TRT-BA mantém condenação a empresa por funcionário ser chamado de burro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Um auxiliar de limpeza de uma empresa terceirizada da C&A Modas, em Itabuna, receberá R$ 2 mil de indenização por assédio moral. Ele era chamado repetidamente de “burro” e “doido” por sua superiora da empresa, conforme denúncia acatada pela 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), que manteve a condenação imposta em primeiro grau.

Para os desembargadores, a conduta ultrapassou os limites do poder do empregador e expôs o trabalhador a situações humilhantes no ambiente de trabalho, violando sua dignidade. O funcionário ofendido era contratado da empresa K. M. Serviços Gerais, responsável pela limpeza das lojas da C&A no município do sul da Bahia.

A empresa K. M. Serviços Gerais recorreu da decisão alegando falta de provas e afirmando que não houve repetição das ofensas. No entanto, ao analisar o caso, a 5ª Turma do TRT-BA entendeu de forma diferente. Na avaliação dos desembargadores, os depoimentos das testemunhas foram claros ao confirmar que a supervisora impunha tarefas excessivas e fazia críticas públicas frequentes, chegando a chamar o empregado de “burro” e “doido” na frente de outros funcionários.

Os relatos também reforçaram a versão do trabalhador, que afirmou ter sido humilhado por meses, inclusive com gestos intimidatórios, como ser pressionado com o dedo no rosto.

Para o relator do caso, desembargador Marcelo Rodrigues Prata, as provas demonstraram que a conduta não foi isolada, mas repetida ao longo do tempo, o que caracterizou assédio moral no ambiente de trabalho. “O tratamento humilhante demonstra ofensa à dignidade do empregado e cria um ambiente de trabalho degradante”, afirmou o relator do caso.

O Ministério Público do Trabalho também opinou pela manutenção da condenação, afirmando que as condutas ficaram comprovadas e violaram a integridade psíquica do empregado. A decisão de 1º Grau foi da juíza Telma Alves Souto, da 4ª Vara do Trabalho de Itabuna.

Natal Criança Feliz movimenta bairro da Conquista no próximo sábado (20), às 10h || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Grupo Cultural Dilazenze, em parceria com o Coletivo Evangelho no Lar e o projeto MaisQueBoxe, promove o Natal Criança Feliz, no próximo sábado (20), a partir das 10h, no espaço cultural em frente ao Terreiro Matamba Tombenci Neto, localizado na Avenida Brasil, 584, na Conquista, em Ilhéus.

Aberta ao público, a iniciativa busca proporcionar um Natal mais acolhedor, estimulando valores como solidariedade, fraternidade e convivência comunitária entre crianças, jovens e adolescentes. “Planejamos a ação para fortalecer o espírito natalino por meio de atividades lúdicas e culturais”, afirma mestre Ney Rodrigues, músico e fundador do Dila, santuário da cultura afro-brasileira no sul da Bahia.

Durante o evento, as crianças vão receber presentes e lanches gratuitos, além de participar de brincadeiras, atividades recreativas e apresentações artísticas. O Espaço Cultural Dilazenze também contará com brinquedos disponíveis ao longo da programação.

O projeto tem apoio de amigos e parceiros das instituições organizadoras, além da Rede Matamba Tombenci, Vinho Novo Cerimonial e Eventos e Delícias da Odaradin.

Empresa alega que julgamento do Supremo não diz respeito a serviços em Ilhéus || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contestou a notícia de que decisão recente do Supremo Tribunal Federal teria determinado o cumprimento de lei municipal que reduz a tarifa de esgoto de Ilhéus de 80% para 40% do valor da conta de água. A estatal afirmou, em nota, que não foi notificada de qualquer julgado do STF sobre o preço do serviço no município do sul da Bahia.

A ação que trata do tema, segundo a Embasa, tramita na 1ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais de Ilhéus, razão pela qual o STF não teria motivo para se manifestar sobre o processo neste momento. Também alegou que, por determinação da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, qualquer eventual ordem da Justiça só poderá ser cumprida após o encerramento do caso.

Sobre processo referente a Feira de Santana, este sim em apreciação no Supremo, a empresa afirmou que a decisão do STF tratou apenas da legitimidade de uma associação para questionar a aplicação de lei municipal, sem analisar o mérito da norma, considerada inconstitucional pela companhia baiana.

