Tempo de leitura: < 1minutoEstudantes volta à rua para protestar em Itabuna (Foto Pimenta).
O Comando Popular de Itabuna (CPI) decide nesta quarta-feira (7) se vai participar de uma comissão que acompanhará a auditoria prometida pelo prefeito Claudevane Leite nas empresas de ônibus. A decisão será tomada em praça pública. O encontro está marcado para as 14h, na Praça Camacã, centro. A discussão é aberta e qualquer cidadão pode participar, segundo o comando do movimento.
A ideia é, também, reforçar as pautas do Comando, dentre elas, redução da tarifa, hoje em R$ 2,20, passe livre para estudantes, desempregados e idosos, melhoria da qualidade do serviço e renovação da frota. O CPI ainda exige do governo que dê publicidade aos horários fixos das linhas de ônibus, toda frota adaptada a quem possui necessidades especiais e mais assentos preferenciais.
A pauta do movimento também cobra o fim da dupla função para motorista (motocobra) e salário digno para motoristas e cobradores. A mobilidade urbana também faz parte das reivindicações do grupo, a exemplo de construção de ciclovias.
Tempo de leitura: 2minutosRenan teria caído por se opor a negociação suspeita.
A revelação é feita pelo Cia da Notícia: não foram os problemas na atenção básica que resultaram na queda do médico Renan Araújo do comando da Secretaria de Saúde de Itabuna.
Segundo a publicação, o desgaste de Renan no Governo Vane começou quando ele se opôs a pagar uma suposta dívida de R$ 4 milhões da Prefeitura de Itabuna com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
Renan, informa o Cia da Notícia, “descartou a possibilidade de realizar o acordo” por entender que o seu pagamento era temerário. “Uma semana após a conversa, o secretário foi exonerado pelo prefeito durante uma entrevista à imprensa”, anota a publicação.
Dentro do governo, vem sendo dito que tanto o prefeito Claudevane Leite como o vice-prefeito Wenceslau Júnior são favoráveis ao pagamento, daí a exoneração de Renan.
Uma ação judicial perdura desde a gestão do ex-prefeito Fernando Gomes, em 2008. O prefeito foi orientado a não pagar a dívida. A razão principal: a ação movida pela Santa Casa era frágil, pois não apresentava documentos de prova como a prestação dos serviços, a origem dos procedimentos e quais os pacientes beneficiados.
O sucessor, Capitão Azevedo, também foi pelo mesmo caminho. Será que o prefeito Claudevane Leite vai pagar? E o novo secretário, Plínio Adry, terá também essa intenção? E o vice-prefeito Wenceslau Júnior, seria mesmo favorável a pagar uma dívida da qual, conforme a denúncia, não se tem comprovação?
Em tempo: o novo titular da Saúde, Plínio Adry, toma posse amanhã, às 17h, em solenidade na sede da secretaria, na Rua Barão do Rio Branco, no Alto Mirante.
A propósito, o ex-secretário deverá prestar consultoria para a Prefeitura de Itabuna. O entendimento é que Renan seria muito útil ao município nas áreas de maior complexidade e na captação de recursos com atração de procedimentos de maior remuneração na saúde.
Tempo de leitura: 2minutosProtesto interdita BR-101 e causa congestionamento no trecho de Itabuna (Foto Macielle Matos).Bombeiros foram acionados para debelar chamas.
Sindicalistas ligados à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) interditaram por uma hora o trecho da BR-101, em Itabuna, nesta manhã de terça (6). Para fechar a pista nos dois sentidos, os manifestantes colocaram barricada com madeira e pneus e atearam fogo. O congestionamento foi de mais de três quilômetros nos dois sentidos.
Segundo nota da CTB, o protesto é parte do Dia Nacional de Luta contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país, o PL 4330, e a cobrança de pedágio na BR-101 no trecho que vai de Feira de Santana a Mucuri, no extremo-sul.
O protesto teve a participação de moradores do Bairro Santa Clara, que cobram do governo municipal investimentos em saúde e saneamento básico na localidade.
A pista foi liberada após negociação dos manifestantes com patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros debelou o fogo na rodovia.
