Tempo de leitura: < 1 minuto
Professora Saskya Lopes é conferencista do seminário na Unime (Foto Divulgação).
Professora Saskya Lopes é conferencista do seminário na Unime (Foto Divulgação).

Direito, políticas públicas e perspectivas contemporâneas na área da assistência social serão discutidos no seminário promovido pelos estudantes do 8º semestre de Serviço Social da Unime-Itabuna e Formandus Formaturas. O evento está programado para o dia 31, no auditório do campus II da faculdade, na Avenida J.S. Pinheiro, reunindo especialistas como Saskya Lopes e Guilhardes Júnior.

O seminário será aberto, às 19 horas, com palestra da psicóloga Maria Inês da Costa, que apresentará as atividades desenvolvidas no Centro de Humanização e Ação Social (Cehas) de Vila Nazaré, em Ilhéus. Na sequência, a mestre em Ciências Sociais Saskya Lopes falará sobre direitos, políticas públicas e perspectivas contemporâneas. Saskya atua em projetos de pesquisa e extensão sobre os temas de gênero, raça e geração e é vice-coordenadora do SER-Mulher

O professor e coordenador do curso de Direito da Uesc, Guilhardes Júnior, encerra a programação de palestras ao abordar a violência doméstica contra a mulher e a aplicação do violentômetro. Guilhardes é mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e coordenador dos projetos de extensão Núcleo do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nobeca) e Centro de Referência dos Direitos da Mulher (SER-Mulher).

As inscrições no seminário são limitadas e informações podem ser obtidas na Unime ou pelo fone 73-2102.3031.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Caminhão-baú invadiu contramão e colidiu com veículo de passeio (Foto Reynaldo Rabat/R2Cpress).
Caminhão-baú invadiu contramão e provocou colisão (Foto Reynaldo Rabat/R2Cpress).

Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido nesta manhã de quinta (24) na rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). Um caminhão-baú tentou ultrapassagem proibida e acabou atingindo um GM Corsa, que seguia com destino a Ilhéus.

As cinco vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus. De acordo com informações da unidade, os envolvidos na colisão não correm risco de morte, apesar da gravidade da colisão. Foto do site R2cPress.

Tempo de leitura: < 1 minuto

buraco na rua castro alves santo antonio 13cratera sto antonio2Moradores da Rua Castro Alves, no Santo Antônio, estão pedindo à Prefeitura de Itabuna que envie uma equipe tapa-buracos à parte alta da via para um pequeno serviço. Uma cratera oferece riscos aos pedestres e, ainda, motociclistas que trafegam pela rua que também dá acesso ao Hospital São Lucas. Pedidos foram feitos por telefone, mas até agora o “tapa-crateras” não pintou na área.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wellton Máximo | Agência Brasil

Apesar de se declarar moderado na hora das compras, o brasileiro não resiste aos impulsos e leva para casa produtos sem planejamento, revela pesquisa divulgada hoje (22) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento mostra uma contradição no comportamento do consumidor: 88% dos entrevistados declaram-se moderados ou conservadores na hora de fazer compras, mas 47% admitiram terem comprado produtos que sequer chegaram a usar.

O estudo constatou a tendência de o brasileiro usar o consumo para satisfazer as vontades pessoais. De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados declararam pensar em compras supérfluas do mês seguinte antes mesmo de receber o salário. Além disso, 59% disseram ter comprado um produto pensando que o merece, sem analisar as condições financeiras.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Voluntários e Bombeiros participam das buscas no Rio Macuco.
Voluntários e Bombeiros participam das buscas no Rio Macuco.

Foto João Paulo reproduçãoVoluntários e homens do Corpo de Bombeiros participam das buscas para localizar o corpo do adolescente João Paulo Oliveira Santos, de 15 anos, que desapareceu após mergulhar no Rio Macuco, em Buerarema, ontem, por volta das 13h30min.

João brincava com amigos e sumiu depois de pular da ponte, no Bairro São Bento.

Homens do Corpo de Bombeiros participam das buscas apenas com um bote. Não há equipamento de mergulho para a operação, o que é criticado por voluntários.

Tempo de leitura: < 1 minuto
(Foto Marcos Alpoim)
(Foto Marcos Alpoim)

A bela Baía do Pontal, em Ilhéus, amanheceu nesta terça (22) tomada pelas baronesas (aguapés) que por mais de oito meses se acumularam na faixa urbana do leito do Rio Cachoeira em Itabuna.

Ontem, duas retroescavadeiras faziam a desobstrução da Ponte do Marabá, centro, mandando o “presente” grego para a cidade vizinha. O Cachoeira desemboca na baía ilheense.

Tempo de leitura: 2 minutos
Assaltante recebeu voz de prisão ainda no local do crime (Reprodução).
Assaltante recebeu voz de prisão ainda no local do crime (Reprodução).

