Tempo de leitura: 2 minutos

violência escolas

Reflexões de educadora itabunense revelam o estresse da docência

“Tenho tio promotor, posso fazer o que quiser que não acontece nada comigo. Professor pra mim não é nada. Na hora que eu quiser, arrebento professora que se acha e fica por isso mesmo”

As pessoas alegam logo que os jovens não tem perspectivas. Nunca a juventude contou com assistência tanto quanto agora. E não digam que é politicagem. As escolas de hoje, a maioria é ajardinada, arejada, arrumada, com professores interessados em ver o crescimento intelectual e moral dos alunos. É projeto de música, leitura, ciências; bolsa-auxílio, lanche, livro, provinha fácil para o menino não ficar ansioso, não se sentir inseguro, acolhimento de toda parte e os resultados são os mais pífios. Bolsa para estudo extra até os 29 anos; universidade sem estresse de vestibular; possibilidade de intercâmbio, de premiação em Festival de música, de jogos, oportunidades que as gerações anteriores jamais imaginaram.

Alunos arrogantes que não sabem ler, nem escrever, porque foram promovidos ano a ano pelas leis que os iludem; que quando são convidados à leitura em classe, respondem na lata: Quero ler não!!! Que armam briga, barraco na escola sem o menor constrangimento. Que chamem pai, mãe, o bispo, o papa, a diretora. E vejam que aluno que vai estudar não tem queixa de professores, somente os estúpidos.

Quem se sente confortável trabalhando num local onde as pessoas necessitadas do serviço que vai oferecer – por dever e direito – tem que passar por bullying de filhos da espécie humana? No mínimo constrangedor, pois ninguém estuda mais que professor, que para fazer jus a uma “merreca” tem que estar em constante formação. Muitos médicos não querem trabalhar em postos de saúde, por quê?

Certos alunos não precisam usar droga. Basta ser chamado a melhorar a letra, já fica com ódio. Dia desses um aluno convidado a refletir sobre sua agressividade saiu-se com essa: “Tenho tio promotor, posso fazer o que quiser que não acontece nada comigo. Professor pra mim não é nada. Na hora que eu quiser, arrebento professora que se acha e fica por isso mesmo”. As pedagogias “psi” aparecem logo com uma série de justificativas vãs cujo resultado é o embrutecimento social.

Será que alguém estuda, chega a ser promotor para ajudar parente a ser mais um vândalo, mais um estúpido social? A tentativa do aluno de intimidar as pessoas de sua convivência tem a mesma finalidade coronelista,/cangaceira: “Sabe com quem está falando? Se meta comigo, não!!!”

O ódio aumenta se a professora conta a história da menina paquistanesa que quer escola para todas as meninas, razão de quase ter morrido assassinada por uma instituição, perguntando: E vocês, o que fazem com a escola que têm? Com os professores e colegas que querem avançar nos estudos? A resposta é uma estrondosa vaia. A docência é uma profissão de alto risco, no mínimo estressante.

Precisamos agir rápido, porque nossas leis e nosso sistema educacional não educam o indivíduo. Se estivessem cumprindo o seu papel, as prisões não estariam abarrotadas de jovens que deveriam estar produzindo riquezas, formando suas famílias e uma sociedade mais justa e igualitária como todos querem, no lugar de estarem onerando a sociedade.

Educadora

18 respostas

  1. Bom dia!
    É cada vez mais crescente a insatisfação de quem se prepara para contribuir com o crescimento intelectual de nossos jovens.O professor hoje vive doente, se afastando do trabalho acometido por diversos males causados pelo estresse da sala de aula. É quase raro encontrarmos quem ainda queira fazer licenciatura por gostar de lecionar, muitos o faz pela necessidade de um trabalho.Foi-se o tempo que o professor era respeitado tanto quanto os pais. Observo, que num periodo muito curto, não havera mais quem queira exercer essa tão bela e nobre profissao, a de ensinar…infelizmente…

  2. Sou licenciada, professora especialista e quero me retirar desse cenário o mais rápido possível. Em tempos utópicos, escolhi essa formação-profissão.
    Não aconselho ninguém a fazer essa escolha. Só se ganha ingratidão, para a dedicação dispensada na escola.
    Desculpem o desabafo.

  3. -PARABÉNS PROFESSORA, ESSE SEU ARTIGO REFLETE COM A REAL CLAREZA O ESTADO FALIMENTAR EM QUE CAMINHA A EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS. E TUDO ISSO COMEÇA PELA DESAGREGAÇÃO DA FAMÍLIA, COM PATERNIDADES IRRESPONSÁVEIS SEM NENHUM CONTROLE DE EDUCAÇÃO MORAL E ÉTICA FAMILIAR, ONDE AS CRIANÇAS SÃO CRIADAS PODENDO FAZER TUDO SEM NENHUM LIMITE, E AINDA EXISTE AS LEIS QUE FORAM CRIADAS PARA DAR COBERTURA A ESSES DELINGUENTES QUE ESCOLHEM O CRIME COMO UM MEIO FÁCIL DE GANHAR DINHEIRO, SEM TER QUE ASSUMIR RESPONSABILIDADES E COMPROMISSOS.
    -E AINDA DIZEM QUE O FUTURO DO PAÍS ESTAR NAS MÃOS DESSES JOVENS, E ENTÃO PODEMOS DIZER QUE O FUTURO DESSE PAÍS É NEGRO.

