Tempo de leitura: < 1 minuto
Parede que dava acesso ao cofre da lotérica foi destruída (foto Carlos Figueiredo / Itamaraju Notícias)
Parede da sala onde ficava o cofre da lotérica foi destruída (foto Carlos Figueiredo / Itamaraju Notícias)

Ladrões invadiram uma casa lotérica em Itamaraju, extremo-sul da Bahia, na madrugada deste sábado, 17. Na ação, os bandidos quebraram a parede da sala onde ficava o cofre da agência e conseguiram levar R$ 30 mil. A polícia está à caça dos suspeitos e não descarta a participação de funcionários no crime.

Outras duas casas lotéricas foram assaltadas também neste sábado, nas cidades de Rio do Antônio e Paramirim, ambas no sudoeste da Bahia. Nos dois casos, os bandidos chegaram em motocicletas e fugiram com quantia não divulgada.

Em Paramirim, a polícia já tem a identificação dos criminosos e realiza buscas na região. Com informações do G1

Tempo de leitura: < 1 minuto

marcelo nilo entrevistaO deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, acredita que a casa hoje está mais aberta à população. Em evento no qual falou sobre “O papel do legislador no contexto federativo”, nesta quinta-feira, 15, na Faculdade de Ilhéus, o pedetista disse que a Constituição Federal limitou a atuação dos legislativos estaduais, mas observou que, sob seu ponto de vista, a Assembleia da Bahia tem investido no diálogo com o povo.

“Recebemos na Assembleia, nos últimos anos, todos os movimentos sociais, as minorias, resgatando o conceito de casa do povo”, declarou o presidente no evento, do qual também participaram o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) e o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), entre outros políticos.

Nilo também declarou ver como positivas as manifestações que acontecem no Brasil. Segundo ele, trata-se da “consolidação da democracia, com a participação massiva da juventude, lutando pelos direitos da população brasileira”. O deputado afirmou que a mobilização popular representa o fortalecimento da consciência política.

Tempo de leitura: 2 minutos
Carros que transportavam índios foram consumidos pelo fogo (foto Gilvan Martins)
Carros que transportavam índios foram consumidos pelo fogo (foto Gilvan Martins)

Manifestantes atearam fogo em uma caminhonete GM S-10 e um VW Gol que transportavam índios pataxós e tupinambás, há pouco, no trecho de Buerarema da BR-101. O motorista da caminhonete tentava furar o bloqueio na rodovia, sob alegação de que existia uma pessoa doente no veículo.

A caminhonete pertencia à Secretaria de Saúde de Pau Brasil e transportava dois pataxós adultos e duas crianças de 8 e 10 anos. A Polícia Federal interveio e encaminhou os indígenas para o destino. Os manifestantes incendiaram o VW Gol cerca de 20 minutos depois.

A pista foi interditada em protesto de produtores e moradores de Una e Buerarema contra a ação de um bando que se identifica como indígena de etnia tupinambá. Desde o final de semana, o grupo invadiu, pelo menos, cinco fazendas, expulsou trabalhadores e fazendeiros e promoveu saques nas propriedades, além de agredir e ferir três vítimas (confira aqui).

A pista só deverá ser liberada às 15h, segundo manifestantes.

Atualizado às 13h22min – Em contato com o PIMENTA, a Secretária de Saúde de Pau Brasil, Maria Conceição Mota, esclareceu que o veículo transportava cinco pacientes que fazem hemodiálise em Itabuna.

Atualização às 15h55min – 19/08 – A secretária de Saúde fez observação de que nenhum dos ocupantes da S-10 era pataxó. Maria Conceição também retificou que o tratamento dos pacientes não é feito no Hospital Calixto Midlej Filho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

sisutecDa Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a divulgação dos resultados da segunda chamada do processo seletivo e a matrícula dos candidatos convocados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seria encerrada hoje (16). Portaria publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União também fixa prazo para as inscrições online em vagas remanescentes.

