Chamamento público vai contemplar 15 artesãos da cidade || Foto Sucom
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

A Prefeitura de Ilhéus abriu credenciamento de artesãos interessados em ocupar barracas na Praça José Marcelino, localizada na Avenida 2 de Julho, em frente ao Bataclan, durante o período de alta estação turística. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e tem como objetivo fortalecer a economia criativa e ampliar as oportunidades de geração de renda no verão, quando o fluxo de visitantes cresce de forma significativa na cidade.

De acordo com o edital, o credenciamento é voltado exclusivamente a artesãos residentes em Ilhéus, que produzam peças de forma manual e autoral. A comercialização ficará restrita a produtos artesanais, sendo vedada a revenda de mercadorias industrializadas ou de origem diversa. O uso das barracas está previsto para o período de 22 de dezembro de 2025 a 1º de março de 2026, abrangendo toda a temporada de verão e o pico do turismo na cidade.

Ao todo, serão disponibilizadas 15 barracas, cujo posicionamento será definido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico conforme o tipo de produto comercializado. As estruturas serão fornecidas pela Secretaria de Cultura e não poderão sofrer modificações. Entre as exigências, está a presença obrigatória do artesão durante todo o período autorizado, além da responsabilidade pela manutenção e limpeza do espaço. O horário e os dias de funcionamento serão ajustados em comum acordo com os selecionados.

Para participar do chamamento, os interessados devem apresentar documentação básica, como CPF, documento de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência atualizado no município, declaração de artesão e imagens dos produtos que pretendem comercializar. A Carteira Nacional de Artesão não é obrigatória, mas será considerada um diferencial no processo de seleção. A entrega dos documentos ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 14h, no Setor de Protocolo, localizado no prédio anexo de secretarias, na Rua Santos Dumont, ao lado do Palácio Paranaguá.

O edital também estabelece penalidades em caso de descumprimento das regras, como recolhimento da barraca, apreensão dos produtos e impedimento de participação em eventos promovidos pela Prefeitura por até 12 meses. Os casos omissos serão analisados por uma comissão formada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Cultura.

Segunda etapa da duplicação da rodovia está parada desde julho de 2024 || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) convocou os licitantes classificados na Concorrência Eletrônica nº 021/2024 para retomada da sessão pública que trata da contratação do remanescente da segunda etapa da duplicação da BA-001 na zona sul de Ilhéus. A medida ocorre após a rescisão do contrato com a DX Construtora.

A nova sessão está marcada para segunda-feira (15), às 9h30min, de forma eletrônica, por meio da plataforma do Banco do Brasil. De acordo com o aviso, os licitantes remanescentes serão chamados, conforme a ordem de classificação, para negociação de preços, com a possibilidade de contratação mesmo acima do valor inicialmente adjudicado.

A primeira etapa da duplicação da BA-001, entregue em maio de 2021 pelo Governo do Estado, vai da cabeceira da pista do Aeroporto Jorge Amado até a Cabana Guarany. Daquele ponto, a segunda etapa avançará por 3,5 quilômetros, até as imediações do Condomínio Brisa do Mar.

A primeira empresa contratada para o serviço, Grupo Ideal, abandonou o canteiro de obras em julho de 2024. Já a DX Construtora assinou contrato em novembro do ano passado, mas desistiu da empreitada.

Kit Natal será entregue a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus deu início, neste sábado (13), à entrega dos vouchers do Programa Esperança na Mesa – Kit Natalino, formado por alimentos típicos dessa época do ano. Hoje e amanhã (14), os tíquetes são distribuídos nos distritos. Já na segunda-feira (15) e terça (16), será a vez dos bairros, com a distribuição concentrada nas unidades do Cras, das 8h às 16h.

Para receber o voucher, é necessário estar inscrito no CadÚnico, apresentar documento oficial com foto que conste o CPF e possuir renda per capita de até R$ 218,00. A data e informações necessárias para retirada do kit serão comunicadas durante a entrega dos vouchers. Confira as localidades atendidas por cada Cras:

CRAS NORTE – Av. Raimundo Sá Barreto, 539, Jardim Savóia

Basílio, São Miguel, Malhado, São Domingos, Iguape, Conquista, Barra, Centro, Rombudo, Cascalheira, Savóia, Av. Ubaitaba, parte alta Princesa Isabel, Av. Esperança, Tapera, Vila Freitas, CSU, Sete, Itacanoeira, Rua do Cano, Rua da Horta, Alto do Coqueiro, Alto da Soledade, Alto da Esperança, Alto do Seringal e Alto da Legião.