A Embasa argumentou ainda que a tarifa de esgoto é definida com base nos custos do serviço e que uma redução no percentual comprometeria a prestação e a ampliação do sistema, com impactos negativos na saúde pública, na qualidade de vida e no desenvolvimento das cidades atendidas.

Rede de Supermercados Itão abre vagas de emprego em Itabuna e Ilhéus || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

Principal rede de supermercados do sul da Bahia, o Itão abriu processo seletivo para contratação de profissionais em várias áreas. Foram abertas vagas para balconista, conferente de depósito e empacotador part-time.

Os interessados devem enviar currículo para o email curriculo.rh@itao.com.br até o próximo dia 22 de dezembro. No campo de assunto do email, colocar a vaga pretendida. As oportunidades são para lojas do Itão em Ilhéus e em Itabuna.

Robson Junior foi executado no bairro São Judas Tadeu, nesta terça (16) || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem foi cercado por homens armados, na Rua Espanha, no bairro São Judas, em Itabuna, e executado a tiros, por volta das 11h desta terça-feira (16). De acordo com testemunhas, os criminosos chegaram em duas motocicletas e começaram a atirar contra a vítima, identificada como Robson Thadeu Moreira Júnior, de 30 anos, que não teve tempo de reação.

Foram registrados cerca de 20 disparos contra o veículo onde estava Robson Júnior. Morador do Jardim Italamar, o jovem estaria trabalhando como motorista de transporte por aplicativo há alguns meses. Técnicos do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) fizeram a remoção do corpo, além do veículo, um Volkswagen Polo cinza.

Robson, conforme a madrasta, estava trabalhando há cerca de um ano com transporte por aplicativo. Em entrevista ao Balanço Geral (Record Itabuna), ela informou que os criminosos levaram o celular pessoal do jovem, mas deixaram no carro o telefone de trabalho e o dinheiro das corridas.

Itabuna está entre municípios sul-baianos contemplados por recursos federais || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

Municípios do sul da Bahia vão receber mais de R$ 35 milhões em recursos federais para obras de drenagem urbana, contenção de encostas e infraestrutura turística. Os investimentos constam em extratos de contratos e termos de compromisso publicados pelo Governo Lula no Diário Oficial da União desta terça-feira (16). O dinheiro será destinado a investimentos em Itabuna, Ibicaraí, Itaju do Colônia e Ilhéus, com intermediação da Caixa Econômica Federal.

Itabuna garantiu o maior volume de recursos. O município firmou o Termo de Compromisso nº 985389/2025 para executar obras de infraestrutura e macrodrenagem em diversos canais urbanos. O contrato prevê R$ 31.824.000, dentro do Programa Gestão de Riscos e Respostas a Desastres. Desse total, a União repassará R$ 29.640.000 em exercícios futuros, além de R$ 1.560.000 ainda em 2025. A Prefeitura participa com R$ 624.000 de contrapartida. A vigência do termo vai até 30 de setembro de 2030.

A Prefeitura de Ibicaraí assinou o Termo de Compromisso nº 972140/2024 para elaborar projetos de microdrenagem e macrodrenagem na sede do município. O investimento total chega a R$ 101.691,85, dentro do Programa Saneamento Básico. A União vai aportar R$ 100.475,37, enquanto o município entra com R$ 1.006,85 de contrapartida. O prazo de vigência segue até 30 de setembro de 2028.

Itaju do Colônia firmou o Contrato de Repasse nº 985770/2025 para construir infraestrutura no Parque Natural Balneário do Colônia. O investimento soma R$ 1.462.786, com recursos do Ministério do Turismo, por meio do programa Turismo, Esse é o Destino. A contrapartida municipal é de R$ 1.786, e o contrato segue até 30 de setembro de 2028.

Já em Ilhéus, o Termo de Compromisso nº 986682/2025 assegura R$ 1.449.653 para obras de estabilização e contenção de encostas, também no Programa Gestão de Riscos e Respostas a Desastres, com vigência até 30 de setembro de 2028.

Novas tarifas entram em vigor na próxima sexta-feira (19) || Foto Socicam
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) aprovou o reajuste linear de 4,68% em todas as tarifas cobradas pela utilização do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. A decisão consta na Resolução Agerba nº 43/2025, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (16). Os novos preços entram em vigor na próxima sexta-feira (19).

O reajuste abrange a tarifa de embarque doméstico, fixada em R$ 47,70, e a tarifa de embarque internacional, que passa para R$ 84,45. Também foi reajustada a tarifa de conexão, com valor de R$ 14,58, aplicada tanto para voos domésticos quanto internacionais.