O prazo da matrícula para os convocados na primeira chamada foi prorrogado para o próximo dia 20. Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22 e as matrículas dessa etapa poderão ser feitas entre os dias 23 e 27 deste mês.

As vagas remanescentes serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrição na página do programa na internet, entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro. As instituições de ensino credenciadas no Sisutec poderão alterar a data de início das aulas, observando como limite o dia 21 de outubro.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
O Ministério da Educação divulgou nesta manhã de quarta-feira (14) a primeira chamada de aprovados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado está disponível no site do programa. O candidato também pode consultar o resultado pelo telefone 0800-616161 ou na instituição para a qual se inscreveu.

CONFIRA O RESULTADO AQUI

O MEC oferece total de 239.792 vagas no ensino técnico. O curso mais disputado é o de Técnico em Segurança do Trabalho. A seleção dos estudantes é feita a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

Quem foi aprovado na primeira chamada, deve ficar atento, pois o prazo de matrícula começa amanhã (15) e encerra-se na sexta (16). A segunda chamada está prevista para o dia 20.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Programa busca assegurar médicos para áreas carentes e mais distantes (Foto ABr).
Programa busca assegurar médicos para áreas carentes e mais distantes (Foto ABr).

Yara Aquino | Agência Brasil

O prazo para o encerramento da primeira etapa do Programa Mais Médicos foi prorrogado. Os profissionais formados no exterior que escolheram os municípios onde querem atuar dentro do prazo estipulado, mas não foram alocados em nenhuma das vagas disponíveis, poderão optar pela vaga definida pela coordenação do Mais Médicos até as 23h59 de hoje (13). A medida está em edital publicado no Diário Oficial da União.

Inicialmente, o prazo para os médicos com diploma estrangeiro confirmarem a participação seria encerrado ontem (12). A divulgação do balanço final da adesão de médicos brasileiros e estrangeiros ao programa, prevista para hoje, ocorrerá amanhã (14).

O edital publicado no Diário Oficial estabelece ainda que os médicos com inscrições confirmadas até a data de publicação deste edital serão acionados por e-mail e, facultativamente, por contato telefônico, para complementação das informações exigidas para regularizar a participação no programa.

Balanço do Ministério da Saúde divulgado no último dia 10 mostrou que 715 médicos formados no exterior indicaram municípios para participar do Programa Mais Médicos. Desses, 194 são brasileiros que se formaram fora do país e 521 são estrangeiros. Esses profissionais ainda precisavam confirmar a participação no programa.

Tempo de leitura: 3 minutos

A Secretaria da Administração de Itabuna divulgou há pouco o resultado final do processo seletivo para o Restaurante Popular. Serão contratados cozinheiro iniciante, cozinheiro prático, auxiliar de cozinha e auxiliar de serviços gerais. Apenas metade das vagas para cozinheiro iniciante foi preenchida.

A estimativa do governo é de que o resultado seja homologado nesta quarta (14). Os aprovados para vagas de auxiliar de serviços gerais e cozinheiro iniciante devem se apresentar para convocação na quinta (15). Já os classificados para as vagas de auxiliar de cozinha e cozinheiro prático, devem se apresentar na sexta (16).

Os convocados devem se apresentar no Departamento de Recursos Humanos, no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano. O atendimento será das 8h às 14h. Confira a lista de aprovados no “leia mais”, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: 9 minutos

concursosMais de 120 concursos públicos para os vários níveis estão com inscrições abertas nesta semana e oferecem total de 25.385 vagas, sendo 299 delas oferecidas em certames na Bahia, a exemplo do Hemoba e Prefeitura de Jussiape.

Das mais de 25 mil vagas, 11.434 são para aqueles que possuem nível superior. Já 6.934 são voltadas a quem possui nível médio e 1.816 para os de nível médio técnico.

Quem possui apenas o fundamental, entra na disputa por 5.201, segundo levantamento da Folha Dirigida.  Clique no “leia mais”, abaixo, e confira editais e vagas pelo país.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Treinamento gratuito será nesta terça (13).
Treinamento gratuito será nesta terça (13).