CRAS VILELA – Av. Governador Paulo Souto, 625, Teotônio Vilela

Vila Nazaré, Floresta Bambuzal e Manguezal, Av. Luiz Gama, parte da Av. Princesa Isabel, parte da Av. Esperança e Residencial Vilela.

CRAS NOSSA SENHORA DA VITÓRIA – Rod. Ilhéus–Buerarema, km 1

Sapetinga, Pontal, Nova Brasília, Proa, Nelson Costa, Mambape, Jardim Atlântico, São Francisco, Ceplus, Barreira, Hernani Sá/Urbis, Nossa Sra. da Vitória, Ilhéus II, Sol e Mar e Cururupe.

CRAS SALOBRINHO – Rua São José, 1, Salobrinho

Apaut, Salobrinho, Residencial Salobrinho, Frei Vantuir e Porto Seco.

CRAS OESTE – Rua Duque de Caxias, 154, Banco da Vitória

Residencial Rio Cachoeira, Morada do Porto, Amola Chifre, Vila Cachoeira e Banco da Vitória.

CRAS OLIVENÇA – Praça Cláudio Magalhães, nº 8, Olivença

Urupitanga, Pixixica, Campo São Pedro, Gravatá, Mamão, Lagoa do Mabaço, Santana, Serra do Serrote, Serra das Tempres, Serra do Padeiro, Maruim, Jairy e Siriyba.

A data e informações necessárias para retirada do kit serão comunicadas durante a entrega dos vouchers.

Cantor e compositor Pedro Pondé confirmado no Ita Rock || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cantor e compositor Pedro Pondé vai se apresentar o festival Ita Rock, no próximo dia 20, a partir das 17h, na Praça Otávio Mangabeira (Praça Camacã), em Itabuna. Aberto ao público, o evento também terá shows de Rafael Pin, Clara Sena e Crys Montenegro e banda Natasha.

Promovido pela MK Produções, o festival tem patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, e da Bahiagás. Também conta com o apoio da deputada federal Alice Portugal e do vereador Paulinho do Banco, ambos do PCdoB.

Tabletes da droga eram transportados dentro de mala em um carro de aplicativo || Foto 15º BPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar apreendeu cerca de 26 quilos de haxixe na manhã desta sexta-feira (12), em Itabuna, após abordar um homem que transportava a droga em uma mala. A ação ocorreu na região entre a Avenida Amélia Amado e a Avenida Juracy Magalhães, depois que equipes receberam informações de que o entorpecente teria saído de Ilhéus e seguiria para o Rio de Janeiro em um carro de aplicativo.

Uma denúncia alertou a Polícia sobre a movimentação suspeita. A partir daí, a guarnição passou a acompanhar o deslocamento do veículo até um ponto considerado seguro para abordagem. Durante a revista, os policiais encontraram a mala carregada com o haxixe, droga de alto valor comercial, que é uma espécie de extrato das flores da maconha. A depender da qualidade da extração, um quilo pode valer R$ 60 mil.

O suspeito foi preso em flagrante e conduzido ao plantão da Polícia Civil, onde permanece à disposição das autoridades. Ele optou por ficar em silêncio e não informou a origem nem o destino exato da carga. O material apreendido será apresentado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações sobre o caso.

Com essa apreensão, a Polícia Militar informou que já soma aproximadamente uma tonelada e 40 quilos de drogas retiradas de circulação ao longo do ano em Itabuna, além de 99 armas confiscadas até o momento.

Ceia Solidária tem participação de 100 famílias atendidas pela IBT || Foto Arquivo/2024
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cem famílias participarão, na noite desta sexta-feira (12), a partir das 19h, da Ceia Solidária promovida pelo Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis (IBT) para celebrar o Natal e a comunhão. São pessoas beneficiadas pelo Mercado Solidário, projeto que destina, gratuitamente, alimentos e material de limpeza e higiene às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Todo o trabalho é desenvolvido por voluntários, tendo como coordenadora Marley Mota. Foi formada uma equipe para a preparação dos alimentos e também uma de garçons para servir às famílias, na quadra do Colégio Batista, vizinho à IBT.

Haverá, ainda, culto, apresentações musicais, presentes para as crianças, panetone para as famílias e sorteio de diversos iten, segundo a organização. A Associação Beneficente e Cultura (ABCT), entidade jurídica e braço social da Igreja, dá o suporte para a ceia.

AÇÃO TRANSFORMADORA

A Ceia Solidária é promovida com recursos da Live Solidária, promovida anualmente pela IBT. “Nosso objetivo é desenvolver ações concretas na vida das pessoas. Queremos mais uma vez proporcionar uma ceia digna para quem não pode realizar. Nesse dia teremos além da ceia e presentes, ação transformadora do Espírito Santo”, afirma o pastor da Batista Teosópolis, Geraldo Meireles.