O vereador e diretor do Sindicato dos Comerciários, Jairo Araújo, disse que o projeto de terceirização que tramita no congresso “rasga a CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas], escancara a terceirização e retira direitos dos trabalhadores”, a exemplo de férias e décimo terceiro salário. “Não podemos admitir a aprovação de um projeto tão nefasto”.
Dirigente da CTB no sul da Bahia e presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Gilson Araújo disse que o projeto é um “não da CTB e dos trabalhadores do sul da Bahia” à privatização de estradas brasileiras. “Além do mais, já pagamos impostos específicos destinados à manutenção das estradas brasileiras.
O leilão da BR-101 está previsto para 25 de outubro. Serão 9 praças de pedágio no trecho de 772,3 quilômetros.
Heloísa Cristaldo e Luana Lourenço | Agência Brasil
O Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos, recebeu vetos ao ser sancionado nesta segunda-feira, 5, pela presidenta Dilma Rousseff. O artigo que previa meia passagem em transporte interestadual para todos os estudantes com até 29 anos, independentemente da finalidade da viagem, foi retirado. No entanto, a presidenta manteve a reserva de duas cadeiras gratuitas e de duas meia passagens para jovens de baixa renda em ônibus interestaduais, conforme ordem de chegada.
“A meia passagem para jovens de baixa renda foi uma grande conquista. Nós temos um conjunto de jovens no Brasil que ainda não conseguem conciliar trabalho com educação e eles estavam desistindo de ir à escola por causa disso. A regra para esses jovens de baixa renda são as mesmas dos outros programas do governo”, disse a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo.
A presidenta vetou também o segundo parágrafo do Artigo 45º do Estatuto, que se refere aos recursos extraorçamentários necessários ao funcionamento do Conselho de Juventude, criado pela nova legislação para ouvir os jovens.
A Prefeitura de Itabuna divulgou há pouco o resultado da primeira fase dos processos seletivos das secretarias de Educação e de Assistência Social (Restaurante Popular). Na primeira etapa, foram avaliados os currículos dos candidatos.
São 61 vagas na Educação. O prazo para apresentação de recursos é esta terça-feira, dia 6. Para entrar com recurso, o candidato deve informar nome e número de inscrição, endereço completo, argumentação e assinatura, endereçado à Secretaria de Administração.
A segunda etapa dos processos seletivos da Educação e para o Restaurante Popular, a entrevista, será dias 8 e 9, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi).
CONFIRA RESULTADO COMPLETO ABAIXO, clicando no “Leia mais”.
Tempo de leitura: < 1minutoLinhas de ônibus são exploradas por duas empresas em Itabuna (Foto Luiz Tito/A Tarde).
A onda de protestos de movimentos estudantis pela redução de tarifa de tarifa de ônibus em toda a Bahia já deu resultado, pelo menos, em Feira de Santana. A passagem no segundo maior município baiano teve redução de 6%. A tarifa caiu de R$ 2,50 para R$ 2,35.
Por enquanto, movimentos ainda cobram dos governos a redução de tarifa em Ilhéus e Itabuna. O movimento ilheense é mais persistente. Completou 21 dias acampado em frente ao Palácio Paranaguá e já identificou distorção nas informações que as empresas repassaram para pedir reajuste de tarifa de R$ 2,40 para R$ 3,05, a exemplo da gratuidade. As empresas dizem que representa em torno de R$ 700 mil/mês, mas as planilhas indicam menos de R$ 264,4 mil.
Já em Itabuna, o Comando Popular recebeu do governo a promessa de auditoria no sistema de transporte e a criação de comissão para avaliar o sistema. Temendo que a proposta seja uma tentativa de adiar decisão em torno do assunto, o Comando ainda vai decidir se participa da comissão.
Pelo menos 125 concursos estão com período de inscrição aberto nesta segunda-feira (5) em todo o País. Somando as oportunidades para todos os níveis, são 23.925 vagas com salários que chegam a R$ 22.854,46.
O salário acima é oferecido para juiz federal substituto do Tribunal Regional Federal (1ª Região). São 81 vagas.
