Tempo de leitura: < 1 minuto

ensino superiorA educação a distância (EAD) cresceu mais que a educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve um aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a educação presencial teve um aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados hoje (17) pelo Ministério da Educação (MEC).

O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Quando olha para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a metade das vagas é a distância. Temos espaço para crescer”. Ele ressalta que é preciso garantir a qualidade do ensino. A intenção é ampliar a oferta nas instituições federais. De acordo com o censo, a maior parte das matrículas em EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%).

Os cursos com maior número de alunos no Brasil são administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998). Em seguida vem ciências contábeis (313.174), enfermagem (234.714), engenharia civil (198.326), serviço social (172.979), psicologia (162.280), gestão de pessoal (157.753) e engenharia de produção (129.522). Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Paralisação em 2012 afetou 100% das agências bancárias em Itabuna (Foto Pimenta/Arquivo).
Paralisação em 2012 afetou 100% das agências bancárias em Itabuna (Foto Pimenta/Arquivo).

O brasileiro deve se preparar. Além da greve dos Correios iniciada nesta quarta-feira (18) na maioria dos estados, inclusive na Bahia, outra paralisação programada é a dos bancários. A categoria cruza os braços por tempo indeterminado nesta quinta (19) para cobrar aumento salarial de 11,93%.

A decisão de entrar em greve foi tomada em assembleia e após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferecer praticamente a reposição das perdas inflacionárias do período. A contraproposta foi de 6,1%, rejeitada pela categoria.

Tempo de leitura: < 1 minuto
(Foto Jair Fontes/Facebook)
(Foto Jair Fontes/Facebook)

Dois homens em uma moto jogaram gasolina e incendiaram um ônibus do transporte urbano em Ilhéus. O crime ocorreu nesta noite no bairro Hernani Sá (Urbis). A brigada de incêndio da Infraero chegou só a tempo de controlar as chamas. O Corpo de bombeiros foi acionado, mas, segundo Jair Fontes, prestava socorro em outro incêndio numa área nos fundos do G Barbosa.

Tempo de leitura: 2 minutos
Calçada virou "passarela" de chão batido, complicando vida de idosos.
Calçada virou “passarela” de chão batido, complicando vida de idosos.

Moradores e pedestres que transitam pelas avenidas Aziz Maron e Félix Mendonça estão irritados com a demora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para concluir as obras de recomposição de calçadas da praça e das avenidas. O serviço de “maquiagem” começou na segunda quinzena de julho, sendo interrompido logo em seguida.

As pedras portuguesas não foram reassentadas e, no local, o que se vê é um monte de entulhos. O areal misturado com terra impede idosos de caminharem pela praça e atrapalha, também, as atividades de grupos que praticam exercícios físicos na praça Félix Mendonça. Virou lamaçal. Os moradores até colocaram uma plaquinha no local em que cobram a conclusão da obra. Um aviso ao prefeito.

Pedras portuguesas foram retiradas de canteiro da Aziz Maron.
Pedras portuguesas foram retiradas de canteiro da Aziz Maron.

Por meio da Assessoria de Comunicação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que a paralisação nas obras se deve a um projeto de requalificação do trecho desde o Shopping Jequitibá até a praça Félix Mendonça. Uma segunda pista será construída na área da praça. O contorno entre o centro de compras e a praça seria eliminado. A avaliação é de que os contornos acabavam gerando engarrafamentos em horários de pico. O projeto, no entanto, ainda não está concluído.

Tempo de leitura: < 1 minuto
A blogueira de moda Denise Gebrim participa do evento (foto Divulgação)
A blogueira de moda Denise Gebrim participa do evento (foto Divulgação)

Um elenco de atrações fará parte do “Mundo Fashion”, evento programado para ocorrer a partir das 23 horas desta quinta-feira, 19, no Shopping Jequitibá, em Itabuna. Mais precisamente, na “Alameda da Moda”, setor que concentra diversas lojas de grife no centro de compras.

A programação inclui um talk show com a blogueira de moda Denise Gebrim, desfile virtual, lançamento da quarta edição da revista Mundo Fashion e apresentação da Banda Eva.

O evento está sob os cuidados do departamento de marketing do shopping, que promete uma noite “inesquecível”, com acesso restrito a convidados especiais.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Guardas receberam kits com novos equipamentos e fardamento (foto André Oliveira)
Guardas receberam kits com novos equipamentos e fardamento (foto André Oliveira)

A Prefeitura de Itagibá está capacitando e reequipando sua guarda municipal. Um treinamento oferecido à corporação foi encerrado neste domingo, 15, e os integrantes receberam kits com novos equipamentos e fardamento. O curso de aperfeiçoamento teve carga horária de 36 horas e foi ministrado pela Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais (Febaguam).