A resolução também atualiza as tarifas aplicadas às operações de aeronaves, abrangendo a tarifa de pouso doméstico, no valor de R$ 14,93, e a tarifa de pouso internacional, fixada em R$ 39,83. Foram reajustadas ainda as tarifas unificadas de embarque e pouso, cobradas conforme o tipo de operação, peso da aeronave e natureza do voo, em rotas domésticas e internacionais.

A Agerba aprovou novos valores para a tarifa de permanência em pátio de manobra e para a tarifa de permanência em área de estadia, com cobrança por hora e por tonelada. Os valores variam conforme o tipo de voo e o local de permanência da aeronave dentro do aeroporto, para operações domésticas e internacionais.

Curso será ministrado por Zé Drone, no próximo dia 3 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus recebe, no dia 3 de janeiro, a primeira turma do ano do Curso de Pilotagem de Drones de Zé Drone em 2026. A capacitação é voltada para a formação de novos pilotos interessados em atuar de forma segura e profissional em um mercado que cresce nas áreas de audiovisual e inspeções técnicas.

Com carga horária de 8h, o curso começa às 9h e é direcionado a iniciantes. O local será informado no ato de matrícula. A proposta é apresentar desde os fundamentos da pilotagem até técnicas profissionais de voo, preparando os alunos para o uso adequado dos equipamentos em diferentes contextos de trabalho.

Além do aspecto técnico, a formação também se apresenta como alternativa de geração de renda. O uso profissional de drones tem sido cada vez mais demandado em serviços como produção de fotos e vídeos, cobertura de eventos, inspeções, mapeamentos e monitoramentos, ampliando as possibilidades de atuação no mercado.

Segundo o instrutor, não é necessário que o participante possua drone, já que os equipamentos serão disponibilizados durante as aulas. Ao final da capacitação, os alunos recebem certificado de conclusão. As vagas são limitadas, e o investimento é de R$ 800. Informações e inscrições estão disponíveis pelo WhatsApp (73) 98885-8216 ou no Instagram @zedroneoficial.

PRÓXIMAS TURMAS

As próximas edições do curso serão nos dias 10 de janeiro, em Teixeira de Freitas; 24 de janeiro, em Itabuna; e 31 de janeiro, em Vitória da Conquista.

Bahia registra aumento no número de turistas estrangeiros || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

De janeiro a novembro, 187,9 mil estrangeiros estiveram na Bahia, um aumento de mais de 50%, em relação ao mesmo período de 2024, quando o estado recebeu 125,1 mil visitantes de fora do Brasil. A Bahia recebeu 43,7% dos visitantes do exterior que procuraram a região nordestina, o melhor resultado, desde 2019, quando durante todo o ano, 152 mil estrangeiros passaram por aqui.

No Nordeste, o crescimento foi de 42,1%, enquanto no Brasil atingiu 40,6%. Os visitantes vieram principalmente de países, como Chile, Argentina, Uruguai, Espanha, França e Portugal, que possuem voos diretos para Salvador. No estado, além da capital, os visitantes buscaram destinos como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Costa do Sauípe.

PARCERIA

Em onze meses deste ano, os argentinos (43,6%) foram os que mais visitaram destinos baianos, seguidos de portugueses (10,6%), uruguaios (8,9%), franceses (8%), italianos (6%), alemães (4,3%), espanhóis (3,8%) e chilenos (3,4%). Os dados são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Polícia Federal.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o desempenho é resultado do trabalho para ampliação da malha aérea internacional, em parceria com as companhias de aviação e os aeroportos. Nesta quarta-feira (17), por exemplo, afirma Setur-BA, a Flybondi inicia novas linhas de Buenos Aires para Salvador, duas vezes por semana.

Já a partir de janeiro, a Copa Airlines retoma o voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana, com quatro frequências semanais. A rota é estratégica para a Bahia, porque a companhia dispõe de um hub (distribuição de voos) na capital panamenha, conectado a 80 destinos das Américas, como Estados Unidos, Caribe, México e Colômbia.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, afirma que, com esses novos voos e a forte promoção das 13 zonas turísticas baianas no exterior, o estado consolida uma posição de destaque no mercado internacional do turismo. “Assim como o voo de Paris foi um marco, abrindo conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África, a linha da Cidade do Panamá também terá grande impacto, aproximando o estado de mercados importantes das Américas”, pontuou.