Salvador é um dos polos definidos para realização de prova do concurso do TRF1 (confira mais no link abaixo).
Levantamento feito pela Folha Dirigida revela que o maior número das mais de 23 mil vagas é destinado a quem possui nível superior (10.381).
As demais são para nível médio (6.093), técnico (2.487) e fundamental (4.964). Confira os editais no “leia mais”, abaixo.
Tempo de leitura: < 1minutoLotéricos agendam reunião em Brasília com a direção da Caixa em busca de solução.
Lotéricos ligados ao Escritório de Negócios da Caixa em Itabuna se reuniram no sábado (3) para discutir a falta de manutenção dos equipamentos no sul da Bahia. De acordo com os empresários, os chamados para consertos das máquinas não vêm sendo atendidos há três meses, quando a Caixa Econômica mudou as empresas terceirizadas que executam este tipo de serviço.
O longo período sem manutenção de máquinas tem causado apreensão e prejuízos aos lotéricos. Diante da “impossibilidade de o problema ser resolvido” pelo escritório de negócios do banco na região, os empresários irão à Brasília. Para isso, vão agendar, nos próximos dias, uma reunião com o vice-presidente Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima.
Os problemas afetam, diretamente, 60 lotéricas do sul da Bahia.
Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou mais de 130 mil homicídios não contabilizados no Brasil nos últimos 15 anos, representando média de 8,6 mil mortes por ano.
O estudo leva em conta os dados de 1996 a 2010. Estas mortes apareciam como tendo “causa indeterminada” nos registros do Ministério da Saúde.
De acordo com o estudo, a Bahia é o estado com o segundo maior número de “mortes ocultas” no período de 2007 a 2010. Na média, para cada grupo de 100 mil habitantes, a Bahia registrou 10,9 assassinatos não contabilizados, segundo números divulgados ontem no Fantástico (Globo).
O líder é o Rio de Janeiro, com média de 16,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Na sequência, vêm Rio Grande do Norte, com 7,7, Pernambuco, com 5, e Roraima (4,2). Os dois maiores estados do país, Minas Gerais e São Paulo, apresentam a mesma taxa de 4,1 homicídios não contabilizados no período de 2007 a 2010.
O estudo foi desenvolvido pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea. Para chegar a esta conclusão, Daniel apurou os dados de mortes por causas indeterminadas no banco de dados do Ministério da Saúde, o Datasus.
Tempo de leitura: < 1minutoApreensão feita na casa do traficante “Márcio Bomba”, morto em confronto.
Apontado como líder do tráfico em Jequié, Márcio Barros Santos, o Márcio Bomba, morreu em confronto com policiais militares no Bairro Jequiezinho, por volta das 5h30min deste domingo (4). A ação reuniu equipes das Missões Especiais, Ceto e Abutres do 19º Batalhão da Polícia Militar.
Os policiais cercaram o imóvel onde estava Márcio Bomba e, segundo o comando, foram recebidos a bala. O traficante conseguiu furar o cerco, segundo a polícia, e foi atingido no tórax ao atirar novamente contra policiais, que cumpriam mandados de busca e apreensão e prisão.
Ferido, Bomba foi levado para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu. O corpo acabou encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Segundo a PM, Bomba era de Itapetinga e tentava também liderar o tráfico em Jequié.
A polícia encontrou na mochila do traficante documentos de identidade falsificados emnome de Leandro da Silva Oliveira e Eliomar Oliveira Silva, munição de diversos calires e caderno com anotações, supostamente, de dívidas do tráfico. Márcio estava armado com um revólver calibre 38.
Ao fazer revista na casa do traficante, foram encontrados crack, uma moto Honda CB 300 e dinheiro. Segundo a polícia, Naiane de Jesus Silva, companheira de Bomba, assumiu ser dona de uma grande quantidade de crack.
Tempo de leitura: 2minutosSindicalistas em café da manhã com parte dos integrantes do Reúne Ilhéus.