Cargos oferecem remuneração inicial de R$ 3.835 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus é uma das cidades com vagas abertas no novo processo seletivo da Marinha do Brasil para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de Praças Temporários. As oportunidades fazem parte de um edital que contempla nove Distritos Navais em todo o país e, na Bahia, também alcançam Salvador, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro.

A Bahia, junto com Sergipe, integra o 2º Distrito Naval, que conta com 61 das 794 vagas oferecidas nacionalmente. A seleção abrange postos de Marinheiro Especializado, para candidatos com ensino fundamental, e Cabo, voltado a quem possui nível médio técnico.

As chances estão distribuídas pelas áreas de Saúde, Apoio, Administração e Industrial. Os aprovados terão direito ao Curso de Formação Inicial Continuada (C-FIC) — capacitação de curta duração voltada para uma atribuição técnica específica — além de benefícios como assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. A remuneração inicial pode chegar a R$ 3.835.

As inscrições seguem abertas até 27 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, no site da Marinha do Brasil. A taxa é de R$ 70, com possibilidade de isenção para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) entre 12 e 14 de janeiro.

Taxa para visitar Morro de São Paulo é reajustada || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Cairu, no baixo-sul da Bahia, deixou o passeio do turista por Morro de São Paulo ainda mais salgado. A Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), cobrada de quem visita um dos principais destinos no estado, terá aumento de R$ 20. Passará de R$ 50 para R$ 70, a partir do próximo dia 20 deste mês, conforme decreto municipal.

O aumento no valor da taxa de turismo foi autorizado pela Câmara de Vereadores de Cairu, que aprovou projeto do Executivo Municipal. Mas o turista não terá nem tempo de se recuperar do susto, pois enfrentará um novo reajuste no início do segundo semestre do próximo ano. A tarifa para acessar Morro de São Paulo subirá para R$ 90, a partir do dia 1º de julho.

A sede para arrecadar mais com o turista não para por aí. A Prefeitura de Cairu passará a cobrar também para quem quiser acessar a Ilha de Boipeba. A partir de julho o visitante pagará taxa de R$ 50. O município alega que a cobrança das taxas é por causa dos impactos decorrentes da atividade turística sobre a oferta e a capacidade operacional dos serviços públicos.

A Prefeitura alega ainda que os novos valores deveriam ser superiores a R$ 100,00 para poder cobrir as despesas na totalidade, mas optou por um “aumento menor” devido à preservação da competitividade turística. Com o reajuste na tarifa, uma família com quatro pessoas terá de desembolsar R$ 280 para entrar em Morro de São Paulo.

Ponte sobre o Jequitinhonha será liberada até segunda-feira (15) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que até segunda-feira (15) a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, no km 661,72 da BR-101, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia, será liberada para o tráfego de veículos pesados. ” Apenas os caminhões carreta, de grande distância, que têm facilidade de se deslocar para a BR-116 não vão passar na ponte neste momento”, destacou o ministro.

A liberação da ponte para veículos pesados possibilitará, por exemplo, a retomada regular das linhas de ônibus neste final de ano, quando Porto Seguro recebe um grande número de turistas, muitos utilizando o transporte terrestre. Há muitos moradores de municípios do sul, baixo sul e Salvador que se deslocam de ônibus para a Costa do Descobrimento, principalmente para a virada de ano.

A liberação de 100% do tráfego por uma das principais vias de acesso ao extremo-sul do estado ocorrerá depois da conclusão de obras emergenciais para reforçar a estrutura da ponte. “(A liberação) vai melhorar o fluxo de veículos na região. “Vamos liberar 100% da ponte, inclusive para caminhões, até o dia 15 de dezembro. Isso vai ser muito importante no extremo-sul baiano”…

NOVA PONTE

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha foi interditada em maio para inspeções e ensaios que identificaram a necessidade tanto de restringir o tráfego quanto de iniciar a construção de uma nova travessia. A ponte está operando em sistema de Pare e Siga, com velocidade máxima de 40 km/h. Com isso, foi autorizada apenas a passagem de motocicletas, carros de passeio, vans de passageiros e veículos de serviço emergencial, como ambulâncias e viaturas policiais.

A nova ponte, em construção ao lado da atual, terá cerca de 510 metros de extensão, faixas duplicadas e capacidade ampliada. As obras de fundação já estão em andamento, com entrega prevista para 2026, conforme o Ministério dos Transportes. O investimento do Governo Federal é de R$ 104,7 milhões. Os trabalhos têm prazo contratual de execução de um ano a partir da emissão da decretação da emergência.