Condema vota licenciamento ambiental de três novos empreendimentos imobiliários || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) de Ilhéus convocou os conselheiros para a 107ª reunião extraordinária, marcada para esta terça-feira (16), às 17h30min, na Faculdade de Ilhéus. A convocação foi publicada por meio de edital assinado pelo presidente do colegiado, Milton Andrade Júnior. A reunião terá como foco a análise técnica e a deliberação de processos de licenciamento ambiental.

Na pauta, está a apresentação e votação dos relatórios de vista de processos apreciados pela 21ª Câmara Técnica de Licenciamento do Condema. Entre os empreendimentos em análise está o processo nº 13.677/2025, referente ao projeto Fiji Park, um residencial com 95 unidades, previsto para a BA-001, no trecho Ilhéus–Olivença, na altura do km 13,5.

Também serão avaliados os processos nº 18.505/2025 e nº 18.509/2025. O primeiro trata do empreendimento Blumar Park, no Loteamento Jardim Atlântico, no bairro São Francisco. O segundo refere-se ao Poli Park, localizado na Rodovia BA-001, no trecho Ilhéus–Una, Lote 11 do Loteamento Mar Azul, em Olivença. Os três empreendimentos são da SSN Incorporações.

Petroleiros entram em greve || Foto FUP/Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Os trabalhadores da Petrobras entraram em greve por tempo indeterminado à 0h desta segunda-feira (15). A paralisação ocorre em todo o país. A decisão foi tomada na sexta-feira (12), após rejeição da contraproposta apresentada pela empresa nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

O movimento envolve sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Segundo o Sindipetro-NF, 14 sindicatos da FUP estão mobilizados. A federação representa cerca de 25 mil empregados e responde por 61% das unidades da Petrobras. A FNP afirma representar mais de 50 mil trabalhadores e atuar em áreas responsáveis por 80% da extração de petróleo no país.

Em nota, a Petrobras informou que há manifestações em unidades da companhia, mas nega impacto na produção de petróleo e derivados. A empresa afirma ter acionado medidas de contingência para manter as operações e garantir o abastecimento. Diz ainda que permanece negociando o ACT com as entidades sindicais.

A greve começou após mais de três meses de negociações sem acordo. Para a FUP, a proposta da estatal ignora pontos centrais aprovados pela categoria. Entre eles estão a retomada de direitos retirados em gestões anteriores, uma divisão considerada mais justa dos resultados da empresa e o fim dos planos de equacionamento do déficit da Petros, fundo de pensão dos empregados.

O reajuste salarial também é alvo de críticas. A Petrobras propôs reposição da inflação com ganho real de 0,5%, totalizando 5,66%. Os trabalhadores pedem 9,8%, para recompor perdas acumuladas em anos sem aumento real. A situação de aposentados e pensionistas ampliou a pressão. Eles mantêm vigílias em frente à sede da empresa, no Rio de Janeiro, contra descontos ligados ao equacionamento da Petros.

Leia Mais

Pablo, Belo e Alok estão entre atrações da Virada Ilhéus 2026 || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus nomeou comissão especial para avaliar as propostas do Processo de Contratação – Credenciamento nº 003/2025, voltado à seleção de patrocinadores para a Virada Ilhéus 2026, evento previsto para ocorrer entre os dias 29 e 31 de dezembro de 2025, na Avenida Soares Lopes. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 952, publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (15).

De acordo com o ato administrativo, o credenciamento tem como objetivo selecionar a proposta mais vantajosa de pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas em patrocinar o evento, dentro das condições e contrapartidas estabelecidas no edital. A criação da comissão atende à exigência de análise técnica das propostas apresentadas pelas empresas interessadas.

A comissão especial será presidida por Nicole da Silva Carvalho, assessora de projetos, e contará ainda com Artur Alves de Oliveira, chefe de Setor de Fomento e Produtos Turísticos, e Ana Sabrina Araújo Santana, assessora de gabinete. Os trabalhos serão tocados sem ônus para o erário municipal.

Conforme a portaria, a comissão terá prazo de atuação de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período mediante justificativa. Os efeitos do ato retroagem a 9 de dezembro de 2025. A portaria é assinada pelo secretário municipal de Turismo, Maurício Moura Tavares, e já está em vigor.

ATRAÇÕES 

A Virada Ilhéus 2026 terá shows de Alok, Manu Bahtidão, Belo, Trio da Huanna, Thiago Aquino, Via de Acesso, É o Tchan, Parangolé, Marlus Viana, Berguinho, Andinho, Patrick Levi, Luan Costa e Tayná Agazzi.