Cerca de 30 integrantes do Movimento Reúne Ilhéus tomaram café da manhã com sindicalistas ligados a partidos da base aliada do Governo Jabes Ribeiro neste domingo (4). Os jovens estão acampados há 20 dias em frente ao Palácio Paranaguá – desocupado no dia 17 de julho por ordem judicial – e cobram do prefeito a redução da tarifa de ônibus e a apresentação das planilhas das empresas de ônibus relativas a 2012.
O governo já entregou a planilha referente a 2013. O movimento encontrou inconsistências nos documentos de 2013. As empresas alegam que a gratuidade causa uma “perda” R$ 700 mil, mas a planilha apresenta outro número: R$ 264,4 mil, segundo informou o movimento ao Bahia Online.
O café da manhã de hoje teve frutas, pães e sucos doados por comerciantes e solidários ao movimento que cobra transparência na gestão pública e melhorias no transporte coletivo. Sindicalistas afirmam estarem impressionados com a solidariedade do ilheense ao movimento dos estudantes. Ao meio-dia de hoje, várias categorias profissionais se juntam ao movimento para prestar homenagem ao sindicalista Wagner Bastos, morto neste ano. A homenagem será em frente ao palácio, quando será oferecida uma feijoada.
“A TURMA ESTÁ FIRME”
“A turma está firme”, disse ao PIMENTA o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Moageiras de Cacau (Sindicacau), Luiz Fernandes Ferreira, que esteve nesta manhã com os integrantes do movimento. “No dia 6 [terça-feira], vamos parar Ilhéus”, disse ele. É o dia para o qual as centrais sindicais CTB, CUT e Força programaram novos protestos no município.
O sindicato comandado por Fernandes apoia, além do Reúne Ilhéus, a greve geral do funcionalismo ilheense. Os servidores da prefeitura local entram na terceira semana de paralisações. Eles cobram do prefeito Jabes Ribeiro reajuste salarial.
O gestor afirma que a folha hoje representa mais de 68% da receita municipal e, por isso, não poderia conceder reajuste. “A chance é zero”, disse Jabes numa entrevista ao PIMENTA.
O comando da greve geral afirma que o percentual é bem menor, situando-se na faixa dos 55%. Além disso, aponta aumento de gastos e de contratações de cargos de confiança (cargos comissionados).
Tempo de leitura: < 1minutoMichel Teló encerra Festa do Café, em Itabela, neste domingo (Foto Divulgação).
Michel Teló e Calcinha Preta encerram a nona edição da Festa do Café de Itabela, neste domingo (4). O evento reúne produtores e agroindústrias em três dias de eventos no município do Extremo-Sul da Bahia. Cerca de 50 expositores participam da Feira de Negócios, aberta das 9h às 18h neste domingo.
No espaço, produtores têm contato com as mais modernas tecnologias para o cultivo e industrialização do café. O destaque do evento deste ano foi a apresentação de novos clonais do produto.
SHOWS
Os shows começam às 20h, na Praça de Eventos. Além de Michel Teló e Calcinha Preta, haverá apresentação da banda Chave de Cadeia. Harmonia do Samba, Leonardo e Arriba Saia foram algumas das atrações que já se apresentaram na festa.
Reflexões de educadora itabunense revelam o estresse da docência
“Tenho tio promotor, posso fazer o que quiser que não acontece nada comigo. Professor pra mim não é nada. Na hora que eu quiser, arrebento professora que se acha e fica por isso mesmo”
As pessoas alegam logo que os jovens não tem perspectivas. Nunca a juventude contou com assistência tanto quanto agora. E não digam que é politicagem. As escolas de hoje, a maioria é ajardinada, arejada, arrumada, com professores interessados em ver o crescimento intelectual e moral dos alunos. É projeto de música, leitura, ciências; bolsa-auxílio, lanche, livro, provinha fácil para o menino não ficar ansioso, não se sentir inseguro, acolhimento de toda parte e os resultados são os mais pífios. Bolsa para estudo extra até os 29 anos; universidade sem estresse de vestibular; possibilidade de intercâmbio, de premiação em Festival de música, de jogos, oportunidades que as gerações anteriores jamais imaginaram.