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Vigilância Sanitária vão oferecer treinamento gratuito para quem comercializa espetinho em Itabuna.

O curso será ministrado nesta terça-feira (13), a partir das 8 horas, no Sest-Senat, ao lado do Colégio Modelo, no Bairro Lomanto.

Frances Bulhões, da Divisão de Vigilância Sanitária de Itabuna, afirmou que o treinamento visa repassar aos ambulantes práticas corretas para a venda, desde a conservação dos espetinhos a manipulação e venda..

A intenção é regularizar este tipo de comércio e assegurar qualidade ao espetinho que é vendido no município. O cadastramento dos ambulantes, assim como o treinamento, será gratuito.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretor do Departamento de Tributos da Prefeitura de Itabuna, Genysson Araújo, pediu exoneração do cargo e demissão do quadro de efetivos do município. Ele se despede e vai para a área jurídica da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), após aprovação em concurso público.

Genysson assumiu o cargo com a bênção do secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, embora tenha militado, politicamente, pela reeleição de José Nilton Azevedo. O governo não havia definido – até ontem – o nome do substituto.

Tempo de leitura: 2 minutos
Prefeitura quer imóvel de volta e alega dívida milionária da FTC.
Prefeitura quer imóvel de volta e alega dívida milionária da FTC.

A Prefeitura de Itabuna informou hoje (9) que está pedindo de volta o prédio onde funciona há mais de 10 anos a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Praça José Bastos. O município acionou a FTC na Justiça para cobrar dívida de R$ 8,5 milhões em aluguéis e impostos. Ela também quer o imóvel de volta. A guerra judicial foi antecipada pelo PIMENTA (relembre aqui).

A FTC deveria pagar R$ 12 mil mensais ao município, conforme nota emitida neste início de noite pela Prefeitura de Itabuna. A instituição de ensino superior deixou de pagar R$ 213.189,68 de aluguel e outros R$ 8,3 milhões em impostos.

Na ação judicial, o município alega que, pelas dimensões e localização do imóvel, o aluguel deveria ser superior a, pelo menos, R$ 130 mil por mês. O prédio tem seis andares e está localizado no centro da cidade.

No processo, é citado que “além de não cumprir regularmente com as suas obrigações contratuais de pagamento mensais ajustados, não honra as exigências tributárias, de modo que atualmente responde a processos de execução fiscal”.

A nota da prefeitura esclarece que o contrato de concessão do prédio à FTC está vencido e, por não quitar impostos nem pagar aluguel, a faculdade ocupa o imóvel ilegalmente.

Os procuradores, citando outra faculdade instalada no município, a Unime-Itabuna, afirmam que as condições da FTC, hoje, significam “ferir a livre concorrência”. E explicam:

– Diferentemente, recolhe em dia seus tributos, possui sede própria, gera receita de aproximadamente R$ 80 mil mensais de ISS, de modo que, permitir o funcionamento de uma instituição privada em prédio público, sem pagamento dos aluguéis e dos impostos, e, ao mesmo tempo cobrar tributos de outra que não possui qualquer benesse.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Comando Popular Itabuna fez ontem à tarde (8) críticas ao Conselho de Transporte de Itabuna durante manifestação no plenário da Câmara de Vereadores. O CPI reúne estudantes secundaristas e universitários e levanta bandeiras como passe livre e redução da tarifa de ônibus.

A Guarda Municipal foi acionada para tentar conter os manifestantes. Não houve confronto, mas um guarda tenta fazer com que estudante recolha cartaz.

Os integrantes do CPI encerraram a manifestação com palavras de ordem que se tornaram “hino” do movimento: “Se a tarifa não baixar, Itabuna vai parar”. Confira momentos do protesto no vídeo abaixo.

Tempo de leitura: 2 minutos
Ramon faleceu após mal súbito.
Ramon faleceu após mal súbito.