Os guardas municipais receberam informações sobre legislação, cidadania, técnicas de defesa pessoal e manuseio dos equipamentos. O prefeito Marquinhos Barreto (PCdoB) disse que a iniciativa “reflete o respeito do governo pela corporação e pela comunidade”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna promove neste sábado, 21, a partir das 8 horas, em seu campus, o Dia da Responsabilidade Social. O evento, realizado pelo sétimo ano, oferece serviços gratuitos em diversas áreas, como saúde, assistência social, educação ambiental e assistência jurídica. Para viabilizar os atendimentos, a faculdade firma parcerias com empresas, governos, e Organizações Não Governamentais (ONGs).

O Dia da Responsabilidade tem este ano o seguinte tema: “Somos todos iguais e diferentes”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Recrutas do Tiro de Guerra são acionados pelo município para ações sociais (Foto Pedro Augusto).
Recrutas do Tiro de Guerra são acionados pelo município para ações sociais (Foto Pedro Augusto).

O Tiro de Guerra em Itabuna corre sério risco de fechamento. E a culpada é a Prefeitura de Itabuna, que não estaria cumprindo cláusulas contratuais. O número de recrutas (reservistas) foi praticamente reduzido a um terço da quantidade tradicional do destacamento.

Os contratos do Exército com os municípios estabelecem que as prefeituras são responsáveis pelo fornecimento das instalações e manutenção do prédio do Tiro de Guerra local.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Menezes faleceu ontem à noite (Foto Alita).
Menezes faleceu ontem à noite (Foto Alita).

O corpo do médico e ex-deputado estadual Antônio Menezes está sendo velado no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. Menezes faleceu ontem à noite (12), após internado para ser submetido a cirurgia, no Hospital Calixto Midlej Filho (confira aqui).

Nestes primeiros momentos do velório, estão no plenário do legislativo a esposa do médico, Margarida, e familiares.

Antônio Menezes era médico ortopedista, agropecuarista, ex-deputado estadual e ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna. Ele sofria há alguns anos de uma doença degenerativa e morreu aos 72 anos. O enterro está marcado para as 16h de hoje, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Tempo de leitura: 2 minutos
Drogas, dinheiro e armas apreendidos na operação em Ilhéus.
Drogas, dinheiro e armas apreendidos na operação em Ilhéus.

Uma operação comandada pela 70ª Companhia Independente da PM resultou na apreensão de arsenal, drogas, dinheiro e três menores e na prisão de quatro bandidos em Ilhéus. Dentre os presos estão Jailson Conceição dos Santos e Leonardo Santos de Oliveira que possuem várias passagens pela polícia, segundo o comandante da 70ª CIPM, Wesley Simões, afirmou ao PIMENTA. A operação em quatro localidades de Ilhéus ocorreu após tiroteios e invasões promovidas por gangues rivais.

Jailson Conceição dos Santos (blusa vermelha) e Leonardo Santos de Oliveira foram presos na operação com rifles e armas na cintura.
Jailson Conceição dos Santos (blusa vermelha) e Leonardo Santos de Oliveira foram presos na operação com rifles e armas na cintura, acompanhados de menores.

A operação contou com reforço do Peto da 68ª CIPM e apreendeu dois rifles, seis revólveres e uma pistola calibres 38 e uma espingarda calibre 32, além de grande quantidade de munições, cinquenta trouxas de maconha, onze papelotes de cocaína, 20 pedras de crack e balança de precisão.

De acordo com o comandante da companhia, também foram apreendidos celulares e R$ 500 em dinheiro com os traficantes. Sob o comando do major Daniel Riccio, a operação foi desenvolvida nos altos do Carvalho, do Basílio e da Esperança, além do Teotônio Vilela, sendo uma resposta às invasões e tiroteios promovidos pelas gangues rivais.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Igor Dantas escalava prédios com a mesma facilidade do "Homem-Aranha" (Foto PC).
Igor Dantas escala prédios com a mesma facilidade do “Homem-Aranha” (Foto PC).

A Polícia Civil baiana prendeu o ladrão “homem-aranha” que roubou, pelo menos, 10 apartamentos em edifícios localizados na região do Canela, em Salvador. Igor Dantas Castro, de 20 anos, foi preso nesta madrugada de terça (10), no Gamboa, na capital baiana.

No sábado (7), Igor caiu na “besteira” de invadir o apartamento do ex-governador Lomanto Junior, situado no Canela. Segundo a polícia, Igor escalou as varandas do edifício Palazo Roma até conseguir chegar ao apartamento do ex-governador, no 6º andar.