  4. Sou professora, mas acredito q a escola tb é reflexo da sociedade, qdo vejo professores , q são pais tb, não valorizando a escola pública isso tb me choca.

  5. É tão raro ler notícias que defenda o professor hoje em dia, juro que fiquei surpresa. A mídia cada vez mais fica do lado do aluno, mesmo este sendo um vândalo que pousa de bonzinho na frente das câmeras, vemos os noticiários endemonizar o professor constantemente. o profissional da educação cada dia que passa perde seu espaço, perde o respeito. Quando se se pergunta a um estudante de escola publica “o que ele quer ser quando crescer” , escutamos de um tudo, menos professor. Digo isso porque um aluno me disse que ganharia mais dinheiro vendendo drogas ou sendo pagodeiro.

  6. Bate papo na sala de aula

    Aluno X – Só estou aqui na escola por causa da minha mãe, ela me obriga.
    Aluno Y – Eu só estou aqui pela bolsa família.
    Aluno Z – Estou para bagunçar, em casa não posso.
    Aluno Y – Somos de menores, podemos tudo, a lei só nós da direito, obrigações é para os adultos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Todos – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Parabens, professora, pelo desabafo justo e necessário! Não sabemos o que será dessa geração que não respeita ninguém, que afronta a todos de forma impune e arrogante. Será que os pais, pela sua omissão, medo dos filhos, indiferença não têm culpa também? Não existem pais “cegos” e sim, pais que não querem pagar o preço da paternidade e da maternidade. Não confrontam os filhos com a verdade, olhos nos olhos, não dizem “NÃO”.
    O Poder píublico, também é omisso e por vezes, conivente. As leis são feitas para cobrir os desatinos desses vãndalos e até mesmo de meninos bons, que diante da impunidade e da propagação da maldade , aderem à esse tipo de gente e também não valorizam o professor. Os pais não também, não valorizam o professor. Logo mais, a profissão de professor desaparecerá. Observe, nobre Colega, quantos comentários teremos aqui. Se fosse um assunto que envolvesse a política partidária, aí, sim, teríamos muitose muitos comentários, a maioria deles, afrontando a lingua portuguesa, exatamente porque essas mesmas pessoas não têm qualquer compromisso com a educação.

  8. Bom tx da “educadora”.Lembro o papel da família na formação do Ser e esses estúpidos como vc chama são exatamente aqueles que precisam de ajuda. É tb aí que reside trabalho para aquele que está para além da instrução, o professor; é trabalho para o educador.

  9. Em março /2013 fiz a seguinte postagem…..hoje, infelizmente a confirmação do que afirmamos! Vergonha!!!!!!!!!

    Violência nas Escolas

    É público e notório como funciona o “sistema” dos Raios… altamente hierarquizado, possuem estrutura em cascata. Temos que cortar o mal pela raiz… lideranças externas camufladas, agindo em todos os cantos da cidade… preocupa-me, como iremos atuar nas escolas em 2013, com qual segurança? Uma Unidade da PM Ronda Escolar para cobrir todas as escolas municipais e estaduais da cidade? Itabuna mais parece uma Agência de Bicicletas, cheia de raios, assistiremos a tudo como expectadores, os nossos jovens partindo sem volta? A família já se foi… a Igreja já perdeu o rumo… E agora as escolas? Será o fim? Famílias, alunos, professores, funcionários e diretores ameaçados… alunos impedidos de frequentar as escolas, aumentando a evasão e a repetência, outros terem que retornar mais cedo para casa por causa dos Raios…. acho que devamos dar um basta nisso! Já fazemos a nossa parte, com ações voltadas para conscientização nas salas de aula, contra o uso de drogas e violência. A Civil e a PM fazem o seu papel… Itabuna merece ser tratada com respeito…. Fechemos as “fronteiras” da nossa cidade! O grande financiador da violência é o tráfico, suspendamos o crédito!