O funcionário Ramon Brito Viana, que faleceu após sofrer mal súbito na Nestlé, trabalhava há um ano na linha de produção de achocolatado. Segundo relato de colegas, Ramon começou a passar mal vinte minutos após o início da jornada.

Colegas que estavam próximos pensavam que o jovem de apenas 27 anos estava brincando quando o mesmo começou a sofrer convulsão. “Pare com essa brincadeira, Ramon”, disse um deles. Sem reação do funcionário, perceberam a gravidade do caso. Ao tocarem em Ramon já sentiram o corpo frio, segundo disse ao PIMENTA o presidente do SindAlimentação, Eduardo Sodré.

A Brigada de Incêndio da empresa foi acionada e aplicou massagem, o que não alterou o quadro. Ao acionar o Samu 192, os funcionários foram informados de que não havia ambulância no momento (confira mais abaixo). Ramon acabou sendo levado para o hospital em carro particular, já agonizando.

O jovem recebeu os primeiros atendimentos médicos no Calixto Midlej Filho às 00h47min de hoje, falecendo logo depois. Até há pouco, o corpo não havia sido liberado. A perícia apontará a causa da morte. A equipe médica trabalhava com as hipóteses de infarto fulminante ou aneurisma cerebral.

ENTERRO EM IBICUÍ

O corpo de Ramon deverá ser enterrado amanhã (9) na cidade natal do industriário, Ibicuí, conforme desejo expresso pela família. O trabalhador deixa esposa e filho de apenas um ano.

A produção na fábrica da Nestlé foi paralisada. O presidente do SindAlimentação, Eduardo Sodré, disse que está acompanhando toda a situação para apurar se houve negligência da multinacional. Porém, informou, não havia sido constatado problema de saúde nos exames admissionais e periódicos.

“Nós cobramos da empresa políticas de ergonomia e intensidade do trabalho, mas os relatos dos colegas descartam [que o trabalho tivesse originado sobrecarga nesta noite]”, diz, enfatizando que Ramon estava começando o turno. “Sabemos que não possuímos poder de polícia, mas estamos investigando tudo”.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Fábrica da DPA Nestlé em Itabuna, onde operário sofreu mal súbito.
Fábrica da DPA Nestlé em Itabuna, onde operário sofreu mal súbito.

Um funcionário da unidade da DPA Nestlé em Itabuna faleceu no início da madrugada desta quinta-feira (8), após sofrer mal súbito na fábrica. O funcionário foi identificado apenas pelo prenome Ramon, conhecido como “Índio”, e tinha 27 anos.

Segundo colegas, Ramon passou mal quando trabalhava na linha de produção do achocolatado Nescau. Funcionários da DPA afirmam que não havia ambulância na empresa nem obtiveram socorro do Samu, que alegou falta de unidade móvel.

Ramon foi levado, agonizando, em um carro de um colega para o Hospital Calixto Midlej Filho, onde faleceu. O PIMENTA entrou em contato com a gerência da DPA Nestlé em Itabuna. A empresa deve se posicionar sobre o caso somente à tarde, segundo a atendente.

Tempo de leitura: < 1 minuto

violencia_na_escolaA Câmara de Vereadores definiu a data da sessão especial que debaterá os casos de violência em escolas de Itabuna. O evento foi agendado para o dia 17 de setembro, às 18h30, no Plenário Raymundo Lima.

A proposta de realizar a discussão é do vereador Júnior Brandão (PT), que alerta para o aumento das ocorrências em que professores são agredidos por alunos  em Itabuna. Um dos casos mais recentes se deu na semana passada, no Colégio Estadual Sesquicentenário, instalado nas dependências do Centro de Integração Social (Ciso), no Bairro de Fátima (relembre).

Brandão diz que pretende um debate amplo, envolvendo professores, pais, alunos, judiciário, Ministério Público, OAB, entre outros setores da sociedade. A ideia, segundo ele, é elaborar um documento com propostas concretas para combater a violência nos estabelecimentos de ensino.