Após a “limpa” no apê de Lomanto Júnior, o assaltante desceu para o 4º andar, onde ameaçou o casal dono de outro apartamento. Com uma faca, exigiu comida e saiu do imóvel somente às duas da madrugada, após os policiais militares encerrarem as buscas no prédio. Do casal, foram levados R$ 3 mil em espécie.

Conforme o delegado João Cavadas, da 14ª Delegacia Territorial da Barra, Igor foi liberado da prisão há 15 dias e possui ficha extensa por assaltos, porte ilegal de arma, tráfico de drogas e arrombamentos na Barra e áreas vizinhas. Ele há havia sido apreendido por sete vezes quando era menor.

A ficha de Igor aponta para crimes como homicídio cometido no início deste ano. Mas, não se sabe o porquê, ele sempre consegue escapar das garras da polícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Vanessa, Tchutchuca e Tânia foram apresentados hoje. No destaque, João, de 76 anos (Fotos Divulgação).
Vanessa, Tchutchuca e Tânia foram apresentados hoje. No destaque, João, de 76 anos (Fotos Divulgação).

Uma família de traficantes foi presa pela Polícia Civil com dois quilos de maconha em Salvador. Três dos quatro membros foram apresentados hoje no auditório do Departamento de Homicídios, em Salvador, dois dias após as prisões.

João Pereira de Assis tem 76 anos e é padrasto de Demilson Sales das Neves, o Tchutchuca, de 24 anos, autor do assassinato do policial civil Mauro Sales Escabia Motta Coelho, 47 anos, morto em dezembro de 2012. A quadrilha ainda é composta pela mãe de Tchutchuca, Tânia Maria Sales das Neves, 53 anos,  e pela companheira, Vanessa Nascimento dos Santos, 23 anos.

Além da droga, foram apreendidos R$ 18,00 e quatro aparelhos celulares. Segundo os delegados Clelba Regina Teles e Luiz Marcelo, Vanessa disse que a família sobrevive do tráfico há sete anos. A mãe de Tchutchuca, Tânia Maria, afirmou que o jovem traficante comete crimes desde os 15 anos.

João, Tânia, Vanessa e o traficante e homicida foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. “Tchutchuca”, segundo a polícia, integrava a quadrilha do presidiário Reinaldo dos Santos Catureba, o “Nau Catureba”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

IMG_20130831_191429O município de São Paulo vai investir R$ 3 milhões para implantar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência Veterinário, o Samuv. O projeto do vereador Nelo Rodolfo ainda será votado pela Câmara, mas já conta com o apoio do prefeito Fernando Haddad. Deverá ser implantado em 2014, segundo Mônica Bergamo, da Folha.

A proposta de socorro de urgência para cães e gatos é reflexo das novas políticas de cuidados para animais e deve se multiplicar pelas grandes cidades.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gerente Operacional da Biosanear Paula de Queiróz (1)A empresa Biosanear, que assumiu a coleta de lixo em Itabuna nesta segunda-feira, 26, definirá novo itinerário do serviço nos próximos dias. A informação é de sua gerente operacional, Paula de Queiroz, segundo a qual haverá uma campanha para informar a população sobre a mudança nos horários. Os roteiros serão definidos esta semana.

A Biosanear está responsável pelo recolhimento, transporte  e disposição final do lixo urbano e hospitalar, utilizando nove caminhões (oito deles compactadores), um minicoletor e 54 garis. A empresa já presta o mesmo serviço nas cidades de Alagoinhas e Teixeira de Freitas.

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) do município promete fiscalização rigorosa para que a cidade fique limpa. De acordo com o secretário Marcos Monteiro, para atingir esse objetivo é fundamental que a população colabore, evitando colocar o lixo na porta muito antes ou depois do horário da coleta.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Acidente provocou morte de feirante (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).
Acidente provocou morte de feirante (Foto Oziel Aragão/Plantão Itabuna).

Um feirante do centro comercial de Itabuna morreu ao cair de uma motocicleta e ter a cabeça esmagada, na manhã desta quarta-feira (28). O acidente ocorreu na BR-415, após o acesso à Urbis IV. Manoel Santos, o “Baixinho”, de 51 anos, residia em Ferradas, informa o Plantão Itabuna.

O acidente teria ocorrido no momento em que a “Cinquentinha” (moto de 50 cilindradas) colidiu com uma bicicleta e o “Baixinho” caiu. Um veículo não identificado passou por cima da cabeça do feirante. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) era aguardada para a remoção do corpo.