    Desabafo!
    Políticas públicas para as famílias devem ser promovidas com mais ênfase.
    Existe uma falência moral da família, da igreja e dos alicerces que ancoram a sociedade, “empurram e transferem” para a escola suas responsabilidades, tudo recaindo sobre a mesma….
    As escolas não são casas de recuperação, não temos habilidades e não queremos lidar com drogados e dependentes químicos.
    A escola não pode ser encarada como o último “porto seguro’, dependentes químicos devem ser tratados em centros e/ou clínicas de recuperação.
    Professor não é psiquiatra e nem psicólogo, nem o Estado disponibiliza tais profissionais.
    Na escola não se pode pregar a parábola das “Cem Ovelhas”, abandonar 2.299 alunos por causa de um, nem destruir o trabalho com 2.299 famílias, por conta de uma que se dispersou.

  10. Professora…
    Uma sugestão; pergunte para o tal aluno (cade o nome da peça…) qual o telefone do tal titio e ligue para ele; quando ele (titio) atender, fale para ele o que o aluninho falou, e paça para o valentinho confirmar… assim, no bate-pronto! Se o moleque não der o telefone, o promotor é figura pública, localize-o, com o auxilio da diretoria. Confronte-o, diga que o sobrinho dele disse o que disse, e se é verdade…. e pergunte ao “promotor”, aquele representante de acusação do Estado, como a senhora deve proceder…. vá com testemunhas… temos o poder de constranger…
    Boa sorte…

  11. Existe um tipo de educação que é doméstica e que o indivíduo deve chegar ao ambiente escolar possuidor dela, precisa-se entender que escola não é campo de milagres, e sim espaço de formação de saberes institucionalizados!
    Os jovens não querem aprender este saberes, desejam o mais fácil, o ilícito encanta mais e colhe-se os frutos(ruins, diga-se de passagem) mais rápidos do q o árduo caminho do saber, vivemos numa sociedade imediatista, portanto como os frutos do conhecimento se colhem ao longo de vários anos então não vale a pena(para os estúpidos)!!!!!!!!

  12. Há 22 anos leciono e a cada dia peço a Deus que me conceda a graça de aposentar-me, vivo contando os anos ansiosamente. Infelizmente realmente nossa profissão oferece um risco constante, imagine conviver diariamente com jovens vinculados aos rais A e B, ser ameaçado de morte por simplesmente informar pais do mal comportamento ou notas baixas de seus filhos? como conseguir um eficaz trabalho pedagógico se nem ao menos nos sentimos seguros, temos medo mesmo… Já sofri agressões, ameaças a ponto de precisar recorrer a Polícia, sinto.me acuada. Meu Deus onde vamos parar?

  13. O que mais preocupa são os pais que não colocam limites nos filhos em casa e quando a escola lhes mostra os limites, esses pais reclamam da escola. Ou seja, é mais fácil reclamar da escola do que reconhecer que a educação doméstica não foi implantada.

  14. ” Servidor Z- estudem se quiserem eu já sou empregada(o)kkkkk.Nossos filhos e filhas não estudam aqui mesmo kkkkk ,e eu não vou da arma para os concorrentes dos meus filhos e filhas kkkk”

  15. BRAVO COMENTÁRIO.RELMENTE HOJE A NOSSA PROFISSÃO É DE ALTO RISCO. TEMOS QUE GRITAR ,BRADAR PARA VER SE OS GOVRNANTES NOS OUVEM E OLHEM POR NÓS PROFISSIONAIS .É MUITO TRISTE SERMOS DESMORALIZADOS Á TODO INSTANTE. NÃO VEJO A HORA CONTO OS MINUTOS PARA SAIR DISSO.

  16. este é o resultado de no brasil o governo investir mais em presidios do que em educação. alunos como estes são os proximos residentes no presídio. “NO MOMENTO NÃO HÁ VAGAS, MAS VAMOS DAR UM JEITINHO”. BRASIL UM PAIS DE TODOS.

  17. Minha esposa e educadora,mas vou dizendo,quem encostar um fio de cabelo nela,mando matar,qualquer um,aqui a lei e a bala,e pistola não fica preso não,ate policia tem medo.

  18. Os alunos são vítimas deste sistema nefasto que governa nosso país, fala-se em punir mais coloco aqui algumas sugestões:
    01- o governo chama o aluno de cliente
    Resposta: temos que aprovar todos, para que os filhos dos governantes, não percam seu lugar..

    02- bolsa família:
    resposta:deveria ter bolsa cultura, não que seja do meu agrado, mais pelo menos seria uma outra viela…

    03- ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente )
    Resposta: absoleto, inviável, perverso, desumano, mentiroso e inoperante. A cada seis meses surgem novas tecnologias, novas tendências e etc.. e o ECA já tá vovô… foi criado para aquela geração do século passado.

    04- Escola:
    Resposta: tem comida, livros, farda, professores…. falta: quadra poliesportivas, teatro, dança, música, fanfarra e melhores aulas…

    a violência não existe quando você trata as pessoas como seres humanos, quando você chega junto, quando ama, quando respeita…
    é a profissão mais próxima do futuro, hoje tenho 44 anos se tivesse novamente 20 seria educador novamente..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *