de crianças que acessam à internet || Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/AB
Tempo de leitura: 3 minutos

O acesso à internet na primeira infância mais que dobrou em menos de uma década no Brasil, passando de 11%, em 2015, para 23%, em 2024. Isso inclui quase metade (44%) dos bebês de até 2 anos e 71% das crianças de 3 a 5 anos. Os dados fazem parte do estudo Proteção à primeira infância entre telas e mídias digitais, publicado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e divulgado nesta quarta-feira (16).

A publicação lembra que a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de telas para menores de 2 anos. Já a orientação para crianças entre 2 e 5 anos é que o tempo seja limitado a até uma hora por dia, sempre com supervisão de um adulto responsável.

DESIGULDADE SOCIAL 

A pesquisa mostra que desigualdades sociais têm impacto direto nos números. Segundo o levantamento, 69% das crianças de famílias de baixa renda são expostas a tempo excessivo de tela.

Quanto menor a renda, maiores as chances de as telas substituírem o convívio e o brincar, elementos considerados essenciais para o desenvolvimento infantil.

Uma das coordenadoras da publicação, a professora associada sênior da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, Maria Beatriz Linhares afirma que “o tempo excessivo de tela na primeira infância, especialmente entre crianças de famílias de baixa renda, revela um contexto de sobrecarga e falta de apoio às famílias”.

“A ciência é clara: sem interação humana, sem brincar e sem presença, as crianças perdem oportunidades essenciais para desenvolver linguagem, vínculos afetivos, regulação emocional e habilidades sociais”, complementa.

Os resultados dialogam com a pesquisa Panorama da Primeira Infância: O que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os primeiros seis anos de vida, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O estudo ouviu 822 cuidadores de crianças de 0 a 6 anos e revelou que 78% das crianças de 0 a 3 anos estão expostas às telas diariamente, apesar de os responsáveis reconhecerem a importância de impor limites.

IMPACTOS NO CÉREBRO
De acordo com o material divulgado nesta terça-feira pelo NCPI, o uso intenso de mídias digitais está associado a alterações na anatomia do cérebro, com possíveis prejuízos ao processamento visual e a funções cognitivas como atenção voluntária, reconhecimento de letras e cognição social.

A professora Maria Thereza Souza, do departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade de São Paulo (USP), diz que a qualidade do conteúdo e o uso passivo e excessivo das telas afetam áreas cerebrais relacionadas à linguagem, à regulação das emoções e ao controle de impulsos.

“A exposição a conteúdos inapropriados, assim como o uso passivo de telas sem linguagem adequada, podem acarretar prejuízos ao desenvolvimento. Até mesmo desenhos animados podem estar associados a problemas de atenção em crianças entre 3 e 6 anos”, diz a professora.

Leia Mais

Safonov pegou quatro pênaltis e deu título ao PSG || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Paris Saint-Germain (PSG) derrotou o Flamengo nos pênaltis e levantou o troféu da Copa Intercontinental 2025, disputada hoje (17) no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Qatar. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os franceses levaram a melhor por 2 a 1 nas penalidades.

O confronto começou equilibrado, com o PSG dominando maior posse de bola e criando as melhores chances nos primeiros 45 minutos. O georgiano Khvicha Kvaratskhelia abriu o placar aos 38 minutos, aproveitando cruzamento rasteiro e saída hesitante de Rossi, goleiro do Flamengo.

No segundo tempo, o Flamengo reagiu e chegou ao empate aos 62 minutos, em cobrança de pênalti convertida por Jorginho. A igualdade persistiu até o fim do tempo regulamentar e também na prorrogação, levando a decisão para as penalidades máximas.

Na disputa de pênaltis, Safonov brilhou. O goleiro russo defendeu quatro cobranças e foi o principal nome da vitória do PSG. O título coroou um ano em que o time conquistou a Liga Francesa e a Liga dos Campeões da Europa.

Maurício Kubrusly estava internado após acidente doméstico || Imagem TV Globo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornalista Maurício Kubrusly recebeu alta hospitalar após internação na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pela assessoria da unidade de saúde. Ele estava internado desde domingo (14), após sofrer uma queda na casa onde mora, em Serra Grande, distrito litorâneo de Uruçuca, no sul da Bahia.

Kubrusly passou por um procedimento para drenagem de um hematoma. Após acompanhamento médico e evolução clínica, o jornalista recebeu alta.

Aos 80 anos, Maurício Kubrusly mora no sul da Bahia desde 2018, quando recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal. Carioca, ele vive com a esposa, Beatriz Goulart, em uma comunidade à beira-mar. Em vídeo divulgado pelo Hospital Calixto Midlej Filho, Beatriz agradeceu à equipe pelo atendimento prestado. Assista.

Jerônimo e Valderico tiveram 1ª reunião institucional nesta quarta (17), em Salvador || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), reuniram-se hoje (17), em Salvador, para entrega de investimentos do estado destinados ao município do sul da Bahia e alinhamento sobre obras e ações em que as duas esferas de governo atuam conjuntamente. A reunião – primeira entre governador e prefeito – também contou com a presença do secretariado estadual.

O estado entregou duas ambulâncias, dois carros administrativos e equipamentos para a saúde de Ilhéus. A segunda etapa da duplicação da BA-001 na cidade, obra do estado parada desde julho de 2024, também foi um dos temas discutidos. Nesta semana, a Secretaria da Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA) avançou no processo licitatório para a escolha da terceira empresa que assumirá a intervenção rodoviária (saiba mais aqui).

Outra obra atrasada no município, a segunda etapa da cobertura do canal do Malhado, tem a Prefeitura como responsável pela execução dos recursos de convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Pendências na prestação de contas deixadas pela gestão municipal anterior, do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD), ainda impedem a retomada dos serviços, segundo o atual governo de Ilhéus.

Estado e município também discutiram a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, coração da economia popular de Ilhéus, além de apoio à educação, à saúde e ao turismo no município. “Quem ganha é a população, de fato. Eu estou à disposição para tratar de todos os assuntos para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa. A gente sai daqui com essas demandas já atendidas. Construir um futuro melhor para o nosso município é o que importa”, disse Valderico.

Jerônimo reafirmou o compromisso do Governo da Bahia com o desenvolvimento da Terra da Gabriela, hoje a maior economia do sul do estado, segundo levantamento do economista e professor Elson Cedro Mira, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

“Nosso projeto é de reestruturação e fortalecimento dos serviços públicos que Ilhéus oferece, que envolve o turismo, a educação, saúde, segurança pública, mobilidade. Saímos daqui com um calendário de trabalho. É uma agenda de interesse do Governo do Estado”, disse o governador.

Vereador Ronaldão entrega liderança do Governo na Câmara de Itabuna || Imagem TV Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

“Pela ordem, senhor presidente”, interveio o vereador Ronaldo Geraldo dos Santos (REP), dirigindo-se ao colega Manoel Porfírio (PT), que havia acabado de abrir a sessão desta terça-feira (16) da Câmara de Itabuna. Na sequência, Ronaldão caminhou até a tribuna e formalizou renúncia à liderança do Governo Augusto Castro no Legislativo.

A decisão, segundo o parlamentar, deve-se à impossibilidade de contribuir, na função, com o trabalho dos pares. “Estou, neste momento, entregando a liderança do Governo nesta Casa, por não poder agregar, não poder avançar e não poder ajudar todos os colegas”.

E continuou: “Quero pedir perdão aos senhores, aos meus eleitores, por não conseguir avançar, não conseguir dar de tudo. Estou estressado, estou até com problema de vista”. Neste momento, apontou para o olho direito, que apresentava vermelhidão. “Quero pedir desculpas a todos, pedir desculpas à minha família. Muito obrigado a todos e até logo”, emendou, antes de deixar o plenário.

Outros parlamentares o acompanharam, e a sessão não teve quórum para continuar, sendo encerrada pelo presidente Manoel Porífirio.

No quarto mandato, Ronaldão é dos vereadores mais experientes de Itabuna. O prefeito Augusto Castro (PSD) ainda não se manifestou sobre a decisão do parlamentar. Assista ao pronunciamento do vereador.

Caminhão desceu ladeira em alta velocidade e bateu em casa na zona rural de Palmeiras || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Um grave acidente envolvendo um caminhão de serviços elétricos provocou a morte de quatro pessoas e deixou outras quatro feridas na zona rural de Palmeiras, município da Chapada Diamantina. O veículo perdeu o controle, invadiu um imóvel e destruiu completamente a estrutura, segundo informações confirmadas pela prefeitura.

A ocorrência foi registrada em uma ladeira do povoado Rio Grande, nesta terça-feira (16). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o caminhão descendo a via em alta velocidade momentos antes da colisão. A suspeita é de que o veículo ficou sem freio. O impacto foi violento e causou danos severos tanto ao imóvel quanto ao veículo.

Três das quatro vítimas que faleceram foram identificadas como Aurora Rodrigues de Sousa, Mila Queiroz Rosa e Jair Santos. O nome da quarta vítima ainda não foi divulgado.

Colisão destruiu imóvel em Palmeiras || Imagens Redes Sociais

O caminhão pertence à empresa Orca Instalações, terceirizada que presta serviços para a Neoenergia Coelba na região. A concessionária confirmou o vínculo contratual e informou que acompanha o caso desde as primeiras horas. A Orca confirmou que duas das vítimas eram colaboradores da empresa. Em comunicado oficial, a terceirizada afirmou que o foco, neste momento, é o atendimento às pessoas afetadas.

Ainda segundo a empresa, o acidente ocorreu durante um deslocamento e as circunstâncias seguem sob apuração. “A Orca está oferecendo todo o suporte necessário ao colaborador e aos seus familiares, bem como aos moradores atingidos, e reafirma seu compromisso de acompanhar o caso de perto, colaborando com as apurações e adotando todas as medidas cabíveis”.

As vítimas feridas foram atendidas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Regional de Seabra. Três permanecem internadas e uma recebeu alta médica. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também atuou no atendimento à ocorrência, prestando apoio no resgate e na segurança do local. As prefeituras de Palmeiras e de Seabra divulgaram notas de pesar.

Fiat Mobi é um dos veículos ofertados pelo município em leilão que segue até sexta (19) || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus já recebe lances para 73 lotes de bens oferecidos em leilão. Com oferta inicial de R$ 2 mil por lote, veículos leves são destaque do certame, a exemplo de Fiat Uno, Palio, Siena, Classic e Mobi. As propostas poderão ser feitas até sexta-feira (19), no site da Hatory Leilões. No mesmo dia, a partir das 9h, interessados vão poder fazer lances presenciais, em sessão na Câmara de Vereadores, localizada na Praça J.J. Seabra, no Centro.

Também fazem parte do leilão ônibus, motocicletas, utilitários, ambulâncias, caminhões, vans e máquinas pesadas, como motoniveladoras (patrol), retroescavadeiras, pá carregadeira e rolo compactador, com lances mínimos que variam de R$ 1 mil a R$ 80 mil, conforme o estado e o tipo do equipamento.

De acordo com o edital, os bens serão vendidos no estado em que se encontram, cabendo aos interessados verificar previamente as condições dos lotes. Alguns itens possuem restrições específicas, como lotes destinados exclusivamente à venda para pessoas jurídicas, conforme normas do Conselho Nacional de Trânsito.

A relação completa dos bens, regras para habilitação, visitação e retirada dos lotes está disponível na plataforma oficial do leilão.

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma cerimônia marcou as comemorações de oito anos de fundação do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, nesta segunda-feira (15), com a participação de funcionários e convidados. O evento reuniu o presidente da Fundação Fabamed, que gerencia o HRCC, e a representante do Governo da Bahia no sul do Estado, Adélia Pinheiro.

O diretor-geral do Costa do Cacau, Júlio Musse, falou da importância dos trabalhadores que constróem o hospital diariamente. “Quero falar da importância do antigo Hospital Geral Luís Viana Filho para a implantação do Costa do Cacau e do Materno-Infantil em Ilhéus. 15 de dezembro é o dia de comemorar a reestruturação e o avanço da saúde pública da região sul da Bahia. Agradeço ao Governo da Bahia, à Sesab e à Fabamed, a todos os presentes. Hoje, essa festa é para nossos colaboradores, o nosso maior patrimônio. Muito obrigado a todos”, expressou.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, destacou o trabalho executado pela unidade. “Temos o reconhecimento, inclusive da secretária Roberta Santana. Temos muitos avanços importantes, como o aumento de 50% no número de cirurgias, entre outras conquistas”.

HISTÓRIA E CONQUISTA

A assessoria especial do Governo da Bahia na região, Adélia Pinheiro, cumprimentou a equipe do hospital e ressaltou a importância da unidade para a região. “Na sua história, o Hospital Regional Costa do Cacau representa o cuidado que o Governo do Estado tem com a região. Conquistamos um avanço imprescindível na complexidade da assistência e na ampliação da oferta de saúde pública para a população”, afirmou.

Para o diretor médico do HRCC, Egídio Feitosa, o Hospital é a realização de um sonho para os moradores de Ilhéus, Itabuna e sul da Bahia. “É gratificante ter o HRCC. Esse é um momento de alegria. Quero cumprimentar a todos. Meus parabéns para vocês, que constroem o melhor para esta unidade todos os dias”, expressou.

Coordenador do Núcleo Regional de Saúde Sul, Danilo Amorim lembrou do momento de procura para a instalação do HRCC. “Conseguimos o Costa do Cacau e o Materno-Infantil, e outros hospitais regionais estão vindo. É fundamental reconhecer a importância deste hospital, que atende mais de 90 municípios, porta aberta”, reconheceu.

PRESENÇAS

No evento, também foram registradas as presenças dos vereadores Adilson José e Enilda Mendonça, do ex-vice-prefeito de Ilhéus José Nazal, da secretária Municipal de Saúde de Ilhéus, Sonilda Melo, do cacique Gildo Amaral, membro do Conselho Estadual de Saúde, e de Jacks Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus.

Após a cerimônia de abertura, ocorreu um encontro ecumênico com o pastor Osvaldo dos Anjos e a Ialorixá Alba Cristina. Posteriormente, os diretores do HRCC, Júlio Musse, Egídio Feitosa e Vinicios Gomes, receberam um reconhecimento especial por parte dos funcionários no final da manhã.