Unidade da DPU funcionará no SAC, no Centro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defensoria Pública da União (DPU) vai inaugurar posto de atendimento gratuito em Ilhéus, no sul da Bahia, no próximo dia 17 de dezembro, quarta-feira, às 9h. A unidade funcionará no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado na rua Eustáquio Bastos, nº 308, Centro, de segunda à sexta-feira, das 7h às 15h30min.

A iniciativa faz parte do Plano de Interiorização da DPU, que visa ampliar a cobertura e atendimento da instituição nas subseções da Justiça Federal pelo país, prestando assistência jurídica aos cidadãos em vulnerabilidade social, que não possuem condições de pagar um advogado e tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

Em Ilhéus, a parceria da DPU foi feita com o Governo do Estado, que cedeu espaço no SAC, equipamento estadual que integra diversos serviços públicos. Entre os dias 17 e 19 de dezembro, um defensor público federal estará na cidade para prestar assistência jurídica diretamente aos moradores.

Poderão ser atendidas pessoas residentes na área da Subseção da Justiça Federal em Ilhéus (veja lista de cidades abaixo) e com demandas que envolvam a União e seus órgãos, autarquias, empresas públicas ou fundações públicas federais.

Entre os principais áreas de atuação estão os pedidos de assistência jurídica relacionados aos benefícios assistenciais ou previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio -doença), aposentadorias, pensão por morte e BPC-Loas; questões ligadas a programas habitacionais ou educacionais da Caixa Econômica Federal (CEF), como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES); demandas relacionadas à negativa ou demora na entrega de medicamentos e tratamentos de saúde de alto custo, entre outras.

CIDADES E ATENDIMENTO

Além de Ilhéus, a Subseção da Justiça Federal abrange Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una e Uruçuca.

Os interessados devem comparecer ao local com documentos pessoais (carteira de identidade e CPF), comprovante de endereço atualizado e documentos relativos ao caso que deseja solucionar, como a carta de negativa do INSS, relatórios e laudos médicos, entre outros que comprovem o direito.

Caso não possam se deslocar, o atendimento poderá ser feito por via remota, enviando a documentação para o Núcleo de Interiorização pelo e-mail regional.bahia@dpu.def.br ou pelo WhatsApp (73) 98139-5782 (apenas áudio e texto).

Sambista Diogo Nogueira faz show aberto ao público em Itacaré || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré anunciou a programação completa do Festival de Samba 2025, que vai movimentar a orla da cidade nas noites de 19 e 20 de dezembro. A definição da ordem dos shows confirma Diogo Nogueira como atração principal da segunda noite.

O Festival reúne nomes nacionais e artistas reconhecidos na cena regional. Na sexta-feira (19), o palco será de Tiee, Zalela e Samba Partido Livre. Já no sábado (20), apresentam-se Diogo Nogueira, Ronara Criola e Marcelinho do Samba.

Organizado pela Prefeitura, o evento conta com apoio do Governo da Bahia e do Ministério do Turismo.

Deputados estaduais concluíram pauta de votação na madrugada desta quinta (11) || Foto Alba
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) autorizou dois empréstimos solicitados pelo Executivo, que juntos totalizam R$ 2,3 bilhões. As votações ocorreram sob obstrução da oposição, entre a noite de ontem (10) e a madrugada desta quinta-feira (11), mas foram aprovadas pela maioria governista.

O primeiro empréstimo, de R$ 2 bilhões, será contratado via Banco do Brasil e voltado para investimentos previstos no Plano Plurianual 2024-2027 e nos orçamentos anuais, especialmente em mobilidade urbana e interurbana, infraestrutura hídrica e viária, áreas urbanas e edificações públicas. O segundo, de R$ 300 milhões, será firmado com a Caixa Econômica Federal e destinado a contrapartidas de financiamentos e ações nas áreas de mobilidade, saúde, educação e infraestrutura.

Além dos empréstimos, os deputados aprovaram mudanças no Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol), a adesão da Bahia ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), três pedidos de urgência, dois de prioridade e projetos de utilidade pública.

A adesão ao Propag, conforme a Mesa Diretora da Assembleia, tem como objetivo reorganizar obrigações financeiras do estado, permitindo que parte dos recursos normalmente usados para o pagamento de encargos seja direcionada a investimentos considerados prioritários, como a expansão da educação profissional técnica por meio do programa federal Juros por Educação.