Grupo armado atacou pessoas reunidas em um bar do Iguape, no sábado (13) || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil tenta identificar e prender os autores do ataque a tiros contra pessoas reunidas em um bar, na noite de sábado (13), no Iguape, zona norte de Ilhéus. As tentativas de homicídio tiveram como vítimas três homens com idade entre 18 e 23 anos e um adolescente de 15 anos.

Após o atentado, o grupo armado fugiu em um carro branco. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional da Costa do Cacau, onde permanecem internadas. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

O grupo de atiradores, formado por quatro homens, chegou ao local do crime por volta das 21h30min. Aparentemente, os criminosos tinham alvos específicos. Na correria, pessoas conseguiram se esconder atrás de caixas de cerveja e mesas do bar.

Maurício Kubrusly sofreu queda em casa, em Serra Grande || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jornalista Maurício Kubrusly, de 80 anos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, após sofrer uma queda na casa onde mora, em Serra Grande, distrito litorâneo de Uruçuca, no sul da Bahia. Ele deu entrada no hospital itabunense neste domingo (14) e permanece na unidade.

Carioca, Maurício Kubrusly mora no sul da Bahia desde 2018, quando recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal. Desde então, vive em uma comunidade à beira-mar ao lado da esposa, Beatriz Goulart.

Reconhecido nacionalmente por reportagens marcantes na televisão brasileira, Kubrusly trabalhou por quase quatro décadas na TV Globo. Fez sucesso com o quadro Me Leva, Brasil, que ficou no ar por 17 anos no Fantástico. Afastou-se da vida pública em razão da doença.

Ponte sobre Rio Jequitinhonha será liberada até o próximo dia 22 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério dos Transportes informou uma nova data para a passagem de veículos pesados pela ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi, no extemo-sul da Bahia. A liberação do tráfego pela via deveria ocorrer até esta segunda-feira (15). Agora, ônibus e caminhões devem ser liberados a partir do próximo dia 22, uma segunda-feira.

O atraso para liberação da ponte, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ocorre devido às chuvas que caíram nos últimos dias no extrem-sul do estado e atrasaram a conclusão das obras emergenciais. O órgão informou que há sete meses, a estrutura passa por monitoramento contínuo e ações de reabilitação.

Atualmente, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha opera em sistema de Pare e Siga e está liberada apenas para veículos com peso de até 5 toneladas.  Os demais motoristas estão utilizando o desvio da Veracel até que ocorra a liberação para outros tipos de veículos.

REFORÇO DA ESTRUTURA

O trabalho de reforço na estrutura atual, realizado com a instalação de chapas de aço na face inferior da laje do tabuleiro, tem como objetivo permitir a liberação do tráfego de ônibus e de caminhões de médio porte (com dois eixos e de até 10 toneladas).

Para caminhões mais robustos como carretas e truck (com três ou mais eixos e acima de 10 toneladas) a autorização para utilizar a ponte dependerá dos ensaios técnicos e da análise dos dados coletados pelo monitoramento em andamento, segundo informou Dnit.

De acordo com o cronograma dos trabalhos, as equipes devem concluir até a próxima terça-feira (16) o reforço na estrutura e na quinta-feira (18) finalizar o laudo das análises técnicas de monitoramento da capacidade de carga. No dia 20 de dezembro será executada a sinalização com o novo peso autorizado e até o dia 22 de dezembro será feita a abertura ao tráfego.

NOVA PONTE

Paralelamente às ações emergenciais na estrutura existente,  está sendo construída uma nova ponte, ao lado da atual. O equipamento terá cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas. As obras de fundação, com execução dos blocos de concreto, já estão em andamento.

A conclusão está prevista para 2026. Ao todo, o Governo Federal investe R$ 104 milhões na reabilitação da ponte atual e na construção da nova travessia. Outros R$ 22 milhões estão sendo aplicados na operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel, segundo informou o Dnit.

A BR-101 é uma das mais importantes rodovias brasileiras, fundamental para o transporte de mercadorias e passageiros. Com início em Touros (RN) e término em São José do Norte (RS), integra, ao lado da BR-116, um dos principais eixos rodoviários do país, desempenhando papel essencial no escoamento da produção e no turismo interno.

Na Bahia, a BR-101 possui relevância adicional por garantir acesso a praias, cidades litorâneas e diversos pontos turísticos ao longo de seu trajeto.