– DEPUTADO DIZ AO PIMENTA QUE CAPITÃO FOI
AFASTADO E ESTÁ SEM TELEFONE FUNCIONAL

– PM REBATE DEPUTADO E ALCKMIN
DIZ QUE AÇÃO FOI LEGÍTIMA

O deputado estadual Major Olímpio (PDT) denunciou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o comando da Polícia Militar durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa paulista. Segundo o major, o capitão Antônio Bernardo foi punido por ter impedido o roubo de uma Honda Hornet, no último sábado (12). O capitão deve ficar afastado das ruas por, pelo menos, seis meses, conforme o parlamentar.

O capitão é comandante do 51º Batalhão da PM-SP e foi testemunha de assalto contra um vigilante que trafegava pela zona leste de São Paulo com a sua moto, avaliada em R$ 35 mil, abordado por dois assaltantes. O capitão passava pelo local e conseguiu frustrar o roubo.

O assaltante Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, reagiu ao receber voz de prisão. Ao tentar sacar a arma, foi atingido na perna e no abdome pelo capitão. O outro bandido conseguiu escapar. Toda a ação foi filmada por uma câmera acoplada ao capacete da vítima (relembre aqui).

A postura do policial militar foi elogiada por órgãos de Direitos Humanos e pela ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, mas o comando da PM e o governador Geraldo Alckmin assim não entenderam, conforme a denúncia do deputado estadual.

O PIMENTA entrou em contato com o mandato do deputado, por meio de telefone. Segundo Major Olímpio, Capitão Antônio Bernardo foi afastado do cargo de comandante do 51º Batalhão da PM-SP e já está sem o telefone funcional. “A gente soube da punição ontem”, afirmou ao blog.

OUTRO LADO

No início da tarde, às 13h33min, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou nota na qual nega que o capitão tenha sido afastado de suas funções. Também rebate que ele tenha sido incluído em programa de avaliação psicológica. Já o governador Geraldo Alckmin afirma que a atitude do capitão foi “legítima”.

Confira o vídeo em que o deputado faz a denúncia.

Atualizada às 10h28min (18/10)

Tempo de leitura: < 1 minuto

lannsA derrubada de árvores na praça do Jardim Primavera, em Itabuna, gerou revolta entre moradores e líderes comunitários (veja aqui e aqui). Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lans Almeida, o corte foi necessário porque as plantas estavam oferecendo riscos à estrutura das residências próximas à praça e, também, às redes elétrica e de drenagem.

Lans também afirmou, por meio de assessoria, que a derrubada foi autorizada após análise feita por um biólogo da própria secretaria. Uma árvore conhecida popularmente como sombreiro mexicano também será eliminada, conforme o secretário, por estar apodrecendo por dentro.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Médica tentou fugir de hospital, segundo TV.
Médica tentou fugir de hospital, segundo TV.

A TV Record/Itapoan divulgou no início da noite de hoje que a média Kátia Vargas tentou fugir do Hospital Aliança, onde está internada desde a última sexta (11). A médica é acusada de provocar, intencionalmente, a colisão que matou os irmãos Emanuel e Emanuele Gomes Dias, em Salvador (relembre aqui).

De acordo com as notícias divulgadas pela emissora, a médica tentou fugir em uma ambulância do Samu 192. A fuga só não ocorreu por causa do chefe de vigilância do hospital.

O Ministério Público Estadual investiga porque a médica foi levada para o hospital privado, pois deveria ter sido encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). No entendimento da promotoria, houve privilégio à médica.

Emanuel e Emanuelle morreram após colisão intencional (Reprodução).
Emanuel e Emanuelle morreram após colisão intencional (Reprodução).

DELEGADA NEGA QUE MÉDICA TENHA TENTADO FUGIR DE HOSPITAL

Tempo de leitura: < 1 minuto
Homens da prefeitura promoveram a derrubada de árvores.
Homens da prefeitura promoveram a derrubada de árvores.

Moradores do Jardim Primavera estão revoltados com uma decisão da Prefeitura de Itabuna. Árvores de praça pública do bairro foram derrubadas, sob o argumento de que dois vizinhos do logradouro estavam reclamando da folhagem.

Foto com a prova do crime cometido pelo município foi parar em redes sociais. Moradores do bairro compartilharam a imagem e comentaram que o bairro está entre os campeões de invasões de praças públicas.

A imagem acima, postada no Facebook pelo morador Edmilson Gustavo Souza, em pouco tempo contava com quase 50 comentários e 20 compartilhamentos.

– Em pleno Século XXI funcionários da prefeitura derrubando todas as árvores dizendo que receberam ligação de 2 vizinhos pedindo pra derrubar as árvores de 3 década por que suas portas estavam caindo folhas em plena Primavera – comentou Edmilson.

Atualizado às 20h

Tempo de leitura: 2 minutos
Crime ocorreu bem em frente ao ponto do mototaxista e  (Foto Pimenta)
Familiares da vítima fizeram reconhecimento no local do crime (Foto Pimenta).
José Urbano foi executado em frente ao ponto onde trabalhava (Foto Pimenta).
José Urbano foi executado em frente ao ponto onde trabalhava (Foto Pimenta).