INDICAÇÃO DE OTTO FILHO AO TCE

A sessão foi conduzida pela presidente Ivana Bastos (PSD), que manteve os trâmites regimentais apesar das tentativas de interrupção. Antes de encerrar os trabalhos, por volta das 4h, Ivana anunciou que novas votações serão feitas na próxima terça-feira (17), incluindo a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Osvaldo Mil na pele do personagem Marçal, no remake de "Renascer" || Imagem TV Globo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, recebe, nesta sexta-feira (12), às 20h, o espetáculo Musicausos, do ator Osvaldo Mil. Os ingressos custam R$ 70, com meia a R$ 35, e podem ser adquiridos antecipadamente ou na bilheteria, que abre duas horas antes da apresentação.

Sucesso no remake da novela Renascer, da TV Globo, interpretando o personagem Marçal, o ator construiu o espetáculo com música, teatro e referências à própria trajetória artística e ao período de intensa atividade cultural vivido em Itabuna nos anos 80, quando deu os primeiros passados na carreira. A proposta, segundo ele, é promover um reencontro afetivo com o público, especialmente com quem acompanhou essa fase da cena grapiúna.

Osvaldo também inclui no repertório elementos de sua atuação no rádio e relembra papéis que marcaram sua passagem pela televisão brasileira, como trabalhos em produções exibidas em horário nobre. A montagem costura essas vivências com reflexões sobre o ofício, apontando a relação simbólica entre ator, personagem e plateia como o ponto central da dramaturgia.

Importação de cacau foi tema de plenária da Associação Comercial da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Associação Comercial da Bahia (ACB) encerrou o calendário anual com a 4ª Sessão da Reunião da Diretoria Plenária, que debate os impactos da Instrução Normativa 125 (IN125) sobre a cadeia produtiva do cacau. A relevância da pauta levou o secretário estadual de Agricultura, Pablo Barroso, a acompanhar a discussão.

A IN125, publicada em 2021 pelo Ministério da Agricultura, flexibilizou regras fitossanitárias para a importação de amêndoas de cacau de países africanos, especialmente da Costa do Marfim. A norma retirou exigências consideradas essenciais pelos produtores brasileiros — entre elas o tratamento obrigatório com brometo de metila, usado para impedir a entrada de pragas quarentenárias ausentes no Brasil.

Entidades do setor afirmam que essa mudança abriu espaço para uma importação mais agressiva e com risco potencial à segurança fitossanitária, além de aumentar a pressão competitiva sobre a cacauicultura nacional, já fragilizada pela falta de previsibilidade de safra e por custos de produção mais elevados.

A presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), Vanuza Barroso, apresentou diagnóstico do setor e fez alerta sobre os riscos que a IN125 representa para os produtores brasileiros, sobretudo os baianos. “Moro em Minas Gerais, mas sou baiana. Vivi em Itabuna e acompanhei de perto o período da vassoura de bruxa. Este é um setor extremamente importante e não tem, ainda, políticas públicas. Não temos previsão de safras e ainda contamos com uma importação predatória”, disse, durante a sessão da última terça (9), em Salvador.

O debate foi proposto pelo empresário Ademar Lemos Júnior, associado da ACB há dois anos. Ele ressaltou a desigualdade de força entre produtores e grandes indústrias. “Acompanhei de perto a luta dos produtores, que não têm a mesma força da indústria, e vejo como determinadas práticas acabam prejudicando quem produz e não tem como reagir. Esse problema não atinge apenas a Bahia, envolve o Pará, Espírito Santo, Rondônia e outros estados.”

Ao conduzir a plenária, a presidente da ACB, Isabela Suarez, reforçou o papel estratégico da instituição na mediação de temas que impactam o desenvolvimento econômico do estado. “A discussão sobre o cacau ultrapassa o interesse setorial. Diz respeito à economia da Bahia, ao futuro dos nossos produtores de cacau e à preservação de um patrimônio que marca nossa identidade”.

Pasta municipal executa terraplanagem de área que receberá estacionamento || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus iniciou a preparação de terreno na Avenida Soares Lopes para construir um novo estacionamento ao lado da Catedral de São Sebastião. A terraplanagem, a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos, está em andamento e faz parte das ações para melhorar a mobilidade na região central da cidade.

O espaço deve ajudar a suprir a falta de vagas na região, sobretudo nos horários de maior movimento, segundo a Prefeitura. A gestão municipal afirma que o novo estacionamento também deve reorganizar o fluxo de veículos e garantir mais segurança e fluidez no trânsito da Soares Lopes.

A construção de novos estacionamentos na Avenida Soares Lopes chegou a ser anunciada pela gestão anterior, do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD), como contrapartida do município às obras viárias do Governo do Estado, a exemplo da Ponte Lomanto Júnior e suas vias de acesso, inauguradas em 2020. No entanto, o governo passado não executou os serviços.