Alunos arrogantes que não sabem ler, nem escrever, porque foram promovidos ano a ano pelas leis que os iludem; que quando são convidados à leitura em classe, respondem na lata: Quero ler não!!! Que armam briga, barraco na escola sem o menor constrangimento. Que chamem pai, mãe, o bispo, o papa, a diretora. E vejam que aluno que vai estudar não tem queixa de professores, somente os estúpidos.
Quem se sente confortável trabalhando num local onde as pessoas necessitadas do serviço que vai oferecer – por dever e direito – tem que passar por bullying de filhos da espécie humana? No mínimo constrangedor, pois ninguém estuda mais que professor, que para fazer jus a uma “merreca” tem que estar em constante formação. Muitos médicos não querem trabalhar em postos de saúde, por quê?
Certos alunos não precisam usar droga. Basta ser chamado a melhorar a letra, já fica com ódio. Dia desses um aluno convidado a refletir sobre sua agressividade saiu-se com essa: “Tenho tio promotor, posso fazer o que quiser que não acontece nada comigo. Professor pra mim não é nada. Na hora que eu quiser, arrebento professora que se acha e fica por isso mesmo”. As pedagogias “psi” aparecem logo com uma série de justificativas vãs cujo resultado é o embrutecimento social.
Será que alguém estuda, chega a ser promotor para ajudar parente a ser mais um vândalo, mais um estúpido social? A tentativa do aluno de intimidar as pessoas de sua convivência tem a mesma finalidade coronelista,/cangaceira: “Sabe com quem está falando? Se meta comigo, não!!!”
O ódio aumenta se a professora conta a história da menina paquistanesa que quer escola para todas as meninas, razão de quase ter morrido assassinada por uma instituição, perguntando: E vocês, o que fazem com a escola que têm? Com os professores e colegas que querem avançar nos estudos? A resposta é uma estrondosa vaia. A docência é uma profissão de alto risco, no mínimo estressante.
Precisamos agir rápido, porque nossas leis e nosso sistema educacional não educam o indivíduo. Se estivessem cumprindo o seu papel, as prisões não estariam abarrotadas de jovens que deveriam estar produzindo riquezas, formando suas famílias e uma sociedade mais justa e igualitária como todos querem, no lugar de estarem onerando a sociedade.
A sétima edição do Festival Multiarte Firmino Rocha, em Itabuna, chega ao fim nesta sexta-feira (2) com apresentação de artistas regionais e da atração nacional Rosa de Saron.
Os espetáculos são gratuitos e a programação de hoje começa às 19h, em frente ao Espaço Cultural Josué Brandão (Câmara de Vereadores), na Beira-Rio. O festival é promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).
Tempo de leitura: < 1minutoMarcelo Nilo: “daremos prioridade aos projetos dos parlamentares”
A Assembleia Legislativa da Bahia reabriu os trabalhos nesta quinta-feira, 1º, e a pauta do semestre revela a intenção da casa de buscar maior sintonia com as demandas da sociedade. Entre os projetos que serão discutidos, está o que prevê o fim do voto fechado no legislativo estadual.
Dentro do mesmo espírito, está programada audiência pública para o dia 8, às 14h30, com integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), na qual será discutido o sistema de transporte coletivo na Região Metropolitana de Salvador. A audiência será realizada no auditório do anexo Senador Jutahy Magalhães. Um dia antes, haverá a sétima sessão do projeto Assembleia Itinerante, na cidade de Paulo Afonso, norte da Bahia.
O presidente Marcelo Nilo (PDT) afirma que a prioridade nos próximos meses será a apreciação de matérias de iniciativa dos deputados. “Com certeza daremos prioridade aos projetos dos parlamentares, além de abrir a discussão nesse segundo semestre para questões polêmicas, entre elas o voto aberto para 100% das votações da casa”, salienta.
Nilo ressalta que no primeiro semestre já ocorreu a votação de três emendas constitucionais afinadas com a austeridade. Ele lista a PEC que extinguiu o 14º e o 15º salários, a que reduziu o recesso anual em 30 dias e a que exige ficha limpa para a ocupação de cargos no serviço público estadual.