Um mototaxista de 41 anos de idade foi assassinado com três tiros às 7h19min desta terça-feira (15) na Avenida Juracy Magalhães, Alto Mirante, Itabuna. José Urbano Oliveira Simões residia no Santa Inês e foi executado em frente à central onde trabalhava, nas proximidades do Supermercado Meira.

Testemunhas contam que José Urbano estava com uma cliente e se preparava para a corrida quando um homem o abordou, efetuando os disparos. A cliente teria sido atingida na mão. O atirador tentou tomar a moto Honda CG 125 (JSI-1633), licença de Itabuna.

Um investigador da Delegacia de Homicídios disse em entrevista ao PIMENTA que não acredita que o crime tenha sido um latrocínio (roubo seguido de morte). “As características são de execução”, afirmou. Os disparos atingiram o coração e o abdome, além de atingir – de raspão – uma das axilas da vítima.

Amigos e vizinhos de José Urbano descrevam o mototaxista como um homem sem envolvimento com crimes. “Ele é evangélico, assim como toda a família. Todos são direitos”, disse um amigo de Urbano. A moto foi abandonada no local do crime.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Uesc sediará três importantes eventos da área jurídica na próxima semana, entre os dias 23 e 26. Um deles será o III Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos, que ocorre em paralelo ao I Congresso Integrador do Programa “O MP e os Objetivos do Milênio” e à XVI Semana Jurídica da Uesc.

Segundo os organizadores, o objetivo é debater as questões relacionadas aos direitos humanos, com base em plataforma do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Mais informações podem ser obtidas nos endereços http://milenio.mp.ba.gov.br e  http://mpcidadania.ning.com.

Tempo de leitura: < 1 minuto

unebA Universidade do Estado da Bahia (Uneb) prorrogou até o dia 27 as inscrições para o vestibular 2014, que podem ser feitas somente pela internet no endereço www.vestibular.uneb.br. A inscrição custa R$ 98,00. A taxa deve ser paga até o dia 28.

A Uneb oferece 4.451 vagas em 100 cursos de graduação em Salvador e 23 cidades do interior do Estado.

O processo seletivo traz como novidade os cursos de Arqueologia, no campus de Paulo Afonso; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, campus de Juazeiro; Engenharia Sanitária e Ambiental, nos campi de Alagoinhas) e  Xique-Xique; e Filosofia, no campus I (Salvador).

A universidade adota reserva de 40% das vagas para negros oriundos da rede pública e 5% para indígenas. As provas estão previstas para 24 e 25 de novembro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

haddadAlguns dirão que é demagogia, mas o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), adotou o hábito de ir para o trabalho de ônibus. Segundo a colunista Mônica Bergamo (Folha de São Paulo), a atitude do gestor paulistano é uma tentativa de dar exemplo, já que o governo municipal faz campanha para que a população troque o carro próprio pelo transporte coletivo.

Haddad, de acordo com a colunista, não alterna horários nem os pontos onde pega o ônibus, o que produz calafrios em sua segurança. De qualquer maneira, o prefeito pensa em baixar decreto determinando que secretários municipais e assessores mais próximos igualmente deixem o carro na garagem e adotem o “buzu”.

A postura leva a uma necessária reflexão sobre a mobilidade urbana, inclusive em cidades de porte médio, como é o caso de nossa Itabuna. Com uma frota superior a 60 mil veículos em circulação, acrescida dos que afluem de suas circunvizinhas, a cidade precisa urgentemente priorizar o transporte coletivo, o que implica em melhorar a qualidade do mesmo. “Ir de bike”, como se tem pregado em algumas cidades, é também uma boa solução para reduzir o caos urbano.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Roberto estuprava e filmava atos contra as vítimas (Reprodução Blog do Anderson).
Robert filmava estupro das vítimas (Reprodução Blog do Anderson).

Acusado de série de estupros em Vitória da Conquista, Robert de Almeida Prates, de 35 anos, foi encontrado morto no Master Motel, no município do sudoeste baiano. “Robinho” era motorista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Conquista e estava sendo procurado por uma série de estupros cometidos contra vítimas abordadas em saídas de festas. O estuprador entrou no motel na última sexta (11). Robert teria avisado à família que iria se matar.

De acordo com o Blog do Anderson, Robert foi morto com um tiro na cabeça. Investigações conduzidas pela delegada Rosilene Correira, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), apontaram que os crimes sexuais eram cometidos por Robert Prates em estradas vicinais e as vítimas, mulheres eram violentadas e os namorados eram obrigados a assistir às cenas.

– Ele filmava o ato. A maioria das abordagens aconteciam na saída de festas da cidade – disse a delegada.

A polícia ainda divulgou que Robert foi aprovado em concurso da Polícia Militar, mas não se formou por ter sido flagrado com drogas. As informações da polícia são de que na residência do funcionário do Samu foram encontrados munições, touca, câmera filmadora, cartões de garotas de programa e um HD externo.